Sinopse: "Aventuras do Vampiro de Palmares é um romance de vampirismo científico de Gerson Lodi-Ribeiro, autor veterano da literatura especulativa brasileira. Os filhos-da-noite são entidades naturais que evoluíram como uma espécie predadora de seres humanos. A ação começa na costa do Peru, dois séculos antes da chegada dos espanhóis, e termina na Londres vitoriana de 1888. Esse também é um romance de história alternativa, pois as aventuras de Dentes Compridos, o último filho-da-noite, não se desenrolam exatamente no mundo que conhecemos, mas noutro, em tudo idêntico ao nosso até 1647, ano em que Maurício de Nassau decide regressar ao nordeste brasileiro para reassumir o governo de Nova Holanda. Nassau estabelece então uma aliança com a Confederação de Palmares. Juntas, Nova Holanda e Palmares conseguem derrotar a Coroa Portuguesa e, como resultado, Palmares torna-se a primeira nação independente da América, cerca de um século antes dos Estados Unidos. Por considerar o sangue dos negros a mais fina das iguarias, Dentes Compridos acaba capturado pelos irmãos Zumbi e Andalaquituche durante o reinado de Ganga-Zumba. Em vez de matar o filho-da-noite, esses dois príncipes decidem treiná-lo, fazendo dele um misto de assassino e agente secreto a serviço do país. Daí em diante, do século XVII até os dias de hoje, o destino desse último filho-da-noite estará indelevelmente associado à própria construção da nacionalidade palmarina, em um “Brasil” completamente reimaginado."
Mas a história desse livro altera, de maneira inteligentíssima, a nossa própria história nacional: quando, em 1647, Maurício Nassau estabelece uma aliança com a Confederação dos Palmares em nome da Nova Holanda, e, assim, derrotam o exército da Coroa Portuguesa e se tornam a primeira nação independente das Américas, a história toma um rumo diferente e drástico. É nessa atmosfera que — em uma tentativa frustada de adquirir sangue dos negros — Dentes Compridos é capturado durante o reinado de Ganga-Zumba, por dois príncipes poderosos, e é treinado para servir ao seu país de modo inescrupuloso.
Minha primeira impressão de Aventuras do Vampiro de Palmares foi marcante: me interessei em demasiado por esse livro que, já pela sinopse, é notavelmente tão exótico e inovador — um tanto como o próprio protagonista, Dentes Compridos, posso afirmar. Adorei, inicialmente, o fato de o livro envolver elementos tão nossos, da América Latina, elementos que são avistados tão raramente na literatura em geral, inclusive na nacional.
O livro é dividido em cinco partes, cada uma contendo de quatro a oito capítulos, sendo cada um deles é introduzido por uma citação que tenha certa relação com a história (citações, inclusive, que não pude deixar de amar!). As cinco partes ajudam a delimitar a trajetória do personagem principal, sendo elas muito diferenciadas e com títulos instigantes: "Crepúsculo Matutino", "O Vampiro de Nova Holanda", "Capitão Diabo das Geraes", "Morcego do Mar" e "Assessor para Assuntos Fúnebres".
Ponto interessante sobre Aventura do Vampiro de Palmares é, também, a abordagem de temas polêmicos e até mesmo um tanto melancólicos, como a vida solitária, a imortalidade e acontecimentos trágicos. Creio que consegui adquirir perfeitamente os sentimentos sentidos pelos personagens devido à maestria com a qual tudo é transmitido ao leitor, fato que sempre é notável. Além disso, me chamou atenção de uma forma muito positiva a maneira crua e real ao extremo como os fatos são abordados, de uma forma tão realista, e até, em certas ocasiões, um tanto pessimista, fugindo dos clichês tão recorrentes.
"A voz da consciência alertou-o para o fato de que deveria beber com parcimônia. Novas mortes invulgares só serviriam para atrair a atenção dos poderosos às suas atividades noturnas. Atividades essas nas quais o segredo era virtualmente, como os caraíbas holandeses costumavam dizer, "a alma do negócio". Ansiava por delibar outra vez do néctar mais puro jamais criado pelo Inominado. Precisava beber de um negro."
Outra ramificação que merece destaque em Aventuras do Vampiro de Palmares é a pesada carga histórica que é notável e onipresente em cada página da obra. Como uma admiradora assídua da história mundial, não pude deixar de ficar impressionada com os fatos passados tão bem narrados, e fiquei extremamente satisfeita e empolgada, como já afirmei, em ter sido tão absolutamente transportada para esse passado incrível presenciado pelo ser imortal.
Sob essa acepção, também devo destacar, creio eu, a grande quantidade de pesquisa que creio ter sido realizada para a construção da história de Dentes Compridos. Gerson Lodi-Ribeiro é extremamente coerente e soube usar os fatos históricos reais — e, claro, depois modificá-los — de um modo inteligente e condizente, sendo que eu não encontrei nenhum "furo" no enredo, algo que é, tristemente, deveras comum em livros que se utilizam da história.
O jogo de ação, com a impressão de movimento e constante "vai e volta", imposto pela narração, faz do livro algo agradável e extremamente rápido de ler-se. Foi mais de uma vez que, dispondo apenas de um tempo curto, retomava a leitura para ler "somente mais um capítulo", e terminava me dando conta que tinha lido muitas páginas a mais do que eu pretendia. Isso é sempre ótimo para qualquer leitura, obviamente, e algo que nem todo autor consegue realizar.
"A morte pela abstinência de sangue, chamada Agonia do Regresso, era um fenômeno lento e doloroso. Um espetáculo bem triste de assistir. O período prolongado costumava ser marcado pela fraqueza e por delírios desvairados, culminando num estado comatoso irreversível. Antecedendo em muito essa fase de paralisia delirante, advinha a perda da força física [...]. Quanto mais antigo um filho-da-noite, maior o período de abstinência que seria capaz de suportar sem ser obrigado a trilhar a Agonia do Regresso."
O design por parte da Editora Draco foi um dos melhores trabalhos da editora, em minha opinião. A capa possui um padrão de estampa que, ao mesmo tempo que combina com a história, transmitindo um pouco de sua atmosfera sul-americana e sobrenatural, atrai o leitor por ser tão diferente do comum. A diagramação e revisão são ótimas, sendo que o design em cada começo de capítulo é bonito, mesmo que sendo simples.
O autor utiliza, por fim, um ponto de vista raramente usado em qualquer tipo de literatura, que, em minha opinião, merece destaque. A história da América Latina é base para as aventuras de Dentes Compridos, um ser com tanta bagagem e que vive há tanto tempo, com a vantagem da experiência diversa em suas costas. Não acredito que seja uma obra indicada a todos os leitores, pelo seu caráter mais específico, mas creio que agradará ao extremo quem procura por algo original, com apontamentos peculiares e inovadores, e, é claro, recheado de ação sobrenatural.
Primeiro parágrafo do livro:
"Despertou tão logo o disco solar mergulhou no horizonte, com as telhas encardidas do armazém portuário ainda a estalar de tão quentes e a estrela verspertina já a fulgir no anil de verão do céu de Recife. Olhos enormes abriram-se, brilhando esverdeados na penumbra, junto às traves que sustentavam o forno."
não consigo achar para vender em nenhuma livraria e queria usar pra um trabalho, sobe onde posso encontrar??? vc tem para vender???
ResponderExcluirOlá!
ExcluirObrigada pelo comentário. Você pode encontrar o livro nas lojas virtuais, como Saraiva, acredito eu, mas também pode comprar diretamente pelo site da editora Draco. Aqui o link:
http://editoradraco.com/2014/04/02/aventuras-do-vampiro-de-palmares-gerson-lodi-ribeiro/
Beijos, Gabi Prates
Equipe PL
ok, vou ver, obrigada
ExcluirAcho que já vi uns contos pela blgosfera dessa autor, mas não tinha conhecimento do livro ainda. Adorei a capa!!
ResponderExcluirGabi, obrigado pela resenha!
ResponderExcluir