Livro: The Originals: Ascensão
Título original: The Rise
Autor (a): Julie Plec
Editora: Galera Record
Páginas:  224
ISBN:9788501104335

Sinopse: Desde que Elijah, Rebekah e Klaus Mikaelson aportaram em Nova Orleans, a noite já não é mais a mesma. O trio de vampiros Originais acredita ter encontrado no Novo Mundo um refúgio do passado sombrio que o perseguia, mas a cidade está prestes a sofrer grandes transformações em seu cenário sobrenatural. Lutando por segurança, um lar e amor, os Originais devem unir forças para não despertar a ira de uma rivalidade milenar… ou Nova Orleans mais uma vez se tornará palco para o lendário conflito entre bruxos, vampiros e lobisomens.

SÉRIE "THE ORIGINALS"
    1.  Ascensão
    2.  The Loss (sem previsão de lançamento)
    3.  The Resurrection (sem previsão de lançamento)


Ascensão é o primeiro livro da coleção "The Originals" que foi criada a partir da série de televisão de mesmo título da CW. Escritor por Julie Plec, roteirista de Kyle XY a Ascensão foi publicado pela Galera Record no primeiro semestre de 2015.

      Rebekah, Elijah e Klaus Mikealson os primeiros vampiros do mundo, decidiram reconstruir suas vidas em New Orleans, depois de uma perseguição mortal de seu próprio pai. Mikael, seu pai, acreditava com convicção que seus filhos eram abominações que deveriam ser extinguidas do mundo. New Orleans, se, tornara, portanto, o local mais seguro para se disfarçarem. Contudo, essa cidade ainda pouco desenvolvida em 1722, já abrigava inúmeros contingente de seres sobrenaturais e fora, durante muitos anos, a sede de disputas entre lobisomens e bruxos.
      Agora os grupos disputantes decidiram fazer um acordo de paz, o selando com o casamento de um lobisomem de uma linhagem poderosa com Vivianne Lescheres, uma bruxa filha de um lobisomem. 
      Mas, assim que Nicklaus compreendera como o pacto de paz estava sendo selado, o original se depara com uma obsessão pela bruxa que o repugnava, e não iria descansar até poder tê-la; isso significada um conflito perigoso com o clã Navarro. 
     Uma guerra entre os seres sobrenaturais estava prestes a acontecer. Elijah teria que planejar minunciosamente para conseguir uma casa numa cidade comandada por bruxos e lobisomens, e onde eram rejeitados veementemente. Rebekah, contudo, embarca num plano brilhante, que traria segurança e poder para os Mikaelson naquele campo de conflitos, e acaba se levando pela vida humana que tanto desejava. Apaixona-se perdidamente pelo comante humano de um exército, podendo colocar todo o planejamento por água abaixo.
      Será que os originais conseguiriam comandar New Orleans? Será que, mesmo em número menor, sairiam ganhando? Será que Klaus conseguiria Viviane para si? 

   
     Fiquei interessada nessa obra porque — apesar de eu não gostar da série The Vampire Diaries escrita por L. J. Smith — eu simplesmente amava a série de televisão de mesmo nome, que tinha como roteirista a Julie Plec. 
     Plec foi fantástica em transformar uma história tão simples e clichê da L. J. Smith em uma trama de sucesso internacional, portanto, fiquei curiosa em saber se Plec era somente boa em construção de enredo ou tinha todas habilidades que são requeridas de um escritor. E, de fato, Plec é uma ótima narradora, que trabalha com fluidez e envolvência.
     A autora alterna os capítulos, apresentado a essência dos Originals, aprofundando e concretizando Klaus, e, principalmente, Elijah e Rebekah, personagens que não têm tanto foco na série de televisão. Fiquei inteiramente satisfeita ao ver os traços da série e dos personagens no livro. O clima parecido, o mistério, o suspense, a problemática e a ação. Esses fatores me deixaram muito emersa nessa leitura, ansiosa para ver como a autora desenvolveria os fatos diante aquilo.
     Gostei, principalmente, dos elementos da história. A trama se passa em um tempo que me seduz muito, com hábitos e tradições bem diferentes. Os diálogos traziam muitas peculiaridades de época, e a própria relação entre os personagens era bem distinta das tramas mais atuais dos originais.        No entanto, a especialidade de Plec não é o começo ou o fim do seu enredo, e, sim, o seu meio. A escritora concentra toda sua criatividade na forma como a problemática principal se desenrolará; de um modo complexo e hipnotizador. 
   Contudo, os Originais são vampiros antigos e têm muitas histórias em torno de sua imortalidade, sendo que a autora se utilizou de uma história não tão impactante e estrondosa. Como já lidei, na série de televisão, com situações piores, isso diminuiu o valor  dessa trama; não me deixou desesperada no clímax ou vidrada, até porque eu já sabia como tudo iria terminar. 
    Com um ramo de possibilidades tão grande, Plec acabou me decepcionando um pouco na sua estreia. Ela poderia ter criado um enredo mais decisivo ainda para a família Mikaelson, e com mais adrenalina.
     Entretanto, achei inteligente por parte da autora não mexer com uma história já mostrada na série de televisão, até porque os fãs esperavam por novidades e mais detalhes sobre esses personagens históricos e poderosos. 
    Rebekah continuou sendo tola, inocente e perdida enquanto Elijah se mostrou meu personagem favorito. Elijah tem virtudes que seus irmãos não tinham, ele sabe ponderar, é mais racional e muito mais nobre. Ter contato com esse personagem me fez nutrir simpatia por essa leitura! Já Klaus é um protagonista extremamente peculiar e diferente: cego, raivoso, e, ao mesmo tempo, solitário e infeliz. Amei-o e o odiei nesse livro, apesar de ter visto um lado muito mais "inocente" nele. Mas amei Viviane desde seu primeiro diálogo me fascinou! Entendi o que Klaus viu de tão especial nela, até porque, ela é uma personagem muito chamativa mesmo. Suas falas são calculadas, e suas ações também, essa personagem totalmente nova foi um ponto fortíssimo nesse livro.
   A edição é maravilhosa! A Editora Galera está de parabéns pela publicação e tradução. A capa é muito bonita e de bom material - fosco - a fonte de letra e a página amarelada contribuíram para a leitura. Entretanto, seria esteticamente melhor se a editora fizesse essa publicação numa dimensão maior.
     Indico a leitura para todos que gostam das tramas dessa roteirista. Ascensão trouxe muito da essência de Julie Plec, e mantenho grandes expectativas para o próximo volume, que espero ser mais emocionante!

     


3 Comentários

  1. Eu vi esse livro na livraria esses dias, mas ele não tinha me chamado atenção, porque eu não conhecia sabe?
    Mas eu não estou muito no clima para ler esses livros por agora, mas achei a coleção linda. EU vi vários desses livros na livraria, mas com outros titulos também. Ou parecidos não sei bem. Mas eu gostei bastante da sua resenha por conta de se tratar de seres sobrenaturais, mas seilá. O pessoal tem comentado muito bem sobre esse livro e espero poder ainda ter a chance de fazer a leitura também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/caixinha-de-correio-parte-2.html

    ResponderExcluir
  2. sei que é chato pedir, mas que acham de conhecer um novo portal sobre livros e resenhas?

    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  3. Como você a escrita de L.J.Smith nunca me prendeu, e olha que curto vampiros (especialmente os da J.R.Ward), mas The Originals, especificamente por conta do Klaus me cativou. Amo o Klaus da série, acho ele fantástico: o jeito que ele esconde aquela carência de menino atrás de uma crueldade fingida, prepotência, indiferença e aquele jeito todo irascível. Sou apaixonada por ele!
    Ainda não li o livro, procurei e está esgotado, mas pretendo lê-lo logo.

    ResponderExcluir

.