Livro: Jardim dos Corais
Autor (a)Vários
Editora: Editora Escala
Páginas: 110
ISBN: 978-85-3890-178-5

Sinopse: Este livro para colorir reproduz o mistério, a graça e a harmonia de todas as formas naturais do ambiente marítimo. No horizonte, o mar é uma linha azul que sempre intrigou e fascinou os homens. E desde a antiguidade a água é considerada a fonte que dá origem à vida. Na literatura cristã, passando pela mitologia hindu e até no Alcorão, este elemento simboliza a origem de todas as criaturas do universo. Faça uma pausa na correria do dia a dia e estimule sua criatividade mesclando todas as cores e tons de um verdadeiro jardim de corais. Além de aliviar o estresse, esta prática lúdica pode ser uma ponte entre o corpo e a alma, nutrindo seu inconsciente com matizes que acalmam e equilibram.

     Jardim dos Corais é um livro que traz um conjunto de figuras em branco a serem pintadas e decoradas. Assim como os demais livros que segue esse "gênero", trata-se de uma proposta de distração e anti-estresse, especialmente para o público adulto, que, normalmente apresenta uma rotina pesada de trabalho e responsabilidades. 
     Nesse volume publicado pela Editora Escala, encontramos 110 páginas repletas de imagens relacionadas ao subtítulo da obra: "Os Encantos e as Cores do Fundo do Mar". Contudo, não são imagens quaisquer, que podem ser encontradas facilmente no site de pesquisa "Google", e, sim, cheias de pequenos detalhes e construções inteligentes. Muitas dessas figuras foram montadas com muita criatividade e podem demonstrar serem duas coisas diferentes, se observadas de ângulos distintos. Dois peixes, podem, facilmente se transformar em uma borboleta, por exemplo. 


     Para esse tipo de atividade, indico o uso de lápis Aquarela, para quem, assim como eu, ainda é um amador nessa arte, e, se possível, ferramentas mais profissionais, já que o lápis comum não pega normalmente na folha. Como vocês podem perceber, na imagem acima, utilizei lápis de cor comum, e o que aconteceu foi que, além de não fixar a cor, quase rasguei a folha, que é extremamente fina. A página seguinte ficou amassada e as cores que usei ultrapassaram o material, refletindo na próxima figura. Acredito que a editora, numa próxima edição, poderia reforçar o material para auxiliar o pintor a fazer um trabalho melhor. Também senti falta de orelhas na capa, não por extrema necessidade, mas para a capa ser de uma qualidade melhor. 
     É claro, ainda sim, não são fatores tão significantes quando se paro para analisar o livro, como um todo. Confesso que fiquei meio receosa quando descobri que livros de colorir para adultos (adultos, colorindo?!) estavam tomando o mercado, e não tinha certeza sobre como eu me sentia em relação a tais livros — então, quando finalmente fui experimentar... eu adorei! Não esperava virar uma das adeptas a essa moda, mas é visível o charme que o "gênero" possui. 
     Ao pintarmos um livro, coisa que, acredito que posso falar pela maioria dos adultos, não fazíamos há muitos e muitos anos, conseguimos lembrar dos motivos pelos quais fazíamos isso quando crianças. É uma atividade leve, divertida, e que serve, realmente, para espairecer e deixar um pouco os problemas do dia a dia de lado. Posso dizer que fui uma criança que adorava passar horas colorindo, e todo esse sentimento foi apenas reiterado quando me deparei com Jardim dos Corais. Além disso, me agradou o fato de o livro ter inúmeros tipos de imagens; você pode escolher em pintar figuras únicas, peixes, mandalas, ou ondas!



     Mas não se engane: como eu já disse, não se tratam de imagens comuns. Por ser uma justamente com esse objetivo, o de pintura para adultos, não são figuras simples e tediosas. Há muitas imagens mínimas, que precisam de muito tempo e técnica para serem pintadas. Talvez, exijam até um lápis diferenciado, para que não borre. É óbvio, não estou dizendo que se trata de algo complexo, nem que você precisa ser uma "profissional na arte de pintar livros", afinal, acredito que o objetivo seja só um: trazer uma diversão que os adultos não estavam acostumados a seu mundo.
  Na figura acima, é possível perceber, tanto na imagens das ondas quanto a do caracol, que há detalhes bem marcados, que exigem atenção ao pintar. Jardim dos Corais realmente testa a paciência e a dedicação de seus pintores. Mais que isso, a obra traz outro tipo de conteúdo: textos iniciais que explicam muito sobre o mar e suas belezas, e  a combinação de cores e a ligação destas com os chacras. Foi muito interessante ter contato com esse tipo de informação antes que começar a atividade. Assimilei várias ideias sobre o mar a partir de várias comunidades antigas!


     Indico o livro a todos que ainda adoram a arte de pintar, ou que, ainda, sintam que precisam de um meio para se acalmar. Realmente foi uma boa experiencia, principalmente, quando optei pintar com o acompanhamento de uma música. Para quem adora estrelas do mar, cavalos marinhos, tartarugas, peixes e corais, é uma ótima pedida, principalmente, porque há imagens lindíssimas que incentivam ainda mais a pintura!


OUTRAS IMAGENS E PRÓXIMAS A SEREM PINTADAS

 
 

Para ver como essas imagens irão ficar, acompanhe o blog através do Instagram!

PROMOÇÃO!
Olá, pessoal! Estamos lançando mais uma promoção incrível aqui no blog. A Editora Escala cedeu um exemplar de "Jardim dos Corais", um livro para adultos colorirem, com a finalidade de sortearmos entre nossos leitores! Para participar, é necessário seguir alguns requisitos, confira abaixo!

REGRAS E ESCLARECIMENTOS
1- Para participar é necessário ter endereço de entrega no Brasil.
2- Se inscrever utilizando o formulário Rafflecopter acima. (Dúvida? Leia esse tutorial no UMO Blog)
3- O ganhador receberá um e-mail, e deverá responder enviando seus dados em até 72 horas. Caso não haja resposta do ganhador, um novo sorteio será feito.
4- A entrada "Compartilhar a imagem no Facebook" pode ser feita mais de uma vez. Para compartilhar a imagem mais de uma vez, contudo,  é necessário compartilhar a imagem no mesmo dia em que preencher o formulário. Ou seja, o compartilhamento precisa ser feito no mesmo dia em que você fizer a entrada no Rafflecopter; se você voltar a dar entrada no sorteio em outro dia, precisa de outro compartilhamento.
5- O sorteio começa dia 01/08 e termina dia 07/09. O resultado sai nesse mesmo post. 
6-  Enviaremos o livro no prazo de 50 dias a contar pelo recebimento dos dados do ganhador. O blog não se responsabiliza pelo possível extravio dos correios.
7- Se o ganhador não cumprir devidamente as regras (que serão, sim, conferidas), será desclassificado sem aviso prévio. 
8- As entradas correspondentes a comentários em postagens só serão validadas se os comentários forem pertinentes ao conteúdo do post. Comentários como "gostei da capa" e "muito interessante" não serão validados. 


27 Comentários

  1. Participando!!
    Thalia_sales2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Participando...
    Sabrina Caparros
    sabrina.caparros@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Estou participando e torcendo muito!!
    E-mail: sandrinha.icm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Essa onde de livros pra colorir pegou mesmo heim? rsrsrs
    Eu pintava muito, mais muito mesmo, livros de colorir, era bem pequena, é bom que esses livros estão voltando com tudo, e com mais variedades né, te floresta, tem tudo kkkk
    E eu adorei esse de corais, e o mais legal, é que além de vc pintar, tem textos pra sabermos mais sobre corais, a pessoa se diverte mas aprendendo também, achei isso super bacana.

    Bjsss

    andressa_100.147@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nossa!
    Adorei!
    Os desenhos são maravilhosos para colocar a mente em dia.
    Queria saber apenas se o papel vaza ou é mais grossinho?
    http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2015/08/resenha-promocao-jardim-dos-corais.html

    ResponderExcluir
  6. Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Bom domingo!
    “Os homens de poucas palavras são os melhores.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto dos livros de colorir, uma penaé eu não conseguir colocar no papel as ideias que eu tenho... kkk
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Adoro colorir, tenho 3 livros, sempre pintei msm antes desses livros, eu comprava os infantis para colorir!
    Adorei esse, gosto mto de coisas relacionadas com oceano! Qro mto ele!

    ResponderExcluir
  9. Agora com essa moda de livros de colorir, temos livros sobre tudo, né? Mas achei esse livro especial. Primeiro porque, eu que sou bióloga, adoro essa vida do fundo do mar, isso realmente me atrai bastante. Também achei interessante os textos, falar sobre o que a pessoa vai pintar. Passa a dar informação além de descontrair.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Antes de os livros de colorir virarem moda/mania, já tinha para crianças né? Engraçado kkk
    Mas é super legal ter novos desenhos diferentes para colorir mais lindo *-*

    ResponderExcluir
  11. Participando e torcendo muito para ganhar!
    Francisca Elizabete
    beti_bezerra@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Quando ouvir falar em livros adultos para colorir fiquei muito empolgada para ter um, pois me lembrou e muito meu tempo de infância, era um dos meus passatempos preferidos e mesmo sem saber o que era stress, quando eu pintava relaxava e ficava horas e horas pintando esquecia do mundo..rs. Gostei da tua resenha, de fato não sabia que mandalas mexem com a psique humana, bom saber disso.Abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Sem face, mas boa sorte a todos e que o/a ganhador(a) execute excelentes pinturas.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  14. Participando e torcendo muito!!
    Zilda Rosa dos Santos
    zildarosadossantos1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Que lindos os desenhos! Uma pena mesmo a qualidade das folhas, fraquinhas, que amassam e passam a pintura para o outro lado. Contornar com canetinha então, nem pensar. Já tinha lido meninas indicando lápis aquarela, dizendo que a cor fica mais viva, mas como nunca usei fique sem saber como era, mas me arrependi, devia ter comprado aquarela. Sinto como se os lápis "normais" não pintassem como "antigamente

    ResponderExcluir
  16. Acho importantíssimo que tenhamos atividades para desestressar do dia a dia.e-mail naninha1966@oi.com.br

    ResponderExcluir
  17. Estou participando e torcendo para ser a ganhadora!! Adoro livros para colorir, me deixam bem mais leve, serve muito como anti stress e relaxante... vamos torcer!!

    ResponderExcluir
  18. Preciso testar um livro de colorir para descobrir se é tão relaxante quanto dizem. Ainda não tive a oportunidade
    de adquirir nenhum. Participando do sorteio e torcendo para ganhar.
    suquinha@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Amoo livros de colorir, minha paixão *-* tenho vários mas esse não tenho, parece lindo!

    participando, e-mail: carol.passador@yahoo.com.br

    beijoos

    ResponderExcluir
  20. Participando!!!
    alexandrafrancyelem2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Participando!!! ;)
    maiiira04@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. Estou amando essa nova onda de pintar para adultos e quero esse livro por que não nada sobre o fundo do mar que amo tanto, pena que esse livro seja de material mais fino, espero também que a editora mude isso antes de eu comprar o meu, as imagens são bem legais pelo que vi em umas fotos.Espero ter logo mais um pra coleção.

    ResponderExcluir
  23. tenho paixão por desenho, pintura etc.. Acho esse livro um encanto, porém nunca tive a oportunidade de tê-lo.Espero conseguir agora hah *-*

    ResponderExcluir
  24. Participando - keliscristinaps74@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Não sou muito fá de livros para colorir, creio que é porque ainda nem tentei. Gostava de fazer isso quando era criança. Esse tem motivos de mar, mas não se resume só nisso, vejo que traz explicações. Vou adorar ler iniciar na pintura!

    ResponderExcluir
  26. Uhuuuuuu!!
    Ganhei!
    Tananam!
    Já respondi o email meninas, obrigada!
    “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente...”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

.