Oi, gente! Trouxemos aqui as novidades do Grupo Editorial, do qual fazem parte as seguintes editoras: Galera Record, Galera Júnior, Verus e Best Seller. Os lançamentos estão fartos esse mês e prometem abranger vários tipos de públicos. Confira abaixo suas capas e sinopses!


GALERA RECORD



As Crônicas de Bane #1
Nesta edição ilustrada, são narradas as mais diversas aventuras do feiticeiro imortal Magnus Bane, das aclamada séries de Cassandra Clare. Entre escapadas no Peru e resgates reais na Revolução Francesa, acompanhe fragmentos da vida do enigmático mago ocorridos em diversos países e períodos históricos, com aparições de figuras conhecidas como Clary, Tessa, Will e Alec, personagens de Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais.




Sirena (Dangerous Creatures #1).
 Nessa nova série das autoras de Beautiful Creatures, conhecemos melhor Ridley Duchannes, prima de Lena. Ridley nada tem de heroína de romances açucarados; ela é uma Sirena, e não hesita em usar seus poderes para enfeitiçar o que cruzar seu caminho, sejam Conjuradores das Trevas, Incubus ou Mortais. Desde que sua família lhe virou as costas, só lhe restou a prima e, claro, seu namorado Link. O jovem roqueiro não se importa se o temperamento difícil e nada confiável de Ridley não são as melhores qualidades para se procurar em uma namorada e quando parte para Nova York em busca do sonho de se tornar um rockstar, resolve levá-la junto. Mas logo os dois descobrirão que a cidade que nunca dorme pode ser um lugar perigoso mesmo para uma Sirena rebelde.




A Noiva é Tamanho 42 (Mistérios de Heather Wells #5).
Heather Wells parece mais familiarizada com pistolas e escroques do que com convites e madrinhas, mas nem por isso vai deixar o dia mais importante da sua vida passar em branco. Mas bem quando estão preparando a celebração de sua união com Cooper Carwright, Jasmine, uma das novas assistentes de residentes, bate as botas. A causa da morte, segundo os laudos, é asmas, mas parece que há algo de esquisito por trás desse caso…





Duas Vezes Estranha (Emily, The Strange #2).
 Emily tem treze anos. Capaz de ler seus pensamentos, se assim desejar. É mais provável que esteja cochilando ao lado de seus quatro gatos pretos; ou cuidando de seu jardim de ervas estranhas. Ou aprontando pegadinhas cruéis nos vizinhos; ou visitando seus ancestrais mortos, com a ajuda de um aparelho feito de palitos de picolé e cordas de guitarra. Após um pequeno incidente com um aparelho de duplicação que ela mesma inventou, surge uma segunda Emily! A princípio, ela parece legal, mas não demora até Emily perceber que seu clone não é a melhor das pessoas...



Crepúsculo dos Aspectos (World Of Warcraft #9).
Na Voragem, o centro da instabilidade de Azeroth, o ex-Chefe guerreiro da Horda Thrall e outros experientes xamãs lutam para impedir o mundo de ser arrasado na esteira do ataque de Asa da Morte, o enlouquecido Aspecto Dragônico Negro. Mas surge uma tarefa aparentemente simples do misterioso Aspecto Dragônico verde, Ysera, que se transforma em uma enorme empreitada que envolve as próprias revoadas dragônicas. Divididas por conflito e desconfiança, esses dragões se tornaram presas fáceis para uma aterrorizante nova arma preparada pelos servos de Asa da Morte... um pesadelo vivo engendrado para exterminar os guardiões alados de Azeroth.





Unity (Assassin’s Creed #7).
Em Unity, o leitor é jogado mais uma vez em importantes acontecimentos históricos: desta vez, a Revolução Francesa. Arno Dorian, um francês nascido em Versalhes e criado, sem saber, por Templários, está em uma jornada por redenção que o levará até os Assassinos, onde descobre o chamado da sua vida.



Indo Longe Demais.
Emily Coleman tem uma vida aparentemente feliz, um filho adorável e um marido perfeito, mas, numa certa manhã, decide deixar tudo para trás... Para onde ir agora? O que fazer? Emily está perdida, sozinha no mundo e, por mais que ela tente, não consegue fugir de um passado perturbador. Com uma narrativa ágil e instigante, Tina Seskis conduz o leitor por frustrações, medos e traumas da protagonista que, depois de uma reviravolta em sua vida perfeita, decidiu que o melhor a fazer seria fugir do próprio destino. Com um final surpreendente e uma trama de tirar o fôlego, Indo longo demais é um suspense fascinante, que prende o leitor do início até a última página.



Apenas os Inocentes. 
AS MULHERES NÃO MATAM A SANGUE-FRIO. A NÃO SER QUE TENHAM UM MOTIVO PARA FAZÊ-LO. Hugo Fletcher parece ser o homem perfeito. Bonito, rico, uma reputação impecável não é à toa que a mídia o adora. O fato de ser encontrado morto, nu e amarrado a uma cama em seu apartamento em Londres não combina com a imagem que todos têm dele. Para o inspetor-chefe Tom Douglas, uma coisa é clara: cada aspecto da cena do crime o leva a desconfiar de que o culpado é uma mulher. Na busca pelo assassino, Tom descobre os detalhes mais hediondos e chocantes da vida pessoal da vítima longe dos holofotes. Quando a investigação chega a um ponto crucial, ele começa a perceber que o caso se trata de algo muito maior do que um simples assassinato. E isso o deixa em um terrível dilema: quando se trata de homens como Hugo Fletcher, os culpados devem ser punidos? Ou os inocentes devem ser protegidos?


O Leopardo. 
Ao trocar a fria Oslo por Hong Kong, Harry Hole encontra refúgio no ópio, no álcool e nos jogos de azar para fugir de sua antiga vida. Porém, por mais que ele tente se manter afastado, um sórdido assassino consegue trazê-lo de volta à realidade. Duas mulheres são encontradas afogadas no próprio sangue, e uma terceira é morta por enforcamento. A cobertura da imprensa provoca grande comoção na cidade. Não há pistas do assassino, a única conexão entre as mortes é o fato de que todas as vítimas passaram a noite em uma cabana isolada nas montanhas. Conforme a investigação avança, Harry tem certeza de que está lidando com um perigoso e implacável assassino, que escolhe suas vítimas a dedo. Porém, ele não imagina que, ao assumir o caso, coloca-se também na mira desse perigoso psicopata.



Rebelde - As Crônicas de Starbuck. 
Durante o verão de 1861, os exércitos do norte e do sul dos Estados Unidos se preparam para travar o que entraria para a história como a Guerra de Secessão. Rebelde é a fantástica história de como o jovem nortista Nathaniel Starbuck se rebela e luta a favor dos sulistas. Abandonado pela mulher que julgava amá-lo e afastado da família, Nathaniel chega a Richmond, na Virgínia, capital da Confederação sulista. Lá, depara-se com uma turba acossando nortistas e tenta não se envolver. Porém, quando percebe que seu sobrenome é capaz de gerar uma fúria ainda maior pois é filho do reverendo Elial Starbuck, grande defensor de ideias antiescravagistas , é resgatado por Washington Faulconer, um milionário excêntrico que deseja reunir uma companhia de elite para lutar contra os ianques. Como forma de gratidão, Nathaniel se alista na Legião Faulconer, mesmo sabendo que isso significa ter de lutar contra o próprio povo. Outros cidadãos enfrentam dilemas semelhantes, no entanto, em pouco tempo, todos se renderão ao caos e à violência que dividiu a América em duas.



Três Chances para o Acaso.
 Carey, Beth e Pam são bem-sucedidas no trabalho, mas não no amor. Agora, perto dos 40 anos, sentem o tempo se esgotar e decidem ter um bebê antes que seja tarde demais. Porém, se deparam com um problema: elas não têm um pai para a criança. Carey é quem dá o primeiro passo em direção à maternidade e procura um doador anônimo, mas o que encontra é uma poção mágica. Nessa mesma época, ela conhece um homem, se apaixona, fica grávida de modo convencional e passa sua poção mágica para Beth. Tudo se repete. Beth conhece um homem. Beth fica grávida. Beth passa a poção para Pam. E a magia funciona de novo. Depois de contratempos e decepções, as três mulheres formam suas famílias, e suas histórias de amor e amizade mostram que nunca se deve perder a esperança.


GALERA JÚNIOR

Aliens de Férias (A Pousada Intergaláctica #1).
David… não, vamos começar da forma correta… Toquinho como ficou conhecido desde que interpretou, no colégio, um toco de árvore na peça Robin Hood não estava lá muito ansioso para largar sua casa e seus amigos (ou melhor, seu único amigo) para passar suas preciosas férias na pousada da avó, bem no meio do nada. O máximo que ele esperava encontrar era um lugar chato e sem ninguém da idade dele, mas as coisas foram muito além de suas expectativas. Logo ele descobriu que sua avó era simplesmente a maior anfitriã terrestre para aliens de férias. Além disso, ela procurava desesperadamente por um ajudante. É claro que o escolhido para essa vaga era Toquinho, mas será que ele estava preparado para abandonar de vez seus planos de se tornar um garoto popular para ser camareiro de criaturas pegajosas, de pele cinzenta e três olhos?


O Palhaço Está em Greve.
As coisas não andam nada bem no Circo Nacional. Apesar da casa cheia noite após noite, a renda da bilheteria não é repartida de forma justa. Pior: o leão está cada vez mais faminto! Do velho bordão A gente ganha pouco, mas se diverte, só a primeira parte está valendo. Mas o palhaço Zé Hilário cansou da situação. Afinal, desde que casou com La Konga, a charmosa mulher-gorila, e constituiu família, a grana anda muito curta. E não é só ele quem reclama! O contorcionista Edmar Apior se desdobra e não vê o dinheiro esticar! Malaquias, o malabarista, está enlouquecido com tantos pratos, copos, contas. Mas o equilibrista, Caio Calado, garante que é simples. Basta manter o olho na balança. Já o esquentado cuspidor de fogo logo avisa: o mágico ele é que fazia o dinheiro desaparecer. Como um coelho na cartola! Mesmo sem grande apoio, Hilário cansou de fazer papel de palhaço e decretou: greve. Por melhores salários, melhores condições de trabalho. Ninguém pode viver só de sorriso, certo? Mas uma surpresa promete deixar seu nariz ainda mais vermelho. Sua história ultrapassou a tenda do circo. E inflamou a plateia. E agora? O que acontecerá neste picadeiro?



A Batalha das Bestas (Casa de Segredos #2).
Após a derrota de Dahlia Kristoff, a Bruxa do Vento, a vida dos Walker, que agora estão ricos, melhorou bastante! Apesar disso, os irmãos estão tendo dificuldades em se encaixar na sua nova escola, Bay Academy: Brendon não consegue fazer amigos, Cordelia suspeita que suas aventuras podem ter afetado sua mente e Eleanor só quer que tudo volte a ser como antes. Além disso, Denver Kristoff está tentando trazer Dahlia de volta a São Francisco, colocando de novo os Walker em perigo. Antigos inimigos farão escolhas surpreendentes e novos amigos precisarão se provar dignos de confiança conforme os Walker viajam de uma ponta do mundo a outra.

VERUS EDITORIAL


Breakable (Easy #2)
Landon Lucas Maxfield teve uma infância privilegiada, levando uma vida tranquila com os pais e tendo um futuro promissor à sua frente até que uma tragédia impensável destruiu sua família e o fez duvidar de tudo que um dia pareceu tão certo. Agora um intenso e enigmático homem, Lucas só quer deixar o passado para trás. Quando ele conheceu Jacqueline, foi fácil desejar ser tudo aquilo de que ela precisava. Mas se há uma coisa que a vida lhe ensinou é que a alma é frágil e que todos os seus sonhos podem ser destruídos em um piscar de olhos.





O Diário Secreto de Lizzie Bennet.
 Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...



Bela Distração (Irmãos Maddox #2)
Cami Camlin é uma garota intensa e independente, dona do próprio nariz desde a época do ensino médio. Agora, cursando a faculdade e trabalhando como bartender no The Red Door, Cami não tem tempo para nada, até que uma viagem para visitar seu namorado é cancelada e, pela primeira vez em quase um ano, ela tem um fim de semana de folga. Trenton Maddox era o rei da Universidade Eastern. Os caras queriam ser como ele, as mulheres queriam domá-lo. Mas, depois de um trágico acidente virar sua vida de cabeça para baixo, ele deixa o campus para lidar com a culpa esmagadora. Um ano e meio depois, Trenton está morando com o pai e trabalhando em um estúdio de tatuagem para ajudar a pagar as contas. Justamente quando ele pensa que sua vida está voltando ao normal, nota Cami sozinha em uma mesa no Red Door. Como a irmã mais velha de três caras de pavio curto, Cami acredita que não terá problemas para manter a amizade com Trenton no nível estritamente platônico. Mas, quando um Maddox se apaixona, é para sempre — mesmo que Cami possa ser a razão para que a já fragilizada família Maddox desmorone de vez. Em Bela distração, o leitor vai mergulhar novamente nas emoções do universo de Belo desastre, além de vislumbrar mais alguns momentos do casal mais amado da literatura new adult, Travis e Abby.

A Consultora Teen. 
Thaís acabou de mudar com a família para o Rio de Janeiro e em breve vai começar as aulas em um novo colégio. Ela está ansiosa para fazer amigos e descobrir mais sobre seu vizinho Pedro, dono dos olhos verdes mais incríveis que ela já viu. Leitora assídua da revista Universo Teen, Thaís ficou tão decepcionada quando sua pergunta não foi publicada na coluna dos leitores que decidiu criar o blog Consultora Teen como um canal de comunicação com outros adolescentes. O que ela não sabia era que uma simples brincadeira de uma tarde na internet ia transformá-la na blogueira mais famosa do colégio e uma das mais populares de todo o Brasil! Com um detalhe importante: ninguém sabe que é ela quem está por trás do blog. O que poderá acontecer se esse segredo for revelado? Acompanhe a história de Thaís conforme ela enfrenta novos desafios e percebe que crescer pode parecer assustador, mas também é uma experiência gratificante e muito divertida!


BEST SELLER


Ontem, Hoje e Amanhã. 
Um dos últimos mitos vivos do cinema, Sophia Loren sempre encantou o mundo com sua beleza estonteante, seu charme incomparável e suas atuações marcantes. Agora, aproximando-se de seus 80 anos, Loren conta sua trajetória nas próprias palavras uma história que, segundo ela própria, mais se assemelha a um conto de fadas. Abordando desde a infância pobre em Nápoles até os tapetes vermelhos de Hollywood, Cannes e Berlim. É um livro revelador não apenas sobre a vida pessoal de Sophia Loren, mas também sobre a história do cinema e de alguns outros grandes nomes da sétima arte com quem Loren dividiu os holofotes: Marcello Mastroianni, Peter Sellers, Charlie Chaplin e Audrey Hepburn, apenas para citar alguns.




100 filmes - Da literatura para o cinema. 
Desde o começo, o cinema sempre procurou a literatura como fonte de inspiração. No entanto, o segredo para transpor a história das páginas para a tela parece conhecido apenas por alguns poucos. Por que nomes como Kubrick, Renoir e Bresson foram capazes de criar obras capitais enquanto outros fracassaram enormemente? Este livro examina a arte e a técnica da adaptação através de cem casos que levantam questões amplamente diversificadas. Este mergulho edificante no mundo da sétima arte mistura filmes de diversas nacionalidades, épocas e gêneros, da literatura policial à ficção científica. Uma ferramenta para todos escritores, roteiristas e cinéfilos que, através de exemplos concretos, vai proporcionar uma nova visão sobre a adaptação literária para o cinema.


Olá, leitores! Separamos neste post as melhores ofertas dessa sexta-feira para vocês. Há promoções da Livraria Saraiva, da Submarino e da Americanas. Esperamos de todo o coração que vocês encham essas estantes de livros e paguem uma merreca por eles!


Como Falar com um Viúvo http://oferta.vc/5HYe
A Ultima Casa da Rua http://oferta.vc/5I2g
Carta de Amor aos Mortos http://oferta.vc/5I2N
God Of War Guia http://oferta.vc/5H@A
Quem é Você, Alasca? http://oferta.vc/5I1z
O Filho de Netuno http://oferta.vc/5I1A
Box Encantadas http://oferta.vc/5D7B
Coleção Harry Potter (capa branca, 7 volumes) http://oferta.vc/5H@k
Se eu ficar + Para onde ela Foi http://oferta.vc/5D3V
Coleção O Guia dos Mochileiros da Galáxia (5 volumes) http://oferta.vc/5D3D
As Crônicas de Gelo e Fogo (5 volumes) http://oferta.vc/5D32
O Cavaleiro dos Sete reinos (CAPA DURA!) http://oferta.vc/5Cth
O Mundo de Gelo e Fogo http://oferta.vc/5Cue
Cidade dos Ossos + Cidade das Cinzas (HOLOGRÁFICO) http://oferta.vc/5CLw
Box Senhor dos Anéis http://oferta.vc/5Cty
Senhor dos Anéis Volume Único http://oferta.vc/5CtM
Box Halo http://oferta.vc/5CtT
Prince Of Thorns (CAPA DURA!) http://oferta.vc/5CtX
King of Thorns (CAPA DURA!) http://oferta.vc/5Ct_
Box Dragões de Eter http://oferta.vc/5CsM
Se eu Ficar http://oferta.vc/5CsX
Casa de Hades http://oferta.vc/5I6v
Trilogia Devoção http://oferta.vc/5I6D
De Volta aos Quinze http://oferta.vc/5I6w
Eu Sou Malala http://oferta.vc/5I6x
Guia Game of Thrones HBO http://oferta.vc/5Cwr
Um Amor para Recordar http://oferta.vc/5I3s
Eleanor e Park http://oferta.vc/5I3w
Entre o Amor e o Silêncio http://oferta.vc/5I4N
Nárnia http://oferta.vc/5I7f
Box Percy Jackson ( 5 volumes) http://oferta.vc/5I7G
Trilogia Mago http://oferta.vc/5I7K
Desafio de Ferro http://oferta.vc/5I4R
A Marca de Atena http://oferta.vc/5I5t
Os Irmãos Karamázov http://oferta.vc/5I5C
O Bisturi de Ouro http://oferta.vc/5I6r
Selvagem Irresistíve http://oferta.vc/5I49
Box Trilogia Jogos Vorazes http://oferta.vc/5CsZ
Louca por você http://oferta.vc/5Cs_
Princesa Adormecida http://oferta.vc/5CtA
A Garota que você deixou para trás http://oferta.vc/5CtD
Estranha Perfeição http://oferta.vc/5CtE
Um amor Perfeito http://oferta.vc/5Cu3
Para Onde ela foi http://oferta.vc/5Ct1
Toda Sua http://oferta.vc/5I2f
Louco por Você http://oferta.vc/5Ct5
Perdendo-me http://oferta.vc/5Ct8
Bela Distração http://oferta.vc/5Cte
Breakable http://oferta.vc/5Ctm
As Crônicas de Bane http://oferta.vc/5Ctp
A Aposta http://oferta.vc/5Ctq
Star Wars http://oferta.vc/5CuC
Um Caso Perdido http://oferta.vc/5Ctv


A Esperança parte 1 estreou no Brasil no dia 19 de Novembro com uma comprometedora promessa de sucesso. Mas será que, mesmo tendo atores brilhantes em seu elenco, o filme distribuído pela Paris Filmes conseguiu atingir esse patamar? Leia a crítica a seguir e descubra nossa opinião

 
    Capa do livro no Brasil.              Poster oficial internacional.
   

     Depois da fuga épica da arena, Katniss Everdeen se vê dentro do distrito 13, o qual a Capital dizia estar extinto. O distrito 13 foi transferido para baixo da terra, em uma escotilha gigante capaz de abrigar uma população inteira. E por mais que a qualidade de vida desse distrito fosse melhor que a do 12, Katniss não se sentia em casa. Os pesadelos retornaram com mais força, a perturbação permaneceu e as rebeliões por toda a Panem somente aumentavam.
     Coin – a presidenta do distrito exilado – tenta, junto a Plutarch Heavensbee, trazer Katniss para a causa, a fim de que ela seja o símbolo da luta de Panem contra a Capital. Mas esta somente aceita a proposta quando vê Peeta – prisioneiro do presidente Snow – sendo claramente manipulado pela Capital em entrevistas, e, provavelmente, torturado.
     Com o intuito de convencer os mandantes do distrito 13 a resgatar os vitoriosos feitos reféns pelo inimigo, Katniss decide se tornar o “tordo” e se arrisca em perigosas missões em outros distritos para inspirar os rebeldes. Bombardeios, confrontos diretos e muito sangue são derramados nessas lutas constantes. A revolução estava enfim se iniciando e tomando proporções grandes.
     Contudo, quanto mais Katniss aparecia em transmissões invasoras arquitetadas pelo gênio Beete, mais Peeta parecia sofrer nas mãos da Capital. Estava na hora do Distrito 13 agir e buscar seus vitoriosos.
     Mas o Presidente Snow parecia estar pronto para qualquer batalha, e decidido a acabar com qualquer levante, independente do preço que isso fosse ter. Assim como destruiu o distrito de Katniss –  o distrito 12 –  estava prestes a acabar com qualquer outra região que estivesse contra a sua ditadura.          

   
     A Esperança parte 1 foi mais um sucesso da Paris Filmes, e isso foi consequência de uma combinação de elementos brilhantes. Não foram somente os bons atores, ou os diretores e produtores, muito menos somente os roteiristas que fizeram esse filme ser um sucesso, foi o conjunto de todos eles, e, no entanto, o elemento mais brilhante e eficiente neste filme foi o seu insistente e manipulador marketing.
     Podemos observar que os filmes da saga Jogos Vorazes modificaram radicalmente seu público principal, e o pior: propositalmente. Jogos Vorazes deveriam ser voltados para um público juvenil e adulto, pelo teor de seu conteúdo. Estamos falando de guerras, massacres, pobreza extrema, opressão, exploração e o mais preocupante conteúdo de todos: o de revoltas. Todas essas características requerem uma maturidade que crianças não têm! E mesmo assim, a Paris Filmes procurou conquistar a qualquer custo o mesmo público de Harry Potter e Crepúsculo para que estes lhes fornecessem a fortuna da legião de fãs “da moda”.
     Não estou falando que Jogos Vorazes seja “modinha”, mas sim, que metade de seu público é. O que podemos ver nas salas dos cinemas é o mesmo público de “A Culpa é das Estrelas”! Desde quando esses livros/filmes compartilham os mesmos telespectadores? Desde que o marketing investiu nesse público em especial. E ser de “modinha” não é uma ofensa, como muitos veem por aí. Moda nada mais é do que “Uso passageiro que regula, de acordo com o gosto do momento, a forma de viver, de se vestir e etc” (dicionário Priberam). Algo puramente momentâneo e visado por muitas pessoas, como foi Harry Potter, como foi Crepúsculo e como está sendo inúmeras séries infanto-juvenis ou YA (juvenil-adulto). Mas o único problema dessas intituladas “modinhas”, é que os públicos não são sempre compatíveis com o conteúdo. Vimos nessa estreia crianças de 5 à 10 anos sendo uns dos telespectadores de maior número. Maior número! Isso é desastroso. Fico imaginando o que uma criança pensa ao ver uma arena cheia de jovens se matando. Definitivamente não é o pesar que jovens e adultos sentem; e talvez um “maneiro, irado, que massa” que saem dessas pequeninas bocas nos responda essas questões. 

   
     A Esperança foi divido em duas partes. Porque o roteiro necessitava? Não, mas porque Hollywood precisava explorar um pouquinho mais dessa maravilhosa história. E isso fez da primeira parte um filme inteiramente lento, diferente dos primeiros longas-metragens dessa série. Esperamos ansiosamente pela ação que chega de migalha em migalha e não chega a encher nosso papo. Contudo, as poucas cenas de ação foram impactantes e fizeram o telespectador torcer, aguardar, ficar angustiado pela situação de suspense; foram cenas bem construídas, com emprego de efeitos visuais muito bons.
     Já a trilha sonora mais uma vez foi um ponto positivo nessa série. Ela contribuiu em inúmeros acontecimentos pela emoção do filme. E A Esperança, sem dúvidas, foi um filme que predominou a emoção, os diálogos, a história da revolta. As cenas tocantes e fortes foram as que envolviam as consequências da guerra: os feridos, os doentes, os mortos, e isso atinge o observador em cheio. Os roteiristas não economizaram na dramatização e no abalo proposital. E mesmo que roteiristas tenham tido sucesso na preservação das ideias da autora, Suzanne Collins, eles não tiveram criatividade para ir além do esperado. Nós, leitores e fãs da saga esperávamos por surpresas, até porque já tivemos contanto com a história original e sabíamos como os acontecimentos desenrolariam do começo ao fim. Esperei por algo especial, uma surpresa e ela não chegou.
     E havia muito tempo disponível para formular cenas que vão além do livro. Fiquei me perguntando porque não desenvolveram as memórias de Katniss, já que objetivo de A Esperança era justo a emoção. Onde estava as lembranças do pai da Katniss? No livro, essa figura, esse fantasma foi muito presente e importante para a construção da própria protagonista. Onde estava o desenvolvimento do personagem Finnick que também se deu no livro? Os roteiristas focaram tanto nesse personagem em "Em Chamas" para colocá-lo de lado nesse filme!? Criaram um sentimento de simpatia e empatia  nos fãs para depois abandoná-lo na trama?

   
    E mesmo com tantos erros, mesmo com tantas faltas, a história que Suzanne Collins criou ainda supera tudo e se mostra espetacular. Foi o eloquente enredo da autora que fez o filme se salvar por completo e ser exatamente o que os fãs esperavam. Não, em nenhum momento os defeitos mencionados acima incomodaram os fãs, porque estes estavam extasiados demais para prestar atenção em pontos que não fossem a própria história hipnotizadora.
     Os atores contracenaram muito bem e fiquei extremamente satisfeita com a participação maior de Gale Hawthorne (Liam Hamsworth), e pela capacidade de mudança brusca do ator Josh Hutcherson, no personagem Peeta Mellark. Já Katniss (Jenniffer Lawrence) manteve seu sucesso, enquanto Coin (Julianne Moore) e Cressida (Natalie Dormer) tomavam a cena. Claro que meu personagem favorito nesse filme foi o gato gordo, Buttercup, que atuou brilhantemente!
     Como muitos devem estar se perguntando: Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) – que morreu ano passado – acabou gravando a maior parte das cenas, portanto, ele teve uma presença frequente nesse filme. Aliás, senti um pouco de pesar por seu falecimento, pois nesse filme mais uma vez ele mostrou seu grande talento. 
     Acabei, portanto, gostando do trabalho geral do diretor, Francis Lawrence; dos roteiristas, Peter Craig e Danny Strong, e do elenco de caras bonitas e perfeitas. Os tons do filme são o cinza, as cenas são fortes, o enredo é obscuro. A Esperança inspirou a democracia, inspirou a liberdade, a luta, a coragem, o sacrifício, e não importa o quão mercenários os filmes sejam, acabaram conquistando meu coração.

T R A I L E R 


Olá, leitores! Vocês estão bem? Hoje viemos trazer para vocês os lançamentos do mês da Editora Arqueiro e Saída de Emergência e do Grupo Pensamento. As novidades estão demais e abrangem todos os tipos de leitores! Vamos conferir? 

E D I T O R A   A R Q U E I RO


O Primeiro Telefonema do Céu – Mitch Albom

E se o fim não for o fim? Numa sexta-feira comum, o telefone de Tess Rafferty toca. É sua mãe, Ruth, que morreu quatro anos antes. Em seguida, Jack Sellers e Katherine Yellin recebem ligações semelhantes, do filho e da irmã, também já falecidos. Nas semanas seguintes, outros habitantes de Coldwater afirmam que estão em contato direto com o além, e que seus interlocutores lhes pediram para espalhar a boa-nova ao maior número possível de pessoas. A mensagem é simples; o céu existe, e é um lugar onde todos são iguais. Em pouco tempo, correspondentes de diversos meios de comunicação aportam na cidade para transmitir os desdobramentos do fenômeno que pode ser o maior milagre da atualidade. Visitantes do país inteiro começam a surgir, as vendas de telefone disparam e as igrejas se enchem de fiéis. Apenas uma pessoa desconfia da história; Sully Harding, ex-piloto das Forças Armadas. Após quase morrer num desastre aéreo, perder a mulher e cumprir pena por um crime que não cometeu, ele não acredita num mundo melhor, muito menos após a morte. E quando seu filho pequeno começa a esperar uma ligação da mãe morta, ele decide provar que estão todos sendo enganados. O primeiro telefonema do céu é uma história de mistério e, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre o poder da conexão humana.

Um Passo em Falso – Harlan Coben

Ainda jovem, Myron Bolitar contou com a ajuda do treinador Horace Slaughter para começar a jogar basquete. O relacionamento dos dois era como o de pai e filho, mas com o tempo eles perderam contato e Myron abandonou o esporte. Dez anos depois de ver Horace pela última vez, Myron conhece Brenda, filha do antigo amigo e uma bela estrela do basquete. Trabalhando como agente de atletas, ele poderá fechar um contrato valioso com a jogadora se descobrir o paradeiro de Horace, que sumiu repentinamente após agredi-la. Desde então, Brenda começou a receber ameaças por telefone e a ser seguida. Myron não acredita na culpa do amigo e resiste a ser guarda-costas da moça, mas acaba cedendo. Determinada a não fazer papel de donzela indefesa, Brenda provoca uma atração irresistível em Myron, que vive um relacionamento amoroso debilitado. Porém, existe entre eles um abismo de corrupção e mentiras, além de segredos pelos quais muitos arriscariam a vida. Mesmo contra o bom senso, Myron segue investigando o caso. Disposto a conquistar o coração de Brenda, ele está ciente de que um passo em falso pode acabar matando os dois.


A Escolhida – Lois Lowry

Órfã e portadora de uma deficiência, Kira precisa enfrentar um futuro assustadoramente incerto. Vivendo em uma civilização que descarta os mais fracos, ela sofre hostilidade dos vizinhos, que a acusam de ser inútil para a comunidade. Quando é chamada a julgamento pelo Conselho dos Guardiões, Kira se prepara para lutar pela vida. Mas, para sua surpresa, os autoritários chefes já têm outros planos e a encarregam de uma tarefa grandiosa – restaurar os bordados de uma túnica centenária que contam a história do mundo. Escolhida por seu talento quase mágico para bordar, a jovem fica radiante com a honraria. Quando dá início ao minucioso serviço de investigação do passado, ela depara com uma série de mistérios nas profundezas do universo que achava conhecer tão bem. Confrontada com uma verdade chocante, Kira precisará tomar decisões que mudarão sua vida e toda a comunidade.



Quarteto de Noivas: Felizes Para Sempre – Nora Roberts

Parker Brown sabe que subir ao altar é um dos momentos mais extraordinários na vida de um casal. Por isso ela administra a Votos – a bem-sucedida empresa de organização de casamentos que fundou com suas três melhores amigas – com pulso firme e muita dedicação. Seu dia de trabalho começa cedo – às vezes de madrugada, quando alguma noiva ansiosa lhe telefona aos prantos. Mas ela não se importa. Cada vez que ajuda uma mulher a escolher o vestido perfeito para o grande dia ou vê o sorriso nervoso e feliz de um noivo no altar, ela sente que está dando sua contribuição para uma história igual à de seus pais. Porém a rica, linda e inteligente Parker também quer ser feliz no amor. Só que, em vez do intelectual sensível que sempre esteve em seus planos, parece que o destino lhe reservou uma surpresa. Malcolm Kavanaugh é um mecânico de automóveis e ex-dublê de filmes de ação. Amigo do irmão de Parker, ele não tem vergonha de elogiar as belas pernas da moça e, com suas mãos ásperas, faz com que a empresária certinha e controladora simplesmente perca o chão. Agora eles vão descobrir que, mesmo com suas diferenças, podem completar um ao outro. E quem disse que o príncipe encantado não pode chegar numa Harley-Davidson?


Corra, Alex Cross – James Patterson

Um cruel assassinato na escuridão – Dentro de um estacionamento em Georgetown, uma mulher é esfaqueada e trancada no porta-malas do próprio carro. Como assinatura, o criminoso corta os cabelos louros da vítima e os deixa espalhados pelo corpo. Designado para o caso, o detetive Alex Cross nem imagina que esse é apenas o primeiro de uma série de pesadelos. Uma mulher é morta e um bebê desaparece – No mesmo dia, Alex Cross é chamado para uma segunda cena de crime – uma jovem enforcada do lado de fora do sexto andar de um edifício. Assim que a legista responsável descarta a possibilidade de suicídio e informa que a vítima deu à luz recentemente, Cross descobre que não está lidando apenas com um homicídio, mas também com um caso de sequestro. Alex Cross precisa deter três assassinos – Três dias depois, o corpo de um rapaz é descoberto em uma doca, baleado e com meia dúzia de perfurações ao redor da área genital. Quando os rumores de três assassinos em série se alastram pela cidade de Washington e novas vítimas são encontradas a cada dia, a pressão recai nos ombros de Cross. Uma pressão tão forte que pode afetar sua concentração a ponto de ele não conseguir evitar um perigo mortal que se aproxima de sua família.


Um Lugar Chamado Liberdade – Ken Follett

Desde pequeno, Mack McAsh foi obrigado a trabalhar nas minas de carvão da família Jamisson e sempre ansiou por escapar. Porém, o sistema de escravidão na Escócia não possui brechas e a mínima infração é punida severamente. Sem perspectivas, ele se vê sozinho em seus ousados ideais libertários. Durante uma visita dos Jamissons à propriedade, Mack acaba encontrando uma aliada incomum – Lizzie Hallim, uma jovem bela e bem-nascida, mas presa em seu inferno pessoal, numa sociedade em que as mulheres devem ser submissas e não têm vontade própria. Apesar de separados por questões políticas e sociais, os dois estão ligados por sua apaixonante busca pela liberdade e verão o destino entrelaçar suas vidas de forma inexorável. Das fervilhantes ruas de Londres às vastas plantações de tabaco da Virgínia, passando pelos porões infernais dos navios de escravos, Mack e Lizzie protagonizam uma história de paixão e inconformismo em meio a lutas épicas que vão marcá-los para sempre.


Inferno (Edição Especial Ilustrada) – Dan Brown

No meio da noite, o renomado simbologista Robert Langdon acorda num hospital com um ferimento à bala na cabeça. Ao olhar pela janela e reconhecer a silhueta do Palazzo Vecchio, em Florença, ele tem um choque, pois não se lembra de ter deixado os Estados Unidos. Na verdade, não tem nenhuma recordação das últimas 36 horas. Quando um novo atentado contra a sua vida acontece dentro do hospital, Langdon se vê obrigado a fugir e, para isso, conta apenas com a ajuda da jovem médica Sienna Brooks. De posse de um macabro objeto encontrado no paletó do simbologista, os dois têm que seguir uma série inquietante de códigos criada por uma mente brilhante, obcecada tanto pelo fim do mundo quanto por uma das maiores obras-primas literárias de todos os tempos; A Divina Comédia, de Dante Alighieri.Em Inferno, Dan Brown supera mais uma vez as expectativas com um thriller eletrizante que nos convida a pensar no papel da ciência para o futuro da humanidade. Nesta edição especial ilustrada, com mais de 200 imagens coloridas, você vai embarcar numa viagem pela cultura, pela arte e pela literatura italianas – passando por lugares como a Galleria degli Uffizi, o Duomo de Florença e a Basílica de São Marcos.Basílica de São Marcos.


S A I DA  D E  E M E R G Ê N C I A 



Outlande - Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon

Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... e sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII. O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?





Mago: As Trevas de Sethanon - Raymond E. Feist

O formidável e último volume de A Saga do Mago, clássica tetralogia de fantasia de Raymond E. Feist, iniciada com Mago Aprendiz. Ventos malignos sopram sobre Midkemia. As legiões negras ergueram-se para esmagar o Reino das Ilhas e escravizá-lo com o terrível poder de sua magia. A batalha final entre a Ordem e o Caos está prestes a começar nas ruínas de uma cidade chamada Sethanon. Agora Pug, o mestre conhecido por Milamber, terá à sua frente a incrível e perigosa missão de viajar até a aurora do tempo e lidar com um antigo e temível inimigo. O destino de mil mundos dependerá apenas dele. Enquanto o Príncipe Arutha e os seus companheiros reúnem as suas hostes para a batalha final contra um misterioso demônio ancestral, o temido necromante Macros, o Negro, libertou mais uma vez a sua magia negra. O destino de dois mundos será decidido numa luta colossal sob as muralhas de Sethanon, quando são restaurados os laços entre Kelewan e Midkemia.



G R U P O   P E N S A M E N T O


Buda e o Executivo - Franz Metcalf e BJ Gallagher

Num mundo em que as pessoas estão estressadas, trabalham demais e se deixam distrair constantemente por telas de computador, O Buda e o Executivo é um toque de despertar para aqueles que desejam aplicar a sabedoria do budismo à sua vida moderna. Escrito por um estudioso do budismo e uma especialista em ambientes de trabalho, o livro tem uma linguagem acessível, com uma postura aplicada e prática, que orienta o leitor diante dos problemas e dificuldades do cotidiano de trabalho. É como ter o próprio Buda como um de seus mentores ou tutores - alguém que pode ajudá-lo nos problemas do mundo real.





A Editora Intrínseca liberou a capa e sinopse do terceiro livro da trilogia Feita de Fumaça e Osso. O último livro da série, que se chamará Sonhos com Deuses e Monstros já tem uma previsão de lançamento: janeiro de 2015. Confira a capa e sinopse abaixo!


Dois mundos se equilibram na iminência de uma terrível guerra. Na Terra, os humanos recebem com êxtase os anjos e seu imperador, que pretendem angariar armas para um combate maligno. Karou assumiu o controle da rebelião quimera e, ao menos na batalha contra o inimigo em comum, está, finalmente, ao lado de Akiva. É uma versão distorcida do tão antigo sonho dos dois, uma esperança de futuro para seus povos. E, talvez, para o amor que eles sentem renascer.

Creio que a capa fez jus às primeiras duas, que também são lindas. Essa série é uma das minhas preferidas, então, mal posso esperar pelo lançamento do último livro.
E aí, qual sua opinião sobre a capa, e o que achou da premissa? Nos conte nos comentários!


Editora Suma de Letras confirmou a publicação de Song of the Fireflies, de J.A. Redmerski,  para 2015. Trata-se de um spin-off dos livros "Entre o Agora e o Nunca" e "Entre o Agora e o Sempre", onde o romance dos protagonistas Bray e Elias - que apareceram no segundo livro - se desenrolará. Confira as novidades abaixo:



Sinopse: Desde que eram crianças, Elias Kline e Brayelle Bates têm sido inseparáveis. Quando Bray se muda para a Carolina do Sul, separando os dois pela primeira vez, eles finalmente percebem que sua inocente amizade de infância tornou-se algo muito maior. Então, quando Bray finalmente retorna para a Geórgia, e para Elias, as coisas entre os dois não poderiam estar mais perfeitas… até que uma fatídica noite muda tudo. Desesperados para não serem enviados à prisão por um terrível acidente, Elias e Bray decidem fugir. Enquanto tentam aproveitar ao máximo sua liberdade, os dois se veem dependendo de um grupo rebelde que instiga a dupla para uma nova vida selvagem e ousada. Mas eles não podem fugir de seus problemas para sempre. Conforme as consequências do passado chegam até eles, o casal finalmente encara a realidade. E, mesmo que consigam superar o inimaginável, Elias sabe a verdade sobre a dolorosa história de Bray, e no final talvez ele não seja capaz de salvá-la de si mesma…

Gostaram da novidade, pessoal? Senti-me animada com essa informação e gostei muito da capa e da sinopse apresentada. Espero que este livro seja tão apaixonante quanto Entre o Agora e o Nunca, porque Entre o Agora e o Sempre deixou a desejar... 



Livro: O Oceano no fim do Caminho
Título original: The ocean at the End of the Lane
Autor (a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 205
ISBN: 9788580573688
Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


Escrito por um renomado autor da literatura internacional, Neil Gaiman, e publicado pela editora Intrínseca em 2013, “O Oceano no fim do Caminho” traz polêmicas a cerca de sua história: seria, de fato, a infância do autor retratada nesse livro? Confira a resenha a seguir. 

     Tudo começa quando o protagonista, na volta de um funeral, decide reviver sua infância e procura o lago que sua amiga de infância, Lettie, chamava de oceano. A partir desse encontro, várias memórias antigas e supostamente esquecidas retornam. 
     Ele relembra o episódio em que seus pais decidiram alugar um quarto da casa para um forasteiro, um minerador que acabou se suicidando dentro do carro da família por motivos financeiros. Logo depois desse episódio, acontecimentos estranhos começam a se desenrolar nas vizinhanças. Uma moeda brota em sua garganta no meio da noite, e Lettie – a qual conhecera no dia da tragédia por um acaso – o leva para um passeio na floresta do terreno da família dela.
     Assim encontraram uma espécie de demônio, que por puro descuido acaba se agarrando na vida do nosso protagonista. Quando este retorna para casa, percebe que sua mãe havia contratado uma governanta para cuidar das crianças, Ursula, uma jovem muito bela, porém, aparentemente cruel.
     Não demora muito para a criança notar que Ursula é o demônio tentando desgraçar sua vida e da sua família. Em uma fuga desesperadora, o garoto procura Lettie e sua família “bruxa” para salvá-lo dessa perseguição. 
     Será que ele conseguiria se livrar desse mal que assolava sua casa e que corrompia seus pais? Será que ele voltaria a viver feliz sobre aquele solo?

     O Oceano no fim do Caminho é um livro extremamente peculiar pelas suas características infantis. Vemos uma mentalidade imatura na narração, que muito bem empregada ao protagonista, foi essencial para que a história tivesse o destino desejado. Neil Gaiman queria buscar o olhar infantil nessa narração, a concentração em certos acontecimentos e a distração em outros.


     Foi muito interessante saber a opinião do protagonista em alguns assuntos, revivendo em nossa mente a interpretação diversificada de uma criança diante alguns assuntos. Mas há certa confusão nesse modo de desenvolvimento que Neil criou. Por advir de uma visão de uma criança, alguns acontecimentos da realidade estavam muito misturados com o lado fantástico, numa metáfora um tanto bagunçada e pouco esclarecida. Trata-se de um livro que não agradará muitos pela essa fusão confusa dos elementos não-fictícios e fictícios.
     A descrição da infância me envolveu, instigando minha curiosidade. A todo momento eu queria saber até onde Neil chegaria. E ter ciência que talvez essa história fosse – cheia de símbolos e representações – a história da infância difícil do próprio autor, fez-me fixar e analisar com minuciosidade o enredo. Fiquei imaginando se quando ele era mais jovem realmente imaginava que a postura firme de seu pai era realmente uma consequência de uma força externa, se culpava uma força maior por tudo o que aconteceu.
     O enredo me decepcionou. O autor poderia ter construído uma alegoria, uma representação mais clara, mais desenvolvida, mais objetiva. Mas tudo se justifica pela falta de clareza do próprio protagonista. Outro ponto que me deixou insegura – porém, curiosa – foi o garoto não ter nome. Por que Neil fez isso? Para nos sentirmos dentro da infância dele? Para ficarmos com uma dúvida eterna se “O Oceano no fim do Caminho” era o ou não sobre sua infância?

“ – Sinto muito – lamentou Lettie. [...] – Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito. Gatinhos num dia, gatos velhos no outro. E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões...”

     Acredito que o título e os fatos já falam muito sobre o estilo do livro. O lago era pequeno, insignificante para era um oceano para Lettie porque ela queria que fosse. Isso fez esse livro ser, de certo modo, especial e muito reflexivo. O final do livro foi algo tocante. Vi-me terminando a leitura um pouco insatisfeita pela trama no geral, mas muito tocada e emocionada. Creio que, no final das contas, esse era o objetivo do autor. 
     O livro tem uma capa lindíssima, uma diagramação muito satisfatória. Adoro a fonte da letra e o papel amarelado utilizado pela Intrínseca. Durante a leitura – o livro é relativamente curto, com 205 páginas – não encontrei nenhum erro de revisão ou gramática, e a tradução é fiel ao texto original, muito bem feita. A editora está de parabéns pela publicação!
     É um livro que traz muitos assuntos e lições à tona: fala sobre amizade, lealdade, esperança, forças e apesar de ser um livro que eu afirmo não ter dado tão certo quanto deveria, eu indico muito para a leitura. Foi uma boa experiência e me incentivou a ansiar outros livros do autor. 

Primeiro Parágrafo:
“Era apenas um lago de patos, nos fundos da fazenda. Nada muito grande.”
Melhor Quote:
“Eu não sabia o que era anatomia. Só sabia que a anatomia fazia as pessoas matarem os filhos.”

     


Oi, gente! A Editora Intrínseca acaba de divulgar a versão brasileira da capa tie-in do filme Cinquenta Tons de Cinza, bestseller de sucesso mundial. A série de EL James terá sua adaptação para os cinemas lançada no dia 12 de feveiro de 2015 aqui no Brasil. Confira a nova capa - que começa a ser vendida em janeiro -, a sinopse do livro e o trailer do filme abaixo.

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

 VEJA O TRAILER!


Livro: Tabuleiro dos Deuses
Título original: Gameboard of the Gods.
Autor (a): Richelle Mead
Editora: Paralela
Páginas: 424
ISBN: 9788565530514
Sinopse: Justin March, um investigador de religiões charmoso e traiçoeiro, volta para a República Unida da América do Norte (RUAN), após um misterioso exílio. Sua missão é encontrar os responsáveis por uma série de assassinatos relacionados com seitas clandestinas. Sua guarda-costas, Mae Koskinen, é linda, mas fatal. Membro da tropa de elite do exército, ela irá acompanhar e proteger Justin nessa caçada. Aos poucos, os dois descobrem que humanos são meras peças no tabuleiro de poderes inimagináveis. 

SÉRIE "A ERA DE X"
    1.  Tabuleiro dos Deuses
    2.  The Immortal Crown (sem previsão de lançamento)


     No primeiro volume de “A Era X”, Tabuleiro dos Deuses, somos introduzidos a um mundo distópico e futurístico, dominado pela RANU – a República Unida da América do Norte – e controlado por deuses. A trama apresenta um cenário onde, depois de intensas guerras religiosas, biológicas e culturais – chamado de “Declínio” – as antigas potências mundiais se uniram para assegurar sua hegemonia. A RANU é o país mais desenvolvido, possuindo um poder imenso e tecnologia extremamente avançada quando comparada aos demais, que são chamados, com certo desprezo, de províncias.
"A RANU responsabilizava três coisas pelo Declínio: a manipulação biológica, a religião e o separatismo cultural. Todas as primeiras mestiçagens genéticas haviam se esforçado muito para aniquilar a solidariedade étnica, e os modelos vagamento greco-romanos que o país adotara possibilitaram uma nova cultura abrangente da qual todos podiam fazer parte."
   Mae Koskien é uma linda, mas fatal, mulher. Ela faz parte da mais alta elite do exército, os chamados pretorianos – uma patente especial, criada para designar os fatais soldados da RANU que possuem um chip implantados em seus corpos, os tornando super-humanos. Apesar de ser conhecida pela sua habilidade de estar sempre no controle, Mae se envolve em conflito com outra pretoriana no velório de seu ex-amante, e, como punição, é designada a proteger um civil – uma tarefa simplória e um tanto humilhante para os poderosos pretorianos.
   Justin March é um ex-servidor – funcionários do governo que, em um mundo onde a religião foi culpada por conflitos e foi banida, fiscalizam as religiões ainda existentes, que precisam ser registradas e monitoradas pela RANU. Ele está exilado no Panamá, uma das províncias, por motivos desconhecidos, e, quando misteriosos assassinatos começam a assombrar pessoas poderosas, ele é chamado de volta à RANU para investigá-los. Ele conta com a proteção de Mae como sua guarda-costas, mas nada é tão simples quanto parece, inclusive a relação que ambos desenvolvem. 

   Sou completamente suspeita para falar sobre uma obra da Richelle Mead – ela é, afinal, uma de minhas autoras preferidas. Depois de ler duas maravilhosas séries da autora, é claro que embarquei de cabeça em mais um universo criado por ela; e, como já é de praxe, não cheguei sequer perto de me decepcionar. 
   Se podemos constatar um fato sobre Tabuleiro dos Deuses é que se trata de um livro brilhantemente arquitetado. Cada vez que inicio uma série de Mead fico impressionada com a facilidade que a autora possui em nos transportar para um mundo completamente exótico e fazê-lo parecer como se fosse algo comum, e é isso que acontece nesse livro. É claro, no começo, tudo é muito novo, bastante complexo e leva certo esforço para compreender – mas, depois que nos acostumamos com os termos, lugares e a maneira de se portar da sociedade, a leitura flui quase magicamente. 
    O livro é narrado em terceira pessoa, mas conta a história sob três pontos de vistas diferentes; o de Mae, Justin e da jovem Tessa. Isso é algo incrível sobre a obra, pois, de tal modo, deparamo-nos com a visão de personagens completamente singulares e com opiniões opostas sobre fatos. Mae, a super soldada fiel à nação, imbatível e fatal; Justin, o inteligentíssimo doutor, que, ao mesmo tempo, é cheio de vícios e dono de uma personalidade difícil; e Tessa, uma adolescente nascida em uma das atrasadas províncias que, agora na RANU, precisa aprender a lidar com toda a modernidade existente e com a sociedade singular na qual está vivendo. 
    É interessante o fato de, em Tabuleiro dos Deuses, tantos temas serem abordados de uma vez só. Desde o início, não é muito claro aonde a autora quer chegar, devido a tantas situações serem apresentadas, tantas coisas acontecerem ao mesmo tempo – e isso, em minha opinião, ao menos, é o que estimula o leitor a continuar a leitura; a vontade de saber onde a história vai parar. Há, na história, uma mistura enorme de política, ação, uma pegada de romance e até mesmo religião, ainda que a presença dos deuses – a despeito do nome do livro – seja parca no enredo. 
"Você pode ignorar o resto das pessoas porque é melhor do que elas. Livre-se dos sentimentos, pois, se elas não puderem vê-los, não poderão usá-los contra você."
     Acredito que esse primeiro volume seja mais introdutório, já que focou mais nas relações entre os personagens e no desenvolvimento da sociedade do que na fantasia em geral, mas espero que tal lado mitológico (que, a propósito, é muito diversificado, misturando mitologias nórdica, celta e grega, entre outras) seja mais explorado nos próximos volumes, com o enorme gancho que Mead deixou no final do livro. Por ser tão diferente, é fácil, como já afirmei, estranhar o cenário de início, mas, depois da metade do livro a história torna-se tão viciante que é quase impossível largá-la.

   Em relação aos personagens, um dos fatores que mais admiro em relação à Mead é sua habilidade de criar personagens femininas fortes. Mais uma vez, a autora não me decepcionou com Mae. Ela é o tipo de mulher decidida, inteligente e linda na qual todas nos espelhamos, mas, acima de tudo, é uma das raras protagonistas badasss que aparecem na ficção, deixando de lado qualquer clichê e salvando o dia mais de uma vez. Simultaneamente, ao mesmo tempo que Mae se tornou uma das minhas personagens preferidas da ficção, a mesma coisa, infelizmente, não aconteceu com Justin. 


Livro: Para onde ela foi
Título original: Where She Went
Autor (a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
ISBN: 9788581635675
Sinopse: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

DUOLOGIA "SE EU FICAR"
    1.  Se Eu Ficar
    2.  Para Onde Ela Foi


   Três anos se passaram desde que uma terrível tragédia atingiu a família de Mia Hall. Tal tragédia, contudo, não afetou apenas a única sobrevivente do acidente – Adam, seu namorado na época, também sofreu com o acontecimento. Quando, no leito do hospital de Mia, Adam pediu para ela ficar, ele também fez uma promessa. Prometeu que aceitava perdê-la de outra maneira, desde que ela continuasse viva. Mia viveu – mas cobrou tal promessa da Adam. 
   Agora Adam é uma famosa estrela do rock. Sua banda, Shooting Star, está no topo das paradas musicais, e sua vida e a de Mia já não se cruzam desde que, logo depois do acidente, ela deixou Portland para perseguir sua carreira. Ela é hoje uma violoncelista que começa a ganhar destaque, sendo um prodígio da Julliard, enquanto o sucesso internacional da banda de Adam deve-se ao álbum Collateral Damage –um álbum cheio de raiva e mágoa, contendo todos os demônios que atormentam Adam desde a partida de Mia. 
    Completamente modificado pelos últimos anos, Adam – agora o clichê rockstar, cheio de vícios e perturbado, ainda que sempre rodeado de paparazzis e fãs – está em Nova York para cumprir alguns compromissos. Quando, andando pelas ruas, se depara com um cartaz anunciando um concerto de Mia, ele não pensa duas vezes e vai assistir sua apresentação. É agora que eles tem apenas uma noite; uma noite para entender o que aconteceu com sua antiga relação, entender os motivos um do outro, as feridas que se abriram e os caminhos que tomaram. 

   Quem leu minha resenha de Se Eu Ficar, o primeiro livro dessa duologia, sabe o quanto amei tal obra. Fiquei completamente envolvida e tocada pela história de Mia e daqueles que a cercavam, e ele entrou para minha lista de dramas favoritos. Dito isso, é claro que fiquei muito animada quando finalmente iniciei a leitura de Para Onde ela Foi. 
   Lembro de ter comentado na resenha de Se Eu Ficar (veja aqui a resenha completa!) que minha única decepção para com o livro foi seu final. Tinha esperanças que Para Onde Ela Foi resolveria esses buracos que o primeiro livro deixou; se encontrei isso? Sim. Mas não da maneira que eu esperava. 
    Dessa vez, o livro é narrado por Adam. Conseguimos, finalmente, conhecer mais o personagem, e essa mudança de ponto de vista foi extremamente importante para um melhor entendimento da história de Forman. Agora nos são apresentadas as motivações e a personalidade de Adam, o que leva o leitor a verdadeiramente se apegar a ele e abandonar a visão apaixonada – e até mesmo um pouco fascinada – que Mia tinha dele em Se Eu Ficar. 
   Inicialmente, fiquei chateada e um pouco revoltada com a maneira que a história começou. Um Adam perturbado, triste, e a Mia ter o abandonado sem sequer uma desculpa? Detestei o fato da autora ter destruído o relacionamento dos dois, que era tão bonito, especialmente quando um precisava do apoio do outro. É claro, eu deveria saber que o brilhantismo de Gayle Forman não me decepcionaria...
   Aos poucos, a autora vai narrando os pormenores dos últimos três anos. A narrativa mais uma vez se destaca, sendo linda, fluída e de fácil entendimento. O recurso amplamente utilizado em Se Eu Ficar é mais uma vez empregado aqui: a história alterna entre o presente e flashbacks, que são extremamente bem colocados e descritos. É dessa maneira que vemos o que aconteceu: como Adam apoiou Mia, como ela foi afetada pela perda de sua família, seus novos traumas, dificuldades, a raiva e o abandono de Adam, que foram canalizados na música. 
“Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos – não em milhas, não em continentes, não em anos –, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.”
   E esse é o grande "a mais" de Para Onde Ela Foi. Enquanto o primeiro livro tratou da morte, da dor e da dificuldade de deixar certas coisas irem, o segundo livro trata de suas consequências. Que não seria fácil para Mia todos sabíamos, mas, é difícil imaginar tamanha dor que ela estava sentindo. E, nesse segundo livro, Forman nos mostra como cada pessoa possui uma maneira diferente de lidar com o luto, e como algumas decisões podem afetar toda a nossa vida. 
   Mais uma vez, a autora não pegou leve com os sentimentos dos leitores. Só que, nesse volume, trata-se de uma história mais intensa ainda. Depois da terrível tragédia que atingiu a vida de Mia, nada nunca mais conseguiria ser o mesmo – e é a isso que somos apresentados. À realidade cruel, triste e sufocante, às encruzilhadas com as quais topamos no caminho da vida, entre as quais temos que escolher. E, na maioria das vezes, fazemos as escolhas erradas.  Lidar com as consequências de tais atos e tentar consertar o que pode ser consertado é o que realmente importa. 

"Todo mundo tem suas tragédias na vida. Todo mundo tem dor."


.