Livro: O Adulto
Título original: The Grownup
Autor (a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 64
ISBN: 9788580579451
Sinopse: Vencedor de um Edgar Award, O adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror. Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes. Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação. No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.

Gillian Flynn é jornalista e, antes de se dedicar integralmente à carreia de escritora, trabalhou por dez anos como crítica de cinema e TV para a Entertainment Weekly. Nascida nos Estados Unidos, formou-se pela Universidade do Kansas, escreveu durante dois anos para um revista de negócios na Califórnia e cursou o mestrado na Northwestern University, em Chicago. Gillian Flynn também é autora dos premiados Objetos Cortantes, Lugares Escuros e Garota Exemplar, que soma mais de 10 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e deu origem ao filme de mesmo nome dirigido por David Ficher e estrelado por Ben Affleck e Rosamund Pike. Seus livros foram publicados em vinte e oito países. Atualmente Gillian mora em Chicago com o marido e o filho. 

   O Adulto nos leva a conhecer uma protagonista sem nome, mas com uma série de profissões ao logo de sua vida. Ela jamais fez algo honesto e fora criada na cidade por uma mãe caolha, que não era lá uma senhora muito legal. Não tinha problemas com drogas nem com bebida, mas tinha problemas com trabalho. Era a pessoa mais preguiçosa que nossa protagonista já tinha conhecido. Duas vezes por semana elas iam para as ruas do centro da cidade pedir esmolas, mas como a mãe odiava ficar de pé, fazia tudo aquilo de forma estratégica. Conseguir o máximo de dinheiro no menor tempo possível, depois ir para casa, comer bolo mesclado de chocolate com baunilha e assistir a reality shows de tribunal na TV era seu objetivo. 
   Mas isso era coisa do passado, pelo menos a história em si, visto que mesmo no presente da trama, nossa protagonista ainda vive de praticar algumas fraudes. Como a honestidade não é seu foco, ela trabalha num lugar bastante peculiar, uma mistura de centro espírita com um local onde os homens vão para serem masturbados. Mas ela foi "promovida", e já não fica mais restringida aos fundos do estabelecimento, onde batia punheta para os mais variados homens. Se as pessoas agora a perguntassem: "qual a sua profissão?", ela diria "Sou especialista em visões", ou "Trabalho com práticas terapêuticas". O que era verdade. 
   Os clientes da clarividência eram quase todos do sexo feminino, e os clientes de punheta obviamente todos do sexo masculino, mas ainda assim, a protagonista se sentia feliz com sua nova profissão, ainda que a situação toda fosse bastante arriscada. Em seus primeiros dias de vidente, a protagonista conhece Susan Burke, que parecia mais inteligente que a média das mulheres que visitavam o lugar. A sra. Burke tinha um problema; um, não, vários! Sua vida parecia estar desmoronando e ela acreditava que, de alguma forma, a casa para onde tinha se mudado recentemente era assombrada por alguma coisas que, de forma inexplicável, parecia estar possuindo seu assustador enteado. Nossa protagonista, claro, não acreditava em nada disso, mas quando é contratada para fazer algumas sessões espirituais na casa, começa a sentir o desespero que emana dela e passa a perceber que embora seja sempre bom ter ambições profissionais, às vezes o plano de carreira pode nos conduzir a um território muito perigoso.


   Gillian Flynn é uma autora incrível, e pude perceber isso de primeira, ao ler seu romance psicológico Garota Exemplar, que foi impecavelmente bem feito. A autora, que é uma de minhas preferidas, consegue se destacar em meio aos inúmeros e incontáveis clichês da literatura contemporânea — e acredito que não exista nada melhor que isso. Acredito que a maioria de vocês deve já conhecer O Adulto, visto que ele foi publicado inicialmente na antologia O Príncipe de Westeros e Outras Histórias, a pedido do rei George R. R. Martin. Agora o conto ganhou uma edição separada, publicada recentemente pela Intrínseca, que publicou também todos os demais livros da escritora norte-americana. 
   Suspenses psicológicos são sempre cheios de muita reviravolta e, claro, conseguem levar o leitor ao ponto mais extremo que a literatura pode nos fazer ir rumo a loucura. Como eu já sabia que Flynn era inexorável em seu ofício, tinha expectativas imensas para com o conto e, a bem da verdade, já sabia também que não iria me decepcionar. E foi exatamente dessa forma que aconteceu, visto que eu adorei o conto e tudo que foi trabalhado, desde a protagonista incomum ao enredo ainda mais preternatural. Digo com todas as letras: foi uma das melhores leituras do ano. Gillian Flynn conseguiu ser maravilhosa em 64 páginas, enquanto outros autores não conseguem serem bons em 500.
   Com uma narração em primeira pessoa — que se mostrou mais agradável —, a autora seguiu o tempo inteiro objetiva e nos prendendo inteiramente a teia que a trama constrói. É um conto, mas tem as incríveis características de um bom romance, e é isso que torna O Adulto tão especial. Flynn escreve muito bem, de uma forma que chega a assustar, e manipula o sentimento do leitor com a mesma facilidade que tem para escrever. Concordo inteiramente com a Gabi quando, na resenha de Garota Exemplar, ela diz que poucas vezes havia lido uma história com uma trama psicológica tão intensa, que mexeu com seus sentimentos e a enganou diversas vezes, visto que o mesmo se aplica a mais esse sucesso da autora que já vendeu mais de 10 milhões de exemplar. 


   É típico do suspense nos deixar ansiosos, assim como é característico do suspense psicológico nos deixar ainda mais ansiosos e assustados em conhecer a mente e a visão de mundo dos protagonistas com quem temos contato. Só que Flynn nunca se atem somente a um pequeno conjunto de características do gênero que trabalha, o que justifica o fato de O Adulto ter ganho um dos maiores prêmios da literatura, o Edgar Allan Poe de "Melhor Conto". Ela não somente escreveu um suspense, ela escreveu um suspense horripilante, com uma construção bem idealizada, fruto de muita minuciosidade de pensamento e atitude por parte da autora. Eu fiquei inteiramente assustado com a capacidade que a autora tem de nos enganar, mesmo já conhecendo suas artimanhas. Como disse o Sunday Mirror, "O Adulto é uma amostra do talento brilhante de Gillian Flynn".
   No tocante aos personagens, não temos muitos, já que, obviamente, o pouco número de personagens é característico de um conto. Mas os poucos que temos são trabalhados de forma especial e conforme a necessidade, o que, claro, ainda não os tiram de sua superficialidade. A autora não deu um nome a protagonista, o que também é comum em contos, mas sabemos muito de suas qualidades não tão admiráveis assim. O conto tem mais um quê de lição de moral, se é que me entendem, e pela primeira vez Flynn parece construir uma protagonista que acaba não sendo a grande estrela da história, o que, novamente, torna a autora bastante original.
   Acredito que seria meio redundante se eu criticasse alguma coisa de forma negativa, em virtude do excesso de qualidades que o conto tem. Mas, realmente, não encontrei nada que tenha me desagradado. Minha única crítica é para meus colegas resenhistas, que possuem um medo inexplicável de dar 5 estrelas para um bom livro; preferem dar 4 ou 4,5 estrelas, mas jamais 5. Nenhum livro é maravilhoso, isso é verdade, mas tirar uma estrela na hora de avaliar só porque não gostou do final (que é, sim, maravilhoso!) é injusto com a autora e com nós mesmos. Vou dar cinco estrelas, claro, pois acredito que o número de pontos positivos foi imensamente maior que o de pontos negativos, e isso, num exemplar de 64 páginas, é bem preternatural. 
   A edição segue os padrões de qualidade dos demais livros de Flynn publicados no Brasil, e o design, mesmo que simples, ficou muito belo. A capa, que segue os padrões minimalistas da autora, combina muito bem com sua história, pois demonstra certo suspense, como se escondesse algo mais. O livro teve duas capas e fico feliz que a Intrínseca tenha escolhido essa e assim mantido os padrões da autora que tanto admiramos. Na edição, a única coisa que não gostei foi a mudança no título. Inicialmente, o conto ganhou o nome de "Qual a sua profissão?" e agora foi relançado como "O Adulto". Os dois nomes tem, sim, relação direta ao conto, mas se averiguarmos qual deles tem um significado maior, certamente o primeiro sairá em vantagem. Contudo, foi uma belíssima edição, com orelhas, papel pólen soft (amarelinho) e sem erros de revisão. 
   O Adulto é um suspense psicológico e horripilante que não fica devendo para nenhum outro. Conhecemos no conto uma ex-prostituta que agora finge ser vidente e pratica outras pequenas fraudes, mas os resultados desse "fingimento" jamais poderiam ter sido previstos por ela. São tantas as reviravoltas do conto, que quando finalizei estava tonto, mas contente e surpreso. Pelo número de páginas e pelo intenso suspense, é um livro que você lê em poucas e boas horas. Quem for fã de Flynn, de livros rápidos e bons ou que adora um ótimo suspense, vai encontrar em O Adulto muito mais que um refúgio. É um livro incrível e, claro, eu recomendo a todos os leitores. Gillian Flynn me surpreendeu mais uma vez, e imagino se algum dia ela conseguirá o contrário. 

Primeiro Parágrafo: "Eu não parei de bater punheta para os outros por não ser boa. Parei de bater punheta por ser a melhor".
Melhor quote: "Em todo caso, ou eu estava ferrada ou não estava ferrada, portanto escolhi acreditar que não estava. Eu tinha convencido muita gente de muitas coisas ao longo da vida, mas esse seria meu maior feito: convencer a mim mesma de que o que estava fazendo era razoável. Não decente, mas razoável."


3 Comentários

  1. Essa mulher é demaaais!
    Preciso urgentemente ler esse.
    Ótima resenha.
    Adorando visitar sempre esse site.

    ResponderExcluir
  2. Nossa!!! Ameeei!
    Parabéns...
    Estou simplesmente encantada com esse blog!

    ResponderExcluir
  3. Livro de rápida leitura e com um final inacabado ! Final péssimo

    ResponderExcluir

.