Livro: Anjos à Mesa
Título original: Angels At The Table
Autor (a): Debbie Macomber
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
ISBN: 9788581633411

Sinopse: Quando um anjo decidir entrar em sua vida, diga adeus aos sonhos impossíveis... Shirley, Goodness e Mercy sabem que o trabalho de um anjo é interminável — especialmente na véspera do Ano-novo. Ao lado de seu novo aprendiz, o anjo Will, elas se preparam para entrar em ação na festa de fim de ano da Times Square. Quando Will identifica dois solitários no meio da multidão, ele decide que a meia-noite será o momento perfeito para dar aquele empurrãozinho divino de que eles precisam para acabar com a solidão. Então, por “acidente”, Lucie Ferrara e Aren Fairchild esbarram-se no meio da alegria da festa, mas, assim como se aproximam, acabam se perdendo: um encontro marcado que não acontece os afasta pelo resto da vida. Ou será que não? Um ano depois, Lucie é a chef de um novo e aclamado restaurante, e Aren é um colunista de sucesso em um grande jornal de Nova York. Durante todo o ano que passou, os dois não se esqueceram daquela noite. Shirley, Goodness, Mercy e Will também não se esqueceram do casal... Para uni-los novamente, os anjos vão usar uma receita antiga e certeira: amor verdadeiro mais uma segunda chance (e uma boa dose de confusão), para criar um inesquecível milagre de Natal.


       Em Anjos À Mesa, somos apresentados a um capítulo da história de Shirley, Mercy e Godness, três anjos que vivem se metendo em confusões. Elas são Embaixadoras da Oração, tendo como "trabalho" atender os pedidos feitos por humanos crentes, que são repassados para elas através de seu superior, o anjo Gabriel. As três são ótimas no que fazem, contudo, muitas vezes acabam empolgando-se e indo além do que deveriam — os anjos têm uma política de não interferência na vida humana, regra que é notoriamente ignorada pelas amigas. 
     Quando o aprendiz de Mercy, Godness e Shirley, Will, desce à Terra com elas escondido, ele acaba interferindo nos planos de Deus e juntando um casal mais cedo do que o programado. Lucie e Aren deveriam ficar juntos, mas somente em alguns meses. Quando o romance é adiantado por Will, e, devido a contratempos, não consegue evoluir, os mocinhos separam-se. Onze meses depois, cabe aos quatro anjos consertarem a bagunça que causaram, já que Wendy, a mãe de Lucie, orou fervorosamente por isso. 

    Nunca fui o tipo de pessoa que fica fascinada com o Natal, e, honestamente, ele passa longe de uma das minhas épocas preferidas do ano. Devido a isso, antes mesmo de iniciar a leitura de Anjos À Mesa já tinha alguns receios quanto ao enredo: fiquei com medo de a história ser meio chatinha e clichê, uma das narrações típicas que estamos cansados de ler no final do ano. Posso dizer alegremente, entretanto, que me surpreendi de um modo excelente — a autora escreveu um romance doce, quase um chick-lit, que abusa do humor e deixa o leitor vulnerável a ataques de risos. 
     O enredo, por si só, já é muito original e promete uma aventura ao leitor. Até onde eu lembre, nunca li nada que possuía anjos como foco principal, e preciso comentar que adorei essa primeira experiência. Outro ponto forte da leitura foi a mensagem que a autora desejou passar muito nitidamente — que milagres acontecem e que, mesmo que caiba somente a nos selarmos nosso futuro, existe, em algum lugar, uma força superior torcendo pelo nosso sucesso. 
     A narrativa de Debbie Macomber é deliciosa, e passa-se em terceira pessoa. Leve e fluída, consegue cativar o leitor de modo simples e eficaz, já que conta com uma linguagem simples, direta e espirituosa. Devorei o livro em questão de horas, e mais de uma vez encontrei-me dando gargalhadas com as tiradas hilárias de seus personagens. 
     O foco é alternado entre os anjos encrenqueiros, mas que possuem um coração de ouro, e o casal apaixonado que eles estão tentando ajudar. Essa foi uma das poucas vezes que terminei a leitura sem um personagem favorito: os anjos são engraçados, meigos e distraídos, e tanto Aren quanto Lucie são determinados e persistentes, e ambos não hesitam em fazer o que acreditam ser correto. Até mesmo o relacionamento entre os personagens é fácil e verdadeiro, pois eles mesclaram-se excepcionalmente bem.
    Algo que achei muito interessante em relação ao enredo foi o modo que o "segredo" adicionado é, simultaneamente, o que une e o que separa os personagens. Foi uma tirada simples e inteligente da autora, já que o leitor (e eu posso dizer por mim mesma!) fica curioso para ver quando o segredo virá a tona, e quais complicações irá causar. 
    Adorei o trabalho gráfico da Editora Novo Conceito! A diagramação do livro é delicada, simples e ao mesmo tempo muito bonita. Dei uma pesquisada e fiquei encantada com a outra capa do livro (existem duas versões), que, na minha opinião, é deveras mais bela do que a adotada aqui no Brasil — a intenção, acredito, tenha sido retratar o restaurante de Lucie, Encantos Divinos, e apesar de a ideia ter sido boa, faltou um pouco mais de elaboração na imagem.
   Por fim, é uma história sobre esperança, amor e superação, com uma pequena ajuda divina. Mesmo que o romance seja um pouquinho clichê, é uma história fofa, despretensiosa e divertida, e o livro será seu companheiro por algumas boas horas. Super recomendado para quem procura um romance recheado de entretenimento.
    Vale comentar que Anjos À Mesa, é, na verdade, o último volume lançado da série "Angelic Intervention", que ainda não foi publicada no Brasil. Apesar da Editora Novo Conceito de ter começado a história pelo fim, não há qualquer ressalva em ler esse volume sem ter lido os anteriores da série, já que cada um é independente, e nenhum possui um final definitivo. 
Melhor quote:
"Como disse, não há um calendário exato para encontrar a pessoa certa. [...] Acontece quando tem que acontecer." 


                     


2 Comentários

  1. A resenha é uma graça, a Debbie Macomber soube escrever um livro leve e gostoso de ler capaz de te fazer rir e torcer para que tudo desse certo entre os personagens princípais (cá entre nós você até pode se sentir na pele dos anjos nesse momento). Falando em personagens princípais eles são maravilhosos Lucie tem o sonho de ter um restaurante se tornando uma chef incrível, enquanto Aren está com uma oportunidade em um jornal super famoso.

    ResponderExcluir
  2. Ganhei esse livro e amei. A história é cativante, simples, despretensiosa e bem ao estilo simples que encanta a todos. Quando se trata do tema Natal, até a mais simples das histórias, se bem contada, toca a gente e nos faz refletir. Gostei muito da sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir

.