Livro: Sem Clima Para o Amor
Título Original: I'm In No Mood For Love
Autor (a): Rachel Gibson
Editora: Jardim dos Livros - Geração Editorial
ISBN: 9788563420671
Páginas: 277
Sinopse: Com linguagem simples, clara, rica e envolvente, aborda fatos que realmente acontecem em nosso dia a dia. Neste Sem clima para o amor, Clare Wingate, uma jovem e atraente escritora sofre por ter sido traída pelo noivo (com o técnico da máquina de lavar roupa!) e o que mais queria era ficar em casa curtindo sua tristeza. No entanto, durante o casamento de sua melhor amiga, reencontra Sebastian, uma paixão de infância, que se tornou um jornalista famoso e sexy. Ele a quer para si de qualquer forma, mas Clare só quer curtir sua dor. Começa aqui uma história divertida e cheia de surpresas, que conquistou milhões de leitores em vários países e levou o livro para o topo da lista dos mais vendidos.
Clare Wingate é uma escritora de romances eróticos, porém, sua vida sempre fora fria e sem sal. Sendo traída por seus cônjuges em todo relacionamento que tivera, acabou perdendo as esperanças que um dia pudesse encontrar o seu príncipe encantado.
Depois de descobrir que seu atual noivo era gay, Clare se vê arrasada e decide beber para afogar suas mágoas. Contudo, no dia seguinte, nossa protagonista assusta-se ao se encontrar nua em uma cama bagunçada, e o pior: ela descobre então que passara a noite com Sebastian, um colega irritante e pegajoso que tivera na infância.
Sebastian, depois de anos de ausência, voltara para visitar seu pai que era funcionário da casa dos Wingate. Era um jornalista nômade, de personalidade dificil, porém, muito fácil de apreciar. Sebastian era encantador, e era esse encanto que fazia Clare relutar contra ele.
Com desculpas esfarrapadas, Sebastian sempre dá um jeito de ter a companhia de Clare e cada vez mais percebe o quanto gosta de sua presença. Apesar de terem se desentendido na infância, apesar de continuarem brigando e provocando um ao outro, havia uma química forte ali, que deixava ambos malucos.
Mas Sebastian estava longe de ser um príncipe encantado para Clare. Além de não querer um relacionamento sério, ele tinha compromissos com seu trabalho. Jamais se casaria por não ter disponibilidade para ficar em casa, cuidar de filhos e constituir uma família perfeita. Portanto, não havia outra forma a não ser tornarem-se amigos coloridos. No entanto, isso bastaria? Era somente o sexo que os unia, ou havia algo mais?
Embarque nessa história e aprecie um enredo cheio de romance, complicações e desejo.
Rachel Gibson é famosa por escrever romances arrebatadores. Foi a Editora Geração, através de seu Selo, Jardim dos Livros, que trouxe para seus leitores brasileiros mais um enredo da autora. Sem Clima para o Amor foi lançado em Fevereiro desse ano e faz parte da série Writer Friends, ou seja, “Amigas Escritoras” que conta com quatro livros ao total. Além deste, somente “Sempre ao Seu Lado” da série foi traduzido e publicado no Brasil pela mesma Editora. Será que Rachel Gibson faz jus à fama que tem? O que tem de especial em suas histórias? Confira a resenha abaixo.
Sem Clima para o Amor é, sem dúvidas, um livro envolvente. E talvez esse seja o ponto mais positivo em toda essa obra. A fluidez com que a narração simples e acessível, informal e detalhada faz, contribuiu inteiramente para que esse livro tivesse êxito.
Contudo, tratando-se de um chick-lit – um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas – e tendo todas as características de um, decepcionei-me um pouco pela previsibilidade e pela trama simples.
O enredo é bem semelhante aos de livros do mesmo gênero e aos filmes que encontramos. Uma introdução simples, um desenvolvimento normal e uma conclusão esperada. Não havia nada de interessante nesta história, e ela só seria salva caso seus personagens e sua narração fossem bons o suficiente para ganhar o foco total. E ganharam.
Os personagens foram muito bem desenvolvidos. A protagonista Clare tinha
características marcantes: manias, virtudes e defeitos. É uma personagem forte e que coube inteiramente para essa história. Já Sebastian, que também teve a
narrativa em terceira pessoa focada em seu ponto de vista, era encantador e bem diferentes dos personagens que tive contato. Foi fácil amá-lo e odiá-lo.
Entretanto, por mais que Sem Clima para o Amor tenha inúmeros pontos positivos, o lado negativo que mais pesou foi o enredo apressado. Em um dado momento os acontecimentos se desenrolavam devagar, em outro momento toda complicação, clímax e desfecho se fez em pouquíssimas páginas. Este fator “estragou” o clima do livro, quebrou o mistério da complicação e desfez o gostinho do clímax.
O desfecho pareceu um pouco forçado, como conseqüência da rapidez com que o final do livro foi construído. Pareceu-me que aquela conclusão estava correta, mas o caminho percorrido até ela estava totalmente errado, desfigurado.
Mas sabe quando a qualidade de um livro quita os defeitos do mesmo?
Sem Clima para o Amor é um exemplo disso. Rachel Gibson teve tanto sucesso em alguns pontos, que os seus defeitos acabaram sendo
desconsideráveis.
"Ela o amava. Amor. O amor que vem com amarras. Nunca era apenas dado. Sempre havia coisas presas ao amor. Compromisso. Expectativas. Mudança."
A diagramação do livro é bem satisfatória - a fonte da letra, a cor da página -, enquanto sua capa pecou bastante, por não chamar a atenção e ter uma cor exageradamente vivida.
É um livro perfeito para quem gosta de leituras leves, um romance ardente – porém, não de forma exagerada – que me conquistou e me fez querer lê-lo até o fim. Independente de suas falhas, é uma boa obra. Mas aviso: não espere se surpreender, não espere nada de muito especial. Talvez, apenas talvez, esse não seja o melhor livro da Rachel Gibson, porque se for, ela simplesmente não merece a fama que tem.
Primeiro Parágrafo:
"Na primeira vez que Clare Wingate se viu em uma cama desconhecida, ela tinha vinte e um anos, enfrentava um término difícil de namoro e havia bebido vodca demais."
Melhor Quote:
"[...] Obviamente, não havia desenvolvido bons modos com o tanquinho."