Livro: Diário de Uma Paixão
Título original: The Notebook
Autor: Nicholas Sparks
Edição:1
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219206
Páginas: 256
Acabamento: Brochura

Sinopse:
"Diário de Uma Paixão.
Este livro retrata uma rara e bela relação que resistiu ao tempo e as provações impostas pela vida. O autor se consagra nesta história clássica ao retratar de uma maneira excepcional a mais importante das emoções que nos mantém.
Com mais de 12 milhões de cópias vendidas e uma adaptação para o cinema, este livro emocionou as pessoas ao redor do mundo e já foi traduzido para mais de 20 línguas."


 Allison Nelson e Noah Calhoun têm como cenário inicial de sua história  o verão de 1946. Allie está de férias na pequena cidade de Nova Berna, na Carolina do Norte. Ela, uma artista apaixonada, proveniente de uma família tradicional e rica se apaixona por Noah, um poeta amador sem muito dinheiro, depois de serem apresentados por um amigo em comum. Após passarem lado a lado muitos momentos naquele verão, a mãe de Allie interfere, levando-a para longe de Noah e de Nova Berna. Um deprimido e apaixonado Noah escreve cartas mensais para a amada pelos próximos dois anos; cartas que nunca são respondidas.
     O tempo avança para 14 anos no futuro, aonde Allie, a três semanas de seu casamento vê um artigo de jornal citando Noah. Decidida a ver com seus próprios olhos o presente de seu antigo amor, Allie parte para Nova Berta, reencontrando o, agora homem, que rondou sua cabeça todos esses anos. Juntos, eles descobrem que as forças do destino continuam a querer lhes unir: ao menos até a realidade cair sobre a cabeça de Allie, trazendo consigo uma visita que irá encher-lhe a cabeça de dúvidas.

       O Diário de Uma Paixão, como todos os restantes livros de Sparks, é emocionante. Não vejo outra palavra para descrever essa obra, como não vejo um meio de não apreciá-la. Sempre digo que este autor sabe, como nenhum outro, tocar o leitor no seu ponto mais sensível: a alma.
Através de uma história emocionante e personagens cativantes, é uma leitura doce. Confesso que chorei muito nas últimas páginas do livro, pois, o final é na verdade o futuro dos personagens. Tocante, intenso, e um tanto surpreendente, irá envolvê-lo e lhe fará acabar o livro sem ao menos perceber; ao menos, comigo foi assim.
      Como muitos já viram o filme, não creio que seja desconhecido para a maioria. Mas, mesmo que tenha o assistido, recomendo ler a obra. Leitores ávidos sabem que não há uma comparação justa entre ler e simplesmente assistir a um filme, que, por mais que recrie as cenas, nunca irá passar a verdadeira essência como um livro faz. É uma obra clássica para os românticos que, sem dúvidas, irá encantar-lhe.
Primeiro parágrafo do livro:
"Quem sou eu? E como será que acabará essa história?"
Melhores quotes:
"Você não pode viver sua vida para outras pessoas. Você tem que fazer o que é certo para você, mesmo que doa para algumas pessoas que você ama."
“Os românticos chamariam isto de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia. Na minha cabeça é um pouquinho de ambas, e no fim das contas qualquer que seja a maneira como você escolha encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte da minha vida e do caminho que escolhi trilhar.”


5 Comentários

  1. Ainda não vi o filme e nem li o livro, mas tenho curiosidade.
    Esse é, na verdade, um dos poucos livros do Sparks que me atrai!

    Beijos
    Geê - almaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho que ler todos os livros do Nicholas urgentemente.Gostei bastante da resenha, sucesso. :3

    http://devaneioselivros.blogspot.com
    @DevaneiosLivros
    Viviane de Andrade

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, amo os livros do Nicholas

    Elisangela Rodrigues
    @ashesandwines

    ResponderExcluir
  4. sempre quis ler, agora que li essa resenha, quero mais ainda!

    ResponderExcluir
  5. Fascinante! O livro que eu não li, mas o filme é realmente maravilhoso, o casal Ryan Gosling e Rachel McAdams era bonita, uma história sensacional.

    ResponderExcluir

.