Livro: Reconstruindo Amelia
Título original:  Reconstructing Amelia
Autor (a): Kimberly McCreight
Editora: Arqueiro
Páginas: 352
ISBN:  9788580412857
Sinopse: Kate Baron achava que sim até receber a devastadora notícia de que Amelia, sua filha de 15 anos, cometeu suicídio pulando do telhado do colégio particular onde estudava. Poucos dias depois, entretanto, uma mensagem anônima em seu celular revela que a morte de sua filha talvez não tenha sido da maneira que as autoridades alegaram. melia pode ter sido assassinada? Como advogada, Kate está determinada a descobrir a verdade e, para isso, mergulha no passado da filha, recolhendo cada fragmento de e-mail, cada linha dos textos do blog, cada atualização de status do Facebook. Sempre um passo atrás da verdade, ela descobre um lado de Amelia que nunca imaginaria que existisse. Este impressionante romance de estreia vai além de uma história sobre segredos e mentiras. Narra a busca de uma mãe tentando reunir cada detalhe possível para reivindicar a memória da filha que não pôde salvar.

     Amelia Baron era uma menina extremamente inteligente e comportada, mesmo tendo Kate – uma advogada pouco presente – como mãe. Em pleno segundo ano do Ensino Médio, Amelia gostava de manter poucos laços, não participava dos famosos e opressores clubes e tinha Sylvia como melhor amiga.
     Mas tudo desmorona quando Kate recebe um telefonema da escola de Amelia, informando que sua filha recebera uma suspensão. Descrente, Kate saí do trabalho para buscar sua filha e se depara com uma cena angustiante: bombeiros e policiais haviam cercado uma área externa do colégio e um corpo inerte fora coberto por um lençol. Pouco tempo depois, Kate descobre que Amelia havia morrido depois que caíra do telhado da escola.
     Meses depois, a investigação sobre a morte de Amelia fora encerrada e concluído que ela se suicidara. Uma pista forte disso fora que na parede do cômodo anterior ao telhado, uma palavra fora escrita na parede: Perdão.
     Contudo, Kate, quando ainda tentava reformular sua vida, começa a receber mensagens anônimas afirmando que Amelia não pulara. Isso faz com que nossa protagonista pesquise melhor a vida de sua filha e descubra coisas assustadoras.
     Será que Amelia estava tão depressiva que nem mesmo ela percebera? Ou será que Amelia havia se envolvido com pessoas erradas que ansiavam por sua morte?


"Reconstruindo Amelia" concorreu ao Prêmio Edgar Allan Poe na categoria Romance de Estreia e ao Goodreads Choice na categoria Mistério e Thriller. Foi escrito por Kimberly McCreight e publicado no Brasil pela Editora Arqueiro no mês de Junho. Será que esse livro é tão brilhante quanto promete? Leia a resenha a seguir. 

     Reconstruindo Amelia foi um livro extremamente especial para mim, e não foi por causa de sua narração detalhada e envolvente, ou pelos personagens cativantes, foi pelas lições que foram minunciosamente aplicadas a cada capítulo, a cada episódio e com um cuidado implacável.
     Trata-se de um drama mesclado com um suspense de arrasar, onde a narração pende para o presente, através da visão de Kate, e para o passado, através do ponto de vista de sua falecida filha, Amelia. E é a partir daí que o leitor já começa sentir as impactantes emoções que o livro transmite. É perturbador, principalmente quando você se apega a uma personagem do passado – no caso, Amelia – que você já sabe o fim trágico que terá.
     O livro começou um tanto arrastado, justamente pelo enredo simples, certo? Errado. Reconstruindo Amelia me enganou, fazendo-me achar que era um livro extremamente melodramático e pouco inteligente. Foi através de Amelia – no passado – que começamos a perceber que a trama contava com várias reviravoltas, situações misteriosas e acontecimentos inexplicáveis. Meu coração se acelerava com cada pista encontrada por Kate que provava que Amelia não havia pulado, ou até mesmo quando as mensagens anônimas chegavam acentuando a dúvida do leitor.
     A obra é tão profunda e concreta, tão bem arquitetada e com tantos detalhes mínimos que, por alguns instantes, pude pensar que estivesse lidando com um relato de um fato real. Todos os elementos de uma realidade foram aplicados sabiamente pela autora. Kimberly – uma gênia do policial, devo acrescentar – conseguiu me enganar até as ultimas 3 páginas! E pior: deixou-me confusa e indecisa com relação a fatalidade em questão. Afinal, Amelia se suicidou ou foi assassinada? Eu não conseguia me decidir.
     E talvez, além do mistério bem empregado, o outro ponto fortíssimo desse suspense foi justamente a sensibilidade, o drama que toca o leitor durante toda a experiência. Se Reconstruindo Amelia fosse desprovido desse lado emotivo, acredito que a trama teria perdido sua força. Ainda seria genial, porém, pouco marcante.
     É um livro de detalhes, onde a característica moral de cada personagem faz diferença no final, onde, até mesmo a aparência física tem sua contribuição. Li esse livro com muita atenção, e ainda sim, acredito que deveria ter focado mais nesses detalhes tão importantes para o desfecho.
     O desfecho do livro é de quebrar o coração. Tenho que admitir que chorei muito nas ultimas cinco páginas e que, quando fechei o livro, fiquei olhando para ele, assimilando toda a experiência recebida. Foi uma ótima leitura! E esse livro daria um brilhante filme.
     Reconstruindo Amelia é tão complexo que acredito que a autora ficou muito tempo só organizando-o para que os detalhes e os mistérios entrassem em cena no tempo certo. O passado esteve ligado ao presente até o fim, e o grande mistério só foi esclarecido no mesmo tempo que Kate o descobriu. Isso me aproximou muito da personagem, até porque procurávamos juntas por respostas.
     A capa do livro é bonita, apesar de ser simples. Seu interior conta com uma fonte de letra bem satisfatória e uma folha com uma coloração propícia à leitura. Não consegui encontrar erros de ortografia. A Editora Arqueiro está de parabéns, não só por ter comprado dos direitos do livro,  mas também por ter acertado na diagramação.
     Esse livro foi uma lição completa. Trabalhou com as escolhas, com os erros, acertos. E qualquer ação, até mesmo as mais “inocentes”, todas elas contribuíram para o objetivo geral do livro, não houve uma ação que tivesse pouca importância. E é claro que as lições não vieram muito depois. Foi realmente uma leitura muito instrutiva.
     Indico o livro para todos que gostam de drama e suspense e de um enredo arrebatador. Reconstruindo Amelia entrou para a minha lista de livros favoritos e, sem dúvidas, em outro momento, darei mais chances a essa história tão marcante.

Curiosidade: Segundo informações do Deadline, o livro teria uma adaptação pela HBO e Blossom Films, e Nicole Kidman seria a produtora executiva do longa, além de interpretar Kate. Até o momento não temos previsão de lançamento ou alguma novidade. Será, será???

 





15 Comentários

  1. Oi Le :)

    Pelo jeito esse livro compensa, sua resenha me animou. Desde que a editora anunciou o lançamento fiquei curioso e agora com tudo o que você disse, creio que comprarei. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que saudades da minha parceria com a Arqueiro! Os livros policias deles eram DEMAIS! Já queria ler esse livro, mas sua resenha me deixou com mais vontade ainda! Espero ter a oportunidade logo :)

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blospot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei tanto da tua resenha que o livro entrou para a minha lista de leituras! Adorei mesmo. beijinhos ♥ http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito que o livro contém drama, um gênero que gosto muito, junto com um "suspense de arrasar", rsrs. Só pode ter dado um resultado ótimo.
    Tomara que tenha mesmo a adaptação, se fizerem um enredo fiel ao livro vai ficar muito bom.
    Amei a resenha! Bjs. <3

    ResponderExcluir
  5. Quando eu li a sinopse desse livro, eu achei que deveria ser bom, mas não fiquei suuuper curiosa. Mas agora que li a sua resenha, estou oficialmente morrendo de vontade por esse livro!! Adoro quando os suspenses são bem-construídos e nós não conseguimos descobrir o verdadeiro criminoso até as últimas páginas e parece que esse livro, além disso, tem um fundo emocronal muito bem escrito, então não tem como eu não querer lê-lo <3
    Vou confessar que já tô com uma dorzinha no coração porque já me apeguei a Amelia, mesmo sabendo que ela vai morrer. Ao mesmo tempo que gosto, eu odeio esses livros quando nós podemos ver as situações "antes" do acontecimento, sabe? Parece que o seu coração quebra ainda mais quando o "finalmente" acontece =/
    Adorei muito a resenha, sempre muito completa!
    Beijo
    Isabella.
    http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Le
    Nossa o livro parece ser maravilhoso, adoro livros com essa temática, que nos deixam totalmente presas na historia e pode ter certeza, que você conseguiu despertar minha curiosidade com relação ao desfecho ds trama, nunca quero estar nessa situação.
    Adorei sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu já tinha visto várias pessoas da minha TL comentando que estava lendo, mas ainda não tinha parado pra conhecer a proposta do livro. Só pela sinopse eu já fiquei instiada, mas aí veio sua resenha e UAU! Suspense + drama + relação maternal + questões da adolescência = mistura bem interessante. Ainda mais porque junta reviravoltas, tensões e mistério até o finalzinho. Não precisou de muito pra você me convencer de que quero mesmo ler. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso.....
    Sua resenha me conquistou nas primeiras linhas. E eu já fui pesquisar para comprar hahaha
    A relação das personagens, o mistério da morte de Amelia, a trama passada no presente no passado. Tudo nesse livro me atrai para ele. Parabéns pela resenha hein =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Oieee, eu gostei deste livro por causa da capa, ela ficou muito bem construída e chamou minha atenção, o que não aconteceu com a história, não gostei muito da temática e acho que não leria rsrs, não sou muito fã desses livros de investigação, assassinos e coisas assim rs mesmo assim valeu pela dica de leitura. Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá Lê.... tudo bem???

    Eu adorei a sua resenha, mais uma brilhante e bem elaborada... Eu tenho muita vontade de ler esse livro... Mas confesso que só senti vontade quando li uma das resenhas que vi por ai... Não imaginava o quando a premissa era interessante. Ainda bem que eu li... Já esta na minha lista de desejados e pretendo compra-lo na bienal de sampa... Gostei muito de saber que tem suspense e que traz algum ensinamento e que pode nos emocionar também... Xero!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Le querida, tudo bem?? Sim, coloquei ele no topo da minha lista de desejados e fiquei morrendo de vontade de ler este livro depois desta tua resenha, creio que seria uma leitura que me agradaria bastante pois sou fã deste gênero e nunca li nada parecido com esta historia e isto me instiga ainda mais =)
    Maravilhosa resenha, parabéns!!
    Pretendo ler em breve...

    ResponderExcluir
  12. Oi Le, menina eu li a sinopse deste livro e tudo mas optei por não pedir, e agora estou me chamando de burra ao quadrado(sei que isso não existe é somente para drama.hahahaha). Nossa eu li sua resenha e me senti dentro da historia eu fui lendo e queria descobrir mais sobre, porem como uma resenha isso não pode. Então o jeito é comprar e matar esta minha agonia.
    Gosto de livros assim marcantes que nos façam refletir, pensar entre outros. Não imaginava que ele fosse assim tão forte.
    Eu amei sua resenha, amei a premissa do livro e tenho que concordar com você a Editora Arqueiro capricha em seus lançamentos.
    Bom agora vou ali pesquisar preços e adquirir o meu livro.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  13. Oi Le!
    Ele já tinha me conquistado pela capa, agora a sua resenha me fez querer ler como uma louca! Adoro livros assim tocantes que tenha uma linda lição de vida, um conteúdo e uma motivação para mim ler!
    Tenho que tomar cuidado com a Arqueiro, se não acabo só comprado livros deles todos os meses! ahhaha
    Ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Kimberly foi fantástica nesse livro, super recomendo!

    ResponderExcluir

.