Livro: Os Três
Título original: The Three
Autor (a): Sarah Lotz
Editora: Arqueiro
Páginas: 400
ISBN: 9788580412697
Sinopse: Quinta-Feira Negra. O dia que nunca será esquecido. O dia em que quatro aviões caem, quase no mesmo instante, em quatro pontos diferentes do mundo. Há apenas quatro sobreviventes. Três são crianças. Elas emergem dos destroços aparentemente ilesas, mas sofreram uma transformação. A quarta pessoa é Pamela May Donald, que só vive tempo suficiente para deixar um alerta em seu celular que mudará completamente o mundo:
"Eles estão aqui.
O menino. O menino, vigiem o menino, vigiem as pessoas mortas, ah, meu Deus, elas são tantas... Estão vindo me pegar agora. Vamos todos embora logo. Todos nós. Pastor Len, avise a eles que o menino, não é para ele..."
Pamela May Donald decide visitar a filha no Japão, contudo, uma complicação misteriosa faz o avião que a transportava cair em uma floresta escura no país oriental. Antes de morrer, Pam vê um curioso menino japonês, que sem qualquer lesão, a avalia, e logo depois inúmeros espíritos saem da floresta em sua direção. Pam sabe que eles estavam vindo para recolher sua alma. Logo, ela faz uma ligação informando sobre esse estranho menino, e então a morte chega rápido demais...
Contudo, o acidente de avião não acontecera somente no Japão. Mais três acidentes em outras partes do mundo fizeram a humanidade parar. Em todos esses desastres, alguma criança havia sobrevivido ilesa, e então as teorias conspiratórias começaram a girar pelo mundo. Alguns afirmavam que essa ocorrência era fruto das forças alienígenas, outros diziam que as crianças tinham ligação com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Mas quais dessas teorias conspiratórias estavam corretas?
O livro é divido em dez partes ao todo, e não mostra somente como aconteceu os resgates dos três sobreviventes, mas também como as crianças se relacionaram e agiram depois que foram entregues aos seus entes queridos. E é aí que o mistério arrepiante se encontra. As crianças, conforme o tempo passava, tinham atitudes extremamente estranhas... O que mudara nelas? O que acontecera para estarem tão esquisitas?
Os Três foi uma grande aposta da Editora Arqueiro para o primeiro semestre de 2014. O Lançamento foi mundial e a divulgação vasta. A obra foi escrita por Sarah Lotz, uma roteirista, e indicada por Stephen King. Mas será que foi uma aposta bem feita? Confira a resenha a seguir.
Os Três é um livro perfeito para quem gosta de um suspense de tirar o fôlego. Sabia que encontraria um “ar” sombrio nessa leitura e uma narração bem envolvente, mas não sabia que essa obra seria tão perturbadora e roubaria tanto meus pensamentos.
É um livro diferente por vários motivos: seu conteúdo não conta com uma narração do presente – e de modo linear –, mas com um relato do passado. Inúmeros personagens vão relatando suas experiências diante dos desastres. É uma espécie de conjunção de informações – sejam elas publicadas em jornais, em noticiários, ou simples conversas por chats e até mesmo depoimentos sobre ocorrências misteriosas – e por causa dessa diversificação em narração e em personagens que a profundidade do livro foi constituída. Parece, por todo o momento, que a Quinta-Feira Negra – como é chamado o dia que aconteceu os acidentes – realmente existiu.
Infelizmente, alguns relatos desse documentário são inteiramente monótonos e desnecessários para a trama, e isso fez com que a leitura fosse um pouco mais arrastada. Em compensação, os outros capítulos eram muito surpreendentes; faziam-me ter expressões corporais, como arregalar os olhos diante de esclarecimentos, ou segurar o livro de forma mais firme, ansiosa pelo o que seria revelado.
Os poucos capítulos narrados em primeira pessoa foram os melhores. Creio que, se a autora tivesse investido um pouco mais neles, o suspense seria bem maior e o livro seria inteiramente envolvente e conquistador.
Os personagens são extremamente peculiares e complexos, e isso é um dos pontos mais positivos nesta obra. Muitos deles têm problemas com vícios ou problemas psicológicos. Foi interessante lidar com personagens exageradamente religiosos, com perspectivas diferentes e opiniões fora do comum.
A autora, Sarah Lotz, desenvolve bastante os
sentimentos e as ações humanas, até mesmo de forma
crítica, demonstrando com clareza ao leitor as consequências de ambos. É observando por fora que aprendemos com erros dos personagens em questão.
Mas o que faz de Os Três uma aposta ruim? Essa obra não é ruim, somente não me conquistou tanto quanto poderia. Sabe quando você vê um potencial em um enredo e ele não o atinge? Foi isso que aconteceu com Os Três. Simplesmente não sei se compreendi a obra de forma correta em sua totalidade, nem ao menos sei se compreendi a mensagem principal de Sarah Lotz. A autora poderia ter escolhido um caminho mais exato, que desse mais segurança, e, consequentemente, mais êxito em transmitir a essência do livro.
O desfecho dessa obra foi devastador! Esse é um tipo de livro que não cria uma única verdade, mas deixa que o próprio leitor interprete do modo que ache melhor. Gosto desse tipo de conclusão, mas nesse caso, o acréscimo do suspense não resultou numa boa mistura. A impressão que o leitor tem é que não valeu a pena ler um livro extenso para não ter resposta alguma, ou melhor: para ter respostas demais no meio de tanta incerteza.
O designe e a diagramação do livro é de arrasar. A capa é simples, mas apreciável e ainda passa o clima e a impressão correta ao possível leitor. Não encontrei erro de gramática, e achei o material das páginas satisfatório. A Editora Arqueiro quis inovar, fazendo as folhas serem negras, entretanto, por causa dessa tentativa foi necessário excluir as abas do livro, fazendo a capa ser instável e dobrável. Enquanto eu fazia minha leitura, a capa entortou muitas vezes.
Os Três é interessante, curioso, arrebatador e perturbador. Indico a leitura a todos que apreciam esse clima mais sombrio, que gostam de livros que trabalham com temas conspiratórios. Não se trata de um livro de terror, mas de um suspense de arrepiar. Leia Os Três e tire sua própria conclusão!
Primeiro Parágrafo:
“Pam olha a luz indicadora do cinto de segurança, desejando que ela se apague.”
Melhor Quote:
“Nada pode se comparar com o que vimos naquele dia.”
essa capa e linda, beijos
ResponderExcluirBlog: livro-azul.blogspot.com.br
Oi Letícia, tudo bem??
ResponderExcluirNossa, adorei a resenha e estou com muita vontade de ler esse livro!!
Beijinhos,
Rafaella Lima
http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/
AMEI a capa **O**
ResponderExcluira SINOPSE também é muito boa. Parabéns resenha muito boa O/
Fiquei com vontade de ler o livro <3
Bjus
Esse livro não tinha me chamado atenção, pra falar a verdade, tinha achado a capa um pouco macabra, então nunca dei muito crédito a ele. No entanto, ao ler algumas resenhas e ver o book trailer, me encontrei interessada e extremamente curiosa para conhecer a história a fundo. Gosto de leituras que mexem comigo, que me causam emoções e, sejam elas boas ou ruins, acredito que esse livro causaria esse efeito. Espero lê-lo algum dia.
ResponderExcluirhttp://umadosemaisforte.blogspot.com.br/
Uma história eletrizante pelo que estou vendo. Adorei saber que este livro tem uma trama envolvente e sombrio. Com certeza vou ler e quero conferir tudo que mencionou. Beijos.
ResponderExcluirPela capa eu não dava muito pelo livro, mas agora depois de sua resenha, como fã de suspense e livros sombrios, sei que vou amar, pois sei do que se trata e vou adorar ver o desenrolar da história..adoreiiiiiiiii..preciso desse livro..bj
ResponderExcluiraline.menininhadedeus@gmail.com
Adorei sua resenha e ela só reforçou meu desejo em ler esse livro. Está na lista e lerei em breve.
ResponderExcluirBjs.
Eu estou meio em dúvida ainda se fico com expectativas com esse livro ou não. Já vi algumas pessoas comentando, mas ainda não sei se não vou acabar quebrando a cara por criar expectativas demais (afinal, só a sinopse desse livro já me deixou morrendo de vontade de lê-lo!).
ResponderExcluirO meu receio é, principalmente, essa coisa de relatos que eu provavelmente vou achar monótono e o final - porque eu odeio quando o final é desse jeito que você falou, "parecendo não valer a pena". Não que haja a necessidade de fechar todas as pontas, mas tem algumas respostas que são essenciais, né? Aliás, é um livro só, então?
De qualquer forma, ótima resenha (toda vez que leio uma resenha, fico com mais vontade de ler o livro se vocês falam bem hahaha)
Beijo!
Isabella.
http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br
O livro parece ser muito bom, gostei da temática e com certeza leria. ^^
ResponderExcluirEsse livro já se encontra na minha lista de desejados desde que vi seu lançamento mas ainda não tive a oportunidade de ler. Tenho lido algumas resenhas e comentários sobre ele e vejo que as pessoas tem gostado. Gostei da sua resenha. parabéns.
ResponderExcluirA capa é maravilhosa!
ResponderExcluirUma ótima resenha, uma temática ótima. É realmente um livro que pode te dar vontade de ler várias vezes! <3
Adorei a capa do livro..muito interessante.
ResponderExcluirParabéns pelo blog que cada dia me conquista mais.
Beijos
Oi Letícia, tudo bom?!
ResponderExcluirSabe quando você lê a sinopse do livro e ela te arrepia?! É isso que sinto quando vejo esse livro. Ele deve ser demais! Acho que é daquelas leituras que eu não ia querer parar até chegar ao fim. Parabéns pela resenha! Fiquei ainda mais curiosa sobre o livro.
Beijos, Rob
http://estantedarob.blogspot.com.br/
Oi Le, então, tenho visto muitos comentários positivos em relação ao "Os três" e desde então ele está na minha lista dos desejados.
ResponderExcluirA sinopse é ótima e já deixa uma curiosidade sobre a mensagem de Pamela e as crianças sobreviventes.
Curto muito livros de suspense, mas fiquei intrigada com o fato do acréscimo do suspense na conclusão no desfecho do livro como você disse no post.
Gostei do melhor quote escolhido. enfim, estou doida para lê-lo e saber o desfecho deste livro. Parabéns pela resenha, ficou ótima. Bjs.
A capa é bem interessante, traz um ar de mistério e isso é bem legal. A sinopse me deixou muito afim de ler, porque gosto de livros de suspense/sombrios. Parabéns pela resenha. :)
ResponderExcluirOie, tudo bem?
ResponderExcluirBom, primeiramente quero parabenizar pelo sucesso do blog..
sobre o livro, que capa é essa? hhaha, e essas folhas escuras? Já começa que isso contou e MUITO para chamar minha atenção, e a temática do livro é de prender qualquer leitor. Estou MEGA curiosa e empolgada por essa leitura.
Já havia gostado da sinopse. Com a leitura da resenha a vontade de ler o livro aumento muito. O último parágrafo da resenha não é um convite a leitura do livro, é uma ordem.
ResponderExcluirestou curiosa com esse livro, apesar de me parecer uma historia macabra, mas estou entrando no mundo dos suspenses, e este livro me chamou a atenção por relatar os fatos como se realmente tivessem acontecendo, e ja estou com uma pulga atrás da orelha de como será o desenvolvimento dela.
ResponderExcluirUm pouco diferente dos gêneros que costumo ler, mas me chamou bastante atenção.
ResponderExcluirOi oI oi, queria muuuito esse livro, essa história me cativa e cada vez que leio uma resenha sinto mais vontade de lê-lo espero poder desfrutar dessa leitura logo e me divertir com essa incrível história.
ResponderExcluirResenha muito boa, abordando o conteúdo do livro, de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento e despertando o interesse dos leitores.
ResponderExcluirSem spoilers, a resenha me fez amar ainda mais o livro, e aguçar a vontade de lê-lo. Sou apaixonada por suspense, e a historia das crianças sobreviventes me cativou desde que li a sinopse. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirEu já tinha lido sobre o livro, e essa resenha apenas reforçou meu desejo de lê-lo. Parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirVocê tem razão, este livro foibem divulgado pela editora.
ResponderExcluirEle parece ser óimo e eu tenho muita vontade de lê-lo, apesar de ter um medinho..rs
Que bom que gostou!!
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Simplesmente sensacional sua resenha, e quem diria que poderia existir um livro tão fantástico como esse. Adoro livros que deixam em aberto a desfecho e ainda nos permite imaginar inúmeras possibilidades de enredo e até de uma continuação. Acho que a autora acertou ao escolher abordar fanatismo religioso e a influência da mídia na sociedade, são dois temas atuais e que vivemos diariamente, aborda-los e ainda mesclar o sobrenatural, mesmo que este não esteja escancarado no texto e simplesmente perfeito. Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirAdorei a resenha, adorei a capa, adorei o livro..
ResponderExcluirCara, eu tenho uma paixão por livros de suspenses, terror, fictícios, eles meio que fazem parte de mim rs
Adoraria ler!!
personagens esquisitos e complexos, sobreviventes de misteriosas tragédias, folhas negras, conspirações... como não amar esse livro? Ainda nem li e já amei só com esta resenha rsrsrsrs
ResponderExcluirDoida pra ganhar e voltar pra comentar se minha empolgação continua após a leitura ;)
Nossa simplesmente adorei! Não dei muita bola para esse livro, não sei, juguei mal a sinopse e nunca parei para ler uma resenha ate agora e isso me surpreendeu. Adoro livros de suspense e me interessei, tenho que acrescentar na minha lista de livros. Quando citou que o avião caiu no meio da floresta e um menino japonês estava lá, tipo, na hora lembrei dos melhores filmes de terror japoneses que eu já vi (Deu ate arrepio) Será??? kkkk. Fiquei curiosa mesmo. Muito boa a resenha.
ResponderExcluirBjinhos
http://cantinhodoslivros.com/blog/
A principio achei desinteressante, talvez pela capa,que pouco me chamou a atenção.Mas lendo a resenha me senti motivada a lê-Lo.Então gostaria que o livro para depois vir aqui e fazer um comentário sincero sobre o livro.
ResponderExcluirMuito legal a resenha, fiquei com mais vontade ainda de comprar o livro !
ResponderExcluirÉ uma pena você não ter curtido tanto assim. Sei como é, quando você super aposta num determinado caminho, e a autora segue outro totalmente diferente sendo que o seu seria muito melhor hahah Desde que a Arqueiro lançou eu fiquei encantada! Essa capa e o preto nas páginas ficaram super diferentes! O enredo do livro é ótimo, e espero que a autora não me decepcione rs
ResponderExcluirEu vi tanta divulgação a respeito desse livro e tantas resenhas que fiquei muito curiosa, nunca li nada parecido, não sou fã de filmes de terror, muito menos de suspense, mas eu sempre tive a curiosidade de ler algo assim, pra vê se eu teria os mesmos sentimentos lendo, mas agora com sua resenha fico imaginando se por ter criado uma expectativa grande pra ler ele eu não me desapontaria um pouco, espero que isso não aconteça comigo, mas se tiver a chance de ler, vou preparada pra qualquer sentimento contraditório que eu venha a sentir depois.
ResponderExcluirO livro parece ser ótimo, gosto muito de suspense, estou bastante interessada em ler!
ResponderExcluirNão preciso nem dizer o quanto a capa é linda, esse contraste em vermelho ficou perfeito. Ao suspense e esse parece ser uma boa recomendação. Vejo que mistura muitas coisas, e também investiga a mente humana que imagina vários motivos para essa tragédia.
ResponderExcluirEu quero este livro desde que vi soube do lançamento.
ResponderExcluirAdoro todo o suspense envolvendo o acidente de avião e as três crianças. Achei mega polêmico o fato dos personagens "do mal" serem crianças...
Já li muitas críticas positivas e muitos amigos já leram e super recomendam!!
Fiquei intrigada em saber que o leitor é quem tira suas próprias conclusões e isso me fez pensar que a estória pode ficar confusa, sei lá!
Adorei a resenha e preciso conferir eu mesma este super livro que só a sinopse dá muito medo!
Desde o lançamento que estou de olho nesse livro. A premissa é, realmente, bem interessante e perturbadora. Uma pena que a autora acabou se perdendo um pouco na maneira de passa-la. Não sou muito fã de histórias que, no final, deixam várias questões sem respostas, deixando a cargo do leitor, colocar suas próprias conclusões. Será que vai rolar uma continuação?!?! Seria interessante.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Nao sei se vou gostar tanto assim de "os tres" apesar de ja ter me conquistado faz tempo... nao so pela sinopse e a capatambem pelas resenhas que li/leio. Parece ser mesmo um livro de misterio arrebatador.
ResponderExcluirresenha boa sem dar spoiler
ResponderExcluir