Livro: Bazinga! – Um Guia Para a Vida Com Sheldon Cooper
Título original: Bazinga!
Editora: Lafonte
Páginas: 224
ISBN: 9788581861906
"Sinopse: Investigue a série de TV “The Big Bang Theory”, que é líder de audiência e que evidenciou a cultura nerd em todo o mundo. A visão única do autor acrescenta muito à mitologia da série, mas, como se não bastasse, Toni de la Torre vai ainda mais fundo e traz divertidos apêndices: “Sheldonário”, com os principais verbetes mencionados na série; “As frases de Sheldon”, citações desse divertido personagem em seus diálogos mordazes; e “Curiosidades”. Os cinco capítulos de “Bazinga!” nos convidam a visitar o mundo dos personagens da série e a relembrar passagens dos episódios que falam sobre games, ciência, cinema, literatura, desventuras amorosas, obsessões, outros programas de TV etc."
Primeiramente, essa não é uma resenha como as outras de ficção que geralmente escrevo. Sempre achei um pouco arriscado ler um livro “guia” sobre determinado assunto, série ou filme – afinal, se você está lendo o guia é porque gosta do assunto, e, por esse motivo, é fácil se decepcionar. Devido a isso, posso dizer, felizmente, que tive uma agradável surpresa com um dos últimos lançamentos da Editora Lafonte.
Sou grande fã do seriado The Big Bang Theory, que estreou em 2007 nos Estados Unidos. Hoje já na sétima temporada, os personagens passaram por muitas mudanças, mas o característico do começo da série ainda é o mesmo: um grupo de nerds, que, normalmente excluídos da sociedade, têm suas histórias contadas. E conseguem fazer isso com ninguém.
Bazinga! Um Guia para a Vida Com Sheldon Cooper, consegue se destacar especialmente por sua premissa diferente e divertida. O livro possui a meta de não apenas levar leitores e telespectadores a conhecerem mais sobre a série que conquistou milhões de fãs, mas de explicar o motivo de ela ser o sucesso que é nos dias atuais.
Tudo isso, é claro, sob uma perspectiva descontraída e exemplificada com muitos trechos da série de televisão. Sim! Você lerá esse livro se divertindo, a cada poucos parágrafos, com as tiradas hilárias dos personagens – mais especificamente de Sheldon – da série The Big Bang Theory. A união desses elementos, da explicação sobre fatos da série às falas dos protagonistas – torna Bazinga! uma leitura indispensável para qualquer um que já tenha assistido ao seriado.
"O que exatamente significa a expressão 'amigos com benefícios'? Ele fornece algum segura de saúde para ela?"
O guia é divido essencialmente em cinco partes, contendo um sumário no começo, e cada uma dessas partes vão tratar sobre um assunto específico que apareceu na série. Como o livro é centrado no Sheldon, vamos conhecer muito mais sobre ele (e suas inúmeras manias). Algo que achei incrivelmente interessante foi que, mesmo eu, que acompanhei a grande maioria dos episódios da série, me deparei com informações completamente novas sobre o Sheldon, e detalhes que acabam por passar batidos quando estamos assistindo à comédia.
Com toda a investigação da vida de cada personagem e análises sobre suas atitudes sob vários ângulos diferentes, é quase impossível não terminar a leitura do livro se sentindo uma especialista quando a questão for Sheldon Cooper – e, diga-se de passagem, que Sheldon é um personagem muito complexo.
Vou manter isso simples: eu adorei esse livro. Ao iniciar a leitura não imaginei que ele possuiria tantos detalhes e trechos sobre a série, e fiquei impressionada com a quantidade de informação nele. Bazinga! é, sem dúvidas, um prato cheio para qualquer fã de The Big Bang Theory, e uma fonte de informações mais preciosa ainda para quem está interessado em começar a assisti-la.
Além disso, depois das cinco partes onde o narrador conta detalhes sobre a vida de Sheldon, mais ao final do livro temos as minhas partes preferidas: um “Sheldonário”, um dicionário com várias expressões, jogos, séries de televisão e personalidades citadas ao longo do livro; as “Frases do Sheldon”, onde os melhores trechos da série são reproduzidos (e, juro, dei muitas gargalhadas com algumas partes!); e, por fim, as “Curiosidades”, que fala vários fatos interessantes sobre os atores da série – como, por exemplo, que Jim Parsons nunca assistiu Star Wars ou Dr. Who. Como assim, Jim?!
"Olá, queridos amigos. Perdoem-me. Eu teria chegado antes, mas o ônibus ficava parando para que outras pessoas entrassem."
A editora Lafonte fez um trabalho excepcional com o design do livro. Muito bem caracterizado à série e sem ser excessivo, fiquei apaixonada pela quantidade de fotos e pela diagramação usada. É dos melhores trabalhos que já vi em guias! O livro é curtinho – possui apenas 224 páginas –, e é feito de um bom material com uma fonte ideal para leitura.
Por fim, só cabe a mim reafirmar meu posicionamento sobre o livro, e dizer que ele está muito mais do que recomendado. O público-alvo é específico, é verdade, mas acredito que qualquer bom apreciador de séries vai entender o motivo de The Big Bang Theory fazer tamanho sucesso ao realizar essa leitura.
O meu conselho? Se você ainda não é um fã: adquira o guia, e entre para esse charmoso e hilário universo nerd. E, se você já é um fã – eu sei que, somente ao ver as lindas fotos, você já estava com vontade de ter o livro em mãos.
Primeiro parágrafo:
"Sheldon sempre, sempre, sempre, bate três vezes na porta do apartamento de Penny e a chama pelo nome outras três vezes. (...)"
Melhor quote:
"Penny: Ei, Sheldon, você mudou a senha do Wi-fi de novo?
Sheldon: Sim, é 'Penny, obtenha seu próprio Wi-fi.' Sem espaços."
Esse é um livro que eu não compraria, mas com certeza passaria longos momentos lendo-o na livraria #confesso. Adoro The Big Bang Theory e, cara, o Sheldon é simplesmente demais hahaha. O livro deve ter lá suas partes hilárias, apesar de não ser o tipo de leitura pela qual costumo me interessar.
ResponderExcluirBeijos, Livro Lab
Oi Gabi, não me interessei pela série e nem pelo livro.
ResponderExcluirBjs, Rose
Oi Gabi
ResponderExcluirque legal encontrar outro fã de BBT, rsrs. Não sabia do livro não, mas com certeza ja entrou para a minha listinha de desejados das séries.
beijosss
Adorei! O Sheldon é o melhor! Nada mais justo ter um guia mais voltador pra ele. uhasd
ResponderExcluirMas fotos são mesmo em p&b ? Poxa, merecia uma corzinha... :/
Beijos ;**
Oi Gabi! Ah meu Deus! Isso só me deu mais vontade ainda de ler esse livro! Ótima resenha! Amo TBBT!
ResponderExcluirBeijos.
Um dos pontos fortes deste filme foram os personagens com características peculiares que cativou o público. O meu favorito foi o Penny, interpretada pela atriz Kaley Cuoco, ta ir embora a série terminou a produção de cortar ainda vale a pena para ver e sempre vai se destacar entre os mais populares.
ResponderExcluir