Livro: O Livro do Amanhã
Título Original: The Book Of Tomorrow
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
ISBN: 9788581630342


Tamara Goodwin sempre teve tudo o que quis e nunca precisou pensar no amanhã. Contudo, de repente, seu mundo vira de cabeça para baixo e ela precisa trocar sua confortávelvida da metrópole por uma cidadezinha do interior. Assim, Tamara logo se sente solitária e louca para voltar para casa.Então, uma biblioteca itinerante chega ao vilarejo, trazendo junto um misterioso livro de couro trancado com uma fivela dourada e um cadeado. O que Tamara descobre ao longo de suas páginas a deixa surpresa. E tudo começa a mudar das maneiras mais inesperadas possíveis... Será possível mudar o amanhã?
  


   Tamara é uma adolescente mimada que sempre teve tudo o que quis, e na hora que quis. Nascida em berço de ouro, ela vê a vida mudar drasticamente de uma hora para a outra: seu pai, um rico empresário, se suicida, e Tamara descobre que ele estava falido. Ela agora precisa deixar a vida de luxo para trás e se mudar para a casa de seus tios, Arthur e Rosaleen. A mãe de Tamara está catatônica – ela não fala nem sai do quarto, além de passar a maior parte do dia dormindo – e seus tios são singulares: Arthur é um homem bom, mas de poucas palavras, e sua esposa, Rosaleen, é uma mulher super protetora e muito estranha.
     Quando uma biblioteca itinerante para na cidade quase fantasma que agora Tamara mora, ela encontra um livro que vai mudar toda sua história: esse livro é, na verdade, um diário, e apesar da protagonista nunca ter gostado de ler (como assim?!) acaba ficando com ele. É uma surpresa para a jovem quando, ao abrir o livro, se depara com sua caligrafia datando o dia seguinte, e contando exatamente o que ocorreu. É com o diário que Tamara começa a descobrir mais sobre seu passado e, de quebra, mudar seu futuro.

     Eu esperava um pouco mais de O Livro do Amanhã, e talvez seja pelas altas expectativas que me decepcionei com o livro. Quando li a sinopse, fiquei encantada com a proposta da história, e não via a hora de começar a leitura. Depois das primeiras páginas, entretanto, não tinha certeza se gostaria de continuar:        Tamara é mimada, petulante e infantil, e só consegui nutrir um pouco de simpatia pela personagem nas cem últimas páginas. Os primeiros capítulos do livro são densos, maçantes, com poucos diálogos, e, com simplesmente nada acontecendo, após algumas páginas com a narrativa quase poética a leitura se torna enfadonha.
     Felizmente tudo melhora quando o livro ganha alguma ação; Tamara começa a ver o que estava escrito do diário acontecer, e as conseqüências que isso traz – é aí que a história realmente começa. Tamara fica um pouco mais esperta, e começa a prestar atenção nos mistérios que parecem envolver o ambiente que está morando.
    Apesar da protagonista, é preciso fazer uma menção honrosa à Irmã Ignatus, que deu humor a história, além de ter ajudado muito Tamara a amadurecer no decorrer da leitura. Foi, definitivamente, minha personagem preferida de todo o enredo.
    A autora consegue, ao final da obra, amarrar cada fio solto que deixou pelo caminho, e o final – o modo como tudo foi revelado – me agradou muito. É visível que tudo que acontece tem um propósito, uma participação para nos levar ao que acontece no fim. O Livro do Amanhã passa uma mensagem clara, de como recomeçar do zero, mudar quem somos para melhor, é importante em nossa vida.
    O trabalho gráfico da editora é um ponto a se destacar, afinal, com as páginas amareladas e o design lindíssimo, a parte gráfica do livro é excelente.
    É, afinal, uma leitura agradável, apesar de alguns pontos que poderiam ter sido melhores explorados. Um livro bem detalhado e muito bem construído, com uma mistura de suspense e descobertas ao longo das páginas, Ahern conseguiu criar a atmosfera mágica que nos é prometida pela sinopse. Um livro muito bom, apesar de não ter se tornado um dos meus favoritos. 
Melhor quote:
"Sei agora - agora que não fazemos mais parte do mundo em que antes vivíamos - que não éramos pessoas muito boas. Acho que, em algum lugar sob a impassível superfície de minha mãe, ela também sabe. Não éramos pessoas más, apenas não éramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa no mundo, mas recebíamos um tremendo quinhão. Não merecíamos isso, contudo."


19 Comentários

  1. Ola, a capa é lindaa. Muita vontade de ler,
    mas a grana esta curta kkk.
    Gostei de sua resenha e saber mais
    sobre o livro ^^

    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amei a resenha, estou louca pra ler esse livro. Só me falta o maney :/ rs'
    Beijos.
    Capricornizando

    ResponderExcluir
  3. AMO os livros da Cecelia ,a capa linda *-* , minha grana tb ta curta kkkk ,mas ele ja ta na minha wish list , é a primeira resenha q eu vejo do livro, vou ler mais pra ter uma opinião verdadeira do livro ;) beijooos.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre procuro não criar expectativas em algum livro para evitar decepções. Gostei do enredo, e me parece ser uma história bem boa. A capa é linda, e a minha vontade de ler o livro é muita, só fica faltando mesmo o dinheiro. Gostei de sua resenha, indicou bem os pontos positivos e negativos.
    Beijos,
    Jéssica.

    ResponderExcluir
  5. Mais um caso de livro que sobrevive a seus próprios personagens. Porque Ô, MENINA CHATA ESSA TAMARA, PQP

    ResponderExcluir
  6. o título é interessante e a sinopse nos deixa bem curiosos, mas não sei se seria um livro que me prenderia! o enredo não me conquistou e acho que teria a mesma opinião que vc!

    ResponderExcluir
  7. Recebi este livro de cortesia da Novo Conceito e não curti muito ele, de verdade :/

    Beijos,
    Caroline do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  8. poxa pena que nao curtiu tanto
    eu gostei mt do livro sabe xp

    ResponderExcluir
  9. Eu vi algumas resenhas do livro que também reclamaram do começo lento, mesmo assim tenho curiosidade de lê-lo, achei o enredo bem diferente.

    ResponderExcluir
  10. No começo eu não sentia nenhum interesse pelo livro, mas conforme eu fui lendo resenhas fui sentindo certa vontade de ler, acho que deve ser legal a historia, por isso quero ler.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou fã da Cecelia, e como não poderia deixar de ser, estou louca para ler O livro do amanhã. Apesar de está não ser a primeira resenha não muito positiva sobre esse livro, ainda assim quero muito lê-lo e tirar minhas próprias conclusões, já sabendo que não devo esperar demais da história.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Assim que esse livro lançou eu estou doida pra ler, só li um lir da autora e gotei muitoe fiquei com muita vontade de ler outros livros da mesma. Pena que o livro é um pouco maçante, me desanima totalmente, mas ainda assim tenho curiosidade em ler.
    Ótima resenha.

    beijos,Tahis.
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Nossa, a autora começou o livro com o pé esquerdo em?! Mas é bom saber que ela não continuou com esse ritmo todo o decorrer do livro, vou me lembrar disso e não deixar a leitura de lado quando eu tiver a chance de conferir os mistérios em volta do livro do amanhã.

    ResponderExcluir
  14. Lembro quando lançou esse livro, fiquei com uma super vontade de ler. Parece muito bom, e não sei o que faria no lugar dela, acho ia ficar maluca o/

    ResponderExcluir
  15. Estava mto curiosa sobre o livro, mas depois de ler a sua resenha, desanimei um pouco.
    Acho que a ideia de um diário que te diz que irá acontecer no futuro mto interessante, pena que a protagonista é um pouco chata e bobinha.
    Bom, talvez eu o leia.

    ResponderExcluir
  16. Esse livro da Cecelia tem causado decepção em alguns leitores.
    Já li algumas resenhas bem desanimas e outras nem tanto.
    Mas mesmo tendo recebido 3 estrelas, pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  17. Porque a maioria das resenhas que vi não passa de '"bom mas não tão bom" ? Começando a ficar pé atrás....gostei do livro, ainda vou ler e achei que iria ser bom, gosto dos livros dela. Só espero que valha a pena =/

    ResponderExcluir
  18. Não li nada da autora ainda, nadinha :(
    Então não sei o que esperar da escrita e tudo mais. Talvez seja bom, porque outra obra pode ser PERFEITA e ai me decepcionaria. Então começar com uma razoável acho que é o melhor a se fazer.

    ResponderExcluir
  19. Adoro os livros da cecelia e estou super curiosa para ler este livro, achei ele perfeito! A sinopse, a história, tudo!

    ResponderExcluir

.