Olá, leitores! Na coluna
Li até a página 100 e... de hoje, apresentarei minhas primeiras impressões sobre o livro do premiado escritor
Haruki Murakami,
Crônica do Pássaro de Corda.
PRIMEIRA FRASE DA PÁGINA 100: "Quando o sol se punha, a sombra da estaca ficava cada vez mais comprida, mais comprida, até o momento em que a ponta da sombra não podia mais ser vista a olho nu".
DO QUE SE TRATA O LIVRO: Ele gira em torno da vida de Toru Okada, um homem de meia idade que está desempregado e está em busca de seu gato, que está desaparecido há dias. Toru é casado com Kumiko, que passa boa parte do dia fora, trabalhando. Isso permite que Toru passe muito tempo sozinho. Ele busca tornar seus dias proveitosos procurando pelo gato e cozinhando. Porém, sua procura pelo gato acaba se tornando mais complexa do que ele imaginava. Pessoas estranhas começam a cruzar seu caminho e ele precisa encontrar a respostas para várias perguntas (e não apenas sobre onde está o gato).
O QUE ESTÁ ACHANDO ATÉ AGORA?
A leitura está muito interessante. É a primeira vez que tenho contato com a escrita de Murakami, então estou achando tudo muito novo, mas de uma forma boa. Ele tem uma forma peculiar de tratar a história e em especial o protagonista. Entretanto, ainda há muito mistério a ser desvendado, por isso acredito que ainda não peguei o ritmo da história nem a compreendi totalmente. Parece ser uma daquelas leituras cheias de significado sobre a vida e o universo. Espero chegar à esse significado ao final da leitura.
O QUE ESTÁ ACHANDO DO PERSONAGEM PRINCIPAL?
Toru é o narrador-personagem, mas foge dos padrões convencionais. Normalmente há uma grande proximidade entre o leitor e o protagonista que narra, mas nesse caso, ocorre o contrário. Toru é muito descritivo e costuma se abrir sobre os fatos que permeiam sua vida, porém sinto falta dos detalhes sobre sua sensibilidade. Ele não fala o que está pensando quando passa pelas situações mais bizarras – pode ser que haja uma motivação para este fenômeno, mas até então sinto estranhamento em relação a essa característica.
MELHOR QUOTE ATÉ AGORA:
Existem tantas coisas inexplicáveis no mundo, e alguém precisa preencher isso.
VAI CONTINUAR LENDO?
Sim, é um livro que desperta a curiosidade do leitor – embora seja muito confuso nessas primeiras 100 páginas. Veremos como será nas próximas 667 (sim, o livro tem 767 páginas, um verdadeiro calhamaço).
ÚLTIMA FRASE DA PÁGINA 100: "E então minha vida tomou um rumo ainda mais esquisito, como eu tinha pressentido assim que Creta Kanô tocara a campainha de casa".