Livro: A Promessa
Título Original: Promise Me
Autor (a): Richard Paul Evans
Edição: 1
Editora: Leya
ISBN: 9788563066695
Páginas: 288
Acabamento: Brochura

Sinopse:
"Enquanto estiver lendo a minha história, há algo que quero que compreenda. Apesar de todo o sofrimento - passado, presente e o que ainda virá -, eu não teria feito nada diferente. Nem trocaria por nada o tempo que passei com ele - exceto pelo que, afinal, eu troquei." Beth Cardall tem um segredo.

Durante dezoito anos, Beth Cardall não teve escolha senão guardá-lo para si seu segredo, mas, na véspera do Natal de 2008, tudo isso está prestes a mudar. Para Beth, 1989 foi um ano marcado pela tragédia. Sua vida estava desmoronando: sua filha de seis anos, Charlotte, sofria de uma doença misteriosa; seu casamento transformou-se de uma relação aparentemente feliz e carinhosa em algo repleto de traição e sofrimento; seu trabalho estava por um fio e ela perdera totalmente a capacidade para confiar, ter esperanças e acreditar em si mesma.
Até que, um dia extremamente frio, após atravessar uma nevasca até a loja de conveniência mais próxima, Beth encontra Matthew, um homem misterioso e encantador, que mudaria de uma só vez o curso de sua vida. Quem é esse homem, e como ele parece conhecê-la tão bem? Matthew a persegue incansavelmente, mas somente após se apaixonar perdidamente é que descobre seu incrível segredo, transformando sua forma de ver o mundo, assim como seu próprio destino nessa história de tirar o fôlego sobre como o amor é capaz de mudar todas as nossas perspectivas.

    A Promessa nos leva ao mundo de Beth Cardall, uma mulher forte, de bem com a vida, determinada e feliz. Beth vive para sua família: sua filha de seis anos, Charlotte, e seu marido, Marc, um vendedor que, pelo emprego, vive viajando e não sempre está presente. Satisfeita com a vida que leva, vê seu mundo desabar quando descobre que o marido a traia, e, além disso, a filha sofria de uma doença que nenhum médico conseguia diagnosticar.
     Magoada, porém disposta a perdoar seu marido, ela descobre que ele sofre de câncer, e sua vida não irá durar muito mais. Depois da morte de Marc e enquanto começa a ter dificuldades para administrar a vida de mãe e sustentar sozinha a casa, algo estranho lhe acontece:  Ela conhece Matthew, um belo estranho que esconde um segredo, carrega muitos mistérios, e, além de tudo, aparenta saber demais sobre a vida de Beth. Matthew irá transformar sua vida de um jeito inimaginável, desafiando tudo que Beth acredita, e a mostrando esperança aonde ela pensava que não havia.
      Contando com uma leitura leve e romântica, A Promessa é uma história instigante. Cada capítulo é narrado em primeira pessoa pela própria Beth, e algo que achei interessante foi o fato de os capítulos começarem com um trecho do diário da protagonista. Apesar de o livro carregar certo clichê e um cunho sobrenatural, ter alguns “furos” no enredo, no geral é uma história bem escrita. Durando o livro são deixadas pistas sobre o segredo de Matthew, se o leitor prestar atenção, e, apesar de não muito surpreendente, você se vê ligado com cada personagem.
      Pessoalmente esperava um final dramático e emocionante, e o sentimento é agridoce ao fim do livro. A Promessa explora assuntos como a confiança e o amor, sobre abrir mão de quem você ama para algo maior do que si mesmo. Faz-nos sentir o que o personagem sente, e se revoltar com atitudes tomadas por eles também é válido.
      Outro ponto a ser comentado é a tradução e a aparência do livro. Fiquei impressionada com a ótima tradução – que, na maioria das vezes é um grande defeito das obras passadas para outras línguas – e a formatação. Cada início de capítulo possui desenhos florais que, por serem incomuns em obras e mesmo sem alguma relevância, lhe animam a seguir com a leitura.
      Não consigo enxergar grandes falhas na obra de Richard, e recomendo a leitura como leve, para às vezes em que você precisa de um romance um pouco mais água com açúcar. Envolvente e doce, a obra é válida até mesmo aos leitores mais exigentes.
Primeiro parágrafo do livro:
"Quando eu era pequena, minha mãe me disse que todo mundo tem uma segredo. Suponho que estivesse certa. Meu nome é Beth, e esta é a história de meu segredo. [...]"
Melhores quotes:
"Nunca diga nunca, querida. Às vezes, as pessoas boas fazem coisas ruins.”
“Apenas os tolos e as crianças acreditam que fechar os olhos fará os monstros desaparecerem.”


4 Comentários

  1. Que me lembre, vi mais gente falando bem desse livro... parece uma coisa meio Nicholas Sparks!

    ResponderExcluir
  2. Mareska, eu particularmente gosto mais do Richard do que do Nicholas! Acho que o Richard tem ideias incríveis, alem de nos fazer chorar também. Ele trabalha mais o sentimentos e os personagens!

    Beijos, Lê

    ResponderExcluir
  3. Que linda história! Adoro romances e afins! rs. Choro facinho rs.

    ResponderExcluir
  4. Ahh que bom que achei mais uma resenha que me fez persistir e comprar logo esse livro! Se recebeu 4 estrelas pelo menos não vou perder tempo lendo algo que não aprovaria.

    ResponderExcluir

.