Livro: A Herdeira
Título original: The Heir
Autor (a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Páginas: 390
ISBN: 9788565765657
Sinopse: "A Herdeira - Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais… Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia."


TRILOGIA "A SELEÇÃO"
    1.  A Seleção
    2.  A Elite
    2.5  O Príncipe & O Guarda
    3.  A Escolha
    4.  A Herdeira


   Desde "A Seleção", mais de vinte anos se passaram. O reinado de Maxon e America Schreave foi um dos melhores e mais inovadores que Iléia já teve, e, com ele, as mudanças foram significativas. O rei Maxon aboliu definitivamente o sistema injusto e preconceituoso das castas, imposto há incontáveis gerações por seus antepassados, a lei foi mudada e a herdeira ao trono é uma mulher. Mas há coisas que continuam as mesmas: a monarquia ainda existe, assim como as pessoas incontentes com ela. Os atuais rebeldes encontraram um novo objetivo para sua luta: o fim da monarquia. 
   Eadlyn Schreave é, por poucos minutos, a herdeira à coroa de Iléia – ela é a filha mais velha, gêmea de Ahren, e possui outros dois irmãos mais novos, Kaden e Osten. Eadlyn sempre soube que a responsabilidade de uma nação inteira um dia estará sob suas costas, e foi preparada, por toda sua vida, com toda a dureza que é necessária para formar um monarca digno de sua coroa. Quando o país passa por uma má fase e seu pai, o rei, está certo de que seu povo precisa de uma distração para acalmar os ânimos, contudo, o preço pode ser alto demais para a jovem. 
   O rei Maxon propõe uma Seleção, o meio mais usado para fazer o povo sentir como se fizesse parte do glorioso mundo da família real, e a maneira pela qual ele conheceu o amor de sua vida, America. Eadlyn, contudo, é muito mais relutante a ideia do que seus pais: ela não planeja casar tão cedo, e concorda com a Seleção apenas para o show, tendo feito acordo com seu pai que, se não encontrar alguém ama, poderá encerrá-la solteira. A jovem crê estar certa de como isso irá acabar, mas, o destino pode ter outros planos...

   Kiera Cass começou a escrever em 2007, abalada por uma tragédia local, tentou um monte de coisas para se recompor, resultando em se sentar para escrever uma história onde o seu personagem teve que lidar com seus problemas. Escrever lhe ajudou a lidar com todas as coisas que estava sentindo. Depois de adquirido o hábito de escrever, teve muitas idéias, incluindo "The Selection", best-seller número um em vendas, e um punhado de outras que estão esperando sua vez. 
    Nunca entendi muito bem o real motivo de vários autores (e essa é lista muito, muito longa mesmo!) criarem uma continuação que, de certo modo, seja desnecessária a sua história original. Claro, temos os indicadores óbvios: é fácil ir na onda de algo que já é sucesso, a facilidade em não precisar conquistar um público diferente, e, obviamente, o dinheiro. O que acontece é que, depois de muitas continuações terem estragado a história inteira para mim, criei muito receio quanto à elas. Esse era um dos meus principais medos em relação à leitura de A Herdeira — apesar de a história original não ser uma das minhas favoritas, tenho, sim, certo apego a ela. 
   Logo que terminei o primeiro livro da série A Seleção, tive sentimentos conflitantes em relação ao enredo: ao mesmo tempo em que a história de contos de fadas me encantou, não pude deixar de ignorar as falhas e repetições da história, nem a personalidade chata da protagonista, America. Depois do fim da história de America e Maxon, devo dizer que esperava algo diferente nessa continuação — e ao mesmo tempo em que encontrei, ainda não fiquei completamente satisfeita como gostaria.
    A narração segue o mesmo estilo tão conhecido de Cass, sendo em primeira pessoa, sob o ponto de vista de Eadlyn. É a mesma escrita vista nos livros anteriores da série, com um toque bastante informal, ainda que bonita e com um ótimo ritmo de leitura. Sempre digo que a escrita dessa autora é a do tipo que você acaba não notando, por ser simples, mas isso nos faz ler página depois de página, e, quando nos damos conta, já estamos avançados na leitura. 


    O cenário do livro é exatamente o mesmo daquele no qual toda a série já se passou, o que, honestamente, me deixou um pouco "cansada". É claro, conhecer o palácio e o funcionamento das coisas foi realmente interessante quando não tínhamos nenhuma informação sobre tudo o que lá se passava; mas, nesse volume, que é novamente "introdutório" por se tratar de outra personagem, alguns fatores ficam repetitivos demais, o que deixou a leitura, em minha opinião, com um gostinho de "mais do mesmo". 
    Para ser justa, não é que Kiera Cass não dê uma certa inovada com suas cenas e passagens. Apesar da repetição existente, também vemos facetas novas, como as cozinhas do palácio e atividades que a princesa faz com os selecionados que diferem daquelas que seu pai escolheu. O livro muda o prisma de ótica por, sim, agora abordar o "outro lado" da Seleção. Mas, ainda sim, não pude deixar de me sentir como se já tinha visto tudo aquilo...
    Os personagens, por sua vez, foram meu ponto favorito do livro. Bem, aqui preciso ser clara: não estou falando de Eadlyn. Pensando sobre todos os comentários que chegaram ao meu conhecimento a respeito do livro, não dúvidas que o mais frequente foi um: a personalidade chata da primogênita dos Schreave. Apesar de reconhecer alguns traços irritantes, como a teimosia e o fato de Eadlyn ser extremamente mimada, devo dizer, em contrapartida, que não tive uma opinião ruim sobre ela. 
    Sim, algumas passagens podem ser irritantes, e, sim, ela é uma personagem frustrante. Mas, ao mesmo tempo, consegui entender algumas atitudes dela, e não pude deixar de encontrar até uma pontinha de razão nela, ainda que não repetiria algumas de suas atitudes — afinal, é impossível alguém decidir, de uma hora para outra, se dedicar a um futuro casamento que nem se quer deseja, entre outras coisas. 

    Então, não, não detestei Eadlyn — como, for exemplo, me sentia irritada página sim, página não, com America e seus delírios amorosos repentinos. Mesmo assim, como já afirmei, o destaque do livro, sob minha acepção, é outro: seus personagens secundários. Em todos os livros de Cass, creio nunca ter visto ela desenvolver tão bem aqueles que não deveriam ser os mais notados, mas que, sob meu ponto de vista, roubaram a cena em todas que apareceram!


    Posso citar, aqui, tanto os irmãos de Eadlyn — e mais especialmente Ahren, com seu jeito doce e realista —, os próprios selecionados, e até mesmo (pasmem!) Maxon e America mais maduros. Achei incrível esse grande desenvolvimento de Cass, a habilidade de nos mostrar mais além do mundinho de uma só garota, como aconteceu, sob meu ponto de vista, em todos os livros narrados por America. Lá, era tudo sobre ela, e mesmo que outros fatores se mostravam presentes, não tinham o pano de fundo suficiente para brilharem. Aqui — não sei se por acaso ou de propósito — isso não acontece, e eu não poderia ter ficado mais satisfeita pelo fato. 
   Ainda sim, com todos os defeitos citados, uma qualidade fortíssima sobre essa história (e, é impossível não comparar!) se mantém: a habilidade da autora de fazer com que o enredo "entre" na cabeça do leitor. A Herdeira, assim como os A Seleção, A Elite e A Escolha, foi lido em questão de dois dias, por mais que eu apontasse seus defeitos durante a leitura. 
    A edição do livro pela Editora Seguinte é a mais bela até agora, em minha opinião. Não tenho o que discorrer além de diversos elogios à arte maravilhosa da capa, e o design interno é igualmente belo, apesar de relativamente simples. A diagramação é limpa, a tradução de muito boa qualidade, e, durante a leitura relativamente curta, não encontrei nenhum erro de revisão ou ortografia. 
   Trata-se, por fim, de um livro que, em minha opinião mais crítica, não adicionou muito à história anterior, ainda que tenha sido divertido e de rápida leitura. Creio que a leitura seja indicada especialmente àqueles que realmente gostaram dos primeiros livros, pois, do contrário, você pode encontrar certos pontos incômodos, mesmo que isso não tire o crédito da obra. De qualquer jeito, pretendo, sim, continuar a leitura, e tenho esperanças de que a série evolua com o tempo. 

Primeiro parágrafo do livro: 
"Nunca consegui prender a respiração por sete minutos. Nem sequer um. Uma vez tentei correr um quilômetro e meio em sete minutos depois de descobrir que alguns atletas faziam isso em quatro, mas fracassei espetacularmente quando pontadas na lateral do abdome me deixaram exausta no meio do percurso."
Melhor quote: 
"Você pode ser corajosa e ainda ser feminina. Pode liderar e ainda gostar de flores. E o mais importante: você pode ser rainha e ainda ter um marido."



24 Comentários

  1. Heey Gabi!

    Olha, eu sou um grande admirador da série A Seleção, mas fiquei MUITO decepcionado com A Herdeira. Motivos? Foi corrido, mal escrito e sem necessidade. Achei o final incrivelmente forçado. A autora não sabia o que colocar e decidiu empurrar qualquer coisa... PÉSSIMO! Eadlyn é intragável (em minha concepção), mas algumas pessoas não concordam (como ti) e eu respeito. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. tenho os 2 primeiros da série que dá vida a herdeira e ainda não li, mas espero em breve remediar isso, ja que coloco muitas expectativas na história
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Primeiramente, gostaria de dizer que sua resenha está ótima, eu adorei! Muito bem constituída. E agora, também gostaria de dizer que eu amei os três livros anteriores que eu li, principalmente "A escolha", que me despertou uma diversidade enorme de sensações. Espero ler ainda um dia "A Herdeira", apesar de não estar na minha lista de urgências.
    Beijão, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, tudo bem?
    Sua resenha está perfeita!
    É incrível como a Kiera nos faz gostar de um livro mesmo ele tendo alguns defeitos, né?
    Essa mulher é sen-sa-ci-o-nal! haha
    Você apontou o "mais do mesmo" como um ponto negativo, mas eu considerei um ponto positivo quando li o livro. Estranho, né? É porque eu amei tanto os três primeiros que me senti super satisfeita só em poder voltar pra esse mundinho e conhecer gente nova lá.

    Também escrevi um texto sobre o livro no meu blog, caso tenha interesse em ler. :)
    http://naproximapagina.blogspot.com.br/2015/06/pagina-27-herdeira-kiera-cass.html

    Abraços!
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  5. Eu sou apaixonada por essa serie e não vejo a hora de botar a mão nesse livro! heheh
    Parece que esse livro vai ser muito incrivel. E pelo que eu li na sua resenha a Eadlyn no começo vai ser tão irritante quanto a America foi no inicio da seleção, aff aff :P
    Mas é legal a gente ver como os personagens vão mudando ao longo do livro né?
    Mas estou muito ansiosa e cheia de expectativas!!!
    P.s.: Essa capa é maravilhosaaa!! ♥♥♥♥

    ResponderExcluir
  6. Mesmo não tendo lido os primeiros livros da série, 'A Herdeira' é sem dúvida alguma um dos livros mais desejados por mim! A famosa série da Kiera Cass é, em si, simplesmente maravilhosa! Apenas lendo resenhas e comentários sobre os livros são suficientes para formar tal opinião ;)

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita vontade de ler todos os livros de A Seleção, me interessei muito pelos livros. Até já recebi spoiler de que a filha de Maxon pode até ser um pouco irritante. Espero ler todos dessa série em breve!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gabi, que escrita maravilhosa adorei essa resenha, a seleção é uma das minhas series de livros preferida é incrivel como a Kiera deixa a gente com um gostinho de quero mais a cada livro. Lendo Sua resenha a unica coisa que discordo é sobre a edição para mim a Elite é ainda a mais bonita, porem gostos são diferentes haha. Ansiosa para ler. Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Gabi, a resenha sem dúvida estava boa, a seleção é incrível! Sempre enquanto eu lia a seleção eu tinha uma surpresa e como você muitas vezes ficava frustada com os conflitos amorosos de America, eu espero ainda mais do próximo livro.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum livro dessa série que a princípio seria uma trilogia e cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais interessada em conferi isso tudo que dizem, só vejo resenhas super positivas de todos os livros.

    ResponderExcluir
  12. Li esse livro, mas não gostei tanto de quando gostei dos outros. Realmente, senti falta de algumas qualidades de Kiera quanto narradora. Eu não gostei de America logo de cara e a filha dela é bem parecida com ela, mas Eadlyn se tornou um pouco detestável ao decorrer do livro. Mesmo assim, estou esperando ansiosamente pelo segundo livro da Eadlyn (nesse caso, o quinto da série).

    ResponderExcluir
  13. Wooooooou fiquei SUPER curiosa pra ler esse livro,pois fiquei curiosa pra saber como vai ser essa historia.Como deve ta a vida em iléia sem as castas?Como será essa seleçao?

    ResponderExcluir
  14. Que legal este pulo que a autora faz, e vem então, a princesa herdeira, o que aconteceu com sua mãe e seu pai, agora vai acontecer com ela, 35 pretendentes. Mas ela parece não estar feliz com esta história! Mas eu acredito que ela vai encontrar o verdadeiro amor!!

    ResponderExcluir
  15. Gabi!
    Tenho muita vontade de ler toda a série, ainda não li nenhum e fico bem contente em saber que podem ser lidos de forma independente.
    Gostei demais de sua resenha detalhada, trazendo minúcias do que poderemos encontrar no enredo.
    “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.”(Fernando Pessoa)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  16. Ja li os três primeiros,só falta esse para acabar a coleção!Estou super ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  17. Ja li os três primeiros,só falta esse para acabar a coleção!Estou super ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  18. Olá. Li a série A Seleção ano passado e gostei bastante, uma história envolvente, que lembra um conto de fadas, mas com elementos mais reais, humanos…Como vc citou na resenha acerca da protagonista, também li em outras resenhas que a mesma é vista como uma garota mimada, até chata, espero que ela não seja assim afinal...Desse modo, tenho a expectativa que A Herdeira também possua uma boa história, pois quero ler a obra muito em breve, realmente gosto muito dessa série.

    ResponderExcluir
  19. Li toda a coleção por pdf mesmo, e não tem como não se encantar, acabei lendo em um dia só. Infelizmente como você destacou o cenário é o mesmo, mas eu não vejo como poderia ser em outro lugar, no entanto. Eadlyn é uma personagem que detestei nos primeiros capítulos, mas ao decorrer pude entender a personalidade dela, e aprendi a gostar dela. Alguns escolhidos marcaram muito a leitura <3
    Ps: Sobre o final, chorei, chorei muito :(

    ResponderExcluir
  20. Eu estou começando a ler A Escolha e desejo fortemente ler A Herdeira em breve. Estou amando a coleção, e gostaria muito que saisse um filme, Já até imagino as atrizes. Bom estou amando.

    ResponderExcluir
  21. No primeiro momento pensei 'apaixonada por essa capa incrível', depois que eu fui lendo, fui ficando ansiosa pra ler porque desde o primeiro livro que falava sobre a America, seu amor e Maxon, eu já torcia pelos dois, acho o modo que o Maxon cuida dela no primeiro livro fofo demais e fui só me apegando a eles. Quando me disseram sobre o livro, quis ler a resenha e agora quero MESMO ler o livro, o fato de ser sobre filha dos dois é o que me deixa mais ansiosa.

    ResponderExcluir
  22. "A herdeira" é meu livro favorito de toda a serie the selection. Senti uma conexão com a Eadlyn que não senti com a America, achei que o livro mostrou uma realidade verídica da situação que um continente ficaria apos a destruição do sistema de castas. Apesar de ser a historia de outra personagem e em um tempo diferente, fiquei decepcionada com a falta de ação da America nesse livro, parecia uma personagem completamente diferente que conheci nos livros anteriores. Espero uma conclusão digna pra essa serie, realmente é uma das minhas preferidas.

    ResponderExcluir
  23. Já ouvi e li tantas opiniões sobre essa obra, mas gostei da sua em especial! Soube se expressar sem enrolação e muitos detalhes. Louca para conferir e tirar as minhas próprias conclusões!
    Kiera arrasa, acredito que essa obra será mais uma entre as minhas favoritas.

    Beijos

    Daniele Nhasser
    Autora de Amor, és real
    e
    Avisada em Sonho

    ResponderExcluir
  24. Confesso que não estava querendo ler esse livro, agora estou pensando, acho que vou ler.

    ResponderExcluir

.