Na última semana, especificamente no dia 16 de fevereiro, estreou nas telonas brasileiras o longa Lion – Uma Jornada Para Casa, com uma trama que narra a história de um menino indiano que se perdeu da família aos 5 anos, foi adotado na Austrália e, mais de 20 anos depois, reencontrou a mãe biológica. O enredo é inspirado no livro Uma Longa Jornada Para Casa, de Saroo Brierley, lançado no fim de janeiro pelo Grupo Editorial Record, e que ganhará em breve uma resenha exclusiva no Palácio de Livros, juntamente com uma crítica ao filme, na reestreia da coluna Entre Páginas e Telas. Partindo de que é um conteúdo que merece destaque, elencaremos hoje aqui, neste TOP 5, cinco motivos para assistir ao aclamado filme.


1 – O FILME TEM LIVRO (OU É O LIVRO QUE TEM FILME?).
Como já sabem, o enredo de Lion: Uma Jornada Para Casa é inspirado no livro de mesmo nome, que foi lançado recentemente aqui no Brasil. No livro, que já foi publicado em diversos idiomas e que ganhará uma resenha aqui no PL em breve, o protagonista evoca suas lembranças da infância na Índia, lembra dos dias que passou sozinho pelas ruas de Calcutá, das dificuldades e das pessoas que o ajudaram, bem como fala sobre a família e a vida na Austrália e, enfim, da viagem de reencontro. 

2 – BASEADO EM UMA INCRÍVEL HISTÓRIA REAL.
Só Deus sabe o quanto filmes baseados em histórias reais mexem com nossos corações, hein? Um filme baseado em fatos reais torna tudo bem mais interessante, justamente por fugir da facilidade e da “falsidade” que traz a ficção. No livro que inspira o filme, é o próprio Saroo, que nasceu em Khandwa, na Índia, quem narra sua história e nos mostra que para saber quem somos é preciso saber de onde viemos.

3 – COTADO EM PREMIAÇÕES.
Dirigido por Garth Davis (da série “Top of the Lake”), o filme Lion: Uma Jornada Para Casa foi indicado a quatro Globos de Ouro (Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Trilha Original) e também recebeu seis indicações ao Oscar. O longa é protagonizado por Dev Patel, de “Quem quer ser um milionário? ”, e tem ainda Nicole Kidman e Rooney Mara no elenco.

4 – DENÚNCIA SOCIAL
Com uma emocionante denúncia as mazelas sociais, Uma Jornada Para Casa é apelativo, sim, e veio por uma causa maior. Na Índia, mais de 80 mil crianças desaparecem todos os anos e mais de 11 milhões vivem nas ruas. Para o lançamento do filme, a fundação #LionHeart foi lançada em colaboração com as produtoras do longa. O objetivo é fornecer apoio financeiro para crianças que vivem nas ruas da Índia.

5 – SUCESSO DE BILHETERIA.
Muito bem criticado pelo Observatório do Cinema (4,5), The Hollywood Reporter (4), Chicago Sun-Times (4) e pelo Screen Internacional (4), o filme já é considerado um sucesso de bilheteria e saiu como quinta maior abertura de todos os tempos na Austrália de um filme independente australiano. 

Se depois de tudo isso você ainda não se convenceu de que precisa urgentemente conferir esse longa, bem, nós precisaremos ter uma séria conversa! Enquanto a resenha e a crítica do filme não são publicadas, esperamos que possam contar com esse TOP 5 ao decidirem se emocionar com a história de Saroo. Consultem a programação dos cinemas!


2 Comentários

  1. assim que vi o trailer apaixonei, uma história que tem tudo para emocionar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

.