Páginas: 296
Sinopse: Ele está vivo nos meus sonhos. E que sonhos! Mas é pouco. Eu quero esse garoto na minha vida.Kira, uma garota divertida, generosa e de marcantes cabelos longos, está vivendo um momento único aos 22 anos: ela abriu seu próprio negócio junto com a melhor amiga. É então que, inesperadamente, ela começa a ter suas noites transformadas em poesia e êxtase quando um rapaz desconhecido surge em sua vida. Mas com um detalhe importante: os dois passam a ter um encontro marcado... em seus sonhos. A cada dia, esses momentos secretos ficam mais intensos, apaixonantes e repletos de mistérios. Ela tenta não se entregar, mas a paixão só aumenta, e quando um acidente de carro a leva de encontro ao rapaz de seus sonhos, o mundo a fará entender como nem tudo tem explicação, mas sempre tem um motivo. Mas conhecê-lo no mundo real não será uma tarefa das mais fáceis. Para ter sua tranquilidade de volta e desvendar o que existe por trás deste misterioso encontro, Kira terá que percorrer caminhos difíceis, repletos de obstáculos e barreiras. Ela só tem uma coisa em que acreditar: a vida, quase sempre, reserva o melhor para o final. Uma história cativante e marcante, repleta de desafios, enigmas e perguntas a serem respondidas. Um convite para dar asas à imaginação e aquecer o coração, nos fazendo refletir: pode um grande amor existir somente enquanto sonhamos?
Sonhei que Amava Você foi escrito pela renomada autora nacional, Tammy Luciano, roteirista de novelas e escritora. Autora de livros como “Claro que te Amo!” e “Garota Replay” publicados pela Editora Novo Conceito, “Sonhei que Amava Você” estreou pela Editora Valentina no ultimo semestre de 2014.
Kira tem 22 anos e tem uma vida quase completa. Junto com Lelê – sua melhor amiga – mantém um negócio brilhante e tem uma família muito bem ajustada: seu pai é um renomado juiz, enquanto sua mãe é dona de um famoso restaurante. Contudo, Kira nunca tivera um namorado, muito menos conhecera alguém por quem viesse se apaixonar.
Foi, então, de modo abrupto que começou a ter sonhos distintos, porém, com o mesmo rapaz misterioso. Mais frequentes e intrigantes, Kira começou a ficar desnorteada com esses sonhos, até encontrar esse mesmo homem em um acidente de carro, na vida real.
Depois desse episódio, Kira começa a investigar esse rapaz e um relacionamento logo se inicia. Não obstantes, os obstáculos surgem e nossa protagonista precisa desvendar os mistérios que os sonhos não lhe revelaram. Será que ela finalmente saberia de onde vinham esses sonhos e o motivo deles existirem?
Sinto-me um pouco deslocada em ser uma das únicas pessoas que não gostou dessa leitura como um todo. Não que “Sonhei que Amava Você” não tenha suas qualidades – há sim, e irei evidenciá-las nessa resenha – mas, colocando-me na posição de uma crítica literária que leva em conta muito mais a estrutura de um livro do que sua emoção, essa obra deixou a desejar em vários quesitos.
Acredito que a decepção tenha se iniciado quando embarquei na imagem que a autora, Tammy Luciano, mantinha. Quem está por dentro na blogosfera literária sabe que Tammy é uma das autoras mais aclamadas e amadas pelos leitores nacionais, isso fez com que eu aumentasse em 50% minhas expectativas para esse livro. E, infelizmente, consegui apontar o que me incomodava nessa leitura logo nas primeiras páginas.
A narração em primeira pessoa da personagem Kira é extremamente informal – a um ponto que chega até incomodar – pois exagera nas exclamações, na repetições de letras e em termos demasiadamente usuais – que deveriam se ater somente ao diálogo e não à narração. Infelizmente, não houve sabedoria na utilização de “ar” mais juvenil. Sim, a protagonista realmente mantém uma relação de amizade com o leitor, contudo, tem o poder de irritá-lo com a sua personalidade muito facilmente.
Já esse clima “fanfic” acabou com qualquer fluidez do livro. Já escrevi uma fanfic uma vez e compreendo claramente a diferença desta e de um livro. Pode não parecer, mas o enredo é completamente distinto entre eles, e os personagens também. Numa fanfic, episódios muito fora da realidade acontecem, e o(a) autor(a) pode muito bem manipular – descaradamente – os passos de seus personagens para o livro tenha “tal destino”.[Ter sonhos cheios de ação e significado com um cara desconhecido muitas vezes? Estranho. Encontrá-lo logo em um acidente? Mais estranho ainda.] E foi exatamente isso que encontrei em Sonhei que Amava Você: falta de profundidade, uma trama nada convincente e personagens muito maleáveis.
Mas ainda sim, essa obra pode ser encantadora para quem procura um romance fora do normal – que tenha uma pitada de sobrenatural – e para quem procura mais um passatempo do que um livro arrebatador. Tammy Luciano consegue ter sucesso em criar um casal fofo e simpático, cativante, e criador de expectativas, conquistando imensamente o público mais “sonhador”. Durante vários diálogos entre Kira e Felipe, vemos inúmeras citações de livros e filmes – e algum spoilers também – fazendo-nos cravar nessa leitura até o fim.
"— Você me faz tão bem, Kira (...) Tanto quanto me sinto quando olho o mar. E vou te contar, amo namorar o mar."
E por mais que a introdução tenha sido um pouco mais arrastada que seu fim empolgante, Tammy teve o cuidado de construir um passado para cada personagem dessa história, enraizando a existência deles e fazendo-os ser um pouco mais reais.
Os personagens secundários tiveram
bastante espaço nessa obra, além de serem bem desenvolvidos. Creio que este romance teve mais sucesso por esses pequenos pontos que a autora acrescentou e que
fizeram toda a diferença.
O clímax e o desfecho do livro tiveram mais êxito que os demais capítulos. Fiquei muito mais aliviada pelos incômodos terem quase desaparecido quando a leitura prosseguia. Consegui, finalmente, aproveitar mais os personagens e a história no geral. Espero, portanto, ter contanto com outras obras da autora para analisar melhor sua linha de trabalho.
A Editora Valentina está de parabéns pela edição incrível. A capa é linda – por mais que a montagem esteja mais borrada que o normal – e produz certa expectativa no leitor. Através dela, já é possível imaginar o estilo e o público que o livro se direciona. Já a diagramação atende as expectativas: cheia de detalhes e imagens que enfeitam as páginas. Aliás, todo inicio de capítulo há uma mensagem fofa que nos instiga a prosseguir.
Mas, lamentavelmente, como vocês podem perceber através de nossas costumeiras imagens, o livro veio inteiramente maltratado. A capa estava furada, assim como sua sobrecapa; havia riscos profundos em ambas e as páginas estavam extremamente sujas e escuras. Realmente não sei como estão os outros livros desta mesma edição, e não posso afirmar o que deve ter ocorrido para haver tanto estragos...
Definitivamente não é um livro YA, como pode aparentar, portanto, indico o livro principalmente para o público infanto-juvenil. Tenho certeza que se tivesse lido essa obra quando tinha 10, 12 anos, teria simplesmente amado! Sonhei que Amava Você é um livro cheio de erros, mais ainda sim, doce, cheio de imaginação e convidativo.
Primeiro Parágrafo: “Um pássaro entrou na loja e fiquei olhando a sua tentativa desesperada de sair pela janela.”
Melhor Quote:“ Naquele dia, eu parecia estar mais segura ali, apesar de nunca sentir meus pés efetivamente no chão.”
Bem, só de ver essa imagem aí consegui entender oq vc quis dizer com a escrita informal demais. eu me encomodaria demais, mas tem gente que não ta nem aí.. estranho, mas sei la kkkk
ResponderExcluiressa autora já não publicou com outra editora aqui do brasil? ah, e que pena que vc n gostou do livro..
Oi, Meninas!
ResponderExcluirNossa, como o livro ficou machucado! Que dó! Como isso foi acontecer?
bjs, Celle
Sério que não gostou? que pena.. entendo os erros que voce apontou, é bem verdade msm, mas acabei aproveitando a história no geral..
ResponderExcluirLeticia, pode ter certeza que sua opinião muito me importa. Estou terminando a continuação do Sonhei Que Amava Você e suas palavras certamente servem para o meu crescimento e aprendizado. Eu sou uma escritora em construção e tenho o sonho de cada dia mais conquistar os leitores no melhor que isso possa ser. Esse livro recebe muitos elogios, mas eu jamais deixaria de levar em conta as críticas. Então muito obrigada por me ajudar a ser uma autora melhor. Espero surpreender você futuramente. Obrigada pelo carinho. Sinto muito pelo livro nesse estado. Onde você comprou? Na verdade a edição está sem isso, deve ter acontecido na livraria e você pode voltar na loja e tentar trocar. Fiquei triste de saber. Beijo. Tammy Luciano
ResponderExcluir