Livro: Se Eu Ficar
Título original: If I Stay
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
ISBN: 9788581635415
 
Sinopse: "Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. "

 SÉRIE "SE EU FICAR"
    1.  Se Eu Ficar
    2.  Para Onde Ela Foi (lançamento em setembro de 2014)

    Mia Hall é uma jovem de 17 anos apaixonada pela música. Ela se dedicou desde pequena a tocar violoncelo, e agora sonha em ir para a Julliard. Ela possui uma vida comum, mas essencialmente feliz: seus pais são apaixonados por música e não poderiam apoiá-la mais, ela tem um irmão mais novo por quem possui um carinho especial, uma melhor amiga divertida e fiel, e seu namorado, Adam, é loucamente apaixonado por ela – assim como ela é por ele.
   Uma menina tímida e que vive em seu mundo musical, Mia nunca havia imaginado chamar a atenção do descolado e punk Adam, mas o amor que nasce entre os dois é inevitável. Quando a Shooting Star – a promissora banda de Adam – começa a fazer sucesso e entrar em turnês enquanto Mia treina para a Julliard, o relacionamento dos dois passa por dificuldades e incertezas acerca do futuro, mas ambos acreditam que vão conseguir superá-las juntos.
   Seria um dia comum na vida de Mia e sua família – isto é, se o destino não tivesse interferido drasticamente. O carro no qual seus pais, irmão e ela mesma estavam é subitamente atingido por um caminhão, e o impacto é fatal. Mia acorda no asfalto, confusa e perdida, e se depara com um grave acidente. Ela é agora apenas uma espectadora de sua própria vida no leito do hospital, invisível a todos, mas ciente de tudo o que acontece ao seu redor. Mia está na tênue linha entre a vida e morte, e sabe que a decisão de partir ou não é dela; mas conseguirá ela lidar as sequelas dos traumas – físicos e emocionais –, se ela ficar?

   Se eu Ficar conta com uma história tocante, que exibe de maneira singular os medos e ambições de uma adolescente que sempre se sentiu deslocada. Mia é o que chamaríamos de “uma alma velha”, e, devido a isso, é tão reflexiva e profunda que é difícil não se apegar a personagem. Com sua história única e intensamente tocante, o livro entra, sem dúvidas, para a lista de melhores dramas que já li.
   O interessante sobre Se Eu Ficar é que não é um livro que possua apenas um tema, mas sim vários – e todos são desenvolvidos pela autora com maestria. É uma história sobre a perda, amor, sacrifício e escolhas, e, mesmo que talvez haja milhões de livros de estilos semelhantes, sua história é única. Não se engane achando que encontrará um romance “água com açúcar” ou um tema sobrenatural – apesar de ambos assuntos estarem presentes, Se Eu ficar é sobre algo muito maior do que isso. É sobre perda. Sobre dor. Talvez, explicando dessa maneira, tudo soe um tanto mórbido, mas garanto que não é assim.
"– Não tenha medo. (...) As mulheres podem suportar o pior tipo de dor. Você vai descobrir isso um dia."
   O livro é narrado em primeira pessoa pela própria Mia, de modo que, enquanto ela vaga pelo hospital e tenta descobrir o que exatamente está acontecendo, sabemos tanto quanto ela. Contudo, a narração inova em contar não apenas o presente, mas intercalar entre vários flashbacks de seu passado. Essas olhadelas no que aconteceu antes do acidente é o que nos apresenta a sua antiga vida, seus familiares, sua amiga Kim e seu amor por Adam.

 
   Tudo acontece em apenas 24 horas, mas a narrativa não é, de modo algum, apressada. Enquanto conhecemos o passado, o presente e as divagações sobre um possível futuro de Mia, é impossível não ficar tocado com a história e desejar, incessantemente, um final feliz para a jovem. Acredito que seja o tipo de livro que te deixa, durante toda a leitura, com uma sensação de aperto no peito; não pense que você dará gargalhadas e se divertirá – mesmo que algumas cenas tragam um sorriso para o rosto –, pois é impossível não se relacionar com o drama de Mia e sentir-se triste por ela. E, ainda sim, trata-se de uma obra difícil de largar.
  Como protagonista eu gostei bastante de Mia, mas, em minha opinião, não é um livro que te deixe extremamente impressionada com um personagem em si. Mesmo que tenha torcido pelo casal principal e adorado os dois juntos, acredito que a história seja sobre algo maior do que os personagens. Ao final do livro, você acaba se apegando à história em si, ao drama e os seus dilemas, e não a alguém especificamente.


   A história, por si só, entretanto, é extremamente simples. O que apenas muda é o ponto de vista pelo qual é contado, os dilemas e dramas que acabam vindo com esse fato. E, talvez, a genialidade de Se Eu Ficar esteja justamente em sua simplicidade. Mia precisa apenas fazer uma escolha, já que tudo está em suas mãos.
"Percebi agora que morrer é fácil. Viver é difícil."
  Li a obra de Forman em apenas dois dias. O livro é relativamente curto, e, como já afirmei, eu amei a história. Todavia, preciso citar que o final me decepcionou um pouco, já que ficou um tanto aquém do que todo o desenvolvimento anterior merecia. Eu esperava alguma explicação ou um maior desenrolar final, mas tudo acabou meio “solto” demais. Acredito que a autora tenha estruturado a história brilhantemente, mas, ao encerrá-la, pecou em deixar algumas coisas muito súbitas, e sem contar o futuro após o final, o que, em minha opinião seria indispensável.



    O design por parte da Editora Novo Conceito foi tem um dos melhores trabalhos de diagramação interna que já vi. Com notas musicais e partituras em todas as páginas, não encontrei erros em excesso nas 193 páginas de história, e adorei o fato de encontrarmos vários extras no final do livro. Como você provavelmente já deve saber, a adaptação do livro já foi filmada e estreia no próximo mês nos cinemas, estrelando Chloe Grace Moretz e Jamie Blackley. A capa nacional do livro acabou com o poster oficial do filme, e fiquei realmente feliz com isso. A arte é linda, e, em minha opinião, muito mais bonita do que a capa original. Minha única mágoa é que, com o lançamento do próximo livro, Para Onde Ela Foi (em setembro de 2014), as capas não ficarão padronizadas. (Mas, não podemos ter tudo, infelizmente!)
   Por fim, reafirmo que nenhum dos defeitos do livro sirva para retirar o seu devido mérito. Se Eu Ficar é um drama sobre o amor, amizade, perdas e superação, que consegue ser dolorosamente lindo. Ao mesmo tempo que leva o leitor a refletir sobre os desdobramentos da vida, o convida à reflexão, e consegue ser intenso e viciante, ainda que triste. Indispensável para quem adora um bom drama e romance, está mais do que recomendado.
Primeiro quote:
"Todos pensam que foi por causa da neve. E, de certa forma, creio que estejam certos"
Melhor quote:
"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas fazem você."

                      .


9 Comentários

  1. Oi Gabi!

    Eu sou super fã de dramas, e sou uma manteiga derretida, então já viu. Desde que eu soube que a Novo Conceito ia publicar "Se Eu Ficar" por aqui, já fiquei enlouquecida. A minha curiosidade triplicou com todo esse projeto de divulgação da editora, que foi incrível. Estou muito ansiosa para ler o livro, para me emocionar, sofrer, chorar. HUAHEUAEHUAEHAEUHE

    Beijos!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Acho que você acaba de me descrever em seu comentário! hahaha Realmente, também estava louca por esse livro. Espero que consiga adquiri-lo mesmo, pois eu amei! <3

      Beijos!
      Gabi - Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  2. Oi Gabi :)

    Esse livro está na minha lista de desejados e já é certeza de compra. Estou muito empolgado para lê-lo, sei que irei gostar. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Esse já foi para a minha lista (enorme) de livros para comprar!
    Sem querer ser chata mas já sendo, achei dois errinhos na postagem. Na terceira linha está escrito "apoá-la" em vez de apoiá-la, e no terceiro parágrafo "expectadora" em vez de espectadora.
    De qualquer forma, o blog tem posts de alta qualidade sempre, como essa resenha! Parabéns!
    http://www.myoldredallstar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana!
      Opa! Obrigada pelo toque. Os erros já foram corrigidos :)
      Obrigada pelo comentário, e, compre mesmo o livro; é ótimo!

      Beijos!
      Gabi - Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  4. Oi, Gaby ^-^ Tudo bem?

    Esse livro, oh god! Eu necessito como necessito de água todos os dias e regularmente!
    Quero muito compra-lo e sei que irei a-m-ar.
    Beijinhos de luz,
    Viih.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Viih!
      Ah, que bom que está ansiosa para ler Se Eu Ficar! Eu gostei bastante da história (como deu para perceber, eu acho, rs!), e espero que o adquira logo mesmo.

      Beijos!
      Gabi - Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  5. Participando do sorteio :) Aniver de 1 ano <333

    ResponderExcluir

.