Livro: Odisseia Olímpica
Autor(a): Luiz Antônio Aguiar
Ilustrador: Jorge Guidacci
Editora: Biruta
Páginas: 164
ISBN:9788578481537

Sinopse: Um panorama histórico da origem dos Jogos Olímpicos, desde os tempos de Zeus até o Rio de Janeiro, em 2016. Repleto de curiosidades, Odisseia Olímpica traz de uma forma divertida inúmeras informações sobre um dos mais importantes eventos mundiais, que a cada quatro anos celebra a paz entre os povos.

       Odisseia Olímpica é um livro infanto-juvenil publicado pela editora Biruta. Foi ilustrado pelo Jorge Guidacci, e escrito por Luiz Antônio Aguiar, renomado autor que já ganhou o prêmio Jabuti e é mestre em literatura brasileira. 
      Sou extremamente fã de mitologia grega e fiquei inteiramente ansiosa para ler esse livro! Me interessei também pela obra por causa do título, que é criativo e brinca com duas situações "históricas" para os gregos: a odisseia que foi uma poema fantástico escrito por Homero sobre o herói Odisseu, e a Olimpíadas que eram as competições que aconteciam de quatro em quatro anos em homenagem ao deus Zeus.


     Por mais que algumas das histórias apresentadas por Aguiar não venham de sua imaginação, o modo como ele as apresentou foi inteiramente envolvente e criativo. Não consegui imaginar outro modo de interessar crianças e adolescentes para um assunto tão complexo quanto a mitologia grega, que tem inúmeros contos, nomenclaturas, versões diferentes e tem uma linearidade, muitas vezes,"falha". Acaba sendo demasiadamente difícil lidar com elementos confusos assim e Aguiar transcendeu muito bem esse problema.
      Além disso, o autor trouxe essas histórias para um assunto antigo e ao mesmo tempo super atual: as Olimpíadas. Muitos jovens estão entusiasmadíssimos com a olimpíada que ocorrerá no Brasil ano que vem, e esse foi o melhor caminho que o autor poderia ter escolhido para despertar o interesse do público-alvo. Tenho que admitir, por conseguinte, que aprendi inúmeras informações sobre as Olimpíadas com esse livro, que traz quadros com curiosidades e explica com detalhes e dados as olimpíadas anteriores.


      Gostei, principalmente, de ver que nenhuma informação faltava em Odisseia Olímpica. Havia muitas explicações no rodapé, mapas para guiarem geograficamente o leitor. Esses artifícios auxiliaram muito no compreendimento da mitologia. E mesmo sendo penoso retratar versões diferentes, Aguiar se arriscou e acabou suprimindo muitas dúvidas comuns; já vi muitas pessoas acharem que Hércules (versão romana) e Herácles (versão grega) eram pessoas diferentes.
     A linguagem dessa obra é muito acessível e trabalha com vários tipos de textos. Temos a narrações de alguns contos, textos informativos, histórias em quadrinhos, entre outras modalidades. Gostei muito dessa diversidade que não cansa o leitor. Aguiar apresentou, também, os deuses gregos/romanos a partir de um sistema muito legal, de fácil entendimento, interligando um mito ao outro.
     Admito que eu queria ter contato com outros contos através da narração de Aguiar, não que ele teve escolhas ruins, mas senti vontade de conhecer outros mitos pela visão dele. E acho, também, que o autor poderia fazer outros volumes de uma série mitológica em que ele desenvolvesse outros lados da mitologia, que é tão ampla e tão extensa.
       O ilustrador Jorge Guidacci foi um grande ponto forte em Odisseia Olímpica. Gostei muitíssimo de suas ilustrações; ele passou a ideia e o clima certo! As imagens deram a sensação de que foram feitas com muita dedicação. A Editora Biruta está de parabéns pela publicação! Mais uma vez ela me surpreendeu na diagramação e preparação da obra, que está perfeita do começo ao fim. 

      A experiência de leitura foi muito boa, e indico a crianças, adolescentes e adultos. É um ótimo livro para você  —  de qualquer idade —  aprender mais sobre as concepções das civilizações antigas e o que elas contribuíram para a contemporaneidade, para nossa vida. Odisseia Olímpica é uma ótima pedida para todos que gostam de histórias fantásticas que tenham uma ponte com a realidade e para quem já se identificou alguma vez com esse tema em específico. Aguiar nos presenteou com um livro muito instrutivo.



 






3 Comentários

  1. Passando pra avisar que amei a foto! <3 Hahaha, e a resenha também, é claro! :)

    ResponderExcluir
  2. Que interessante essa edição, vou dar uma procurada o/
    adoro esse universo de mitologia e me pareceu uma grande fonte de referencias!

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

.