Louca por Você é o primeiro livro de uma série independente intitulada After Dark – o nome do bar do grupo de amigos que serão protagonistas dos livros, cada um com sua história de amor. Escrito por A. C. Meyer e publicado primeiramente de modo independente, Louca por Você abrange o público New Adult. Confira a resenha a seguir da nova aposta da Editora Universo dos Livros.
Juliette – ou melhor: Julie – tem 28 anos e se vê à sombra de seu próprio medo. Órfã ainda quando criança e sem nenhum parente próximo, acabou sendo acolhida pela família de sua melhor amiga, onde virou praticamente irmã de Jo e Daniel – seu grande amor. E por todos esses anos Julie continuou nutrindo uma paixão imensa por Daniel, mesmo este a considerando nada mais que uma “irmã”.
Sem coragem para demonstrar seus sentimentos, Julie continua a trabalhar no estabelecimento que Danny mantem com outros amigos, vendo-o arranjar mulheres diferentes todas as noites. Mas o pior de tudo era que Julie precisava seguir as regras de seu fiel “protetor”, e não poderia, em hipótese alguma, cantar no palco do brilhante bar.
Contudo, Juliette aproveita a oportunidade quando Daniel finalmente se ausenta e toma conta do palco. Não demora muito para que Alan, o guitarrista da banda que Julie se anexou, começasse a investir nela. Cansada de ser rejeitada pelo seu antigo amor, Julie enfim pretende seguir em frente, porém, é nesse mesmo momento que Daniel finalmente acorda e percebe que está prestes a perder uma grande mulher, a qual ele nunca conseguira enxergar antigamente.
Será que Julie será somente mais uma dentre as diversas mulheres de Daniel? Será que vale a pena se concentrar em alguém que nunca lhe deu valor?
Louca por Você me chamou a atenção por vários motivos: dentre eles foi a sua belíssima capa e sua temática, mas, principalmente, porque se tratava de uma obra nacional. Com os capítulos alternados entre os protagonistas Julie e Daniel, embarquei nessa leitura de caráter juvenil e acabei me decepcionando.
A narração é extremamente fácil e quebrada. Tive dificuldades em prosseguir com a leitura por consequência dessa narração que detalha os fatos de modo progressivo, tornando a experiência um tanto cansativa. Creio que faltou também mais descrição de cenários, personagens e, até mesmo, de pensamento. Isso poderia ter atribuído uma ideia mais concreta e aprofundada da história.
Mas o que mais me incomodou nessa obra não foi sua narração, e, sim, os personagens de personalidades infantis. Tanto Juliette quanto Daniel eram extremamente imaturos para a idade que lhes fora atribuída. Irritei-me durante toda a leitura com os protagonistas e isso contribuiu para que a analise de leitura fosse desgastante.
A história é muito simples, e isso pode ser observado na própria sinopse. A trama de A. C. Meyer foi previsível em todo momento, em todos os capítulos, em todas as etapas. Desde a introdução ao desfecho Louca por Você não conseguiu me surpreender uma vez sequer. Entretanto, é obvio que essa obra não foi feita para surpreender ou para fazer refletir, e sim, apreciar o próprio simples.
Mas a história tem alguns furos – alguns acontecimentos que fogem totalmente da realidade – e que acabaram concedendo à trama uma característica semelhantes a de Fanfics. Não me julgue mal, já escrevi e li muitas fanfics na vida e gostei de um bocado delas, entretanto, qualquer leitor que tenha certa “maturidade literária” sabe perfeitamente bem a diferença entre um livro feito por um escritor – normalmente, um profissional – e um livro escrito por um fã. São características claras, bem palpáveis e que não fazem um mistura tão boa.
O livro em si tem a essência de um New Adult, apesar de se concentrar mais no público juvenil que o adulto. Há momentos engraçados nessa história, momentos de angústia e de muito amor, e há momentos quentes também. É o livro clichê perfeito para quem aprecia um bom clichê, independente de seu enredo simples.
O clímax da história se desenrolou bem e o final foi incrivelmente adequado. Terminei o desfecho percebendo o quanto havia gostado daquela história. Por mais que Louca por Você tenha inúmeros defeitos, sejam eles grandes ou pequenos, ainda é um livro muito romântico, que desperta um sentimento muito agradável no leitor e que sabe cumprir com a sua função: distrair. Não é um livro com uma história densa, nem tem um enredo complexo; é somente simples, e bom do modo que é.
“Essa mulher é a minha fantasia
virando realidade. Tudo o que consigo desejar é que esse momento dure para
sempre.”
Rodeado por musicas, Louca por Você traz com sucesso o mundo juvenil e a leveza deste. Apreciei muito esse lado da história, e conheci diversas musicas novas. Achei muito bacana que no final do livro, há uma trilha sonora preparada especialmente pela autora.
O designe foi um dos melhores que já tive contato. A capa, a lombada e a contracapa é lindíssima e transmite bem a ideia do livro. Já a diagramação interna é simples, mas muito bem organizada. A fonte da letra e o papel utilizado contribuiu muito para que a leitura ocorresse bem. A Editora Universo dos Livros está de parabéns por ter investido tanto nessa literatura.
Indico a leitura a todos que procuram um livro fofo para se distrair, que apreciam o lado clichê das histórias, uma boa complicação e um desfecho gratificante. Louca por Você é uma obra perfeita para quem está começando no gênero New Adult. Mas já adianto: não vá com grandes expectativas.
Primeiro Parágrafo:
“Está vendo
aquela moça deitada na cama? Sim, aquela loirinha magra, de óculos e pijama do
Bob Esponja [...]”
Melhor Quote:
“Ainda tenho medo
de me envolver, mas o medo de perde-la é maior.”
Acha que uma pessoa de 13 anos pode ler esse livro?
ResponderExcluirOlá, tudo bom?
ResponderExcluirJá tinha visto este livro lá pelo Skoob, e estava marcado como um de meus desejados, e mesmo tendo gostado da sua resenha, confesso que senti-me decepcionada. Não era bem o que eu estava esperando. Mas mesmo assim, pretendo dar uma chance para a leitura. Beijo,
entreeleitores.blogspot.com