Olá, pessoal! Como vão vocês?
Nós, leitores, sempre soubemos o quão difícil é escrever um livro, não é? Criar um cenário, uma época, personagens e ainda por cima uma história que conquiste o público. Mas mais difícil ainda é construir uma trama complexa, cheia de enganações, mistérios ou os tão complicados detalhes. Decidimos então fazer uma colocação em nossa coluna TOP 5 dos livros mais inteligentes dos quais tivemos contato, cada um com sua genialidade específica. Confira abaixo e nos dê sua opinião!
1 - Série Guerra dos Tronos — George R. R. Martin
Provavelmente, se você vive no planeta Terra, já escutou falar ou leu algo sobre a renomada série do autor estadunidense George R. R. Martin, Guerra dos Tronos. Martin é famoso pela sua habilidade de surpreender leitores ao matar personagens chaves, mas, há algo mais em que Martin se destaca: a inteligência presente em seus livros. Não é apenas uma sacada esperta ou certa cena bem colocada; George Martin consegue, como ninguém, manipular o leitor a sua vontade, o fazendo acreditar em certos fatos para, logo depois, virar seu mundo de cabeça para baixo. A sagacidade e a quantidade de detalhes presentes em todos os livros da série deixam o leitor abismado, e nos fazem pensar em como um velhinho aparentemente inofensivo pode ser tão absurdamente sagaz.
2 - O Segredo do Meu Marido — Liane Moriarty
A obra de Liane Moriarty foi do tipo que chegou de mansinho, sem ser muito conhecido, e explodiu como uma bomba entre as leituras do ano. Talvez essa tenha sido uma metáfora péssima, mas é difícil explicar como tal livro me levou a refletir sobre a vida, comoveu e, especialmente, me deixou estupefata com a inteligência da autora. Talvez O Segredo de Meu Marido em alguns momentos de seu enredo tenha ficado cansativo, sim, mas, como já disse em minha resenha para tal obra, a inteligência que a autora demonstra no epílogo é épica. É um livro essencialmente sobre escolhas e as consequências que elas acarretam, e o trabalho de Moriarty em demonstrar como cada decisão que tomamos na vida desencadeia uma série de reações é memorável.
3 - As Mentiras de Locke Lamora — Scott Lynch
Parecia ser somente mais um livro medieval com uma boa narração mas se mostrou uma das obras mais inteligentes que já li. Scott Lynch soube planejar grandes e complexas mentiras para nosso protagonista naturalmente mentiroso. Desde o começo do livro, lidamos com planos bem arquitetados que são capazes de enganar outros personagens e o próprio leitor, pois é impossível saber onde o protagonista pretende chegar. É um livro de surpresas, e através dele, você aprende a mentir do jeito mais profissional e nobre possível.
4 - As Aventuras de Pi — Yann Martel
Yann Martel foi um gênio da metáfora nesse livro. As Aventuras de Pi parece ser um livro bobo e inteiramente simples para quem não compreende sua mensagem escondida; é um livro de símbolos onde nada é como parece ser. Demorei para perceber que Yann Martel forjava uma realidade falsa para transmitir lições e ideias, e quando finalmente notei, contemplei a grandeza desse escritor e sua sutileza. É um livro para se analisar com cuidado e tempo, e saborear a grande "brincadeira".
5 - Reconstruindo Amelia — Kimberly McCreight
Kimberly McCreight é, definitivamente, a rainha dos detalhes. Não conheci outro autor que conseguisse fazer a sua história acontecer somente através das minúcias. Em "Reconstruindo Amelia" percebemos que a autora não se perdeu em nenhum momento em suas "surpresas", em seus "mistérios", ela simplesmente soube trabalhar com o gênero suspense com uma grandeza e uma inteligência admirável. Reconstruindo Amelia foi a grande surpresa desse ano, até porque eu não esperava nada demais dessa obra.
.
Em relação às Crônicas de Gelo e Fogo eu nem tenho o que falar, sou fã declarado e acho o Martin genial, sem mais. Agora, quem me surpreendeu mesmo esse ano foi o Scott Lynch com o livro do Locke Lamora. Que troço bem feito!! Lembro sempre da parte em que ele inverte o tempo dos capítulos e deixa tudo de trás pra frente e do meio pro lado, enfim, uma confusão total, mas tudo muito bem elaborado.
ResponderExcluirhttp://desbravandolivros.blogspot.com.br/
Dois livros que li esse ano que acho bem inteligentes são Mentirosos e Trono de Vidro, pois ambos tem características que você mencionou no top 5. A série Guerra dos Tronos é uma daquelas que estou criando coragem para começar a ler!
ResponderExcluirbeijão
http://deiumjeito.blogspot.com.br/
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdore a lista, de verdade,
Sou louco em O Segredo do Meu Marido e Reconstruindo Amélia. Eles estão na minha lista de leituras já faz um tempo, mas até agora não li. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Tem coisa melhor que enredo inteligente? Assisti um filme de suspense um dia e acertei o que acontecia com as pessoas, acredita? Estou lendo Harlan Coben e espero que ele me surpreenda assim como me surpreendeu com Refúgio e Uma questão de segundos :)
ResponderExcluirClara - @clarabsantos
clarabeatrizsantos.blogspot.com.br
Olá,
ResponderExcluiradorei o post, muito interessante! Sou fã declarada de Martin e estou muito curiosa para ler Locke Lamoramas me falta tempo, assim q puder irei lê-lo!
Abraços, boas leituras e boas festas!
http://blog-imaginacaodeumaleitora.blogspot.com.br/
Hola Sólo quería hacerte saber que algunas de las fotos no se cargan adecuadamente.
ResponderExcluirHe probado en tres navegadores de Internet diferentes y todos muestran
los mismos resultados .
my web site ... Consejos Acné
Hey, Feliz Ano Novo!
ResponderExcluirAcredito que um dos livros mais inteligentes que eu já li seja o brasileiro "Cisne" de Eleonor Hertzog, muito bom!
Estou lendo GoT, e cara.. QUE LIVRO É ESSE? Desculpe as maiúsculas, mas acho que você entende. O livro é incrível, sensacional! E realmente muito inteligente.
Dos citados aí, eu queria ler "As Mentiras de Locke Lamora" sempre achei a sinopse legal, e as resenhas sempre falavam bem.. Mas confesso, não imaginava que era um livro tão inteligente, kk, mas foi bom saber, atiçou minha curiosidade.
Até mais,
Lie
www.nossosmundos.com (Estamos de volta!)