Livro: Jardim de Inverno
Título original: Winter Garden
Autor (a): Kristin Hannah
ISBN: 9788581630359
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família... E mudará tudo o que elas pensam que são. A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.

    Meridith e Nina são aparentemente tão diferentes quanto duas pessoas podem ser. As irmãs escolheram caminhos completamente divergentes para suas vidas: enquanto Meridith se dedica completamente a sua família e a fazer o que parece ser o melhor para todos, Nina é uma aventureira, que abandonou sua casa e viaja pelo mundo, sendo uma fotojornalista famosa. As duas mulheres, entretanto, compartilham um laço que as iguala: a infância das duas foi marcada por um pai amoroso e presente, mas principalmente pela frieza de sua mãe, Anya.
     As meninas sempre tentaram obter o carinho da mãe que sempre as rechaçou, apesar de demonstrar um amor profundo pelo pai das meninas.  Muitos anos se passaram, e ambas estão certas de que a mãe é tão fria quando o mais rigoroso inverno, é incapaz de amá-las. Tudo muda, porém, quando o pai adoece e – em seu leito de morte – faz Nina prometer que fará a mãe contar um conto de fadas que nenhuma das mulheres escuta desde que eram crianças desesperadas pela atenção materna. Apesar de toda a impassibilidade de Anya, elas tentarão cumprir a promessa e darão início a uma história que mudará tudo o que viveram, e tudo aquilo que elas pensam que são.

      É sempre difícil falar sobre um livro que te emociona de um jeito único. Sem dúvida nenhuma, Jardim de Inverno foi um desses livros que, depois que terminei a leitura, precisei de alguns minutos para processar toda a história (e enxugar as lágrimas, admito). A história aborda assuntos profundos, como o amor, os sacrifícios que alguém está disposto a fazer pelas pessoas que se ama, o quão longe o ser humano vai para sobreviver.
    A narrativa da primeira parte do livro é mais lenta, arrastada. Porém, a história promete ser tão interessante que instiga a leitura, e é a partir desse ponto que você se vê envolvido por tudo que Anya, ao narrar o “conto de fadas” está dizendo.
    Anya é a mãe de Nina e Meridith, e de longe a personagem mais complexa e bem construída do livro. No início, é fácil ficar com raiva de mulher pelo jeito que ela trata as filhas – porém, ao longo da história, ela vai se abrindo e o leitor começa a entender o quão forte essa mulher é, e como ela tem motivos intensos  para agir que do jeito que age.
    A narração do livro é em terceira pessoa, e alterna o foco entre Meredith e Nina. Simpatizei logo de cara com Nina, e com a personalidade forte dela. Tive mais problemas em criar simpatia por Meridith, porém, já que as atitudes dela com o marido muitas vezes me deixaram muito brava. Com o tempo e a descoberta da história da mãe ela vai melhorando, e isso é algo que é notável ao final da leitura: o amadurecimento, a transformação de todos os personagens é surpreendente de um jeito maravilhoso.
    Jardim de Inverno conseguiu me surpreender de um jeito extremamente positivo. Não imaginava que a leitura seria tão boa de início, e é sempre ótimo quando um livro te envolve e emociona de maneira única. A escrita da autora é cotidiana, simples e ritmada. Como já disse, o livro é um pouco lento até Anya iniciar a narração do “conto”, mas depois disso não há como parar de ler. Li o livro em menos de um dia, e definitivamente o leria mais uma vez.
    O trabalho de capa da editora Novo Conceito é bonito, mesmo que não seja o meu preferido da editora. Apesar disso, acredito que o cenário da capa, o clima que ela passa, tenha combinado perfeitamente com o cenário do livro e a história que ele conta.

     É um livro lindo, cativante, dono de uma história espetacular. Recomendo a leitura sem nenhuma dúvida, e aviso que é o tipo de livro que te faz pensar, refletir e agradecer por não precisar passar pelo o que os personagens passam. É uma história mais adulta, madura, mas não vejo nenhum problema em alguém mais jovem lê-la – é um livro que atinge o emocional do leitor, o tipo de livro para se lembrar com um sorriso no rosto.
Primeiro parágrafo do livro:
"É assim que são os 40? Mesmo? No ano anterior, Meredith tinha passado de senhorita para senhora. Assim, sem mais, sem qualquer transição. Pior ainda, sua pele começara a perder a elasticidade. Havia algumas rugas em locais que costumavam ser lisos. O pescoço estava mais cheio, não havia dúvida disso. Ainda não estava grisalha; era a única coisa boa. O cabelo castanho, com um corte simples na altura dos ombros, continuava cheio e brilhante. Mas os olhos a entregavam. Parecia cansada. E não só às 6 da manhã."
Melhor quote:
"— Você ficaria surpresa com o que o coração humano pode suportar.
Meredith nunca tinha visto a mãe falar em um tom assim tão desesperado. Na verdade, nunca tinha visto ninguém falar assim, mas compreendia: era o som que você faz quando o chão some sob seus pés e você cai."


13 Comentários

  1. Já li esse livro e a autora é muito boa quando se trata de emoções. Também me irritei com a Meredith, mas ainda não entendi bem os motivos da Anya tratar tão mal as filhas. Ou entendi, sei lá. haha

    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que a primeira vez que vi esse livro não me interessei logo de cara, nem li a sinopse nem nada, mas agora, putz, tô morrendo de vontade de ler, parece ser muito bom, e me identifiquei demais com a Nina, hahahaha
    Até adicionei o livro na minha lista de desejados do skoob c:

    follow me @rabanadacomgilo

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi :)

    Preciso falar que você triplicou a minha vontade de ler esse livro ? me arrependi de não ter comprado quando tive a chance, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  4. Nossa!
    Quero ler esse livro, me dá um? rsrs
    Nunca li nenhum livro dessa autora ma agora quero ler.
    http://svlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Desde o lançamento do livro eu me apaixonei pela estória e principalmente pela linda capa *-*. Sua resenha me encantou e o livro que já era favorito se tornou prioridade ;D. Beijoos!
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Quero ler esse livro já faz um tempo, depois da sua resenha então ainda mais. Ainda não vi nenhuma critica negativa sobre ele até agora.
    beijos :)

    ResponderExcluir
  7. Olá Gabi!
    Que resenha hein.. ainda não li nada da autora e tenho muita curiosidade, já que vejo comentários positivos a respeito! Sua resenha me deixou bem curiosa com esse conto, e curiosa para conhecer essa história que parece ser bem emocionante!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olha, vou ser sincera! a capa do livro não me chamou atenção, mas depois de ler a sua resenha, o estou vendo com outros olhos!!
    Quem sabe?
    hahaha

    ResponderExcluir
  9. Me apaixonei por essa capa, ela é maravilhosa e me faz querer ainda mais morar em um lugar que neva *-*
    Acho que todas as resenhas que li desse livro foram super positivas e isso, mais a sinopse mais a maravilhosa capa só aumentaram o meu desejo em ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  10. Achei a capa bem " A Menina que Roubva Livros" E esse livro não faz muito meu estilo, mas depois de uma resenha dessas, que não quer ler o livro? Os Quotes separados foram bem tocantes, principalmente o último

    ResponderExcluir
  11. Olá, te marquei em uma tag lá no meu blog... Depois dá uma passadinha lá pra conferir... ;)

    XOXO

    ResponderExcluir
  12. Olha só... favorito...
    Eu tenho o livro mas ainda não o li, mas pelos comentários positivos que estou lendo sobre a obra, acho que lerei em breve :)

    ResponderExcluir
  13. Essa autora tem chamado muito minha atenção e só vejo coisas boas sobre ela, sua resenha só aumentou isso, obrigada.
    A forma como você escreve é clara e direta e nos dá bastante percepção de como você ficou enquanto lia esse livro e, ainda bem, que você teve uma ótima surpresa.
    Já para a lista!

    Beijos!
    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir

.