Livro: Por Lugares Incríveis
Título original: All The Bright Places
Autor (a): Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 335
ISBN: 9788565765572
Sinopse: "Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver. Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los."
Jennifer Niven é autora de mais de oito livros publicados para jovens e adultos, incluindo um livro sobre suas memórias do ensino médio. Por Lugares Incríveis é um best-seller traduzido e publicando em dezenas de países. O livro também já tem uma adaptação para os cinemas confirmada, com um nome de peso no papel principal: Elle Fanning.
Violet Markey era a perfeita garota americana: popular, namorava o jogador de futebol americano mais bonito do colégio e tinha cada pedaço de sua vida programada e planejada, junto com o objetivo de cursar Escrita Criativa em uma universidade longe de casa. Toda sua vida desmorona, contudo, quando ela e a irmã mais velha sofrem um
acidente de carro, e Violet é a única sobrevivente. Agora a garota é apenas uma "casca" daquela que existia, tendo se afastado de tudo e de todos, desistido de seus sonhos e desenvolvido uma fobia de carros.
Theodore Finch é conhecido por toda a escola por ser o garoto "Aberração". Ele nunca se adequou os padrões e esteriótipos existentes na escola, e isso, junto a sua fama de bad boy que faz o que quer e diz exatamente o que pensa, apenas deixou-o mais conhecido: e também mais isolado. O que Finch esconde — ou melhor, o que ninguém se dá ao trabalho de notar —, contudo, é que ele possui longos e esporádicos períodos de profunda depressão, e que muito das atitudes loucas que toma é com um propósito: se sentir vivo.
Finch e Violet, que eram completos desconhecidos, se encontram pela primeira vez no alto da torre da escola, os dois com pensamentos relacionados a suicídio. Finch vinha pesquisando diferentes maneiras de se matar e resolveu "investigar" mais de perto uma delas, e Violet não sabe muito bem qual impulso a levou até lá, até se dar conta do que estava prestes a fazer. É dessa maneira pouco inusitada que Theodore Finch a convence a recuar, e acaba tirando a si da mesma situação.
Os dois acabam como uma dupla para um trabalho de geografia inusitado: conhecer os lugares incríveis do estado no qual moram. É dessa maneira que, em meio à procura e descoberta de lugares desconhecidos, a amizade dos dois se desenvolve, resultando em uma conexão que nenhum deles poderia imaginar. Com seus jeitos completamente opostos, mas, ao mesmo tempo, possuindo muito mais em comum do que eles imaginariam, Finch e Violet começam uma jornada em direção ao auto-conhecimento, a felicidade e, especialmente, a compreensão de que o presente precisa ser vivido.
Me sinto obrigada a confessar que, antes de iniciar a leitura de Por Lugares Incríveis, tinha pensado que seria um livro interessante, mas um tanto comum, também: pensei que encontraria mais um young-adult, que englobasse alguns temas mais profundos, mas com um grande romance e uma história de superação. Posso dizer, hoje, que estava completamente errada — não que a obra não englobe tais assuntos, pois sim, isso ocorre, mas por um fato muito mais simples e direto: Por Lugares Incríveis é sobre tão mais do que isso.
Poucas vezes mergulhei de cabeça em uma história como fiz nessa, e isso não é algo que eu diga tão frequentemente. O livro se inicia de uma maneira cautelosa, entregando a história aos poucos, e, quando você se dá conta, já está se debulhando em lágrimas e desejando mais da história de Finch, A Aberração e Violeta Ultramarkante. Prova disso foi o fato de que iniciei a leitura de maneira despretensiosa, no final de uma noite, sendo que deveria acordar cedo no outro dia. O resultado? Li até altas horas da madrugada pois precisava terminar o livro, chorei descontroladamente, e acordei pouco depois, com sono e sem conseguir parar de pensar na obra.
A narração acontece em primeira pessoa e é alternada, sendo que Finch narra um capítulo, e outro Violet. Esse modo é sempre interessante, pois nos proporciona uma visão muito mais ampla e profunda, tanto dos acontecimentos dos fatos, quanto da visão de cada personagem sobre o que está ocorrendo. Mas, o que não pude deixar de notar (e de admirar muito!) em relação a maneira que Jennifer Niven resolveu contar sua história, foi a escrita tão diferente, emotiva e um tanto frenética, que envolve o leitor como poucas.

É através de uma escrita melodiosa, quase poética e carregada de emoção que conhecemos nossos personagens principais, e talvez seja justamente pelo modo como a história é contada que nos envolvemos com eles profundamente. Acredito que não há maneira de terminar essa leitura sem sofrer de um problema que afligiu Finch durante todo o decorrer da narração: sentir demais. Niven foi genial ao desenvolver sua história e mais ainda ao criar personagens que parecem tão reais como nossos melhores amigos, e essa foi uma das causas (entre tantas!) de ter sido tão triste o fim da história.
