Livro: Antes que o Sonho Acabe
Autor (a): Hermes Leal
Editora: Geração
Páginas: 208
ISBN: 9788581301020

Sinopse: Dançando conforme a música. No antigo seriado Túnel do Tempo, os personagens são enviados ao passado e dançam conforme a música para escapar de situações difíceis, como uma guerra em andamento. Na verdade, isso acontece com cada um de nós. Quem nasce hoje, por exemplo, terá que enfrentar o mundo tal qual ele é, com todas as suas virtudes e vicissitudes. Em Antes que o sonho acabe, o personagem Daniel vê-se enredado pelos acontecimentos da década de 1970, entre os quais a guerrilha na selva amazônica. Mas este episódio é apenas um pano de fundo para apresentar um rapazinho meigo, sem malícia, amigo íntimo da natureza, que sonhava com uma vida melhor e fugir daquele fim de mundo às margens do rio Tocantins. Mas as circunstâncias vão alterando os seus planos. A cada dificuldade, no entanto, Daniel vai crescendo, transformando espinhos em amadurecimento, dificuldades em sabedoria. Mas não tinha muita consciência disso durante a turbulência da vida. Nada como a memória para voltar ao passado e aprender duas vezes. É o túnel do tempo que existe em cada um de nós. O personagem Daniel é maior que a história que tenta aprisioná-lo como um bicho. Com a palavra, Hermes Leal.

     Escrito por Hermes Leal, jornalista, documentarista e roteirista, Antes que o Sonho Acabe teve sua primeira edição em Outubro de 2014 através da Geração Editorial. Tem o Brasil como cenário e conta com fatos históricos importantíssimos. Leia a resenha a seguir e descubra se essa ficção conseguiu conquistar. 

     Daniel nasceu nas margens do rio Tocantins, e desde cedo, teve que lidar com o temperamento de seu pai, que o tratava com extrema rigidez. Oriundo de uma família habituada à pobreza, depois do falecimento de sua mãe Daniel se sente amedrontado e sozinho; o pouco de apoio que tinha vinha de suas três irmãs, sendo Isabel, sua irmã gêmea, a mais próxima do rapaz. Quando sua família se muda para a cidade, Daniel – nascido e criado no interior – tem dificuldades em se acostumar com uma vida tão diferente da sua. É desse modo que o jovem se depara com problemas e dificuldades na escola, além de não fazer amigos com facilidade.
     Não obstante, a guerrilha que acontecia ali logo tomou proporções exorbitantes Soldados inundavam a cidade à procura dos guerrilheiros comunistas e influenciavam os jovens desde cedo a abraçar a causa. Assim, Daniel vê um de seus únicos amigos, Geraldo – um rapaz um tanto bruto, mas boêmio – ser levado pela "lavagem cerebral" do alistamento, cheio de ideias um tanto absurdas. Daniel, de maneira tão contrastante com a realidade na qual vive, sonha em abandonar tamanha violência. ele anseia sair de perto de tanto sofrimento e injustiça, e conhecer o mundo.
     Nosso protagonista, todavia, acaba, entre diversas confusões, se envolvendo com os guerrilheiros. Desse modo, Daniel é alvo de ataques dos militares e, não obstante, cria diversos inimigos em sua jornada, levando-o a fugir pela selva amazônica. E é nessa história de fuga e dúvidas que Daniel vê seu coração dividido entre Heloísa, a melhor amiga de sua irmã gêmea, e a infame lutadora Diana, que parece exercer sobre ele uma atração devastadora.


     Antes que o Sonho Acabe é um livro que traz muito da literatura clássica brasileira, acrescentando características novas e modernas. Hermes Leal, o autor, soube muito bem – através da narração demasiadamente informal – apresentar a maturidade, as ideias, e os sentimentos de Daniel, nosso protagonista peculiar.
     Foi incrivelmente interessante lidar com a infância de Daniel, onde os costumes regionais me chamavam muito a atenção, assim como sua realidade dura. Foi através desse livro que tive uma ideia de como era a vida das crianças brasileiras incluídas desde cedo em guerrilhas e em trabalhos duros e inapropriados; além do próprio “alistamento” obrigatório nessas guerras que nunca se cessavam. 
     Trata-se de um livro riquíssimo de detalhes ligados a tradições brasileiras, à musica, aos valores, às roupas, ao cotidiano. É, definitivamente, uma obra cheia de informação e esclarecimentos que, obviamente, nosso autor teve que ralar muito para transmitir aos seus leitores. 
     Houve personagens bem concretos, bem similares com a nossa realidade, como o pai de Daniel, carrancudo, duro e extremamente sonhador e precavido. Achei interessante o abrigo que construíra para proteger os filhos de uma possível bomba atômica, logo naquela época, em que o mundo estava à flor da pele. 
     A ditadura militar no Brasil foi bem acrescentada no enredo, assim como a Guerra Fria que amedrontava os brasileiros de um ataque comunista. As façanhas e a modernidade também são abordadas com muita atenção em toda a trama, enriquecendo o conhecimento do leitor. 
     O clímax e o desfecho dessa história foram espetaculares e marcantes. No final desse livro, notei o quanto gostara de “caminhar” ao lado de Daniel, em todo o seu crescimento e suas provações – tantas eram elas.

"Se esse mundo acabasse quem sabe nascesse outro mundo diferente."

     Mas há algo nessa obra que fez dela um tanto maçante, pouco envolvente. Demorei muito para pegar o gosto pela leitura e desejava pular inúmeros parágrafos que eu sabia ser desnecessários. Talvez foi sua narração demasiadamente informal, ou o cotidiano do próprio protagonista, ou, quem sabe, o próprio cenário que não ajudava, mas Antes que o Sonho Acabe teve seus pontos ruins: não soube cativar tanto assim. 
     A capa do livro é bem construída, e, junto ao seu título, acaba chamando muito a atenção e despertando interesse. O designe, como sempre, foi limpo e bem organizado. A Geração Editorial está de parabéns pela publicação.
     Indico esse livro para todos. É um livro perfeito para se compreender a construção do Brasil e de nossa história. Antes que o Sonho Acabe é um livro tocante, rico e especial. Uma leitura que flui rápido mas que pode demorar a agradar.
Primeiro Parágrafo:
"É aquela casinha ali no meio daqueles armazéns velhos. Vê? Só entrei ali na noite do meu aniversário de dezesseis anos"
Melhor Quote:
"Papai pressentiu algo e olhou para o céu à procura de uma ameaça, era do céu que cairiam as bombas em meus pesadelos."

 





2 Comentários

  1. legal, gostei da historia por tras do livro.. acho que compro asim que puder

    ResponderExcluir
  2. adorei o livro, ainda estou lendo ,porém as poucas páginas lidas já me encantam!!!!

    ResponderExcluir

.