Livro: O Príncipe dos Canalhas
Título original: Lord of Scoundrels
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
ISBN: 9788580413991
Sinopse: "Sebastian Ballister é o grande e perigoso marquês de Dain, conhecido como lorde Belzebu: um homem com quem nenhuma dama respeitável deseja qualquer tipo de compromisso. Rejeitado pelo pai e humilhado pelos colegas de escola, ele nunca fez sucesso com as mulheres. E, a bem da verdade, está determinado a continuar desfrutando de sua vida depravada e pecadora, livre dos olhares traiçoeiros da conservadora sociedade parisiense. Até que um dia ele conhece Jessica Trent... Acostumado à repulsa das pessoas, Dain fica confuso ao deparar com aquela mulher tão independente e segura de si. Recém-chegada a Paris, sua única intenção é resgatar o irmão Bertie da má influência do arrogante lorde Belzebu. Liberal para sua época, Jessica não se deixa abater por escândalos e pelos tabus impostos pela sociedade – muito menos pela ameaça do diabo em pessoa. O que nenhum dos dois poderia imaginar é que esse encontro seria capaz de despertar em Dain sentimentos há muito esquecidos. Tampouco que a inteligência e a virilidade dele pudessem desviar Jessica de seu caminho. Agora, com ambas as reputações na boca dos fofoqueiros e nas mãos dos apostadores, os dois começam um jogo de gato e rato recheado de intrigas, equívocos, armadilhas, paixões e desejos ardentes."



   Sebastian Ballister é um depravado altamente conhecido pela alta sociedade. O perigoso e infame Marquês de Dain é conhecido como Belzebu — o poderoso Príncipe dos Demônios mitológico —, devido a sua reputação de ser como o próprio demônio: feio, impetuoso e depravado. Ele é brutal com todos, não dando espaço para que ninguém entre em sua vida, sempre estando na companhia de meretrizes e no meio de jogos de azar. Insanamente rico e com problemas familiares antigos, nenhuma mulher jamais conseguiu o tirar de sua perfeita compostura: isto é, até conhecer Jessica Trent. 
   Jessica é uma verdadeira femme fatale. Com uma mentalidade muito afrente de seu tempo e não se deixando intimidar nem pela sociedade, nem pelos homens que pensam menos das mulheres, ela toma as rédeas de sua própria vida. Mesmo com idade o suficiente para ser uma solteirona, devido aos costumes da época, ela recebe diversas propostas de casamento e é cortejada por onde passa. Isso não a afeta, pois ela está decidida a viver sua vida como bem entende, e casar apenas com alguém que ame. 
   Eles se encontram, primeiramente, por acaso, e Jessica está certa de que o Belzebu não é uma boa companhia para seu irmão, que admira o marquês fervorosamente. Os dois passam se encontrar por acaso, e apesar de Jessica não dar a mínima atenção às fofocas da sociedade, especulações acerca de um possível envolvimento são levantadas. O que ocorre entre eles, contudo, é uma atração que nenhum dos dois esperava, mas grande demais para ser apenas ignorada; como os dois, tão diferentes e repulsivos um ao outro, podem lidar com esse poderoso sentimento? 

   Loretta Chase é uma renomada escritora de romances. "O Príncipe dos Canalhas", mesmo que publicado apenas esse ano pela Editora Arqueiro, é um livro publicado há mais de vinte anos atrás. Nesse ínterim, foi indicado e recebeu os mais diversos prêmios, sendo, inclusive, eleito o melhor romance histórico de todos os tempos. 
   Já li uma quantidade razoável de romances de época, e, apesar de a maioria contar com um enredo um tanto previsível e romances já conhecidos, ainda é um dos gêneros que mais me agradam quando preciso apenas ler "um livro bom". E, se devo me expressar livremente, "bom" era o que eu esperava da obra de Chase ao solicitá-la à Editora Arqueiro. É claro, imaginem minha surpresa quando encontrei algo muito além disso: encontrei um romance profundo, com personagens complexos, inteligente e muito bem desenvolvido. 


   A narração foi a primeira coisa a me conquistar em relação à obra. Escrita em terceira pessoa, ela alterna o foco entre as visões tanto de Jessica, quanto de Dain, nos fornecendo uma visão muito mais ampla e clara sobre o ponto de vista de cada um. Admirei muito a capacidade da autora de fazer essa troca rapidamente, com uma maestria incrível, sem mesmo que o leitor perceba, e nunca dando alarde. 
   Desse modo, a leitura vai fluindo de maneira incrível. A escrita delicada, poética e inteligente auxilia, e muito, nesse fator, mas não há algo específico que eu possa afirmar que defina a narração além de simples e puro talento. Loretta Chase é incrivelmente talentosa, e isso é algo que fica claro, tanto pela criação da história quanto pelo modo como ela a escreve. Não há como parar de ler de a obra, e entrei em um dilema muito conhecido: queria ler toda a história logo, ao mesmo tempo em que não queria que ela acabasse.
   Mas, apesar de ter amado a escrita, esse não é o ápice da obra. Esse título vai à seus personagens, que são incrivelmente bem construídos e extremamente reais. E isso sempre é ótimo, obviamente, mas, em minha opinião, creio que, por se tratar de um romance de época, a situação toda apenas é multiplicada.  Eu explico: todos sabemos que, nesse gênero, o foco sempre é o romance. O passado dos personagens, o desenvolvimento gradual ou o lado mais sombrio (e, por isso, mais real!) da história usualmente não é o destaque. E isso é compreensível e perdoável, exatamente por todos sabermos "qual é a do livro". 
    O Príncipe dos Canalhas, entretanto, conseguiu trazer todos os elementos essenciais a uma boa construção. E mesmo que isso não seja completamente inédito, já que outras séries de época também já se preocuparam em aprofundar seus personagens, essa é a primeira vez que vejo isso de maneira tão completa. A série "Os Bridgertons", por exemplo, é uma das minhas preferidas do gênero e uma das mais completas em minha opinião, mas, nem ela possui um personagem masculino que não seja estonteantemente lindo.

“Ele era Dain, o lorde Belzebu em pessoa. Não temia a fúria da Natureza nem a da sociedade civilizada.”

    E isso acontece aqui. Dain é um personagem que sofreu muito em uma idade tenra, e o modo como seu falecido pai o tratou o deixou duro e implacável, muitas vezes rude e temido. E apesar de ele, obviamente, não ser alguém essencialmente ruim, Chase quis criar um personagem que não fosse impecavelmente lindo, assim como acontece, muitas vezes, no mundo real. E não poderia ter adorado mais esse aspecto do livro!
   Jessica, por sua vez, é uma mulher linda e encantadora como muitas das heroínas românticas, mas ela também é incrivelmente forte e decidida. Mesmo em uma época na qual, tristemente, as mulheres tinham direitos praticamente nulos, ela consegue se impor e sabe muito bem que não deve ser rebaixada por nenhum homem. E Chase cria uma protagonista tão independente, inteligente e que foge dos esteriótipos perfeitamente, nunca parecendo forçada ou irreal demais à época na qual vive. 
   É claro, o romance dos dois funciona de forma impecável, também. Poucas vezes vi um casal com tanta química como Dain e Jessica, e isso contribuiu (e muuito!) para a leitura — eu não podia esperar a hora de dois ficarem juntos! Foi deveras divertido e incrivelmente envolvente ver como os dois, tão cheios de teimosia, mas astutos e decididos, se comportavam quando afrente de um sentimento que era estranho a ambos, e igualmente forte para os dois também. 
   A edição da Editora Arqueiro é simplesmente linda. A capa é muito bela, e conseguiu captar muito bem toda a atmosfera da história, e, na minha opinião, superou de longe a original (que, por sua vez, escolheu seguir o padrão das capas de romances de banca). Já a diagramação é limpa, mas ainda delicada, e não encontrei, durante a leitura, nenhum erro de revisão ou ortografia, o que é sempre ótimo. 
   Por fim, reafirmo que esse foi um ótimo, e um dos meus preferidos do ano. Não posso dizer que seja uma história que vai mudar a vida de quem a lê, contudo, definitivamente irá alegrar sua semana e trazer alguns suspiros à tona. Uma história envolvente e muito romântica, possivelmente o melhor livor do gênero que já li. Super recomendado!

Primeiro parágrafo do livro:
"Na primavera de 1792, Domicik Edward Guy de Ath Ballister, terceiro marquês de Dain, conde de Blackmoor, visconde de Launcells, barão de Ballister e Launcells, perdeu esposa e quatro filhos para o tifo. [...]"
Melhor quote:
"E ela não se soltou de seu pescoço. Não afastou sua boca da de Dain. Seu beijo era tão doce e inocentemente ardente quanto o dele era ousado e provocante. Ele se sentiu derreter soba aquele ardor virginal, como se ela fosse a chuva e ele um pilar."




27 Comentários

  1. oi linda, eu recebi recentemente da editora e ja estou me deliciando com a história e sendo surpreendida por Jessica e pelo lindo marquês Dain!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi, fico feliz que tenha gostado da leitura, é incrível quando realmente gostamos de um livro!!
    Li outras resenhas desse livro e ual, ele realmente está me deixando curiosaaa!
    Um beijo.
    Garota do Livro

    ResponderExcluir
  3. Quero para ontem!! Amo romances históricos e só tem boas avaliações deste!!!

    http://leitoracomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu tive problemas com esta série. Li toda ela e simplesmente não lembro de quase nada >< Vou ter que ler novamente, pelo jeito. Não devia ter me atirado a ler romances históricos um atrás do outro de forma enlouquecida, hehehehe.
    Bj, Aris.
    http://arismeire.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou louca por romance de época mas ainda não li esse, sua resenha me despertou a curiosidade e espero em breve por ler logo!!!! beijos

    ResponderExcluir
  6. Romance bom assim: amor, comédia...!! Ela vai para Paris na intenção de resgatar o irmão da má companhia do lorde e é ela acaba caindo na cilada do amor!! Ele é um cafajeste, mas que vai ser dominado por Jessica! Vai ter que mudar de vida e se tornar alguém decente!! Participando e torcendo muito!!

    ResponderExcluir
  7. Estou doida pra ler esse livro, adoro um romance de época, curto muito uma história que começa como o casal se detestando, parece linda, divertida e emocionante, cada resenha que leio desse livro me deixa ainda mais ansiosa em conferi isso tudo que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei esse livro. Leitura agradável, a mocinha é do estilo que eu adoro, sem chororôs, decidida e apaixonada. O mocinho é um encanto, cheio de traumas, mulherengo, se acha feio Enfim, o livro é muito bom.posso classifica-lo como perfeito e maravilhoso, mas a leitura te prende, a mocinha é decidida, o mocinho é maravilhoso nada de muita enrolação para os dois se ajeitarem e nem tramas diabólicas que mais deixam os livros cansativos... Eu adorei. Livro recomendado, vale a pena ler!

    ResponderExcluir
  9. Amo romances de época e esse parece ser um dos que vou adorar ainda mais! Gosto de personagens femininas fortes, que apesar da época, tentam se impor e não se submetem a todas as regras da sociedade. Dain parece ser um personagem interessante, diferente dos que conheci em outros romances. Ele teve uma infância difícil, não é bem visto por seus pares e por isso tornou-se perverso e sombrio ...acho que formarão um casal incrível, devido a suas personalidades fortes. Muito ansiosa para ler esta história. Ah! E a capa é simplesmente Linda!

    ResponderExcluir
  10. Gosto de livros românticos! Você diz na resenha que o casal tem química, personalidade...!! E que bom que o livro explica o por que desta personalidade do Sebastian Ballister!! O livro parece ser completo!!

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhh meudeuuusss!! Eu queroooo!!! hahahaha
    Adoro romances de época e fiquei encantada ao saber que este livro é mais antigo.
    Nunca vi nada da autora por aí mas estou ansiosíssima para ter este livro em minhas mãos. A capa é linda e chama a atenção. Já li pela net que faz parte de uma série e gostaria de saber se isso é verdade e se há previsão de lançamento dos outros livros.

    ResponderExcluir
  12. Gosto bastante de romances de época e esse parece ser bem interessante, pois me encantei por ele desde que vi a capa, o titulo, a sinopse ou seja, tudo. E depois dessa resenha, quero muito, pois está sendo um dos mais queridinhos, e com toda certeza não pode faltar em minha futura leitura.
    Abçs Gabi!!

    ResponderExcluir
  13. Oie flor! Eu sou apaixonada por romance de época, e estou pirando para ler O Príncipe dos Canalhas desde que foi lançado, a capa é linda e a sinopse me encantou. Amei mais ainda o fato da obra ser narrada em terceira pessoa de modo que altera entre a visão de Jessica e Sebastian, gosto de romances assim que posso saber o que cada personagem está pensando, hahaha e que pensamentos o Sebastian deve ter!!!!!!! Nossa eu não sabia que este livro foi lançado a tanto tempo assim fora do Brasil e nem que ele já havia conquistado prêmios, é pra ser muito bom mesmo!!!!! Me chamou a atenção também saber que os personagens são bem reais, que o Dain não é aquele Príncipe encantando!!! Não vejo a hora de ler esse livro! Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Romance é sempre algo que prende a atenção, de época ainda mais, porque faz você viajar naquele tempo por meio das páginas. A capa é linda, o que só aumenta a vontade de ler!

    ResponderExcluir
  15. Lembro quando um grupo traduziu esse livro no falecido Orkut há uns anos e foi uma sensação, todas amaram o Lorde Belzebu narigudo. Não li pq era e-book. Não curto livros digitais pois fico com vista cansada facilmente, mas agora vou poder ler Sebastian e Jess ♥

    ResponderExcluir
  16. Gabi!
    Sou apaixonada pelas releituras dos contos de fadas e A Bela e A Fera é meu conto mais que favorito, justamente porque o amor não é por causa da aparência, é por causa da essência interior.
    Aqui Belzebu é amado da forma que é, não porque é lorde ou outra coisa.
    Desejo demais poder fazer a leitura desse exemplar.
    Adorei sua resenha bem completinha.
    Bom domingo!
    “Os homens de poucas palavras são os melhores.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  17. Amo romances e ainda mais de época, gostei muito da resenha e da história do livro por conter um romance divertido com humor.Amo <3

    ResponderExcluir
  18. Bela resenha, amo romances, e esse é um que está na lista.

    ResponderExcluir
  19. Resenha incrível, querendo muito ler ♥

    ResponderExcluir
  20. Fiquei aqui pensando com os meus botões: Eles devem se merecer, e muito. Outra coisa que fiquei pensando: Se esse livro já tem um ar um tanto peculiar, e isso por estarmos no século XXI, imagina a repercussão que ele deve ter gerado há 20 anos!? Se bem que o povo da década de 90' também já eram bem saidinhos. Já dizia minha mãe.

    Eu fiquei super empolgado em saber que possui esse tipo de narração, o que não é muito comum nos históricos, até os quais tive o prazer de ler. Acho que mesmo não ganhando esse livro, eu comprarei ele. Mas ele tem um que desses livros eróticos de hoje em dia?

    ~ Vitor Iury Neves

    ResponderExcluir
  21. Conheci esse livro depois de ouvir muitos comentários sobre ele.
    Eu o li e gostei muito. O romance é muito divertido, não tem como não amar esse casal.
    Indico a todos essa leitura.

    thaisasilvadg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Eu gostei muito desse livro. Os personagens foram bem escritos, e o casal principal realmente convence que eles se completam.
    É um livro que eu leria novamente e que indicaria para quem gosta de romance.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  23. Esse livro também esta entre os meu favoritos do ano.
    Eu consegui me divertir muito com esse casal, quando eles começaram a se envolver.
    É um ótimo, não tem como não gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  24. Eu amei esse livro, adorei a historia.
    A autora escreveu muito bem os personagens.
    Eu estou muito ansiosa para ler os outros livros dessa autora.

    ResponderExcluir
  25. Esse livro foi uma surpresa muito boa para mim.
    Eu li porque estava sendo muito comentado, eu não esperava que fosse gostar tanto dessa leitura.
    É o melhor romance desse ano para mim.
    Estou bem animado para conhecer os próximos lançamentos dessa autora.

    ResponderExcluir
  26. Estou louca para ler esse livro,e depois dessa resenha perfeita que deumais vontade de ler,parabens

    ResponderExcluir

.