Livro: After: Depois da Verdade
Título original: After We Collided 
Autor (a): Anna Todd
Editora: Seguinte
Páginas: 632
ISBN: 9788565530842
Sinopse: "After - Depois da Verdade - Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad, a série After vira o novo fenômeno editorial. No segundo livro, Tessa tenta esquecer Hardin, o jovem caótico e revoltado que partiu seu coração em vários pedaços. Mas ela está prestes a descobrir que alguns amores não podem ser superados. Como apagar da memória as noites apaixonadas em seus braços, ou a eletricidade de seu toque? Hardin sabe que cometeu o pior erro de sua vida ao ter magoado Tessa tão profundamente. Ele não acha que merece tê-la de volta, mas se recusa a deixá-la partir. Neste livro, Hardin vai lutar com toda a sua força para reconquistar o grande amor da sua vida. Ao longo do caminho, os seus mais profundos segredos serão revelados. Depois da verdade, será que o amor de Tessa e Hardin resistirá?"


SÉRIE "AFTER"
    1.  After
    2.  After: Depois da Verdade 
    3.  After: We Fell
    4.  After: Ever Happy

Atenção! Se você não leu o volume anterior da série, parte dessa resenha contém spoilers. Sugiro que pule a leitura dos três próximos parágrafos. 

   After: Depois da Verdade, retoma a turbulenta história de amor de Tessa e Hardin do exato momento no qual o primeiro livro parou. O livro leva o leitor a relembrar o imenso cliffhanger do primeiro, no qual Tessa descobre que seu relacionamento com Hardin foi fruto de uma aposta de má fé, e que ele vinha mentindo para ela descaradamente por todo o tempo do relacionamento dos dois. Tessa acaba voltando, desolada, para a casa de sua mãe, mas, apesar de essa recebê-la, o relacionamento das duas continua deteriorado, entre palavras cruéis e constantes brigas.
   Assim, Tessa sai novamente de sua casa de infância e vai morar em um hotel, de maneira provisória. Mas o dinheiro é curto, e ela não pode se dar ao luxo de continuar lá por muito tempo, esgotando suas economias. Quando chega o feriado de fim de ano que ela sabia que Hardin passaria na Inglaterra, então, ela não hesita em voltar para o antigo apartamento dos dois para passar alguns dias, já que ele nunca saberia. Para sua surpresa, contudo, Hardin chega ao apartamento, e não sozinho: ele está acompanhado de sua mãe, que veio da Inglaterra para os visitar. 
   A mãe de Hardin é uma pessoa doce e que trata Tessa com muito carinho e respeito desde o primeiro momento no qual elas se encontram, e a protagonista automaticamente cria simpatia por ela. Todavia, a mãe não sabe do recente término do relacionamento de seu filho com Tessa, e é assim que os dois resolvem esconder a situação e toda a história por trás dela e acabam convivendo por alguns dias. Essa é a deixa para a reconciliação do casal, mas problemas e problemas parecem não parar de surgir entre os dois. 

   Tinha grandes expectativas para o primeiro livro da série de Todd, como já afirmei anteriormente. Tais expectativas, de encontrar uma história inteligente e envolvente foram atendidas pela metade: apesar de ter lido o primeiro lido em dois dias, e não conseguir tirar a história de minha cabeça por esse período, critiquei extensamente a grande falta de construção e coerência de toda a obra. 
    Ao retomar a leitura da série (apesar dos pesares, sim!), não posso mentir e devo dizer que, mais uma vez, eu esperava um relativo e notável amadurecimento da história, dos personagens e da construção de tudo isso. Novamente, contudo, necessito ser sincera ao afirmar que minhas expectativas não foram supridas por completo — mesmo que, sim, há um aparente crescimento nos personagens... a história apenas não está "lá" ainda. 
  Narrado em primeira pessoa, uma boa novidade dessa vez é o fato da autora inovar ao intercalar a narração dos capítulos entre Tessa e Hardin. Isso foi uma ótima surpresa, pois todos estávamos acostumados com a visão de Tessa e suas opiniões sobre os fatos já ocorridos. Ver a maneira como Hardin pensava sobre eles, todavia, e alguns motivos do personagem ter escolhido agir de um determinado modo, foi um deveras esclarecedor e ajudou o leitor a compreender mais esse personagem que, de certa forma, é um tanto bipolar.


  O que acontece é que, pessoalmente, o que me levou a continuar a série foi o grande gancho que a autora conseguiu criar no final do primeiro livro. Isso me deixou extremamente curiosa e querendo ler o resto do enredo logo, pois achava que, "depois da verdade", a história tomaria um rumo distinto e mais emocionante. Imaginem minha surpresa, então, quando — depois de apenas sete capítulos! — Tessa e Hardin retomam o relacionamento e as coisas voltam a ser, com algumas ressalvas que logo citarei, as mesmas do primeiro.
    Não é brincadeira. Apenas sete capítulos depois do enorme cliffhanger que Todd conseguiu criar... ela resolve que está tudo ok e praticamente dá um giro de cento e oitenta graus com a história, retomando toda a (tão, tão cansativa!) ladainha na qual o casal estava envolvido em boa parte do primeiro livro. Estou descrevendo isso claramente pois não considero o fato um spoiler "real", já que, primeiro, acontece tão cedo no livro e, segundo, é uma coisa claramente previsível, mesmo que eu gostava de pensar que isso não aconteceria.

"De repente, me tornei tudo aquilo que sempre tive o maior medo de ser, ela tem o controle total sobre mim. Pode me fazer o homem mais feliz do mundo ou me destruir com uma única palavra."

    E é a partir desse ponto que Tessa e Hardin brigam. E se reconciliam. E fazem descobertas, se abrindo um para o outro. Fazem sexo. E brigam. E se reconciliam. E o ciclo, mais uma vez, previsivelmente recomeça... É claro, há algum crédito a ser dado ao casal dessa vez: o fato de eles começarem a se abrir e serem um pouco mais claros quanto as suas vontades e seus passados já é um grande passo em relação à After, o livro um. Mas, ainda sim... para mim, não é o suficiente. 

    Não foi o suficiente pois, dessa vez, não havia um rumo inesperado a ser tomado, não havia um grande mistério a ser desvendado... entre a rotina do casal dentro do seu apartamento ou no trabalho, as coisas simplesmente eram rotineiras e previsíveis, e isso não deu nada pelo qual esperar. O que, é claro, tornou a leitura de After: Depois da Verdade muito mais arrastada e menos instigante do que a de seu antecessor. 
  Eu simplesmente não aguentava mais ler sobre os personagens principais fazendo as mesmas coisas, especialmente em relação a eles sempre procurarem motivos para brigar, e, de uma forma mais forte, senti que, com o decorrer da história, era cada vez mais difícil torcer para o casal principal. E isso é algo difícil de ocorrer comigo, preciso ser sincera; mas as voltas. discussões constantes e o fato de "nunca saírem do lugar", mesmo que se declarando completamente apaixonados um pelo outro, foram extramente cansativas para mim, como leitora e como fã.


     Não sei se, na realidade, seja uma questão de tempo até a série evolua — pois a série tem, afinal, mais dois volumes. Como já disse, um crescimento, ainda que não muito grande, acontece em Depois da Verdade. Talvez, por se tratar de uma quadrologia, nos próximos livros as coisas mudem aos poucos, até Tessa e Hardin terem um relacionamento que possa ser considerado mais "saudável" do que "obsessivo" — mas, o que acontece, é que não tenho certeza se esse volume me fez querer continuar a série. Tenho medo de encontrar, no terceiro livro, a mesmice na história que é notável aqui.
    Em relação aos personagens, pode se dizer que houve, sim, uma notável evolução. Tessa, primeiramente, ganha um pouco mais de atitude se comparada ao primeiro livro, quando era pisada livremente por Hardin, e voltava sem problemas para ele. Isso não acontece mais aqui, já que ela diz mais o que pensa e se defende quando é ofendida. Ainda sim, ao mesmo tempo que ela se defende, Tessa também se mostra imensa egoísta, com várias atitudes impensadas. Hardin, por sua vez, faz um notável esforço para se abrir e se mostra um personagem mais "gostável", sendo claramente quem mais evolui na história; ainda sim, tem a mesma essência "bad boy" de um jeito meio negativo. 
    Contudo, mesmo tempo no qual a autora consegue envolver Tessa e Hardin no cerne de toda história do livro e os desenvolve, ela peca ao (não) introduzir o restante dos personagens. Não há muitos personagens secundários, e, os que existem, não acrescentam praticamente nada à história e se mostram repetitivos e maçantes, ou, quando a história deles é interessante, são tratados com desprezo pela autora.
     A edição do livro pela Editora Seguinte faz uso de um trabalho lindo e muito bem finalizado. O livro possui duas capas pela publicação nacional, sendo uma a original americana e outra, nacional, seguindo o estilo das capas na edição espanhola. Gostei bastante dessa edição, que possui uma diagramação simples, mas bonita, e não tive nenhum problema com a tradução nem com a revisão da história.
    Por fim, acredito que não seja um livro de todo mau, mas que não será apreciado por todo o público, com exceção de um bem específico. Ele tem suas qualidades, como conseguir retratar um relacionamento que é, de certa forma, real, não apenas com pontos positivos e até mesmo com pontos que não são nada saudáveis. O livro também conta com uma grande carga de humor e muitas cenas hots, momentos que aliviam a tensão e irritação dos demais. Creio que, se procura uma história teen e para passar o tempo, After seja uma boa pedida. 

Primeiro parágrafo do livro: 
"Não sinto o cimento gelado sob meu corpo nem a neve se acumulando sobre mim. Tudo o que sinto é um buraco no peito. Estou de joelhos, impotente, vendo Zed arrancar com o carro e sair do estacionamento com Tessa no banco do carona."
Melhor quote: 
"A melhor coisa de ler é escapar da sua vida, viver centenas ou mesmo milhares de vidas diferentes. A não ficção não tem esse poder... Não muda o leitor do jeito que a ficção é capaz."

 


6 Comentários

  1. ja tinha ouvido falar do livro mas nunca tinha parado para ler a resenha, e dps que li a sua preciso desse livro, a historia me parece legal, mas ja ouvi gente falando que eh bom e gente falando que eh ruim, por isso tenho logo que tirar a minha propria conclusao!
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, gabi!
    Tô bem curiosa para ler esses dois livros pelo motivo de que: me identifico muito!
    É uma pena que os personagens não tenham tido um grande amadurecimento de um livro para outro, ainda assim acho que será uma leitura proveitosa (espero ler muito em breve)

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  3. Alguém tem o livro 2 after depois da verdade em PDF? Agradeceria se me mandassem.
    taianikarol@gmail.com
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  4. Antes de ler todo mundo deveria saber que o livro era uma fanfic, então possui mais caracteristica de fanfic do que de livro. Talvez, por isso, você tenha se devepcionado. Pois é de costume o casal principal acabar junto e os personagens secundários não terem tanta relevância

    ResponderExcluir
  5. Antes de ler todo mundo deveria saber que o livro era uma fanfic, então possui mais caracteristica de fanfic do que de livro. Talvez, por isso, você tenha se decepcionado. Pois é de costume o casal principal acabar junto e os personagens secundários não terem tanta relevância

    ResponderExcluir
  6. A sua resenha tem nada, mas tem spoiler. Um spoiler sutil. Acho eu, que uma resenha deve ser comentada e voltada a incentivar o leitor a ler e tirar suas conclusões, mas depois de ler esssa "resenha" me desmotivou legal a ler After.

    ResponderExcluir

.