Livro: Bruxos e Bruxas
Título original: Witch & Wizard
Autor (es): James Patterson, Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
ISBN: 978-85-8163-221-6

Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

    Whit e Wisty Allgood são dois irmãos normais, como quaisquer outros. Uma noite, porém, sua casa é invadida e eles são presos e acusados de bruxaria. Seus pais, que aparentemente sabem o que está acontecendo, mas nunca disseram as crianças, são levados também e deixam com eles apenas uma baqueta e um livro em branco para enfrentar essa nova jornada. 
    Eles foram apreendidos pela Nova Ordem, uma organização que tomou o poder aos poucos, e agora impõe um tipo de ditadura muito severa: livros, música, arte e tecnologia são extremamente proibidos, jovens não são confiáveis. Tudo fora do padrão da Nova Ordem é considerado crime, e as sentenças variam de prisões com condições deploráveis à até pena de morte. 
    O mundo como conhecemos já não existe mais, e todos estão sofrendo com o novo sistema ditatorial. Em meio a essa aventura, os irmãos Allgood descobrem ser portadores de poderes mágicos e estão determinados a encontrarem seus pais. Uma profecia foi revelada, porém, e cabe a eles livrar o mundo dessa injustiça. 

     Depois de toda a ampla divulgação que a Editora Novo Conceito investiu no livro, ficou impossível não se interessar pela história: os irmãos invadiram nossos Facebooks, e-mails e os parceiros chegaram a até mesmo receber um folheto de “procurados” pelo correio. Tinha grandes expectativas para a obra e acredito que me decepcionei um pouco com a história em detrimento disso.
     “Bruxos e Bruxas” traz todas as características que já são particularidades de Patterson: capítulos curtos, acontecimentos rápidos e a narração fluída em primeira pessoa. Tudo isso contribui para uma leitura ágil e veloz, em que a cada página algo novo acontece e surpreende o leitor. Dessa vez, porém, algo na estrutura da história deixou a desejar. Tudo acontecia rápido demais, e foi um pouco difícil mergulhar na história do jeito que sempre acontecia comigo ao ler algum livro de Patterson.
   Provavelmente, tudo isso foi por conta de eu não saber tanto sobre a história. Estava esperando um enredo mais maduro, com situações mais complexas. Devido a isso, os motivos que levavam os personagens a realizar determinadas ações soavam artificiais demais e não me convenciam, e o humor constante também deixou de lado o foco da “ação”.
     Os capítulos são narrados, em geral alternadamente, por Whit e Wisty. Os irmãos, assim como quem está lendo, não têm nenhum conhecimento sobre o que está acontecendo, e nem sequer sabiam que tinham poderes mágicos. A narração é divertida e você se afeiçoa pelos protagonistas, mesmo que algumas atitudes sejam extremamente infantis ou inconseqüentes. A linguagem informal demais me incomodou um pouco, como também o fato de eles não questionarem mais o que estava acontecendo – afinal, suas vidas haviam mudado completamente.

   Creio que, como primeiro volume de uma série, o livro cumpriu bem seu papel. O final deixa muitas lacunas a serem preenchidas, com questões que desde o começo do livro não foram respondidas, apesar de os autores terem dado respostas suficientes para o leitor prosseguir com a leitura. Podemos esperar que, no próximo volume, os personagens amadureçam, e o aprofundamento emocional seja maior.
    Apesar de certos pontos que não me agradaram, me afeiçoei a história: indico o livro aos que gostam de uma boa fantasia, rápida, e com bastante ação. É uma leitura voltada em grande parte ao público juvenil ou pré-juvenil, com uma história que o maior objetivo é entreter. 
Melhor quote:
"Quando foi a última vez que você olhou de verdade nos olhos dos seus pais? Aposto que nem se lembra. Tipo, desde que você era bebê e ficava arregalando os olhos para a sua mãe. Bom, não fique nervoso ao ver o que acontece quando você entra nesse território. É meio assustador, na verdade, mas de um jeito legal. Não vou falar mais nada. Tente um dia."
                     


22 Comentários

  1. A divulgação feita pela novo conceito foi bárbara, eu quase enlouqueci por esse livro, e com certeza ele está na minha lista de compras. Apesar de ainda não ter lido, acho que a história deve ter fugido um pouco da maneira como Patterson escreve, pois neste livro ele escreve junto com Charbonnet, o que, com certeza deve ter influenciado na formação de toda a trama.
    Adorei a resenha XD

    ResponderExcluir
  2. Gabi, a divulgação me deixou em pânico!Receber cartas anônimas não é brincadeira não HSUAHSUAHS estou louca para lê-lo! <3

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  3. Oi! Como você, fiquei interessada nesse livro assim que começou todo o mistério e divulgação. Mas tô tentando não ficar com as expectativas altas demais pra não me decepcionar tambem. Curto o autor e tenho escutado coisas muito boas sobre o livro, mas um ponto negativo está presente em todas as resenhas que li: a questão do humor. Mas acho que eu vou gostar. Depois digo o que achei!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como estou muito a fim de ler o livro, estou tentando baixar as expectativas para não me decepcionar! Gostei muito da resenha, fiquei ainda mais curiosa com o livro!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou muito curiosa para ler Bruxos e Bruxas, tanto pelo grande marketing que a NC fez em cima do livro, quanto pelas resenhas positivas que leio, mesmo que algumas tenham demonstrado um desapontamento com relação a alguns pontos na história. Espero não me decepcionar com o livro ou pelo menos não muito.
    A narrativa intercalada entre os irmãos, na minha opinião, tende a deixa a história mais dinâmica e interativa, assim ficamos conhecendo melhor os 2, seus pontos de vistas, sentimentos, medos,.......!
    Tô bem curiosa pra saber mais sobre a Nova Ordem e como que os irmãos Allgood vão fazer para escapar das garras dela e de seu regime controlador e opressor.
    Achei a capa lindíssima, com o B flamejante com os rostos do irmãos é genial.
    Percebo que o livro está cheio de ação, aventura, fugas, perseguições, mistérios, magia e com várias partes cômicas também. E eu Adoro!
    O único livro que li do Patterson foi Private e eu gostei.
    Eu preciso desse livro! rsrs
    Adorei a resenha Gabi!!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  6. Estou super com vontade de ler esse livro!
    Amei a resenha e o quote!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. cara mt gente sabe que não sou fã do autor. mas estou tentando mudar isso huasuasas por isso que pedi esse livro, pra poder ver se gosto
    e pelo que tenho lido nas resenhas eu vou gostar olha

    ResponderExcluir
  8. Acho que esse é um livro que eu iria gostar, gosto de fantasia, com ação ainda por cima! eu já ouvi falar muito desse livro, muitas propagandas e tal e estou com um pé atrás, ainda não sei se vou ler ou não ^^

    ResponderExcluir
  9. A sua é a primeira resenha que eu vejo do livro.Mas tenho a ligeira impressão de que irei ler várias, outras pude acompanhar o trabalho de marketing da novo conceito pelos blogs que visito e esse livro TEM que valer a pena ;D

    ResponderExcluir
  10. Bem este tipo de livro não me interessa + pra vc que gosta parabéns
    http://www.jeitosimplesdeser.com.br/
    http://www.youtube.com/user/JeitoSimplesdeSer
    https://www.facebook.com/jeitosimplesdeser
    bjim e boa noite

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da sua resenha e fiquei com muita vontade de ler!
    Mas é complicado saber que tem continuação, hj em dia parece ser mais facil fazer uma serie do que volume unico, porem se eu tiver uma oportunidade com certeza vou le-lo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi!
    Depois de toda aquela enorme divulgação da NC em relação a esse livro, não tem como eu não dizer que fiquei curiosa para lê-lo. Eu ainda não li nada do James, e não sei se começaria por esse livro, mas que parece ser uma boa história, parece!
    Que pena que você se decepcionou com a história =/ Realmente é muito chato quando isso acontece, mas ainda assim, quero muito ler Bruxos e bruxas =)

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo ele atualmente e confesso que me decepcionou um pouco, ele é mais juvenil do que eu imaginei e não gostei dos parágrafos curtos, mas é você disse, para introdução aos próximos livros, ele é razoável.

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. resenha maravilhosa!comprei o livro ontem,so que tenho outro na frente... =( to louquinha pra ler *o*

    ResponderExcluir
  15. E eu vejo resenha boa, vejo ruim, não sei pra onde levar e graças por não acreditar mais em resenhas dos livros dele. Tenho birra com o autor, o que o povo me disse que era bom eu odiei, li outro e odiei...Tentando salvar a reputação dele comigo, mas tá difícil...espero ler esse e gostar, a trama é diferente e aparece ser boa.

    ResponderExcluir
  16. Nem com toda a divulgação da Novo Conceito eu não consegui me interessar por esse livro, talvez pelo titulo(nunca gostei de bruxas elas me dão arrepios), e acho esse tema já meio batido e muito explorado.
    Não é um livro que eu leria, mesmo sabendo de suas características da literatura juvenil a qual eu aprecio muito.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito do livro, apesar de não ser o melhor do autor. Acho que o grande problema, que originou muitas críticas, é o fato de muitos esperarem um livro mais maduro, como geralmente são os livros do Patterson, e não uma fantasia adolescente, como é o caso. Quem sabia que esse era o caso certamente irá apreciar.

    Beijos
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
  18. Tenho ouvido falar muito mesmo desse livro, porém n me interessei pela sinospe, muito menos por essa capa! Mas qm sabe algum dia de alguma chance?

    Beijos
    Mari.
    http://www.quinzeprimaverasescritas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    A editora arrebentou na divulgação desse livro e nos kits! Adorei a capa! Mas tenho lido algumas resenha não tão empolgadas a respeito! Muitos falaram assim como você que as coisas acontecem muito rápido e não se envolveram tanto com a história! Mas,ainda tenho vontade de ler o livro!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. O kit do livro ficou tão caprichado quanto o trabalho de divulgação do livro! Eu ficava super curiosa para saber qual seria o lançamento e desde que saiu fiquei bem curiosa em relação a história! Gostei muito de os capítulos serem intercalados, pois assim dá pra ter uma visão do ponto de vista de cada personagem.

    ResponderExcluir
  21. Não tenho interesse nessa leitura por 2 razões: estou fugindo de séries e por ser uma trama voltada para o público juvenil.
    Conheço a escrita do James, pois li O Diário de Suzana para Nicolas.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Comecei a ler essa série, mas gradativamente fui perdendo o interesse, já que o autor não consegue sair do lugar na narração. Já li o segundo volume e continuamos no mesmo impasse do começo do primeiro livro. É como se o James Patterson não soubesse o que fazer! Enfim, adorei sua resenha :)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

.