Livro: Metamorfose?
Título original: Changeless
Autor (a): Gail Carriger
Editora: Editora Valentina
Páginas: 320
ISBN: 9788565859165

Sinopse: Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada.
Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. 

TRILOGIA "O PROTETORADO DA SOMBRINHA"
    1.  Alma?
    2.  Metamorfose? 
    3.  Inocência?

Metamorfose? é a continuação de Alma? sendo o segundo volume da série “O Protetorado da Sombrinha”. Escrito por Gail Carriger foi publicado no Brasil pela Editora Valentina em 2013. Já Inocencia, o terceiro livro da trilogia, foi lançado no país em 2015. Confira a resenha.
 
      Tudo, enfim, parecia ter se encaixado na vida de Alexia, até ela se deparar, durante uma noite, com um exército de lobisomens acampados no jardim de sua casa. Revoltosos, os seres sobrenaturais culpavam Alexia por ter jogado uma praga – utilizando-se de seus poderes anulatórios – que estava transformando-os em humanos mortais. Essa maldição, contudo, poderia acabar com todo equilíbrio dos seres, já que os vampiros, os lobisomens e até os fantasmas estavam ameaçados de extinção. 
      Lord Maccon, seu marido, encaminhara-se para a Escócia, morada da sua antiga matilha para solucionar os problemas que dali surgiam, deixando ao encargo de Alexia a solução da complicação que assolava Londres. 
      Alexia, com ajuda de seus apetrechos futurísticos, começa a investigar a causa desse enorme e misterioso feitiço, e descobre, através de pistas e informações, que era da Escócia que, aparentemente, o problema era emanado. Nossa protagonista parte para o país de seu marido dentro de um dirigível, acompanhada por sua irmã, Felicity, sua amiga, Ivy Hisselpenny e por Madame Lefoux, uma inventora excepcional e um tanto misteriosa.
      Mas é durante essa viagem que Lady Maccon faz descobertas sobre o passado de seu marido, guiando-a, mais ainda, à origem da praga. Será que ela descobrirá segredos terríveis? Será que ela poderá provar que é inocente? 


      De todos os elementos desse livro, é impossível não amar Alexia, uma personagem marcante, cheia de atitude, coragem, força e muito humor! Seu jeito rebelde, criativo e marcante acaba conquistando o leitor e garantindo a leitura até o fim. 
      Porém, os demais personagens também tiveram espaço em Metamorfose, justamente pela trama ser narrada em terceira pessoa, com muita descrição e detalhes, além de permitir para o leitor, uma visão bem mais ampla dos acontecimentos.
      Apesar de eu ter sentindo a ausência do vampiro amiga de Alexia e o distanciamento de Lord Maccon em boa parte do enredo, adorei ter contato com Madame Lefoux, que é extremamente peculiar e distinta de outras personagens. Pelo seu modo esquisito de se vestir e por ser uma criativa inventora tecnologica, Madame Lefoux reforçou e muito o gênero steampunk, o elemento mais sedutor e o que mais me convenceu a apostar em “O Protetorado da Sombrinha”. 
      Em "Metamorfose?" as invenções estão bem mais presentes e bem mais inovadoras. Adorei a ideia de ter um dirigível e outras criações que acabaram tomando conta das cenas de ação.
      Steampunk é um gênero dentro da ficção cientifica que trazem histórias do passado – com características antigas – em que a tecnologia, a qual, nos tempos de hoje, ainda não temos acesso, já havia sido desenvolvida pela ciência e já estava disponível. Um dos grandes disseminadores desse gênero foi Julio Verne, que desenvolveu cenários e tempos antigos com a presença de robôs, motores complexos, máquinas a vapor, entre outros apetrechos inalcançáveis naquela época, dentro de nossa da realidade. 
      Esse estilo maluco da série – que, aliás, me lembra muito Sherlock Holmes e o mais novo filme de Os Três Mosqueteiros – diz muito sobre a própria autora, que, pela própria foto na orelha do livro se mostra muito peculiar e diferente.

"Porque? Quero dizer, porque você? Eu posso compreender perfeitamente o fato de alguém não gostar do meu marido. Eu não gosto dele intensamente a maior parte do tempo.”
      
     Mas Gail Carriger pecou um pouco na narrativa, que ficou  arrastada no começo e apressada demais no fim. Isso não quer dizer que a trama da autora foi menos complexa ou menos chamativa, somente senti falta da envolvência intensa, como ocorreu em "Alma?".
      Gostei muito mais, inclusive, dessa nova problemática do que a do livro anterior. Achei-a muito mais criativa por manter um mistério mais curioso e sedutor, e por ter mais elementos complexos. Entretanto, Gail Carriger concentrou muito sua trama na protagonista, sendo que os outros personagens – do livro anterior, principalmente – tinham muita potencialidade e nutriam a simpatia dos leitores. 
      O clímax de "Metamorfose?" foi eletrizante e instigador, assim como o desfecho que me fez ansiar loucamente a sua continuação. Independente das falhas de Gail Carriger, O Protetorado da Sombrinha continua sendo uma série muito bem arquitetada e avassaladora, sendo impossível largá-la em sua metade. 
      O livro é extremamente lindo! Adoro essa ilustração com características antigas, e, ao mesmo tempo, futurísticas. A capa apresenta algumas partes lisas que produzem reflexos, sendo que fonte da letra e as páginas amareladas são muito tranquilizadoras para uma leitura rápida e fluída. A diagramação interna é detalhada e perfeita para a trama. Fiquei imaginando quanto tempo custou para se fazer um designe tão minucioso e perfeito para os leitores; a Editora Valentina está de parabéns pela publicação. 
      "Metamorfose?" é extremamente indicado para quem apostou na série. Tem uma história original, bem humorada – capaz de fazê-lo rir – e cheia de ação e aventuras. Aprecio muito livros que trazem um pouco de cada característica literária e conseguem, mesmo assim, terem sucesso. No final das contas, Gail Carriger se tornou uma das autoras que mais admiro em uma construção de enredo!

Melhor Quote: Por um momento que lhe pareceu interminável, Lady Maccon soube que tudo estava perdido. Soube que o que o futuro lhe reservava era uma longa queda pelo éter e, em seguida, um baque triste e úmido. Mas, quando deu deu por si, parou com um movimento brusco, que a fez virar de cabeça para baixo, sua cabeça batendo com força na lateral da aeronave.
 





Deixe um comentário

.