Livro: After 
Título original: After
Autor (a): Anne Todd
Editora: Paralela
Páginas: 524 
ISBN:  9788565530828
Sinopse: Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda Zayn, Niall, Louis e Liam também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma. Os livros nasceram como uma fanfic do One Direction, a banda estrangeira mais popular na atualidade.

   Tessa é a típica garota certinha – tem um namorado perfeito, que, ao mesmo tempo, é seu único e melhor amigo, se veste como uma mulher com o dobro de sua idade, é extremamente organizada, nunca foi a festas, e, agora que entrou na faculdade dos sonhos de sua mãe, está decidida a fazer seu melhor para ter um futuro brilhante. Ao mesmo tempo, conhecemos Hardin, que é o epítome de um bad boy: com mais tatuagens que podemos contar e cheio de piercings, ele é arrogante, egocêntrico e, é claro, extremamente sexy
   A história de After vai girar em torno desses dois personagens contrastantes e de seu volúvel e conturbado relacionamento. Tudo começou quando, ao se mudar para o campus da faculdade, Tessa conhece Steph, sua nova colega de quarto, e, por consequência, os inusitados amigos da jovem. É assim que Hardin entra na vida de Tessa, e, apesar de todos os desentendimentos e das constantes brigas, ambos parecem não conseguir ficar longe um do outro...
    
    After se originou de uma fanfic (ficção escrita por fã) homônima, inspirada pela banda teen One Direction. A autora, Anna Todd, inicialmente publicava sua história na plataforma Wattpad pelo pseudônimo de Imaginator1d, e, depois de atingir mais de um bilhão de leituras na internet, teve seus direitos editoriais comprados pela Simon & Schuster e até mesmo os direitos cinematográficos adquiridos para um futuro filme. 
   Confesso que After me chamou atenção assim que vi que a Paralela o lançaria. É claro, todos já sabemos de cor os tão usados clichês adolescentes, mas, quando vi comparações com “Belo Desastre”, não pude resistir a minha curiosidade. Acabou que, ao mesmo tempo que encontrei um livro viciante e empolgante, também acabei decepcionada e, especialmente, frustrada durante a leitura.
   Vou ser sincera a dizer que todo o plot do livro é focado em apenas uma coisa: o relacionamento de Tessa e Hardin. É claro, temos algumas histórias e fatos em segundo plano, mas nada toma mais páginas do livro do que as constantes discussões e/ou momentos de luxúria vividos pelo casal. Mas eu explico melhor... 
   O livro é narrado em primeira pessoa por Tessa, abusando de uma linguagem juvenil e sem qualquer rebuscamento. É uma narrativa que flui extremamente bem, e, como o livro é composto de capítulos curtos – possuindo, ao todo, 97 capítulos – é fácil ler um atrás do outro e, quando perceber, já ter se passado uma boa quantidade de páginas. Além disso, a autora parece saber encerrar cada capítulo no momento certo, deixando sempre um gostinho de “quero mais” que ajuda a tornar "After" tão viciante. 
    Viciante, na realidade, é a melhor palavra para descrever essa história. Eu verdadeiramente consigo entender o tremendo sucesso que o livro teve como fanfic, já que é uma história difícil de largar e que sempre te induz a ler mais. Afirmo claramente que, apesar de todos os problemas que logo citarei, li "After" em apenas dois dias, e era um livro difícil de tirar da cabeça. 
    Os problemas do livro, apesar disso, são numerosos e bastante difíceis de ignorar; a começar pelos personagens. Tessa é um clichê ambulante, mas, até aí, tudo bem – afinal, sempre é possível ignorar um clichê se esse for bem construído. Todavia, o grande problema, ao menos sob o meu ponto de vista, são as atitudes da moça. Posso citar o fato de ela, no início, afirmar detestar Hardin, mas ser um fantoche na mão dele; ou quando, um pouco mais afrente, uma súbita paixão que parece ter tomado conta de Tessa. 


    É claro, não é só isso. Hardin a trata mal durante a maior parte do livro. E não quero dizer uma grosseria aqui e ali, não; ele trata Tessa de um jeito que, sob o meu ponto de vista, é impensável de se aceitar e, ainda por cima, continuar voltando para alguém tão cruel. É claro, o personagem possuía momentos “fofos” para tentar compensar toda a maldade; contudo, eu ficava indignada com o quão fácil era para Tessa esquecer das coisas terríveis que ele havia falado há pouco tempo, e simplesmente o perdoar sem pensar duas vezes. 
   E isso não é somente em uma cena específica. Na realidade, é um ciclo que ocorre durante o livro todo, sendo que, em grande parte dele, os protagonistas brigam ferozmente e Tessa escuta coisas terríveis para, poucos parágrafos depois, os dois acabarem na cama. E o ciclo briga/sexo/juras de amor apenas se repete quando a moça afirma que "cansou", que, dessa vez, vai ficar longe dele; e, depois, faz tudo novamente. Entendi que esse era parte do ápice, da tensão da história, mas tudo ficou chato depois de acontecer pela quinta vez em apenas cem páginas. 
    A construção de Hardin como personagem também foi algo que me incomodou. Em minha opinião, Todd tentou criar um personagem antagônico, extremamente egoísta e cruel, mas que, ao mesmo tempo, merecia simpatia. Desse modo, entre os surtos de maldade de Hardin, há cenas que (quase) te fazem torcer por ele. É dessa maneira que, páginas depois de uma frase especialmente dura ou de uma atitude especialmente cruel, Hardin faz algo muito, muito doce e fofo, o que deveria fazer o leitor voltar a torcer por ele. Acredito que isso foi um lapso na construção do personagem, e, pessoalmente, simplesmente não consegui simpatizar com ele, além de ter sentido falta de uma construção com mais nexo. 
    Acredito que o grande problema do livro, por fim, é que podemos resumir seus personagens em uma sentença: um garoto imaturo, cheio de raiva e que não sabe lidar com pessoas, e uma garota tola, tomada pela luxúria e terrivelmente apaixonada por alguém que mal conhece, mas que, ainda sim, o coloca acima de tudo e todos – quando a recíproca não é verdadeira. É um livro que fala sobre sexo, mas peca ao falar de amor. 


   Entre tudo isso, também me incomodou o fato de que em algumas partes, a falta de construção me fez sentir que estava lendo mais uma fanfic do que um livro. Acredito que isso se deve ao fato de que, em uma fanfic, por haver certo intervalo, o leitor não nota certas repetições e o fato de a história “não ir para frente”. Quando tudo é condensado em um livro, todavia, isso é muito explícito.

    Por fim, é nesse ponto que preciso deixar algo claro: apesar dos diversos defeitos do livro, há algum tempo uma história não me prendia de maneira tão forte. É algo que me deixa chateada, pois, acredito que, se melhor desenvolvido, poderia ter sido um livro espetacular, um dos melhores romances que já li. Infelizmente, não foi o caso; mas todos os defeitos não tiram o mérito da história. 
   Trata-se de um plot viciante e envolvente, que, apesar de ter muitos erros, ainda consegue transportar o leitor ao seu mundo. Isso só me faz imaginar o que teria sido do livro se fosse melhor construído, mas, ao mesmo tempo, guardo certo apreço pelo livro, ainda que tenha citado vários aspectos que são, em minha opinião, falhos. 
    O design de After é belíssimo, e não pude deixar de notar como a capa – que apresenta uma tempestade – retrata a nebulosa relação entre Hardin e Tessa. Adorei essa metáfora, assim como adorei a diagramação e design interno do livro. Confesso que ainda estou curiosa para saber o significado da tão citada tatuagem de Hardin (que aparece a cada começo de capítulo!). 
    Sendo assim, acredito que, se você procura um livro instigante, jovem e com muito drama e cenas quentes, After é a pedida certa para você. Não se trata de uma história de amor saudável nem tocante, mas com certeza lhe envolverá como poucas.
Primeiro parágrafo do livro: 
"A faculdade sempre me pareceu uma coisa importantíssima, fundamental para medir o valor de uma pessoa e determinar seu futuro. Vivemos em uma época em que primeiro perguntam onde você estudou e só depois seu nome. Desde cedo fui ensinada — condicionada, na verdade — a me preparar para uma boa educação (...)"
Melhor quote: 
"Se você não ama a pessoa, ela não pode te causar dor."

 


28 Comentários

  1. li after como fic do 1D, e até concordo com voce sobre esses pontos negativos (apesar eu eu amar o hardin rsrsrsrsr)
    vi que apesar disso vc deu uma nota alta, entao, acabou gostando, né? sei que ela ainda tem a melhor, mas no proximo livro acho que ifica bem melhor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, obrigada pelo seu comentário.
      Não tenho certeza de como era o livro como fic, se a autora fez alguma mudança ou não. Mas, como só posso falar de After como livro, afinal, não li a fic, acredito que havia muito a melhorar, sim. MAS, como disse na resenha, não creio que isso tire o mérito da história. Ainda gostei SIM da história, e como afirmei, fiquei viciada nela durante a leitura.
      Espero que no próximo livro a autora amadureça os personagens, isso pode melhorar bastante a leitura :D

      Beijos, Gabi Prates
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  2. Eu gosto muito do blog,sempre venho quando posso :)
    Eu gostei da resenha,so acho que não deveria fazer uma resenha tão grande,por que se torna ruim para quem não tem tempo. Mas tirando isso Está tudo otimo!

    ResponderExcluir
  3. A capa me instigou bastante, uma pena que a autora não tenha desenvolvido tão bem os personagens.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tales!
      Obrigada pelo comentário!
      Foi realmente uma pena, pois tenho certeza que o livro teria entrado para minha lista de melhores leituras se fosse melhor desenvolvido. Foi um caso em que fiquei chateada, pois sabia que poderia ter sido tão melhor do que realmente foi, mas, na minha opinião, a autora perdeu essa oportunidade. Vamos esperar para ver se tudo melhora no próximo, certo? rs.
      De qualquer jeito, ainda é um livro que vale a leitura :)

      Beijos, Gabi Prates
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  4. Oi Gabi :)
    Eu fiquei muito intrigada e interessada a partir do momento em que li na sua resenha que muitos comparam com Belo Desastre. Além disso, o facto de vc dizer que tem muitos erros e coisas negativas, mas memso assim dizer que é um bom livro, dá ainda mais vontade de ler.
    Eu amo o símbolo do infinito, e é um atatuagem que quero muito fazer no meu pulso, um dia :)
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. A capa e linda, e a historia me deixou bem curiosa.
    Com certeza eu leria este livro! Sua resenha está otima!
    Abraços
    Bruna do blog: Cantinho da Bruna -
    @blogcantinhoBL



    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!
    Não li o livro, não tenho o menor interesse e ficarei longe dele o quanto puder. Porque tentar fazer o Harry se passar por bad boy é algo que nem o mundo das fanfics deveria aceitar, na moral u_u ASUHUHASUHASUHASUHASUH
    Uma pena o fato de o relacionamento deles ser daquele tipo bipolar. Não tem história construtiva então vamos fazer a mocinha cair nas garras dele, dizer que nunca mais vai fazer isso e, na cena seguinte, está lá amando o cara. Poxa vida, autoras de NA, sejam mais como a Tammara Webber, por favor! Ç_Ç
    Adorei a resenha e a forma como você abordou os pontos negativos e positivos, o texto ficou ótimo! :D

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro deve ter alguma coisa sobrenatural que prende os pobres leitores, há um mês mal sabia o que era one direction, mas acabei lendo por indicação da minha prima que é fissurada nessas bandas, observei os mesmos problemas de construção da história, contudo este foi o livro que mais me prendeu, li o primeiro, segundo e o terceiro que me fez entender um pouco todos estes problemas encontrados no livro, tenho que ler o quarto para que eu possa continuar a viver kkkk

    ResponderExcluir
  8. Quando o livro foi lançado eu fiquei bem entusiasmada pra ler por ser baseada no One Direction. A capa já atrai muito a gente, é muito bonita realmente. Mas quando comecei a ler, eu me dei conta que já tinha visto a mesma história diversas vezes, em outras fanfics 1D. E eu garanto que existem muitas fanfics da 1D melhores que After.
    Acho que a história só fez tanto sucesso assim por conta do erotismo. A história se sustenta com sexo, sinceramente. A Tessa é uma das piores personagens que eu já vi, assim como Hardin. Ela não tem personalidade, não tem opinião própria; o Hardin acha que as explicações dele justificam os atos, as grosserias. Eu acho que Hardin só teve a sorte de encontrar uma garota burra o suficiente pra amá-lo ainda mais a cada patada que leva.
    Eu concordo com você no fato de ser impossível parar de ler o livro. No meu caso, não que seja por vício à história. A cada final de um capítulo eu só fico querendo saber qual vai ser a próxima "proeza" do Hardin, e pra ver se a Tessa vai conseguir superar a burrice dela própria e perdoá-lo.
    Existe outro livro baseado na 1D que antes era fanfic. Loving The Band, se não me engano, que eu quero ler também e espero que me agrade mais que after.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anelise!
      Obrigada por compartilhar sua opinião conosco! Realmente, eu concordo com grande parte do seu texto. As atitudes dos personagens foram, muitas vezes, ridículas e fiquei extremamente indignada grande parte do tempo. É, como eu disse, mais um livro sobre sexo do que um livro sobre romance, e é isso que, em minha opinião 'agrada' quem gostou do livro.
      Não tinha ouvido falar em Loving The Band, mas espero ter a oportunidade de lê-lo também. Espero que esse seja melhor do que seu semelhante! hahaha

      Beijos, Gabi Prates
      Palácio de Livros

      Excluir
  9. Tem nova versão ? Porque eu vim descobrir esse livro a pouco tempo e quero comprar, mas eu queria saber se tem nova versão ?
    E eu sei que o filme vai ser lançado em março nos cinemas 😓

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Acredito que essa seja a única versão disponível.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado "Anônimo",
      Comentários desrepeitosos não serão tolerados aqui. Se deseja voltar com ao menos um pouco de educação e fazer um comentário pertinente, que exponha sua opinião de forma crítica e esclarecida, podemos debater com o maior prazer. Enquanto isso, sugiro que releia a resenha, já que claramente faltou interpretação de texto da sua parte quanto a minha opinião sobre o livro.

      Excluir
  11. Este livro parece ser bom demais!! Para Tessa, o Hardin pode parecer confusão no começo, porém os sentimentos que ele desperta nela vão fazer com que ela mude de ideia!!

    ResponderExcluir
  12. Finalmente uma resenha que bate com meu ponto de vista. Quando li a fanfic - não li o livro, quero deixar bem claro, caso tenha alguma diferença - não encontrei toda aquela historia que deixou milhares de pessoas vidradas e apaixonadas, tudo bem, eu admito que no começo fiquei muito viciada mas quando o relacionamento de Tessa e Hardin estava pior que Iô - Iô de tanto ir e voltar, me decepcionei muito, passei até um bom tempo sem ler, mas minha amiga ficou mandando continuar lendo, resolvi ceder e terminar. Se tinha uma coisa na historia que me deixava com muita raiva e com vontade de matar Tessa era quando Hardin lhe dizia coisas horriveis, lhe magoava e a tratava como lixo, para logo depois a mesma estar na cama com ele! Sua resenha é muito boa, realmente contou os defeitos e qualidades do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Muito obrigada por ter vindo aqui deixar sua opinião! Realmente, também vejo que a maioria das pessoas não viu essas mesmas coisas, mas é sempre interessante saber que não somos as únicas! hahaha É um livro que nos desperta sentimentos contraditórios.
      Beijos!

      Excluir
  13. Gente, eu amo esse livro!!! Odeio esse Hardin, amo muito mesmo!!! Ele é muito grosso com a Tessa, sempre faz ela sofrer, mas é a forma dele de gostar das pessoas?!?????! Tem que ser, eles tem que dar um jeito de ficar juntos, tô amando demais esse livro pras coisas darem errado! Amei essa resenha, também acho a Tessa muito clichê, ela é mole mesmo, como que pode, ela deixar ele aprontar tanto? Ele é cruel demais, como você disse. A Tessa também é muito suscetível, tudo que ele faz ela aceita! Mas se fosse comigo, com um Hardin tão charmoso, eu acho que teria as mesmas atitudes!! SENHOR, SOCORRO!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Tudo bem.
    Amei a serie desse livro ,infeliz,ente so li ele em ebook gostaria muito de te-lo em livro fisico ,e ainda ta faltando ler o ultimo livro ,mas quem sabe ate eu conseguir ler o ultimo eu consiga comprar a serie toda e leia novamente.bjo ate a px

    ResponderExcluir
  15. Depois de ouvir muito bem sobre esse livro, e muitas criticas negativas, resolvi da uma chance para essa leitura, eu ainda não li, mas já inclui na minha lista de desejados. Essa série aborda meu gênero literário preferido, e pela resenha deu para perceber o quando a estória e clichê e eu adoro, sei que a trama não e daquelas que te arranca suspiros, mas a premissa me chamou bastante a atenção.

    ResponderExcluir
  16. oi..
    bom sobre o livro honestamente quando comecei a ler nao sabia que era baseado na banda one direction ,mas gostei bastante ainda nao li o ultimo,li todos em ebook...,sobre os personagens a tess é uma tipica boba sempre sendo pisada e sempre perdoando ,mesmo assim amei ela,e o hardin avi a maioria das vezes eu odiei ele,enfim amei o livro em um todo...
    bjo ate.

    ResponderExcluir
  17. Olha não tenho nada contra a História,o livro é bem escrito,com uma narrativa bem construida,mas o que me assusta profundamente é ver comentários como,"Quero viver um Conto de fadas como o de Tessa e Hardy", "Como não amar Hardy" "Hardy principe incompreendido",acordem crianças uma relação em que o cara é doente possessivo e agressivo(mesmo não agredindo fisicamente) não é conto de fadas e muito menos saudavel,nunca aceitem que um cara manipule a sua vida, nem se torne dependente dele como Tessa foi com o Hardi,e principalmente o que pra mim foi a gota Dágua,por mais que sua mãe seje mesquinha egoísta e intragavel ela não merece ser humilhada e enxotada da sua vida sendo que você perdoa atitudes bem piores do seu namorado como traição Humilhação pública e coisas bem piores mãe é mãe minha gente. Enfim é isso se divertam, se revoltem, se envolvam com a história mas não tentem espelhar isso na realidade de vcs,pq ela não vai ter um final feliz como a ficção sempre tem!

    ResponderExcluir
  18. CONCORDO SOBRE OS PONTOS NEGATIVOS, NÃO GOSTEI NEM GOSTI DE HARDIN, É UM PERSONAGEM MUITO MACHISTA E A TESSA É MUITO TOLA, NÃO GOSTEI DA MANEIRA COMO FORAM CONSTRUÍDOS.

    ResponderExcluir
  19. Quando o meu livro ficar pronto, alguns dos pontos que você tocou serão atendidos, sem saber de After (afinal tenho 31 anos, não sabia que alguém tinha escrito algo a respeito dele, que aliás o que me inspirou foi realmente o fato das pessoas distorcerem tudo relacionado a Harry Styles, não veêm nada do seu lado bom) e eu resolvi mudar isso... espero que se o meu livro não alcançar o sucesso de After ao menos alcance as pessoas que gostem de Harry Styles, aliás, não é bem uma fanfic, é um livro onde acredito ter feito o oposto de Anna, peguei detalhes diretamente ligados a ele, modifiquei ou deixei um ar de suspense em alguns e usei exatamente os mesmos em outros, mas a história é completamente inventada, a personagem não é certinha e tem muita turbulência até o final feliz, mas nada devido ao mal comportamento de nenhum dos dois. Quando eu conseguir assegurar os direitos autorais, coloco na rede e espero que vc possa ler.

    ResponderExcluir

.