Em abril deste ano foi lançado o romance policial The Cuckoo’s Calling, estreia do autor Robert Galbraith na literatura, amplamente aclamado pela crítica e marcado como um novo nome a ser acompanhado. Neste domingo (14) o The Sunday Times publicou uma notícia bombástica: o autor é, na verdade, um pseudônimo da famosa escritora da série Harry Potter, J. K. Rowling.



O uso de pseudônimos é recorrente quando autores de best-sellers querem evitar o frenesi dos leitores e da mídia diante de um novo lançamento. Rowling já havia dito em entrevistas, depois do fim de Harry Potter, que publicaria romances com outros nomes.

“Tive a esperança de manter isso em segredo por mais um tempo. Ser Robert Galbraith vem sendo uma experiência tão libertadora”, disse a autora. “Foi maravilhoso publicar sem divulgação ou expectativas e apenas puro prazer em receber um feedback sob um nome diferente”, desabafou.
Rowling disse ter recebido muito apoio do seu editor, David Shelley, na Little Brown and Company, e o descreveu como um “verdadeiro parceiro no crime”. O próximo livro da série policial deve ser publicado em 2014. “Robert pretende totalmente continuar escrevendo a série, mas ele provavelmente irá continuar recusando aparições públicas”, brincou.

The Cuckoo’s Calling já está disponível em e-book nos sites da Kobo BooksAmazon. O livro conta a história do veterano de guerra, Cormoran Strike, que é chamado para investigar a misteriosa morte de uma modelo que caiu de uma varanda. O romance já foi comparado aos thrillers policiais da escritora escocesa,Val McDermid.


19 Comentários

  1. Que legal!! ^^
    Nem fazia ideia disso! Muito interessante essa tática da JK. Isso prova que mais do que ganhar dinheiro com livros, ela quer escrever e contar aos outros suas estórias. Se ela só quisesse dinheiro teria colocado seu nome na capa e muita gente só compraria o livro por isso.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito surpresa com essa noticia! Quanto escritor deve publicar livro por ai e a gente nem fica sabendo. Agora só sei que preciso ler The Cuckoo’s Calling o mais urgente possível haha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Achei bem legal essa atitude, nós fãs ficamos tão empolgados quando nossos autores publicam outros livros e achamos que vai ter alguma relação com o antecessor! Como eu adoro u bom livro de investigação quem sabe no futuro não lerei?

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. ah, que legal!
    Curiosa para ler! :)

    http://tatimunhoz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Concordo demais com o que a autora fez, e eu faria no lugar dela!
    Veremos se esse livro para o Brasil, mesmo arrumando uma forma de dizer que quem escreveu foi ela...
    Beijos,Ana.

    ResponderExcluir
  6. Oie :)

    É só falar que é da J.K que vende que nem água hahaha, beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D

    ResponderExcluir
  7. Uow! Que legal, adoro romance policial, se publicarem no Brasil vou ler com certeza ^^

    ResponderExcluir
  8. Achei legal ela ter usado um pseudônimo, imagina o caos que seria se soubessem que era dela? Comprariam o livro só por ser dela, e poderiam por se decepcionar, achei bacana c:

    ResponderExcluir
  9. Que legal! Achei ótimo o que ela fez, porque J.K. Rowling virou uma marca, então é claro que vai vender! Mostra que ela escreve por paixão, e não pra ganhar dinheiro!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que bacana... Deve ser chato mesmo as pessoas lerem só por causa do seu nome, mesmo sem sanando da história... Bom, confesso que eu não conhecia o livro... Mas fiquei interessada...

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. UAU! J. K. Rowling sempre me surpreendendo!

    ResponderExcluir
  12. Que legal acho que até entendo o lado dela porque tipo os outros ler o livro não por causa do conteúdo mas sim por causa do autor deve ser meio chatinho.

    ResponderExcluir
  13. Quando fiquei sabendo dessa noticia fiquei de boca aberta, ninguém nunca imaginaria que J.K publicaria um romance policial secreto com um pseudônimo. Ela realmente surpreendeu todos, mas eu a entendo plenamente, ela não queria que os fãs de Harry Potter botassem muita expectativa em seu novo livro, ela queria se libertar da saga, e bom, conseguiu ;D. Agora quem sabe ela não crie novos pseudônimos ou até mesmo publique coisas novas em seu nome, só quero ler essa nova história da J.k logo, pois adorei logo de cara *-*

    ResponderExcluir
  14. Eu tinha visto uma outra capa, mas essa é mais bonita!
    Sabe, fiquei super chocada, mas a entendo, o povo não espera nada menos que perfeito vindo dela. Deve ser bom escrever "livremente", sem medo das criticas!

    ResponderExcluir
  15. Adorei! Concordo com Rowling. Talvez os fãs iam comprar só por causa da autora famosa.

    ResponderExcluir
  16. Oi Le! Outro dia que fiquei sabendo dessa polêmica... Deve ser uma experiência diferente você querer ser um autor "desconhecido" quando se é famoso, já que grande parte deles querem se tornar famosos. Mas super respeito e apoio a decisão da JK. Às vezes é necessário fugir dessa loucura dos fãs e experimentar a vida de um escritor normal, sem tanto glamour assim, né?
    Só não achei legal ela ter anunciado isso tão cedo. Seria mais legal (e misterioso) se toda a série fosse publicada sob o pseudônimo, e só no final ela revelasse o segredo, né? HAHAHA Se bem que ia chover fãs esbravejantes. UAHSUHASUHUS

    Beijinhos! www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  17. Achei a atitude dela legal d epublicar um livro em outro nome, sem ter todo um Hype, tipo Morte Súbita. Agora que descobriram que ela é a autora, as vendas vão explodir

    ResponderExcluir
  18. Adorei saber que a J.K. Rowling publicou outro livro, mesmo que sob um pseudonimo. Adoro os livros dela e não vejo a hora dele ser publicado aqui no Brasil!!

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre desconfiei que ela estava trabalhando em algo por trás da fama. Mas pensei que seria mais pra frente e me surpreendi. Isso só mostra o quão capacitada ela é, fazer um livro sem fama e bem aceito pela crítica.

    ResponderExcluir

.