Livro: Cidade dos Ossos
Título Original: City of Bones
Autor (a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record 
Páginas: 462
ISBN: 978-85-01-08714-0
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.


     Clarissa Fray sempre teve a vida de uma adolescente normal, com uma mãe super protetora e um melhor amigo divertido. Um dia, entretanto, quando Clary e Simon vão ao Pandemônio, uma boate um tanto esquisita, ela se depara com três adolescentes com armas estranhas assassinando outro jovem. É claro que isso já seria estranho o suficiente, porém, Clary logo descobre que é a única que consegue vê-los. Ela está determinada a desvendar o que eles são, e a surpresa não é pouca: Jace, Isabelle e Alec são Caçadores de Sombras, como são chamados os guerreiros descendentes de Nephilins, cuja missão de vida é matar os seres sobrenaturais – demônios, feiticeiros, vampiros, lobisomens e fadas – que não cumprem a lei.
     Depois de descobrir esse novo mundo Clary volta para sua casa, mas se surpreende ao encontrar o lugar completamente revirado e sua mãe desaparecida. Assustada e sem saber o que fazer – mas certa de que isso possui uma relação com o mundo recém-descoberto – ela não tem escolha a não ser ir ao Instituto, o lar dos Caçadores de Sombras, para encontrar algumas explicações. É a partir desse ponto que a história de desenvolve e Clary se vê cercada de mistérios e histórias que nunca imaginou serem possíveis. Entre inimigos despertados, tramas do passado e objetos mágicos, ela precisa encontrar sua mãe desaparecida, e tudo isso ao descobrir que é capaz de coisas que nunca pensou serem possíveis.

     Cidade dos Ossos me atraiu primeiramente pela premissa de um mundo paralelo, e devo dizer que não me decepcionei , apesar da história ser um pouco diferente do que eu havia imaginado. Gostei muito do modo que a autora conseguiu fundir esse novo mundo com o nosso, em como ela inseriu a magia em cada detalhe cotidiano. O livro é extremamente bem construído, rico em detalhes e descrições. É claro, como Clary se depara com coisas nunca vistas e histórias que nunca ouviu, a obra é um pouco confusa no começo e em algumas partes de explicação se torna um tanto maçante, mas tudo isso é compensado ao longo da leitura.
    Os personagens complexos são outro ponto a favor. Clary é uma protagonista forte, de gênio difícil e determinada. Ela vai atrás do que quer, apesar de alguns momentos de confusão, e isso foi algo que me agradou bastante. Jace possui um toque de bad boy, é sarcástico e irônico, e simplesmente faz o que lhe passa pela cabeça. Em algumas cenas chega a ser arrogante, mas, apesar disso, a verdadeira face do personagem só é revelada mais para o fim do livro. Ele se tornou um dos meus protagonistas masculinos preferidos, até mesmo pela complexidade que possui (e é claro, pelo charme!).
     Outro personagem que não posso deixar de mencionar é Valentim. Ele é perfeito para um vilão, dissimulado e vil, e sendo possuidor de um senso de justiça totalmente deturpado. Mas a questão é que ele acredita tanto em sua causa e tem uma ferocidade enorme, manipulando e fazendo o que for preciso para chegar aos seus objetivos. Ao mesmo tempo em que você o odeia pelas coisas que faz, não pode deixar de sentir um pouco de simpatia pelo homem.
     A cada página são feitas revelações, e a obra em um todo se parece com o tipo de livro que foi muito bem planejado, já que as descobertas se encaixam e começam a fazer sentido após certo tempo. É claro, o livro também possui seus clichês – a mocinha, o bad boy e o amigo nerd apaixonado –, mas tudo isso é tão crível, tão real, que você acaba ignorando esses pequenos detalhes e se focando na história maior.
     Certamente falta um pouco de ação e o romance não aparece até o final da leitura, mas isso é compensado nos próximos livros da série. Esse primeiro volume é sobre as descobertas da Clary, uma introdução a esse mundo novo e incrível.
     O desfecho foi surpreendente, e não tenho qualquer outra palavra para descrevê-lo. Nunca imaginaria o final que o livro tomou, e, obviamente, isso é algo que sempre nos instiga a continuar a leitura.
     Recomendo o livro para os que gostam de magia, ação e um pouco de romance, mas com uma atmosfera sobrenatural e envolvente. Acredito que é impossível não se sentir cativado pelo mundo dos Caçadores de Sombras, e, depois da leitura do primeiro livro, continuar a série é imprescindível. Entrou para minha lista de favoritos, definitivamente, apesar de não ser o melhor da série.
Primeiro parágrafo do livro:
"Você deve que estar brincando comigo," disse o porteiro, dobrando seus braços em torno de seu enorme peito. Ele olhou para o garoto numa jaqueta vermelha de zíper e esfregou sua cabeça raspada."
Melhor quote:
"Mais tarde, quando o pai o deixou, o menino chorou pelo animal, até que o pai enviou um empregado para recolher o corpo do pássaro e enterrá-lo. O menino nunca mais chorou, e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído."


22 Comentários

  1. MEU DEUS PRECISO COMPRAR LOGO ESSE LIVRO !!

    Estou com cidade das cinzas e de vidro aqui e estou doido para achar cidade dos ossos para comprar, quero começar a série logo, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Gabi, todos falam muito bem dessa série. É difícil ler alguma resenha negativa, acho que nem li nenhuma que fale mal dele! Estou louca para dar início nela, de verdade :)

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estooou doido para ler esse livro *-* Mas, eu acho super fofinhos os brilhinhos da capa kkkkk ><. Espero ler em breve! Adorei sua resenha, me deu vontade de pegar o livro agora pra ler rsrs. Beijoos

    ResponderExcluir
  4. Só de ler a sinopse eu sinto a necessidade de ler Cidade dos Ossos<3 Adore a capa também!
    Preciso ler esse livro!!!!!!!!!!!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adoro brincar com a capa desse livro por causa do reflexo.A história me encantou de primeira porque quando li tva naquela onda de vampiros bonitões e um caçador bonitão/gostoso/bad boy me encantou totalmente me apaixonei pelos personagens e realmente a Cassandra não poupou detalhes na descrição de certas coisas

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a resenha, li o livro, e simplesmente amei, menos o final, não me decepcionou, me surpreendeu, mas me surpreendeu tanto que odiei hahaha tô lendo os outros livros da série e adorando, uma ótima leitura

    ResponderExcluir
  7. Tá ai uma série no mundo literário que não me atrai, me parece fantasia demais para o meu gosto romantico!
    Mas é uma bela capa.
    Beijos,
    Ana.

    ResponderExcluir
  8. Li ele em apenas um dia ano passado, fiquei encantada com o mundo criado pela autora e essa mistura de seres diferentes, me conquistou :)

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
  9. Todos falam muito dessa serie... Tenho muita curiosidade de ler... Todos ficam encantados, também quero hahaha

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu sou apaixonada por essa serie.E concordo com vc, o final é completamente surpreendente, e muuuuuuito angustiante!! ç.Ç

    "que amar é destruir, e que ser amado é ser destruído."

    Foi o quoto mais chocante e emocionante!! D':

    ResponderExcluir
  11. Estou loooooooooouco para ler esse livro!!!! Meu irmão já leu, mas ele mora em outra cidade. A resenha ficou ótima.
    http://svlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O pessoal elogia muito essa série, e agora com a chegada do filme, ela vai ter muito mais visibilidade.Já tive muita vontde de ler essa série, hoje em dia, não muito

    ResponderExcluir
  13. Oi Gabi!
    Comecei a ler esse livro mas parei, não estava conseguindo visualizar as descrições e os detalhes do universo construído pela autora, acho que foi coisa do momento. Mas pretendo continuar a leitura depois de assistir ao filme, acredito que irá ajudar na minha visualização, e além disso todos dizem a série fica muito melhor a partir do segundo livro.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  14. Apesar de já ter lido resenhas bem positivas sobre essa série e algumas recomendações, não tenho muito interesse em lê-la no momento!!

    ResponderExcluir
  15. Como já citei, não li nada dessa série ainda. Curiosidade a mil aqui, porque parece que todos já leram menos eu, entende? rs.
    Espero conseguir uma promoção bacana para comprar.

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da resenha e sou um grande admirador da série tanto quanto você. O Solstício & Equinócio também tem um resenha do mesmo:

    http://solsticioeequinociooficial.blogspot.com.br/2013/06/resenha-cidade-dos-ossos.html

    ResponderExcluir
  17. Eu leio várias séries, mas nenhuma me ganhou do mesmo jeito que TMI conseguiu. Sinto pena de quem decidiu não ler a série depois de ter assistido o filme, nunca saberão o que estão perdendo hahaha É impossível não rir/suspirar pelas ironias do Jace, omg <3 Pena que a adaptação foi desastrosa :/ Teria sido um sucesso assim como os livros se o diretor tivesse feito um trabalho melhor

    ResponderExcluir
  18. É um livro que prende bastante a atenção, cheio de mistérios que faz você não querer desgrudar das páginas, até desvendá-los junto com os personagens. O contexto é incrível e capaz de despertar um turbilhão de emoções e sentimentos.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, amo demais esse livro! E amei ainda mais a resenha, parece que leu meus pensamentos <3

    ResponderExcluir
  20. Uaaaal! Primeiramente parabéns pela resenha, nunca li uma resenha tão bem resenhada assim...
    Tenho mta vontade de ler essa série...
    Tenho A dama da meia noite ma ainda não consegui ler ...
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Simplesmente perfeito!
    Sou apaixonada por este livro, e a resenha está perfeitamente escrita. Parabéns!
    Seguindo o Blog e participando das promoções!
    Twitter: @Nath_Fearless
    Instagram: barbosa_queen
    https://www.facebook.com/nathalia.barbosa.7549

    ResponderExcluir

.