Livro: O Sobrevivente
Título original: The Survivor
Autor (a): Gregg Hurwitz
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
ISBN: 9788580412956

Sinopse: No parapeito de uma janela de banheiro no 11º andar do First Union Bank, Nate só tem mais um objetivo na vida: reunir a coragem necessária para saltar e acabar com os seus problemas. De repente, ele ouve tiros dentro do banco e, ao espiar o que está acontecendo, vê uma cena terrível: criminosos mascarados disparando cruelmente em qualquer um que se coloque em seu caminho. Enquanto sustenta o olhar de uma mulher agonizante, Nate toma uma decisão. Lançando mão de seu treinamento militar, ele consegue render e matar todo o grupo, exceto o seu líder. Antes de escapar, o homem deixa claro que ele se arrependerá de seu ato heroico. Ele está certo. Em poucos dias, Nate é sequestrado pela máfia ucraniana e recebe uma ameaça: precisa voltar ao banco e concluir a tarefa que os bandidos não puderam cumprir. Do contrário, sua ex-mulher – pela qual ainda é apaixonado – e a filha adolescente, que não o reconhece mais como pai, serão brutalmente assassinadas.

      Nate Overbay não tem mais nada em sua vida, muito menos a esperança. Separado da mulher que ama e ignorado pela própria filha, Nate pretende pular do 11º andar de um banco para dar fim ao seu sofrimento. Para piorar, recebera um comunicado aterrorizador: teria somente algumas semanas de vida até a esclerose lateral fazer seu coração parar de bater. Enfrentara, anos atrás, a doença de sua mãe e não pretendia passar pela mesma situação de enfermidade, portanto, o suicídio lhe pareceu a melhor saída para poupar a si mesmo e aos seus entes queridos.
      Contudo, foi nessa tentativa inusitada que bandidos adentraram esse mesmo banco e começaram a atirar nos funcionários e clientes. Cheio de adrenalina, Nate decide pegá-los de surpresa, e, com sua habilidade para armas de fogo – adquiridas no exército e na guerra Iraquiana – nosso protagonista mata cinco dos perigosos assaltantes deixando somente o sexto escapar.
      Mas esse sexto integrante fora bem feroz ao dizer “Ele vai fazer você pagar. De maneiras que você nem imagina”. Com essa ameaça no ar, Nate é considerado um grande herói para a nação estadunidense, entretanto, é capturado e enfrenta cara-a-cara o grande líder da Máfia Ucraniana. Plavo era temido por todos os bandidos pela sua astúcia e pelo seu jeito implacável de liderar seu bando e garantiu que faria Nate sofrer caso não fizesse o que mandasse. 
      Agora Nate terá que roubar o cofre para o mafioso, já que atrapalhou o serviço de seus capangas, ou então sua filha sofrerá por sua conduta anterior. Mas o que havia de tão importante nesse cofre, se não era dinheiro? 
      Em O Sobrevivente Nate aprenderá que uma informação vale muito mais que riqueza e terá que escolher entre salvar inocentes ou salvar sua própria família.

O Sobrevivente é uma obra escrita por Gregg Hurwitz, mesmo autor de "Você é o Próximo" e "Você está sendo Vigiado", todos publicados no Brasil pela Editora Arqueiro. Gregg é conhecido pelas suas colaborações nos quadrinhos da Marvel, e pelos prêmios ganhos como: Ian Fleming Steel Dagger e o International Thriller Writers Award de melhor romance. O Sobrevivente é um suspense mesclado com um thriller de arrepiar e um drama tocante. Mas vale a pena ler esse livro? O Sobrevivente é tão bom quanto sua sinopse demonstra? Leia a Resenha a seguir.

      Esse livro demorou para me conquistar, apesar de todos seus pontos positivos – os quais o leitor pode observar desde suas primeiras páginas. O Sobrevivente é o tipo de livro que tem muitas virtudes, mas tem um pequeno problema que muda tudo: a história arrastada.
      A lentidão do livro – mesmo acrescentando e desenvolvendo muito seus personagens – acabou deixando o livro monótono. Lidamos com inúmeras páginas das lembranças de Nate que dão lugar ao drama e não ao suspense que tanto aguardamos. 
      Mas é nessas páginas “enroladas” que se encontra a profundidade e a parte mais tocante e fundamentada dessa história. O Sobrevivente poderia somente mais um livro de suspense que já li, mas foi um dos livros de suspense e drama que mais me marcou. E é dessa forma que, conforme a leitura se segue, o próprio leitor começa a valorizar essa parcela maçante do livro.


      Foi ótimo, por mais estranho que pareça, conhecer o sofrimento de Nate. Antes de ser diagnosticado como portador de esclerose lateral, Nate havia ido para a guerra no Iraque e havia perdido seu melhor e nobre amigo em um atentado a bomba. Isso machucou nosso protagonista como nunca, e ele jamais conseguiu se recompor, perdendo sua essência e sua vontade de viver, e, consequentemente, sua esposa e filha. E também é importante lembrar que lidamos com um personagem depressivo e louco, pois Nate vê a todo o momento o fantasma de seu amigo morto, rondando seu cotidiano. Foram nessas partes que o livro mais teve sucesso e importância, e foram nessas partes que mais me senti ligada ao personagem em questão. É fácil compreendê-lo, é fácil enfrentar seus problemas ao seu lado.
      A narração é feita em terceira pessoa, e transmite com exatidão os sentimentos dos personagens, principalmente do complexo protagonista. Os detalhes do livro são apresentados com precisão pelo autor, encarnando o leitor na cena descrita. Essa narração de característica forte e envolvente fez com que esta obra tivesse um enredo arrebatador. Gregg soube aplicar o mistério e o suspense de forma admirável, fazendo-me persistir nessa leitura até o final.
      O livro é extremamente impactante por intermédio de seu enredo. Através da história particular de cada personagem, o autor constrói uma reflexão acima das escolhas feita por estes. É um livro que traz ensinamentos a respeito de nossas próprias atitudes e valores e a consequência que cada um destes traz. 
      O Sobrevivente somente me conquistou por completo a partir da sua metade, onde o drama enfadonho enfim é ligado ao suspense. Não consegui largar a leitura quando alcancei essa direção, onde a própria trama se tornou rápida, precisa e implacável. É impossível não gostar desse livro quando você encontra sua parte mais virtuosa.
      Percebi que Gregg trabalhou muito com o lado “paternal” nessa história fictícia. Lidamos com esse mesmo assunto várias vezes durante a leitura, e objetivo do livro acaba sendo bem explícito. O próprio autor teve muito sucesso ao se diferenciar de autores famosos como Harlan Coben e James Patterson e desenvolver mais seus personagens do que a própria trama – que tenho que admitir que esta não deixa a desejar.

"A maior das viagens, segundo o taoísmo e os filósofos de botequim, começa com um reles passo.
A menor também."

       O enredo é genial e muito bem arquitetado. Teve algumas partes que simplesmente achei fantasiosas e romantizadas demais – era evidente que as coisas na realidade não aconteciam da forma descrita. Mas ignorando isso, percebemos que O Sobrevivente foi incrível em sua construção e composição.
      A capa do livro, apesar de apresentar uma ideia boa e ser relativamente bonita, teve uma montagem mal feita. A fonte da letra e as páginas amareladas contribuíram muito para a leitura. A Editora Arqueiro está de parabéns pela edição!
      Indico o livro para todos que gostam de ação, suspense, thriller, mistério e um drama poderoso. O Sobrevivente é um livro que pode não ser tão apreciável de começo, mas vale muito a pena ao seu término. Leiam esse livro de Gregg Hurwitz e experimentem esse novo e diferente gênero policial.

Primeiro Parágrafo:
"Daquela altura, os carros pareciam dominós, e os pedestres, pontinhos a perambular.
Melhor Quote:
"[...] refletiu por um instante sobre a vergonhosa ironia: fora preciso desejar a morte para que aprendesse a viver novamente."
 


    



2 Comentários

  1. essa capa é meio brilhante mesmo ou é só a impressão q passou? kk
    gostei da história, acho que vou comprar sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente foi só impressão! Mas é uma capa muito bonita e chamativa, e seu conteúdo melhor ainda!
      Invista sim, vale a pena!

      Beijos!
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir

.