Livro: Após a Tempestade
Título Original: The Beach Trees
Autor (a): Karen White
Editora: Novo Conceito
Páginas: 415
ISBN: 978858163223-0




Sinopse: Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...

    Julie Holt é uma pessoa que carrega um grande peso consigo, e por isso não acredita que possa ser feliz outra vez – quando criança, Julie cuidava de sua irmã quando a perdeu de vista, e sua Chelsea nunca mais foi encontrada. Por conseqüência desse trauma, a família de Julie se afastou, e a moça tem a vida inteira se dedicado a apenas encontrar a irmã. Quando conhece Mônica, porém, a amizade entre elas é instantânea: Monica a lembra muito de sua irmã desaparecida, e de certa forma, preenche um pedaço do vazio em seu coração.
    Tudo muda drasticamente, porém, quando Monica adoece e morre repentinamente, deixando seu filho de 5 anos, Beau, juntamente com as chaves de uma casa, aos cuidados de Julie. Sem saber o que fazer, já que nunca foi adepta a criar raízes, ela resolve voltar à cidade natal da antiga amiga, em Biloxi, Mississipi, esperando dar uma vida melhor a Beau, e, esperançosamente, reatar o relacionamento do menino com a família de Monica, já que a jovem nunca deu uma explicação do por que fugiu de casa tão repentinamente. Ao chegar lá, entretanto, as coisas não são tão fáceis: em decorrência do furacão Katrina, o que sobrou da casa esta inabitável, e a um misterioso quadro deixado por Monica como herança parece reviver fantasmas do passado de sua família.

    Após a Tempestade me surpreendeu de uma maneira ótima, já que iniciei a história esperando algo e encontrei um enredo completamente diferente. É possível encontrar em um só livro mistérios, lições de vida e uma pitada de romance, todos na medida exata para nos envolver de forma incrível. 
    A narração é do tipo que conta duas histórias ao mesmo tempo, e nos vemos presos entre a vida de Julie e de Aimee, parente de Monica, que narra à moça a história de seu passado, na esperança de entender acontecimentos que até hoje continuam sem solução.
    Um diferencial do livro é o bom aproveitamento dos personagens, e, especialmente, do cenário em que a história se passa: somos confrontados com a realidade dos que sofreram com furacões, desastres naturais, e, a força e a garra que a população possui na vontade de reconstruir suas vidas. Os personagens são profundos, complexos e com vontade própria.
     Beau me encantou com seu carisma e a facilidade com que aceita os fatos tão tristes de sua curta vida – além disso, o amadurecimento do menino é notável. Trey, quem Julie descobre ser o irmão de Monica, é um advogado sério, responsável, que não é acostumado à escutar um 'não'. Ele e Julie entram em conflito no início do livro, já que ela é tão teimosa quanto ele e está decidida à não se apegar à nada além de Beau. O relacionamento dos dois, porém, vai se desenvolvendo, e com o tempo eles conseguem entender um ao outro.
    O que me incomodou um pouco na leitura, entretanto, é a velocidade que a autora narrou os fatos quando estes chegaram à seu ápice – é um tanto confuso, tanto quando os mistérios são revelados, como quando Trey e Julie se dão conta de seus verdadeiros sentimentos. 
    White consegue incorporar maravilhosamente o povo do sul dos Estados Unidos – a cultura, os costumes e a força necessária em frente aos desastres –, e a história se desenrola perante nossos olhos. Com um fluxo contínuo de fatos, nunca é enfadonho, e a escrita é rica, bonita, e, principalmente, viva. 

Melhor quote:
''– Então, por que está aqui? Pensei que você fosse querer estar o mais longe possível de uma zona de furacões (...)
– Porque aqui é o meu lar (...) – Porque a água recua, o sol nasce e as árvores voltam a crescer. Porque (...) aprendemos que grandes tragédias são oportunidades para grandes gestos de bondade. É como se fossem lembretes necessários de que o espírito humano está vivo e bem, apesar de toda evidência contrária – ela baixou as mãos – Descobri que não tinha morrido e que, portanto, não tinha terminado.''


15 Comentários

  1. O livro também foi uma surpresa super positiva para mim. Não achei que fosse gostar tanto!
    @mmundodetinta
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gente, estou com esse livro aqui em casa, li algumas páginas mas estava em meio a uma ressaca literária resolvi deixar de lado, mas tua resenha me deixou com vontade de pegar novamente!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não consegui lê-lo pois o comecinho não me agradou. Aì já sabe o que vem depois disso :S


    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
  4. Parece mesmo um livro bem legal, adoro quando um livro surpreende de maneira positiva, é tão bom *-*

    ResponderExcluir
  5. Olá! :)
    Tem selinho esperando por você no meu blog.
    Espero que goste!!! :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/2013/05/tag-selinho-one-lovely-blog-award.html

    ResponderExcluir
  6. Outro lançamento da Novo Conceito que eu adorei logo de cara, já li umas três resenhas postivas que apontaram só uns errinhos básicos

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia a história, mas não me despertou interesse em ler, me pareceu muito triste...

    ResponderExcluir
  8. Para começar, adorei a capa, espero que tenha haver com livro.
    E a história parece bem legal mesmo, triste.
    Ana.

    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua resenha, não sabia muito sobre o livro antes.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Estou querendo muito ler esse livro, a sinopse me chama muito a atenção é um livro que está como uma de minhas próximas leituras! :D
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu me interessei pelo livro mas não fiquei super interessada. Me interessei por esses segredos da família da Julie o filho da Mônica também me deixou curiosa. Isso não vai ser fácil para a Julie.

    ResponderExcluir
  12. ESTÁ TENDO PROMOÇÃO NO BLOG, PARTICIPA!
    SIGA O BLOG E CURTA NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK PARA FICAR ANTENADA SOBRE MODA E PARTICIPAR DE PROMOÇÕES!!
    http://www.meuestilochic.blogspot.com
    https://www.facebook.com/MeuEstiloChic

    ResponderExcluir
  13. Esse é um livro que quero muito! A premissa me agradou. Acho que é o tipo de leitura que me atrai e me diverte.
    Gostei da resenha u.u
    Bjss
    sete-viidas.blogspot.com
    @moniqueQuimbely

    ResponderExcluir
  14. Parece ser um bom livro, de leitura leve e gostosa com uma boa história. Gostei da sinopse dele quando vi e as resenhas estão bem boas. Queria ler!

    ResponderExcluir
  15. Já estava interessada nesse livro, desde o lançamento.
    Gostei da capa e da sinopse.
    Gosto de tramas que desenvolvem duas histórias ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir

.