Livro: Mulhersegura.com: 102 quilos a menos sem redutores de apetite e sem cirurgias.
Autor (a): Sílvia M. Bonini Regiani
Editora: Fábrica de Leitura
Páginas: 191
Edição: 2
ISBN: 9788561193126


A antropóloga Sílvia M. Bonini Regiani conta como emagreceu 102 quilos sem remédios para diminuir o apetite, e sem nenhuma cirurgia. Sílvia, aos 27 anos, recebeu previsão de óbito causado pela obesidade. Obstinada, decidida a lutar por sua vida, buscou ajuda, reeducou-se e hoje, depois de cinco anos, exibe-se em plena forma. Um depoimento verdadeiro e emocionante.




   Com muito bom humor e inteligência, Silvia M. Bonini nos narra uma grande história de perseverança: aos 27 anos e pesando 167 kg, ela recebeu um ultimato de seu médico, informando que, se ela não emagrecesse, poderia morrer. Como já sofria de diabetes, hipertensão e hipotireoidismo – doenças desencadeadas devido ao excesso de peso – os caminhos mais fáceis (como inibidor de apetites ou a realização de uma cirurgia bariátrica) eram proibidos, e ela recorreu ao bom o velho método; praticando exercícios e com uma dieta balanceada.

    Nesse livro, a autora nos conta sua trajetória com a dieta, e como, em quatro anos, perdeu 102 quilos. Não se engane pensando que é um daqueles livros de auto-ajuda, ou que, por entre as páginas, você encontrará receitas milagrosas e poderá perder alguns quilinhos também. Através de uma narração divertida e, principalmente, inteligente, ela conta uma história de vida. De como conseguiu superar os próprios temores e aprendeu a confiar em si mesma, e, ao final da obra, me vi admirando profundamente Sílvia Bonini.
    Algo muito interessante na obra é como são somente os dias bons são retratados, mas os ruins também. Ela conta como teve que se despir de sua prepotência e aparente petulância, que durante tantos anos foram usadas como armas para se proteger, e isso foi incrível.
   A narrativa interessante, sem exageros, e muito inteligente, citando outras obras importantes e com reflexões bem colocadas. O design é bonito, e a capa é encantadora.
   Não é uma a leitura habitual para a maioria das pessoas, entendo isso – antes de iniciar a leitura tive dúvidas de iria gostar. Mas a história é tão comovente, inspiradora, que acredito que todos devem ler para entender sobre o que estou falando, sobre essa incrível história de superação. 
Primeiro parágrafo do livro:
"Prazer e frustração são conceitos que caminham juntos da pós-modernidade. Comer em excesso, utilizando o prazer como um código para esconder as frustrações poderá nos levar à compulsão, ao vício."
Melhor quote:
"Nem sempre o ser humano quer admitir que existe dor maior que a dele. Somos egoístas e cada um com sua dor acha que é o único a sofrer. Enxergar que sua dor é grande, mas que existem enfermidades maiores do que a sua, é um processo para reconhecer que você não é o único humano a pagar sua penitência na Terra."

Adendo: Para quem ficou curioso, você pode ver a autora antes, e depois - linda e loira - aqui.


10 Comentários

  1. Aaaah eu quero esse livro! To mesmo precisando perder alguns quilinhos rs.

    www.resenhasealgomais.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu sou difícil ler livros assim. Mas leria esse porque a capa lembra um dos livros da Meg Cabot. ahauhauhaa

    Sua resenha ficou fofa!!

    beijinhoss

    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que interessante! O livro parece ser muito bom mesmo, fiquei curiosa!
    E sua resenha está ótima *---*
    beijos

    http://leitorapaixonada19.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Por ser baseado em fatos reais, parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Geralmente esse tipo de livro não me interessa mas gostei desse por ser real, da a sensação de nós também podemos alcançar o mesmo resultado.

    ResponderExcluir
  6. A capa me lembrou, e muito, aquela série da Meg: Tamanho 42 não é gorda, ahahhaha! Eu leria sim, esse livro: é sempre bom perder uns quilinhos, ahahah.

    Bjkas
    Espero você: http://antesdeler.blogspot.com.br/2013/01/resenha-entre-dois-mundos.html

    ResponderExcluir
  7. O livro parece otimo mas a capa é tão feinha

    ResponderExcluir
  8. A capa tem uma carinha de chick-lit! Eu gostei da capa. Acho que ia gostar do livro, querendo ou não é uma história de "superação", e sempre acabo me envolvendo com esse tipo de coisa. Ainda mais se for uma linguagem levinha.

    ResponderExcluir
  9. Apesar de ter achado a capa fofa, o enredo nao me prendeu tanto assim.

    ResponderExcluir
  10. A capa é bem legal!
    Mais não gostei muito do livro em si!

    ResponderExcluir

.