Livro: Mar de Rosas
Título original: Bed of Roses
Autor (a): Nora Roberts
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
ISBN: 9788580412734
Sinopse: Emma Grant é a decoradora da Votos, empresa de organização de casamentos que fundou com suas três melhores amigas de infância – Mac, Parker e Laurel. Ela passa os dias cercada de flores, imersa em seu aroma, criando e montando arranjos e buquês. Criada em uma família tradicional e muito unida, Emma cresceu ouvindo a história de amor dos pais. Não é de espantar que tenha se tornado uma romântica inveterada, cultivando um sonho desde menina: dançar no jardim, sob a luz do luar, com seu verdadeiro amor. Os pais de Jack se separaram quando ele era garoto, e isso lhe causou um trauma muito profundo. Ele se tornou um homem bonito e popular entre as mulheres, porém incapaz de assumir um compromisso. Quando Emma e suas três amigas fundaram a Votos, foi Jack, o melhor amigo do irmão de Parker, quem cuidou de toda a reforma para transformar a propriedade no melhor espaço para casamentos do estado.
Emma sonhou desde criança encontrar seu príncipe encantado. O tempo passou e, já adulta, criou uma empresa com mais três amigas, Mac, Parker e Laurel, onde celebrava casamentos. Emma amava as flores e ficava contente em prepara-las para decorar a cerimonia de união. Mas faltava algo para ela, algo que a completasse.
Foi voltando de uma festa que seu carro quebrou em meio de um uma nevasca. Sozinha e inexperiente, conseguiu a ajuda de seu antigo amigo, Jack. Contudo, nesta noite tudo mudou para os dois. O sentimento deles, já existentes, foram acesos e simplesmente foi impossível encobri-los novamente.
Durante um casamento, Jack se vê impulsionado a beijar Emma e esta o retribui. A partir daí, as coisas evoluem bem rápido, mas não sem antes deixarem algo bem claro: seriam amigos, independentemente de onde esse novo sentimento os levasse. Mas será que isso se manteria por muito tempo?
A vida de Emma é corrida, assim como a de Jack, e os encontros se tornam mais raros. Seu grupo de amigos concordam e, ao mesmo tempo, discordam desse tipo de relacionamento perigoso que poderia acabar com uma amizade forte de anos.
Entretanto o que realmente Jack esperaria desse relacionamento diferente? Será que sua expectativa batia com a da apaixonada e romântica Emma? Com certeza, essa mudança brusca traria muitos problemas e complicações, e, talvez, apenas talvez, nem mesmo a amizade conseguiria se manter diante a tantos problemas.
Mar de Rosas é o segundo livro da Série Independente Quarteto de Noivas. Escrito pela renomada Nora Roberts, foi publicado pela Arqueiro no Brasil no primeiro semestre de 2014. Outros dois volumes já haviam sido publicados – de forma avulsa – no Brasil, sendo eles: Álbum de Casamento e Bem-Casados.
Mar de Rosas é um livro incrivelmente previsível e simples, porém, envolvente. Trata-se de uma obra com uma narração informal e detalhada que instiga o leitor prosseguir a leitura. Mas ainda, sim, seria uma leitura relevante ou, até mesmo, especial?
Mesmo apreciando vários pontos de Mar de Rosas, ainda acho difícil colocar suas qualidades e defeitos em uma balança para tirar uma conclusão. Talvez porque minha expectativa atrapalhou bastante em minha reflexão, já que esperava algo surreal vindo de uma autora tão boa. Esta foi minha primeira leitura de Nora Roberts e fiquei claramente decepcionada.
Compreendi perfeitamente o que muitos falavam sobre sua narração. Acredito ser até complexo demais para explica-la, mas trata-se uma narração que mistura vários estilos. Quando precisa ser breve, Nora Roberts não hesitava em escrever o que desejava em uma só linha, economizando palavras. Entretanto, quando era realmente necessário, quando a autora lidava com os personagens, suas ocupações e quaisquer características extremamente relevantes para a construção de seu livro, ela aplicou a narração culta – porém, não excessivamente formal – e bem detalhada. Essa mistura de artimanhas contribuiu bastante para que o livro não fosse cansativo.
Os personagens foram outra qualidade apresentada. Emma era uma protagonista extremamente moderna, mas com uma ligação com a mulher apaixonada de antigamente. Foi realmente interessante observar e avaliar essa personagem, que mostra com clareza e exatidão a proposta da autora, que acredito ser o romantismo ainda vívido, firme e forte na sociedade moderna. A autora quis demonstrar que ainda é possível ser romântica ou romântico e acreditar nos felizes para sempre mesmo nessa realidade cheia de futilidades e divórcios.
Mac, Parker e Laurel provavelmente são as personagens que seguirão com a série, em outros livros, e foi inteligente desenvolvê-las bem neste volume. Vários detalhes deixados abertos sobre essas coadjuvantes, faz, sem dúvidas, o leitor se interessarem ler os demais livros dessa série. São quatro amigas extremamente unidas, que fazem o leitor rir com seus diálogos engraçados e irônicos. Vários trocadilhos me fizeram chorar de rir e essa criatividade por parte da autora foi muito bem-vinda.
Foi simplesmente
divertido ler sobre esse quarteto ou sobre a vida da protagonista. O próprio livro transmite várias informações sobre os “bastidores” de um casamento. Definitivamente, não é uma tarefa fácil. Também há algumas cenas mais
picantes – na medida certa – que acrescentam mais aos personagens e ao próprio romance. Mar de Rosas é um
chick-lit de seu começo ao fim e daria um ótimo filme. É claro que, mesmo com um livro tão divertido, alguns defeitos ficam um tanto difíceis de ignorar:
O que mais me incomodou foi sua estória. Uma trama muito simples, com a introdução, o desenvolvimento, a complicação, o clímax e o desfecho idênticas aos filmes de sessão da tarde passadas na emissora globo. Não houve mudança alguma, nenhuma diferença que se destacasse e, se, caso o leitor quisesse pular da página 30 até a 270, não faria diferença alguma pois a previsibilidade da obra é tanta, que o próprio leitor se daria o trabalho de adivinhar, sem maiores esforços, o que aconteceu nesse meio tempo. Contudo, como eu já havia dito antes em algumas resenhas, às vezes, o que deixa um livro especial não é sua estória, mas seus personagens, ou sua narração. E é aí que minha indecisão se encontra.
Mar de Rosas tem uma estória linda, que faz você suspirar, torcer, vibrar e se emocionar com final, independente de seus erros e acredito que no final das contas, é isso que vale.
Tem uma capa lindíssima, uma diagramação simples, porém satisfatória e uma fonte de letra e um papel que beneficia bastante a leitura. Tenho que parabenizar a Editora Arqueiro pelo cuidado e dedicação com a obra.
Indico a leitura a todos que gostam de livros leves, sexys, românticos, lembrando-os que é um livro muito simples, mas relevante, sim, para àqueles que derem sua devida atenção e valorização a mensagem principal que Mar de Rosas apresenta.
Primeiro Parágrafo:
“ Para Emmaline, o romance torna as mulheres especiais.”
Melhor Quote:
"Sabia exatamente que tipo de amor queria, um amor que se infiltra nos ossos, se enraíza no coração e floresce no corpo. Queria um amor que durasse para sempre."
Oi Le
ResponderExcluirJá li algumas coisas da Nora, não muitas, mas o suficiente para me fazer querer ler mais livros dela.
Essa série parece ser bem leve e gostosa de ler, e eu adoro livros assim. Está na minha wishlist! : )
Beijos e boas leituras!
De fato, pela sinopse, não é uma estória fora dos clichês mais batidos que existem, durante toda a leitura desse post me veio a cabeça aquele filme da madrinha de casamento, acho que era Vestida para Casar, sei lá. Enfim, estórias romantiquinhas assim e clichês não são meu estilo de leitura favorito mas devo confessar que apesar de todos os pesares algo está me chamando a ler esse livro. Espero que tire algum proveito quando (e se) ler.
ResponderExcluirBeijos ;**
Eu entrei no mundo da leitura agora pois não tinha vontade de ler.mais eu comecei a ler a trilogia da Nora Roberts e amei não quero parar de ler agora só estou aguardando o Bem casado.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir