Livro: Intenso Demais
Título original: Thoughtless
Autor (a): S. C. Stephens
Editora: Valentina
Páginas: 464
ISBN: 9788565859240
Sinopse: "Há quase dois anos, o namorado de Kiera, Denny, é tudo que ela sempre quis; apaixonado, carinhoso e totalmente dedicado. Quando os dois se mudam para outra cidade a fim de começar uma nova vida, Denny no emprego de seus sonhos, Kiera numa conceituada universidade, tudo parece perfeito. Mas então, um imprevisto separa o feliz casal. Sentindo-se sozinha, confusa e carente, Kiera se aproxima de Kellan Kyle, o sexy e sedutor vocalista de uma banda de rock. No começo, ele é apenas um amigo em cujo ombro ela pode chorar suas mágoas, mas, à medida que sua solidão aumenta, o relacionamento ganha força. Até que, uma noite, tudo muda... e nenhum deles jamais será o mesmo."
TRILOGIA "ROCK STAR"
    1.  Intenso Demais
    2.  Complicado Demais (ainda não lançado no Brasil)
    3.  Perigoso Demais (ainda não lançado no Brasil)

    O primeiro livro da “Trilogia Rock Star”, da autora S. C. Stephens, foi escrito em 2009 e inicialmente era uma auto publicação. Depois do imenso sucesso que a série alcançou entre os leitores, a editora Simon & Schuster se prontificou a publicá-la nos Estados Unidos. Agora, lançado a pouco no Brasil, com seus direitos adquiridos pela Editora Valentina, podemos conhecer esse new-adult que promete marcar os mais diversos leitores. 

   Intenso Demais conta a história de Kiera, uma jovem que é extremamente apaixonada pelo seu namorado, Denny Harris. A moça nunca viu muito do mundo, e, desse modo, quando o namorado recebe uma oportunidade incrível de trabalho em Seattle, ela vai junto sem titubear. Ansiosa para começar uma vida nova com a pessoa que ela acredita piamente ser o amor de sua vida, ela muda sua faculdade para a nova cidade e embarca de cabeça nessa jornada. Como a situação financeira dos dois não é a das melhores, ela e o rapaz resolvem dividir um apartamento com um antigo amigo de Denny, Kellan Kyle. 
   Kellan é o típico bad boy que leva as garotas a loucura. Lindo, charmoso e o vocalista de uma banda de rock que faz algum sucesso, a D-bags, Kiera não consegue tirar os olhos do rapaz assim que o vê pela primeira vez. Os dois se dão muito bem e parecem ter uma conexão, mas Kiera está certa sobre seu relacionamento perfeito, e o vê apenas como um amigo (mesmo que isso não a impeça de admirar incessantemente o físico de Kellan). Contudo, pouco tempo depois de terem se estabelecido, Denny precisa viajar a trabalho – e ele ficará dois meses fora. 
    Sozinha em uma cidade desconhecida e com pessoas que acabou de conhecer, Kiera inevitavelmente se aproxima de Kellan, e o relacionamento deles vai se tornando mais próximo a cada dia. Com isso, inúmeras dúvidas surgem para Kiera; será que ela deve continuar em um relacionamento que sempre funcionou muito bem, ou arriscar tudo o que já possuiu por aquilo que parece desejar intensamente?

   A obra de S. C. Stephens me interessou de cara quando vi que se tratava de um new-adult – eu adoro os livros do gênero! Ao ler inúmeros comentários positivos, então, minha vontade de adquiri-lo apenas aumentou. Quando, finalmente, recebi o livro da Editora Valentina, mal pude esperar para começar a leitura... e encontrei algo totalmente diferente do que eu havia inicialmente imaginado. 
   O livro é narrado por Kiera o tempo todo, em primeira pessoa, então, sempre vemos os acontecimentos por sua perspectiva. A escrita da autora é agradável de se ler, conseguindo ser, ao mesmo tempo que cotidiana, informal na medida certa para o estilo do livro. É o tipo de narração que faz o leitor ler mais e mais, caindo de cabeça na história. Ao mesmo tempo que gostei na narrativa, contudo, senti que em muitos momentos tudo ficou vago demais – há várias cenas nas quais nos é dado um “resumo” do que aconteceu na vida da protagonista nos últimos dias. 
   Algumas cenas são cobertas apenas vagamente e várias vezes há apenas menções a certas situações, o que me levou a ter alguns problemas com a profundidade da história. Por mais que eu tenha gostado muito dos personagens e, especialmente, de suas personalidades – e faço exceção apenas a protagonista – foi perceptível que muitas das situações poderiam ter sido mais bem exploradas no decorrer da história. 


   Logo nas primeiras páginas conhecemos Kiera, seu relacionamento com Denny, e a imensa mudança que já está em curso na sua vida. Os dois, e especialmente Kiera, estão tão apaixonados que chega até mesmo a ser um pouquinho demais as vezes, mesmo que ainda seja fofo. Mas, de qualquer modo, é perceptível que Denny é tudo na vida de Kiera – e esse foi exatamente o fator me deixou abismada com o fato de seu relacionamento com Kellan ter começado a se desenvolver tão rápido. 
   Sim, eu sabia desde o início que se tratava de um triângulo amoroso (e, não, ainda não gosto deles!), mas acredito que tudo pode ser apreciado – mesmo se o tema não for o seu preferido – se for bem desenvolvido. Infelizmente, foi esse o principal defeito de Intenso Demais, em minha opinião: a falta de desenvolvimento. Como já era previsto pela sinopse, a Kiera fica em dúvida entre os dois na maior parte do livro. E isso – ficar na dúvida entre o cara perfeito e aquele te faz sentir como se fosse especial – seria compreensível; é claro, se a maior parte das investidas não viessem da parte da Kiera.
  Sim! A moça, que tem a mais absoluta certeza de que está namorando o amor de sua vida, não consegue deixar de dar descaradamente em cima de um dos melhores amigos do namorado.
   Não estou falando que Kellan não a corresponda nem que, algumas vezes, ele mesmo inicie tudo. Mas, para mim, foi anormal o fato de que alguém que afirma a cada página estar profundamente apaixonada pelo namorado traí-lo bem em baixo de seu nariz. Além disso, por mais que Kiera afirme continuamente estar dividida, suas atitudes demonstram apenas o contrário; uma personagem egoísta que, além de magoar Denny, acabou magoando Kellan também. 
''Estou tentando fazer a coisa certa . Por que você não me deixa ir?''
  Posso ter uma opinião puritana demais sobre isso, e aceito, mesmo que não concorde, se alguém descordar de mim sobre as atitudes da personagem. Todavia, devido a isso, Intenso Demais foi um livro que acabou por me deixar mais frustrada do que envolvida. A leitura não foi o que eu esperava, e muito das partes boas do livro passaram batidas devido as atitudes de Kiera. 
  Considerando tais fatos, continuar o livro teria sido impossível se não fosse a boa escrita da autora. O enredo em si, que era sobre o triângulo amoroso, ficou raso demais e, além disso, é um livro relativamente extenso, com mais de 400 páginas, e muitas das cenas ali eram preenchidas com fatos desnecessários, que poderiam ter sido facilmente cortados. 


   Por outro lado, ponto forte de Intenso Demais é, sem dúvidas, o romance presente na obra. Tanto com Denny quanto com Kellan, conseguimos sentir o amor e a intensidade dos protagonistas. Os sentimentos são muito bem descritos, e estão expostos a cada página. Ao mesmo tempo não tenha simpatizado com a protagonista, preciso dizer que foi exatamente ao contrário com Denny e Kellan – os dois mocinhos são envolventes e apaixonantes (algo que não é muito frequente nos livros do gênero!).
"— Eu estou apaixonado por você, — Ele sussurrou, procurando meus olhos. Ele parecia muito pálido e muito assustado, e um pouco... esperançoso."
   Não afirmo que Intenso Demais seja um livro ruim – em certas partes da leitura, sim, me vi suspirando ou torcendo para algum lado. Contudo, o que aconteceu é que a minha enorme frustração com a história acabou prejudicando minha lembrança sobre ela. Foi um livro para o qual eu tinha muitas expectativas e que, infelizmente, acabou por não fazer jus a elas. 
   A Editora Valentina fez um trabalho incrível com o design do livro, tanto interna como externamente; a começar pela capa, que conseguiu ser muito mais bonita do que a original, além de combinar muito o enredo. A diagramação interna é simples, mas bela, e durante as mais de 450 páginas da história não encontrei erros significativos de revisão. Além disso, gostei especialmente da tradução, que manteve alguns termos do original, conseguindo transmitir um melhor conhecimento sobre o plano de fundo de tudo. 
   Por fim, recomendo Intenso Demais para os fãs de new-adults, mas afirmo para não se ter tantas expectativas sobre a história. É um livro com várias reviravoltas e que tem bastante romance em cada página, mas que, infortunadamente, não conseguiu me agradar. Se você gosta do gênero e está mais ou menos ciente  de como será a história, digo para mergulhar fundo na história – e depois, aproveite para me dizer o que achou sobre ele!
Primeiro parágrafo do livro:
"Era a viagem mais longa que eu já tinha feito. O que não queria dizer grande coisa, já que eu nunca tinha me afastado mais de cem quilômetros da minha cidade natal. (...)"

Melhor quote: 

"Eu sei que há algo aqui. Eu sei que você quer mais . Diga-me ... e é seu."

       


5 Comentários

  1. Eu adoro livros desse gênero, e apesar dos pontos negativos do livro, me deu uma vontadezinha de ler..
    http://lecry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi gabi.. olha, concordo muito com vc sobre Intenso Demais, achei que ia ser uma mega leitura e n foi isso nao.
    apesaar de que sou muito mais dura com o livro do que voce! voce ainda gostou, mas achei ele terrivel kk quase nao terminei

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, não posso opinar sobre as atitudes do personagem, pois ainda não li o livro, mas você não é a primeira que escreve como alguns momentos foram deixados de lado, sem um final apropriado. Estou baixando minhas expectativas em relação ao livro, mas continuo querendo ler, nem que seja para apreciar a capa... kkkk
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Eu amei a trilogia, li todos os três, é uma história completamente diferente.. Muito envolvente! E o personagem roqueiro dá vonatde de levar p casa é um príncipe!..

    ResponderExcluir
  5. Comecei a ler Intenso Demais ontem, já estou quase no fim e confesso que não tenho um pingo de simpatia pela Kiera. A leitura, em certos pontos, deixa mesmo a desejar, mas não tem como você não seguir, afinal temos que saber o fim dessas história.
    Mas só continuarei lendo pelos meninos, Denny e Kellan, porque a Kiera, realmente, ganhou minha antipatia.

    ResponderExcluir

.