Livro: Livro das Sombras
Título Original: Book of Shadows
Autor (a) Cate Tiernan
Editora: Galera
Páginas: 208
ISBN: 9788501096296
Sinopse: Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?

     SÉRIE "COVEN"
    1.   Livro das Sombras 
    2.  The Coven (sem previsão de lançamento no Brasil)
    3.  Dark Magick (sem previsão de lançamento no Brasil)


    Livro das Sombras é o primeiro volume da série Coven, escrito por Cate Tiernan, renomada autora que escreveu a série "Amada Imortal". Publicado no segundo semestre de 2015 pela editora Galera, pareceu conquistar muitos apreciadores de enredos mágicos. 

     Morgana tem uma vida inteiramente normal para uma garota de 16 anos, e sempre está ao lado de sua melhor amiga, Bree, uma garota que é extremamente bonita que parece reter muita atenção. Sempre se sentindo muito inferior, Morgana fica inteiramente encantada com Cal, um veterano atraente e misterioso que se transferira para sua escola.
     É neste contexto que Cal chama Morgana e Bree para uma festa. O que as meninas não esperavam era que haveria uma reunião para a prática Wicca e que seriam convidadas a participar. 
     É dentro dessa introdução ao mundo da bruxaria que Morgana percebe o quanto gosta de Cal, e o pior, o quanto sua melhor amiga também estava interessada no garoto mais descolado e diferente do colégio. Agora Morgana teria que enfrentar problemas familiares e compreender os estranhos acontecimentos diários que dizem muito sobre seu poder adormecido. 


     Essa série me chamou a atenção por ter a mesma autora de "Amada Imortal", uma coleção muito elogiada e amada pelos leitores. E, talvez, essa enorme expectativa que nutri pelo "Livro das Sombras" acabou me frustrado.
     Cate Tiernan é mestra no enredo fluído e envolvente, entretanto. Ela criou uma protagonista jovem, e, através da narrativa em primeira pessoa, a autora conseguiu explorar todo esse universo e demais personagens. Trata-se de um livro cheio de detalhes, bem escrito, que tem expressões populares — o que não chega incomodar o leitor, mas, sim, enriquece o enredo juvenil. Os capítulos são bem pequenos, o que incentiva o leitor a prosseguir rapidamente com essa leitura de 208 páginas. 
     Tenho que admitir que sou fascinada por qualquer obra que traga "bruxaria" em seu enredo, principalmente, quando ela tem muito a ver com o passado. "Livro das Sombras" apresenta exatamente isso: trechos de livros que falavam de bruxaria, um segmento "religioso" ligado a magia e algumas características muito curiosas, que acrescentaram muito em meu entendimento sobre essa prática.
     Eu simplesmente não conhecia nada sobre um Coven ou sobre "Wicca" e fiquei satisfeita por Cate ter escolhido esse tipo de caminho para seguir — algo bem diferente do que os autores fantásticos já trabalharam. Isso me forçou a pesquisar e me aprofundar nesse assunto tão desconhecido para mim. 
     Até gostei do modo como Morgana foi corajosa e decidida. Às vezes, sinto muita falta desses atributos nas(os) protagonistas que lido. Contudo, foi impossível não me irritar com a disputa infantil e terrível que ela mantinha com a "melhor amiga", Bree, Sinceramente? Acredito que muitas páginas foram perdidas nessa problemática desnecessária e furada. 
     Não consegui engolir muito bem o personagem e galã "Cal", que me inspirou muita desconfiança e simplesmente não me conquistou como o fez com Morgana e Bree. Achei que outros personagens, os secundários, foram mais bem desenvolvidos e convincentes.


      Livro das Sombras não apresentou nada realmente marcante. Teve uma trama previsível e serviu mais como um livro para distração. Contudo, acredito que isso foi proposital; Cate realmente pretendia apresentar melhor o mundo que ela criou nesse primeiro volume, além de introduzir seus personagens. 
      Em cada começo de capítulo, por conseguinte, havia um quote de um autor antigo, que se pôs a escrever e descrever a feitiçaria e a bruxaria. Cate Tiernan conseguiu conquistar minha atenção para esse tipo de leitura mais peculiar, ou seja, apresentou-me a um livro que nunca tinha visto, e para uma "bruxaria" atual que eu nunca havia descoberto antes.
     O livro em si é lindo! O material da capa é macio. A obra apresenta uma dimensão pequena, fácil de ser carregada dentro de uma bolsa. As páginas são amareladas e a fonte da letra são muito cabíveis para a leitura. A diagramação interna é simples, mas bem organizada. A Editora Galera está de parabéns pela publicação!
      Por mais que eu tenha apresentado vários pontos negativos de "Livro das Sombras", quero enfatizar que não foi uma leitura ruim, independente de suas falhas. Como parece ser um livro plenamente introdutório, pretendo continuar a série e manter a fé de que vou encontrar o que eu procuro. 
      Indico a leitura a todos que gostam de enredos mais juvenis, cheio de fantasias — mais especificamente: bruxaria — e misticismo. Livro das Sombras é prato cheio para os fãs de "The Vampire Diares" e "The Secret Circle"!

Melhor Quote: "Não sou paranormal. A vida é cheia de pequenas e estranhas coincidências. Simplesmente vou continuar repetindo isso para mim mesma até acreditar."





3 Comentários

  1. É uma leitura interessante, porém não prende muito o leitor, e por ser uma série de livros bem longa, com 15 livros no total, terá que ser muito surpreendente.

    ResponderExcluir

.