Livro: Nós Dois 
Título Original: The Two of Us 
Autor(a): Andy Jones 
Editora: Suma de Letras
Páginas: 268
ISBN: 978-85-5651-022-8
Sinopse: Durante dezenove dias, Fisher e Ivy vivem uma relação idílica e são praticamente inseparáveis. É claro que os dois sabem que estão destinados a ficar juntos para sempre, e o fato de se conhecerem tão pouco é apenas um detalhe. Nos doze meses seguintes, período em que suas vidas mudam radicalmente, Fisher e Ivy percebem que se apaixonar é uma coisa, mas manter uma relação é algo completamente diferente. “Nós dois” é um romance honesto e emocionante sobre a vida, o amor e a importância de dar valor a ambos.

Andy Jones vive me Londres com a esposa e as duas filhas. Durante a semana, ele trabalha em uma agencias de publicidade e, nos fins de semana e nos tempinhos que encontra antes do trabalho, escreve romances.   

  Se apaixonar perdidamente é fácil. A grande aventura começa na hora de compartilhar a vida. Fisher e Ivy se conheceram há dezenove dias. Fisher e Ivy não se desgrudam há dezenove dias. Não é o primeiro relacionamento de nenhum dos dois, então eles sabem que existe algo especial: foram feitos um para o outro. Mesmo sem se conhecerem muito bem, têm certeza de que daqui para frente vão ficar juntos. Contudo, no decorrer do ano seguinte, o casal vai descobrir que todo mundo pode se apaixonar, mas nem todos conseguem continuar apaixonados. Nós Dois é uma inusitada história de amor, sobre um casal que embarca em duas semanas de paixão e vê sua vida se transformar para sempre. Um livro sobre o poder do amor... apesar de tudo. 
  Quando peguei esse livro não imaginava que se tratava de um drama familiar e nunca imaginei que seria um dos livros que mais choraria lendo. Fui engana com essa sinopse simples, mas essa história é muito mais que um simples romance que acontece em dezenove dias. Fisher e Ivy vão passar por grandes dificuldades. O ponto principal vai ser no aprendizado e também no crescimento dos dois como pessoa. Acompanhar esses dois é dilacerador, tenho certeza que vocês vão refletir bastante depois dessa experiência literária. 

"Não se esforcem demais para ser uma casal perfeito, meu amor. Não fiquem se metendo na vida um do outro; não tenham medo de discutir, de calar a boca ou de contar umas mentirinhas bobas; ajude na limpeza; não deixe cuecas sujas do avesso largadas no chão; abaixe o assento na privada; compre flores para Ivy uma vez por mês e lhe dê um beliscão na bunda uma vez por semana. O resto é com você."

   Assim que vi essa capa minimalista com um balão e um coração... foi amor a primeira vista, nem li a sinopse porque senti que ia gostar da história. Sabe o sexto sentido do leitor? Pois é, foi ele que me disse que esse livros seria surpreendente. Mas vamos com calma, pois a história não me conquistou nas primeiras páginas não, confesso que comecei e recomecei a ler esse livro umas três vezes. Porque eu não desisti? Meu sexto sentido de leitora estava ali me pedindo pra continuar. E deu certo, essa história é de uma delicadeza única e foi me conquistando aos pouquinhos. 
   Já sou fã de dramas familiares e não esperava que esse romance fosse se encaixar tão bem no gênero. Fui surpreendida logo de início quando vi que a narração do livro inteiro seria feita pelo Fisher. SIM, o livro é narrado pelo personagem. Outra coisa que gostei muito é que o escritor também é homem, não estou sendo preconceituosa nem nada, mas geralmente esse tipo de tema tem mulheres como narrador e também em sua grande maioria é escrito por mulheres. A escrita de Andy é envolvente e ele conseguiu expandir bem o personagem dando uma rotina e também trabalhando bem o circulo familiar e de amizades.
   A construção do livro é simples, mas tenho certeza que foi um grande desafio para o autor abordar alguns assuntos. Alguns detalhes foram colocados em pontos específicos para dar mais realidade e profundidade para o livro. Me chamou muito a atenção o fato de não ter o ponto de vista de Ivy e o autor trabalhar a evolução de Fisher, deixando ele aprendendo aos poucos e quebrando a cara até perceber que Ivy também estava sofrendo e na maioria das vezes, muito mais que ele.
   Fisher trabalha com propagandas e tem uma vida mais ou menos estável. Já teve outros relacionamentos, mas quando conhece Ivy percebe que são almas gêmeas, o mais interessante é que durante todo o livro Fisher se diz apaixonado e disposto a fazer esses dezenove dias durarem até o fim de sua vida. Ivy é cabeleireira e maquiadora e tem um apertamento em um bairro bacana, ela tem a vida mais estável que a de Fisher. Como eu falei anteriormente, o foco é no Fisher, então vamos conhecer alguns amigos e também a rotina que Fisher criou com eles. El foi o amigo que mais gostei e o que mais foi aprofundado durante a história, amei conhecer ele e ri muito de suas brincadeiras. 


"Não sei exatamente o que você sente, Ivy. Não tenho como saber. Mas, aos pouco, a dor abranda. Acho que você nunca vai se recuperar por completo, mas... essa dor faz parte da pessoa que você perdeu, acho. De um jeito meio louco... meio besta, acho que... essa sensação é quase um consolo. Não tenha medo de vivenciar isso."
  
   Apesar de ter me emocionado e achado o livro muito especial, tiveram algumas coisas que me incomodaram durante a leitura. A quebra do enredo foi a principal, durante várias partes senti que autor se perdeu um pouco e isso causou uma montanha russa de sentimentos. Teve momentos que eu amava e outros eu tinha vontade de largar  se o livro seguisse só a linha do relacionamento isso não teria acontecido. Outra coisa que me incomodou muito foi as decisões do Fisher em alguns momentos, faltou diálogo dele com a Ivy e isso teria evitado muitas situações que para mim foram desnecessárias. Mas no geral eu gostei da história e também da evolução dos personagens. Quando terminei a leitura tive outra visão sobre o livro, entendi muitas coisas e senti que alguns toques que na hora foram desnecessários no final se tornaram essenciais.
   A edição está simples, mas bem feita. A capa é uma das que mais gosto de todos os livros que tenho. Sou apaixonada por capas minimalistas e depois que descobri o significado desse balão amei ainda mais. Tenho certeza que quando vocês descobrirem vão achar a mesma coisa. Não encontrei erros ortográficos e achei a tradução ótima.
   Nós Dois é o relato sincero de um relacionamento que não teve as fases de uma paixão padrão, mas os personagens apesar da falta de intimidade e pouco saber um do outro fez dar certo. Tenho certeza que quando vocês lerem vão achar essa história especial. Minha dica é ler com calma e refletir bastante sobre onde o autor quer chegar com a quebra de enredo. O livro é tocante, emocionante e vai ficar guardado com muito carinho aqui na estante. Daqui uns anos tenho certeza que vou reler essa história e chorar tudo de novo. Por favor, leiam!


Primeiro Parágrafo: "As pessoas perguntam: Há quanto tempo vocês estão juntos? Como se conheceram?"
Melhor Quote: "Vocês só precisam lembrar que se amam. Eu sei que às vezes é mais fácil falar do que fazer. Mas esse é o truque, meu querido, lembrem-se de que vocês se amam." 


Deixe um comentário

.