Olá, galera, tudo bem? De hoje até o dia 14 o blog vai falar sobre a trilogia Para Todos Os Garotos Que Já Amei, junto com os demais parceiros da Editora Intrínseca. A ideia é apresentar a série e falar sobre os personagens que amamos na semana do Dia dos Namorados aqui no Brasil. No dia de hoje, vocês vão conhecer um pouco sobre a série.
— APRESENTAÇÃO DA SÉRIE —
1 - PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI.
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
"Quando escrevo, não reprimo nada. Escrevo como se ele nunca fosse ler. Porque não vai mesmo. Cada pensamento secreto, cada observação cuidadosa, todos os sentimentos que guardei dentro de mim, coloco tudo na carta. Quando termino, fecho o envelope, escrevo o endereço e coloco dentro do chapéu azul-petróleo. Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam."
Para Todos os Garotos que Já Amei foi uma leitura super envolvente, divertida e extremamente fofa. Quando li a sinopse e vi que Lara Jean escrevia para se despedir de seus amores eu fiquei super curiosa. Lara começa o livro muito tímida e insegura, mas no decorrer da história ela amadurece bastante e ganha muita confiança — fiquei muito feliz com o aprendizado que ela teve.
A escrita de Jenny Han é simplesmente incrível. Ela é super descritiva durante toda a narrativa, deixa a história envolvente e fluida. Quando li o livro pela primeira vez fiquei apaixonada por tudo e depois que terminei tive uma vontade louca de iniciar a leitura novamente. A escrita dessa mulher é viciante — já adianto. A história como um todo é muito boa e o enredo, os personagens, as intrigas e, principalmente, o amadurecimento de nossa protagonista me chamaram bastante atenção.
2 - P.S.: AINDA AMO VOCÊ.
Sinopse: Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em Para todos os garotos que já amei, Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em P.S.: Ainda amo você, ela tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.
"Só tem uma coisa importante da qual quero ter certeza.
— Peter
— Que foi?
— Não quero que a gente parta o coração um outro.
Peter ri e acaricia minha bochecha.
— Você está planejando partir meu coração, Covey?"
Nossa protagonista está em um relacionamento. Tudo está as mil maravilhas, as coisas estão se acertando até que... um garoto, o passado, as incertezas. Aquelas cartas do passado ainda estão viajando. Um rapaz retorna pra vida de Lara e junto com ele uma enxurrada de sentimentos e dúvidas invadem a vida dela sem pedir licença. P.S: Ainda Amo Você é um livro sobre aprendizado e crescimento. No primeiro, Lara aprendeu bastante, mas agora ela precisa tomar muitas decisões e guiar sua própria vida. Jenny Han cria um cenário perfeito e continua com sua escrita envolvente e, apesar de preferir o primeiro livro, super indico essa leitura. Não achem que essa capa bonita significa superficialidade ou simplicidade, teremos muitos assuntos importantes e super desenvolvidos.
3 - AGORA E PARA SEMPRE, LARA JEAN
Sinopse: Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean - aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las - foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta. Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito - organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura -, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família - e, quem sabe, o amor de sua vida - para trás. Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?
Estou super ansiosa para saber como vai finalizar essa série. Aguardo ansiosamente para ler o último livro, lançado recentemente pela Editora Intrínseca.