Livro: O Diabo Veste Prada
Título Original: The Devil Wears Prada
Autor (a): Lauren Weisberger
ISBN: 9788577991570
Edição: 2009
Páginas: 389

Acabamento: Brochura

Lauren Weisberger trabalhou como assistente da todo-poderosa-amada-e-odiada editora da revista Vogue, Anna Wintour. Assim, qualquer semelhança de O DIABO VESTE PRADA com a realidade não é mera coincidência. Neste irresistí­vel romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela. De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe: Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar do escritório em Nova York o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para pedidos os mais mirabolantes. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea.

     Andrea Sachs é uma recém-formada na faculdade que acabou de voltar de uma viagem ao redor da Europa com seu namorado, Alex. De volta ao mundo real, ela quer realizar seu sonho: se tornar jornalista do famoso The New Yorker. Mas a moça logo descobre que, em uma cidade tão concorrida como Nova York, nada é tão fácil como parece. Ao enviar currículos para vários lugares, Andrea é chamada para uma entrevista na Runway, uma das revistas de moda mais poderosas do mundo. Apesar de que trabalhar como assistente de Miranda Pristley — a editora-chefe mais temida do mundo da moda – não consta em seus planos, Andrea se vê tentada: trabalhar um ano como assistente de Miranda irá abrir a ela várias portas, e, depois desse tempo, poderá escolher o emprego que quiser.
     Mas o que Andrea precisa agüentar para chegar até lá é terrível: Miranda é impiedosa, arrogante e descabida. Ela não consegue chamar Andrea pelo nome correto, a faz buscar roupas na lavanderia, guardar roupas, e, resumindo, faz da vida de Andrea um simples inferno.

    O meu interesse inicial no livro foi devido ao filme adaptado, que muita gente conhece. Não há como não fazer a comparação, e preciso dizer que há pontos importantes do livro que ficaram de lado na adaptação: a personalidade de Miranda, por exemplo, que (apesar de ser maravilhosamente interpretada por Meryl Streep) é muito suavizada. A Miranda do livro é arrogante ao extremo, e dá ordens que deixam até o leitor chocado.
    Narrado em primeira pessoa, nós, mulheres, podemos nos identificar muito com a protagonista. Ela é uma moça com sonhos, que, antes de entrar no prédio da revista, nunca tinha se preocupado muito com aparências. A transformação dela é evidente, e, no decorrer do livro, as pessoas que, assim como eu, são apaixonadas por moda, irão se encantar (e morrer de inveja – mas só das roupas – de Andrea!).
    Andrea é esperta, engraçada e faz, muitas vezes, comentários irônicos que nos fazem gargalhar. Gostei muito da protagonista, apesar de no final do livro ela tomar algumas atitudes contraditórias e se perder um pouco, consegue conquistar quem lê. Os defeitos dos personagens, no entanto, dão um ar de ‘realidade’ à obra.
    Miranda é alguém que não posso deixar de citar – os pedidos absurdos e a frieza altiva são tão extremos, que em alguns momentos chegam a ser cômicos. É uma personagem que só mostra relampejos de humanidade no final do livro, e, ainda assim, não é nada que dure por muito tempo.
    O desfecho do livro – que é diferente do filme! – me surpreendeu. Não tenho certeza se gostei do modo que Andrea acabou por resolver as coisas, mas o jeito que ela se reergueu e bateu o pé pelo o que quis me impressionou, já que ela foi, no decorrer da leitura, muitas vezes submissa as vontades de outros. 
    A diagramação do livro é péssima. Simples assim, foi um dos piores trabalhos que já vi da Best Bolso. É claro que, por ser uma versão de bolso, o trabalho é mais ‘relaxado’, mas as folhas finíssimas, o espaçamento da fonte e o péssimo material da capa me surpreenderam de uma maneira muito negativa. Não recomendo a compra da versão de bolso, e, é um daqueles livros que você mantém apenas pela história

     Algo muito interessante é que o livro é escrito baseado na experiência real que Lauren Weisberger teve como assistente durante um ano de Anna Wintour, a famosa editora da Vogue americana (e uma das mulheres mais temidas do mundo da moda). Coitadinha!
Melhor quote:
“Para a maioria das pessoas, a campainha do telefone era um sinal bem vindo. Alguém estaria querendo falar com você, dizer um alô, saber como está, ou fazer planos. Para mim, desencadeava medo, ansiedade intensa e pânico de fazer parar o coração.”




17 Comentários

  1. cara que legal, não sabia que o livro era baseado em uma experiencia real.

    ResponderExcluir
  2. Adoro o filme e sou muito curioso para ler o livro,já vi algumas resenhas dele,falando que consegue ser ainda melhor que sua adaptação cinematografica.Pena que voce não gostou tanto,tb não sabia que o livro se baseava em uma história real ;D

    ResponderExcluir
  3. Também não sabia que o filme era baseado na história da própria autora, muito interessante! Fiquei curiosa em ler, ainda mais por saber que o final é diferente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Eu amo muito o filme!! Sou apaixonei por ele, então quero ler o livro!
    Gostei muito da resenha!!! A Miranda do livro ser pior que a do filme isso é possível??? Que dó da Andrea!
    Super curiosa pare ler o livro....

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ler só pra ver as diferenças do filme com o livro. Não curto muito histórias assim, sou meio exigente na hora de ler e tem poucos que me agradam. Mas é bem interessante.

    ResponderExcluir
  6. Também tenho muita curiosidade de ler o livro pelo filme, agora fiquei curiosa com o que acontece no final.
    Eu já não compro mais livros da Best Bolso, só me arrependi pelos que comprei até hoje.

    ResponderExcluir
  7. Eu não li o livro, assisti apenas ao filme que gostei muito. Já tem a continuação não é?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Gente, não sabia que tinha o livro. Acho esse filme muito divertido! Impossivel não comparar o livro com o filme né? Mesmo assim acho que vale a pena ler ^^

    ResponderExcluir
  9. Estou ansiosa pra ler esse livro! Parece ser ótimo, e faz tempo que me devo ele!
    aestanteparalela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Apesar de amar o filme, não tenho muita vontade de ler o livro. E, gente, o que é que é isso?!, eu não sabia que era baseado numa história real. Realmente, coitadinha MESMO!

    http://girlishbooks.blogspot.com.br/
    @girlishbooks

    ResponderExcluir
  11. eu gosto muito do filme. queria ter lido o livro primeiro, mas 50 reais é dinheiro demais pra um livro só, e a edição de bolso mais em conta não me desce. quero o de tamanho normal ahahahahaha
    eu curti a resenha pq já me deixou preparada pra um outro tipo de personalidade das personagens. medo da miranda ahahah

    bjos!

    ResponderExcluir
  12. Tinha esse livro na versão best bolso, rsrs. Mas consegui trocá-lo sem ler, pois como vc mencionou a fonte não ajuda em nada...
    Já assisti ao filme e gostei, :)

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ai eu adoro esse filme, sempre que passa eu vejo!
    Tenho muita vontade de ler o livro, é sempre diferente! Nossa a Miranda é pior no livro!! Medo!! E que quote é esse? haha

    Beijinhos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Acredite ou não, não sabia que existia o livro, e nem que era baseado em uma história real. O enredo em si é muito bom, e dá mais vontade de ler por ser diferente do final do filme. Sem contar que nos livros a gente entra na pele da p.p né, de uma forma mais intensa <3

    ResponderExcluir
  15. Eu ja vi o filme mais de 10 x, adoro, quero ler o livro tb, deve ser muito mais detalhado. Tudo o q desejamos nao precisamos pisar ou passar por cima de ninguem, humildade e garra é o q temos q ter... <3

    ResponderExcluir
  16. Eu já assisti o filme diversas vezes, e nunca enjoei dele, agora estou doida pra ler o livro! Parabéns pelo blog, ele é lindo e com um conteúdo excelente. Beijos!

    ResponderExcluir

.