Ilustrador: Jorge Guidacci
Sinopse: Um panorama histórico da origem dos Jogos Olímpicos, desde os tempos de Zeus até o Rio de Janeiro, em 2016. Repleto de curiosidades, Odisseia Olímpica traz de uma forma divertida inúmeras informações sobre um dos mais importantes eventos mundiais, que a cada quatro anos celebra a paz entre os povos.
Por mais que algumas das histórias apresentadas por Aguiar não venham de sua imaginação, o modo como ele as apresentou foi inteiramente envolvente e criativo. Não consegui imaginar outro modo de interessar crianças e adolescentes para um assunto tão complexo quanto a mitologia grega, que tem inúmeros contos, nomenclaturas, versões diferentes e tem uma linearidade, muitas vezes,"falha". Acaba sendo demasiadamente difícil lidar com elementos confusos assim e Aguiar transcendeu muito bem esse problema.
Além disso, o autor trouxe essas histórias para um assunto antigo e ao mesmo tempo super atual: as Olimpíadas. Muitos jovens estão entusiasmadíssimos com a olimpíada que ocorrerá no Brasil ano que vem, e esse foi o melhor caminho que o autor poderia ter escolhido para despertar o interesse do público-alvo. Tenho que admitir, por conseguinte, que aprendi inúmeras informações sobre as Olimpíadas com esse livro, que traz quadros com curiosidades e explica com detalhes e dados as olimpíadas anteriores.
Gostei, principalmente, de ver que nenhuma informação faltava em Odisseia Olímpica. Havia muitas explicações no rodapé, mapas para guiarem geograficamente o leitor. Esses artifícios auxiliaram muito no compreendimento da mitologia. E mesmo sendo penoso retratar versões diferentes, Aguiar se arriscou e acabou suprimindo muitas dúvidas comuns; já vi muitas pessoas acharem que Hércules (versão romana) e Herácles (versão grega) eram pessoas diferentes.
O ilustrador Jorge Guidacci foi um grande ponto forte em Odisseia Olímpica. Gostei muitíssimo de suas ilustrações; ele passou a ideia e o clima certo! As imagens deram a sensação de que foram feitas com muita dedicação. A Editora Biruta está de parabéns pela publicação! Mais uma vez ela me surpreendeu na diagramação e preparação da obra, que está perfeita do começo ao fim.
Passando pra avisar que amei a foto! <3 Hahaha, e a resenha também, é claro! :)
ResponderExcluirObrigada hahaha Preto arrasando!
ExcluirQue interessante essa edição, vou dar uma procurada o/
ResponderExcluiradoro esse universo de mitologia e me pareceu uma grande fonte de referencias!
http://poyozodance.blogspot.com.br/