Livro: O Caminho da Paz
Título original: The way to God
Autor (a): Mahatma Gandhi
Editora: Gente
Páginas: 95
ISBN:  9788573129380

Sinopse: Uma das figuras mais influentes do século XX, Mahatma Gandhi foi um líder revolucionário não apenas na política, mas também na filosofia e na religião. Foi pela força de sua devoção a Deus que ele recebeu o título de Mahatma, que significa Grande Alma, e continua a ser reconhecido por milhões de pessoas como um grande conhecedor da alma humana. Este livro explora as profundas reflexões de Gandhi sobre tudo aquilo que é mais importante em nossas vidas: a verdade, o amor, a fé e a prática do bem. Leitores de todos os credos encontrarão sabedoria e inspiração nessas muitas mensagens do homem que lutou pela paz e pela independência da Índia. Gandhi acreditava na validade de todas as religiões, pois todas representavam o Deus único e superior, criador de tudo e força geradora da vida. Encontre as respostas e viva a paz do divino que há dentro de cada um de nós.


     Mohandas Karamchand Ghandi (1869 – 1948), grande pensador indiano formado em direito, escreveu inúmeras obras como “A Palavra da Verdade”, “A Descoberta do Amor”, “Meu Deus” entre outros escritos. Dentre eles “O Caminho da Paz: respostas sobre amor, fé e vida” teve seu destaque e foi publicado no Brasil através da editora Gente
     Tenho que admitir que estava receosa para essa leitura. Esperava que fosse totalmente complexa, levando em conta o renomado pensador que a arquitetou. Contudo, Gandhi não poderia ser mais simples, e, ao mesmo tempo, tão profundo e complexo como foi em O Caminho da Paz. 
     O livro se inicia com o prefácio escrito pelo neto de Gandhi, Arun, que explica e constrói uma base sobre o hinduísmo e sobre o próprio Gandhi para o leitor. Em seguida, lidamos com a introdução de Michael N. Nagler que é capaz de tocar o leitor a partir de pensamentos e frases brilhantes do líder pacífico indiano, instigando a curiosidade do leitor e tornando a obra envolvente desde seu início. 

      
     O Caminho da paz é dividido em quatro partes, sendo a primeira “Base Intelectual” onde se aborda muito sobre Deus, Alma e Mundo; a parte dois sendo a “Disciplina Moral” onde se comenta sobre a Verdade, o Amor, Autocontrole e Serviço Abnegado; a terceira parte seria a “Prática Espiritual” que discorre sobre a Fé, a Prece e a Meditação, e, por ultimo, a quarta parte em que se desdobram pensamentos ligados à “Experiência Espiritual”. 
     A única confusão se deu pelas palavras em indiano, que eram muito semelhantes entre si. De fato, houve uma preocupação na compreensão do leitor por parte da Editora Gente, que fez inúmeras notas de rodapé, o que acabou facilitando e muito na assimilação completa da ideologia de Gandhi. 
     Muitas questões foram reveladas a mim através desse livro. Apesar de conhecer o grande líder religioso, nunca havia estudado – muito menos, compreendido – seus pensamentos. Não sabia, tão pouco, qual era sua real religião e em qual divindade acabaria acreditado, se era monoteísta ou politeísta. Assim, absorvi sobre o hinduísmo puro, visto como uma filosofia e as ideias bem abrangentes de Gandhi para a vida como um todo.
     O texto é dividido em títulos, onde comentários são feitos a partir de um assunto determinado. Não é uma leitura “derramada” e contínua, os parágrafos e textos não tem ligações e são extremamente “soltos”, como se tivessem feito perguntas e Gandhi somente as respondessem. Nesses textos pequenos houve alguns detalhes que me chamaram muito a atenção, como, por exemplo, a mãe e a babá de Gandhi que foram mencionadas e que, de alguma forma, contribuíram para sua formação racional e emocional. 

"[...] que todos nós estamos presos em uma luta, não entre dois povos ou duas nações, mas entre dois modos de vida."
      
     Martin Luther King foi citado, e vários eventos históricos são retomados nesta obra. O Caminho da Paz demonstra o quanto eu não sabia da filosofia e fé oriental, pois traz métodos incríveis de devoção e meditação como um manual de atitudes, além de nos fazer refletir imensamente a respeito da vida, da fé, de Deus e sobre a verdade. 
     Inúmeras etapas da vida sagrada indiana são explicitadas e explicadas ao leitor, assim como vários exemplos de líderes religiosos são apresentados por Gandhi, que também os trata como lição. 
     O livro é pequeno, constituído por somente 95 páginas, com uma capa muito chamativa e bonita. A fonte da letra e a cor amarelada das páginas contribuíram muito para que a leitura se fizesse. A Editora Gente caprichou na edição, tradução e revisão! 
     É um verdadeiro manual de atitudes e reflexão. Gandhi foi um grande líder orientador e acredito que seja essencial ter contato com suas palavras tão sábias e pacíficas. Indico o livro para quem procura por leituras mais “morais”, reflexivas, e leves. O Caminho da Paz é um livro para meditação e revisão de conceitos.

Primeiro Parágrafo: "Deus é certamente único. Não há outro igual."
Melhor Quote 1: "[...] temos que de fazer uma escolha na vida entre servir os outros ou servir somente a nós mesmos."
Melhor Quote 2: "Para mim parece tão claro como a luz do dia que a vida e a morte são apenas fases de um mesmo todo; o verso e o reverso da mesma moeda."



  



2 Comentários

  1. Olá, adorei a postagem e adorei ainda mais seu blog, irei voltar mais vezes! =D
    Já estou seguindo seu blog, se possível siga o meu também, Obrigado!!

    http://curiosidadegerasaber.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Este livro está está na minha lista de pendentes esperando a ser lido.
    Gostei da tua opiniao.
    Boas leituras e beijinhos desde Espanha :)

    ResponderExcluir

.