Livro: 365 Dias Extraordinários 
Título original: 365 Days of Wonder
Autor (a): R.J Palácio
Editora: Intrínseca
Páginas: 432
ISBN: 9788580576108
Sinopse: "No romance Extraordinário, o leitor teve a chance de conhecer o memorável professor de August Pullman, o Sr. Browne, que no primeiro dia de aula, antes mesmo de se apresentar aos alunos, ofereceu uma profunda lição sobre a importância de cultivarmos preceitos positivos em nosso cotidiano regras capazes de nos inspirar a fazer escolhas cada vez mais acertadas ao longo da vida. O discurso do professor fez com que Auggie, pela primeira vez, pensasse que frequentar a escola poderia não ser tão má ideia. É essa a inspiração que 365 dias extraordinários pretende levar ao leitor. A bela edição reúne uma coleção de preceitos que vão iluminar, confortar e desafiar cada um a se tornar uma pessoa melhor. São palavras de sabedoria pinçadas de fontes que vão desde músicas e grandes obras da literatura até inscrições em tumbas egípcias e frases de biscoitos da sorte, incluindo passagens de alguns dos mais importantes personagens de Extraordinário e de mais de cem dos milhares de leitores que enviaram seus preceitos à escritora R. J. Palacio. 365 dias extraordinários: o livro de preceitos do Sr.Browne é uma celebração da gentileza, da esperança, da força de vontade e do poder do coração."


   Aqueles que leram Extraordinário, de R.J Palacio, devem se lembrar das tão adoradas aulas de inglês que o protagonista, August, frequentava. O Sr. Browne, assim chamado pelos seus alunos, sempre os incentivou a escrever preceitos – frases significativas, que, de algum modo, os tocassem – ou a encontrar alguns que já eram famosos e refletir sobre eles. Em 365 Dias Extraordinários Thomas Browne volta, e dessa vez para nos contar um pouco de sua história. 
  O Sr. Browne sempre acreditou no poder da compreensão e da gentileza. Foi desse modo que, logo após começar a dar aulas, conseguiu encontrar um modo de incentivar tais sentimentos em seus alunos. É por isso que, após o ano letivo, todos os anos, Sr. Browne recebe os preceitos de seus alunos como cartinhas ou cartões postais. 
“Dou aulas há uma década. No momento em que escrevo isso, tenho cerca de mil preceitos. Quando o Sr. Buzanfa, diretor da Beecher Prep, soube disso, sugeriu que eu os reunisse e transformasse em um livro para compartilhar com o mundo.” 
  E, assim, surgiu 365 Dias Extraordinários, que é nada menos do que uma compilação desses preceitos, reunidos de modo que cada um deles representasse um dia diferente do ano

    R.J Palacio consegue, mais uma vez, criar um livro único. A sensação de encantamento que me tomou ao ler “Extraordinário” voltou de maneira avassaladora enquanto lia 365 Dias Extraordinários, e não poderia estar mais contente sobre isso. 


  Quando soube do lançamento desse livro, fiquei muito animada. Afinal, dar mais uma espiadela na história de August, que me marcou de modo tão profundo, e em como as coisas se desenrolaram após o fim de Extraordinário pareceu uma premissa ótima. Eu nunca havia imaginado, todavia, que esse livro seria narrado pelo famoso Sr. Browne – e essa foi uma ótima surpresa. 
  Acredito que tenha sido genial a maneira que a autora resolveu apresentar-nos as premissas; afinal, quem melhor do que o próprio criador dessa organização para discorrer sobre ela? O livro datado com os dias de cada mês, como um calendário, e a grande surpresa é que, a cada mudança de mês, somos presenteados com um pequeno texto da autoria do próprio Thomas Browne. 


   Através desses textos, é permitido ao leitor uma olhada no atual presente dos personagens de Extraordinário, alguns fato extras e esclarecimentos sobre fatos que se passam em Extraordinário e até mesmo conhecemos um pouco do passado do próprio professor de inglês. A maneira como o livro é narrado, de forma a se dirigir diretamente ao leitor, também consegue nos cativar: o Sr. Browne fala de um modo simples, divertido, e traz a tona temas polêmicos e ensinamentos direcionados para quem lê, sem nunca ser chato ou cansativo. 
    Sempre fui particularmente interessada em frases e citações, então, creio que seja suspeita para falar sobre um livro que é, em sua maioria, formado por elas. A verdade é que aproveitei cada momento dessa leitura um tanto quanto peculiar, e tenho certeza de que terminei a leitura muito mais leve do que a iniciei. 


   Os preceitos, em minha opinião, conseguem nos levar a refletir como poucas coisas o fazem. Não consegui deixar de marcar vários ao longo da leitura (como você pode observar na imagem acima!), e tenho certeza de que, de algum modo, algum preceito dessa lista de 365 lhe fará parar para refletir sobre sua vida ou repensar certos atos que cometeu. Todas as frases eles são guiadas pela gentileza, pela compreensão, carinho e amor, os pilares da filosofia do Sr. Browne.

   Além disso, algo extremamente interessante sobre esse livro é o fato de que as citações ali presentes foram reunidas por R.J Palacio, mas foram enviadas por centenas de crianças que leram seu livro. As melhores foram colocadas no livro, junto com as preferidas da autora, e no final da obra podemos ver os nomes das crianças participantes. 


   A edição do livro, pela Editora Intrínseca, é como poucas existentes aqui no Brasil. Fiquei extremamente feliz quando vi que a editora havia resolvido manter o padrão no qual o livro foi publicado originalmente nos Estados Unidos, e o resultado não poderia ter sido melhor: uma edição bela, em capa dura, cheia de detalhes e extremamente caprichada
   Por fim, 365 Dias Extraordinários carrega pequenas mensagens que prometem tocar até o mais duro dos corações. São frases nitidamente verdadeiras, que podem ser aplicadas das mais diversas maneiras em nossa vida; temas como sonhos, amor, gentileza e compaixão, tão aplicáveis ao nosso dia a dia, estão presentes na obra, e prometem lhe deixar refletindo por dias.
Primeiro parágrafo do livro: "O nome do pai era Thomas Browne. E do pai dele era Thomas Browne. É por isso que meu nome é Thomas Browne. Até o último ano da faculdade eu não sabia que havia outro Thomas Browne muito mais ilustre, que viveu na Inglaterra no século XVII. Sir Thomas Browne era um escritor talentoso, um estudioso do mundo natural, cientista, acadêmico e confesso defensor da tolerância em uma época em que a intolerância era a regra. Para resumir, eu não poderia ter desejado um xará melhor."
Melhor quote: "Gosto de preceitos que, de algum modo, elevam a alma. Escolhi um para cada dia do ano. Minha esperança é de que o leitor deste livro comece cada dia novo com essas "palavras segundo as quais viver"."
 
   


20 Comentários

  1. Nossa, esse livro é um amor! Já vi ele na livraria, mas não comprei pq estava super caro! Pretendo comprar em breve!
    Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece fazer jus ao nome, tenho lido resenhas incriveis dele, e a edição está muito linda!!
    http://lecry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi!

    Aparentemente "Extraordinário" é um livro que marcou todo mundo, né? Não vi uma só pessoa que leu e não gostou. Mas pudera, o livro é um amor mesmo. Estou muito curiosa quanto ao "365 Dias Extraordinários", principalmente porque essa edição está realmente maravilhosa. Sem contar que tenho um apreço muito grande pelo Sr. Browne, creio que irei gostar bastante.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi, tudo joia?
    Acho que já disse que gosto das resenhas de vocês, tanto as positivas quanto as negativas. Elas são agradáveis de serem lidas.
    Quem não ficou feliz quando soube do lançamento de "365 Dias Extraordinários"? "Extraordinário" já faz jus ao seu nome, é incrível! E um aprofundamento - de modo um pouco diferente - numa bela história não é nada mau.
    Eu realmente estou ansiosa para leitura, e vou a fazer assim que possível. Vamos só esperar o orçamento permitir né? Porque uma edição linda dessas tem motivos para ser cara!
    Até mais,
    Lie
    www.nossosmundos.com

    ResponderExcluir
  5. Eu não cheguei a ler Extraordinário, mas dizem que é um livro que tem uma abordagem como "As vantagens de ser invisível", livro esse que eu adorei! Esse serve de um complemento, e é em CAPA DURA *-* O que eu mais gosto nos livros hahaha. Gosto dessas mensagens que acertam em cheio qualquer um, como vc disse. Querendo mt :D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Como se já não bastasse ter me apaixonado pelo Auggie no livro 'Extraordinário', imagine agora ler cada uma de suas reflexões por 365 dias! E o melhor é o formato do livro, que já pude ver em algumas livrarias: a capa dura, as páginas coloridas... P-R-E-C-I-S-O ler!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabi!

    Li Extraordinário e amei o livro! Estou louco para adquirir meu livro de preceitos, mas infelizmente ando em uma fase de poupar dinheiro e não tenho como comprar! Enfim, adorei a resenha! <3

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li extraordinário e me apaixonei pelo livro, é uma leitura agradável e oque você aprende com esse livro é incrível, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler '365 dias extraordinários', mas espero ler logo, que já deu para ver que é maravilhoso, Bela resenha.

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Gabi!
    Livros que de alguma forma nos incentivam para enfrentar o dia a dia com pensamentos positivos, são sempre bem vindos à leitura.
    Não li ainda Extraordinário e nem 365 dias extraordinários, mas tenho a maior vontade porque já li várias resenhas bem positivas.
    Bom final de semana!!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Li 'Extraordinário já faz um tempo e assim como a maioria das pessoas,foi um livro que me marcou bastante!
    Eu amei essa ideia dos preceitos do Sr.Browne e quando terminei o livro, a primeira coisa que pensei foi: ''Por que não existe um livro com todos esse preceitos?'' mas nem imaginava que existia este livro!
    Estou muito feliz de ter descoberto o livro graças a seu blog e estou participando do sorteio, mas caso não ganhe, com certeza comprarei!
    Beijos,
    Luana Mayumi.
    luanamayumi4@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Cai no blog procurando informações desse livro pq tinha achado o nome bonito (só isso, não é besta? ahaha).
    Vendo a resenha, já quero ler todos (Não li nem o 1º)... To só esperando para me "recolocar no mercado de trabalho" pra poder gastar com "supérfluos" ou melhor, estes livros e outros que estou vendo as resenhas aqui, que de acordo com o que to lendo, me ajudarão bastante! <3
    O amor e a gentileza salvam!

    ResponderExcluir
  12. Nossa o livro é lindo. Li Extraordinário e realmente o livro é uma lição de vida, é uma leitura fácil e ao mesmo tempo rica, simplesmente maravilhoso. Estou louca para ter logo o meu exemplar de 365 Dias Extraordinários!!

    ResponderExcluir
  13. Eu já estou no finalzinho do livro Extraordinário e realmente estou amando. É uma completa lição de vida. Os preceitos sempre me cativaram e, desde que soube que esse livro seria lançado, já o quis adquirir. Minha vontade é de que todos pudessem ler essa obra.

    Beijos,
    Império Imaginário // FayG.

    ResponderExcluir
  14. Nossa esse livro parece ser tudo de bom. Sua resenha está ótima....parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  15. Vai ser uma surpresa se algum dia houver alguma resenha de Extraordinário sem as famosas marcações pelo livro todo, que os blogueiros fazer pra postar os quotes depois.
    Um livro cheio de lições, daquelas que os leitores têm gosto de ler e parar pra refletir <3

    ResponderExcluir
  16. Nossa depois de ler sua resenha, fiquei apaixonada pelo livro e quero lê-lo em breve.
    Reflexão é o que todos nós precisamos nos dias de hoje!

    ResponderExcluir
  17. Eu não tinha reparado nesse livro nem sei por que já que gosto de ler coisas assim tão fofas, livro maravilhoso cheio de lições legais, preciso de um pra meu mundo ficar melhor.

    ResponderExcluir
  18. Resenha inteligente, abordando pontos relevantes do livro, familiarizando todos com o enredo, despertando o interesse.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro é uma delícia, bom pra acordar e ler uma mensagem!

    ResponderExcluir

.