Livro: A Maldição do Tigre
Título Original: Tiger's Curse
Autor (a): Colleen Houck
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 351
ISBN: 9788580410266

Sinopse: "Kelsey Hayes perdeu os pais recentemente e precisa arranjar um emprego para custear a faculdade. Contratada por um circo, ela é arrebatada pela principal atração: um lindo tigre branco. Kelsey sente uma forte conexão com o misterioso animal de olhos azuis e, tocada por sua solidão, passa a maior parte do seu tempo livre ao lado dele. O que a jovem órfã ainda não sabe é que seu tigre Ren é na verdade Alagan Dhiren Rajaram, um príncipe indiano que foi amaldiçoado por um mago há mais de 300 anos, e que ela pode ser a única pessoa capaz de ajudá-lo a quebrar esse feitiço. Determinada a devolver a Ren sua humanidade, Kelsey embarca em uma perigosa jornada pela Índia, onde enfrenta forças sombrias, criaturas imortais e mundos místicos, tentando decifrar uma antiga profecia. Ao mesmo tempo, se apaixona perdidamente tanto pelo tigre quanto pelo homem."

    A história começa com Kelsey, uma adolescente órfã de 17 anos, que vive com uma família adotiva muito gentil em Oregon. A moça quer guardar dinheiro para a faculdade, e para isso, arranja um emprego temporário em um circo que está de passagem pela cidade. Sua tarefa é ajudar com as tarefas em geral, e, especialmente, ajudar a alimentar e tratar da grande atração: Dhiren, o tigre branco. Apesar de amedrontada no começo (quem não estaria?!), Kelsey acaba se afeiçoando ao tigre, e desenvolvendo uma relação muito doce com ele. Ela sabe que há algo diferente no animal, porém, não consegue explicar a estranha conexão que sente.
    Quando um comprador muito rico e um tanto misterioso compra o tigre do circo com o intuito de levá-lo de volta à selva indiana, Kelsey é convidada a ir junto para cuidar de Dhiren durante a viagem e de sua adaptação no novo país. Já na Índia, no meio da selva e supostamente perdida, ela descobre um enorme segredo: Dhiren, ou Ren, é, na verdade, um príncipe indiano que foi amaldiçoado a viver como tigre há 300 anos. Ele só possui alguns minutos por dia como humano, e é assim que explica sua história para a moça. Ela é, aparentemente, a única que pode ajudar Ren a desfazer a maldição, e os dois irão enfrentar muitas aventuras para que o objetivo seja cumprido.

     Mágico é a palavra que posso usar para definir A Maldição do Tigre. O livro é bem temperado, você encontra romance, aventura, mistério e ação em doses muito bem colocadas ao longo de todo o enredo. A linguagem da autora é fácil, nada muito rebuscado, e apesar da informalidade ter me incomodado em alguns momentos, não é nada alarmante. Gostei muito de toda a mitologia indiana presente na história, e Houck demonstrou de uma forma muito bem arquitetada o quanto a pesquisa é importante para a construção de um bom livro: os costumes, as comidas típicas, histórias e a cultura batem exatamente com as tradições do país, e ao decorrer da leitura aprendemos muita coisa sobre o povo da Índia.
    Kesley é esperta, muito corajosa e destemida. A personagem me conquistou depois das primeiras páginas, e o modo com que ela lidou com algumas situações me surpreendeu de um jeito muito positivo, afinal, personagens sem graça já conhecemos muitas. Entretanto, é claro que o que estava bom de mais não poderia durar tanto. Depois de conhecer Ren – o homem, e não apenas o tigre – a relação dos dois vai se aprofundado aos poucos: Ren é um moreno dos olhos azuis, lindo, romântico, cavalheiro e sincero – e, além disso, é um príncipe. Ele é, sem mais, o tipo de personagem masculino perfeito (que até mesmo escreve poemas!).
    A relação entre os dois na maior parte do livro é excelente, do tipo que te faz invejar a mocinha e querer mais do que tudo um homem desse jeito para si. Mas então, depois de um livro quase inteiro sendo madura e decidida, Kesley resolve que não é boa o suficiente para ele. Assim; do nada. Acredito que esse complexo de inferioridade que a personagem sofre de algumas páginas para outras foi totalmente desnecessário e acabou ficando um tanto estranho. Depois de agir como uma adulta a maior parte do tempo – e isso que ela possui apenas 17 anos –, a mudança abrupta foi supérflua.
     Outra coisa que me importunou foi a facilidade com que a moça fez a viagem para a Índia em primeiro lugar. Um estranho super rico oferece para uma adolescente um emprego muito bem remunerado – mesmo que ela não tenha experiência significativa na área –, fora do país e do outro lado do mundo, com turismo incluso no pacote. E tudo é arranjado em uma semana. É claro, é a viagem dela que faz a história acontecer, mas a simplicidade de todo o processo e a falta de desconfiança da Kesley ou dos seus pais adotivos ficou um pouco irreal.
    Excluindo esses dois pontos, eu realmente me encantei com o livro. O desenvolvimento dos personagens, a maneira como eles se relacionam, as informações que a história passa sem se tornar informativa demais ou enfadonha; tudo isso contribui para uma história genial. A leitura é gostosa, leve, e te transporta para um mundo totalmente novo e mágico. 
    Carregado de fantasia, recomendo o livro a aqueles que não dispensam uma boa aventura, ficção, com muito mistério e, é claro, a dose certa de romance. 
Primeiro parágrafo do livro:
"O prisioneiro estava com as mãos amarradas diante do corpo, cansado, subjugado e imundo, mas com uma postura altiva digna de sua herança indiana real. Seu captor, Lokesh, olhava-o com desdém, sentado em um trono dourado, luxuosamente esculpido. Pilares brancos e altos erguiam-se como sentinelas em torno do salão. Nem sequer um murmúrio de brisa da selva passava pelas cortinas transparentes. (...)"
Melhor quote:
"A vulnerabilidade dele me permitiu baixar a guarda e, de maneira delicada e metódica, ele derrubou minha bem construída barragem. Ondas de ternura batiam nas bordas do muro e se introduziam furtivamente nas rachaduras. Os sentimentos transbordaram e caíram sobre mim. Era assustador me abrir para amar alguém novamente."


16 Comentários

  1. Sou hiper curioso pra ler a saga do tigre, já li algumas resenhas dos livros e gostei bastante,além das capas serem muito lindas *-* Acho que vale a pena dar uma chance para a série ;D

    ResponderExcluir
  2. Essa saga parece ser ótima, sou muito afim de ler.

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  3. Nossa preciso ler essa série o mais rápido possível, parabéns pela sua resenha !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente não tinha interesse por esse livro, confesso que por causa da India, mas lendo sua resenha despertou algo em mim e agora eu quero!!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa série vem conquistando novos adeptos todo dia, ainda não tive a oportunidade de ler, mas é um livro que quero muito ler. Mesmo pela resenha, ficou meio irreal a ideia de ir para a índia assim, de uma pra outra, talvez, a autora não conseguiu encontrar um motivo mais coerente para levar a personagem até a índia. Vai saber hehehe

    ResponderExcluir
  6. Já faz um tempo que eu estou querendo ler esse livro, e a sua resenha me fez querer ainda mais. Gosto muito de história com uma boa carga cultural, que mostre como é a vida em outros países, em outras culturas. Já imagino o quão belo seja o desenrolar da relação entre Kelsey e o seu príncipe tigre... Quanto as falhas, de fato, pela sua descrição a viajem da protagonista soou um tanto irreal,mas acredito que tenha sido necessário para o desenrolar da trama.

    Bjs...

    ResponderExcluir
  7. Só por ter tigre eu já me interessei! Amo tigres!!!
    A Kesley ser forte me agradou muito e o fato dela ter ido pra Índia tão rápido me deixou intrigada, estou querendo ler a série q me pareceu muito boa!!!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li o meu e nem sei o que estou esperando mais! Queria ler quando tivesse uns 3 livros pelo menos e agora tenho e ainda não li. Caramba, é bom né? Esse livro é muito legal!

    ResponderExcluir
  9. Ja li todos os livros da série e estou completamente apaixonada pela Índia!
    Me apaixonei pela história toda, porém, senti algumas revoltas no decorrer da história,como esse complexo de inferioridade da Kelsey! Aff ngm merece mais uma Bella Swan nesse mundo!

    Adorei a resenha!

    Beijos
    Mari.

    http://www.quinzeprimaverasescritas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece perfeito! Desde que vi a capa e li a sinopse tenho vontade de ler ele. Adorei o tema, achei muito criativo!


    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Olá Gabi!
    Eu já li muitas resenhas positivas sobre essa saga, mas sabe que nunca tive "muita" vontade de lê-la? Não sei, acho que ela ainda não me despertou aquele quê de curiosidade... Mas preciso dizer que sua resenha sobre ele despertou uma pitada dela... A história de um homem amaldiçoado a se tornar um tigre... achei bem original e gostei de saber que o livro traz muito sobre a cultura indiana, sempre gosto de livros que nos mostram um pouquinho da cultura de outros lugares do mundo.

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  12. Hey!
    Estou com esse livro na estante tem um bom tempo! Já li resenhas negativas e positivas a respeito, e isso me deixa bem curiosa! Espero ler em breve!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu amei esse livro, adoro o Ren ahahaha apesar da Kelsey me dar nos nervos de vez em quando é uma série que vale a pena ler.

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  14. Realmente é meio irreal tudo acontecer em uma semana tão facilmente e a personagem já estar na Índia. Deve ter sido por o foco ser quando ela chegasse lá, né? Enfim...
    Mas apesar disso, fiquei curiosa para conhecer a série!

    ResponderExcluir
  15. Não acompanho essa série.
    Já li comentários positivos e negativos.
    Essa trama não despertou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  16. A saga parece ser ótima, muitos falando bem! Quero muito ler!!!
    http://svlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

.