Livro: Morte no Litoral - Um Crime Quase Perfeito
Autor (a): Nádia São Paulo
Editora: Novo Século - Novos Talentos
ISBN: 9788576792574
Páginas: 192


Olívia sempre foi uma garota muito solitária. Rejeitada pela família, pelo grande amor da sua vida e por uma amiga da escola. Aos treze anos de idade, resolve fugir de casa para tentar um futuro melhor. Mas, as coisas não acontecem exatamente como ela imagina, e sem opção, acaba passando quase um ano vivendo como menina de rua.
Um dia, é surpreendida por uma mulher que decide lhe dar abrigo, alterando completamente o curso do seu destino. Mas, segundo a misteriosa mulher, tanta mudança terá um preço muito alto na vida da garota, e um dia, terá que ser pago.
Resta saber, se Olívia estará disposta a pagar este preço quando chegar o momento.
Deixando para pensar depois, Olívia decide aceitar a ajuda da estranha mulher, mudando radicalmente de vida. Crescerá com uma educação impecável, e aos vinte e três anos de idade irá trabalhar numa grande construtora onde conhecerá Ronaldo, o seu futuro marido. Mas, nem tudo serão flores. Olívia vai embarcar numa aventura sem volta, cercada de mortes misteriosas e acidentes inexplicáveis, com direito a um desfecho surpreendente.

   Olívia é filha de uma mãe amargurada e um pai bêbado, sendo maltratada constantemente por sua família desequilibrada. Seus irmãos sempre a humilhavam com palavras chulas e xingamentos pesados, e isso somente se intensificou quando perceberam que Olívia parceria nutrir uma paixão por sua amiga de infância – sendo que esta retribuía tal sentimento.
   Mas o pior castigo que recebera foi quando a diretora de seu colégio chamara seu pai para contar do relacionamento nada normal que as garotas mantinham. Cansada de ser o alvo de preconceitos e de ser maltratada, escolheu fugir daquela família para morar nas ruas de uma cidade distante dali.   
   Depois de tanto tempo como uma garota sem teto, Madalena – uma mulher solitária que crescera na vida – decidiu acolher Olívia, dando à ela estudo e tudo que precisasse para que tivesse um futuro brilhante. Porém, nunca deixou de lembrar à enteada de que um dia, iria cobrar tudo o que lhe fora dado.
    Olívia cresceu e se tornou uma grande profissional, contratada pela empresa de Madalena, a qual sempre sonhara trabalhar. É dessa forma que conhece Ronaldo, o filho de seu chefe, e depois de algum tempo de namoro, resolvem se casar. Contudo, um trágico acidente acontece na praia onde passavam sua lua de mel:    Ronaldo acabou se afogando nas águas agitadas do mar e agora Olívia estava viúva.  Entretanto, esse trágico acontecimento não era um acidente, como aparentava, e sim, um homicídio. Ronaldo só se afogara no mar, porque fora envenenado.  E agora resta ao Detetive Xavier encontrar o assassino misterioso, e os motivos que o levou praticar tal covardia...

Se eu precisasse resumir em pouquíssimas palavras o livro Morte no Litoral, seria: maravilhosamente diferente.
Quando toquei nesse livro, sabia que poderia me surpreender muito, já que sua sinopse prometia uma história muito bem elaborada. Mas a surpresa me golpeou nas primeiras páginas, quando percebi que o livro não seguia o “roteiro” da maioria dos livros policiais. A história não começava exatamente com um homicídio cheio de mistérios, onde o detetive seguia pistas e criava uma lista de vários suspeitos. Pelo contrário: a história começava com seus personagens, contando com muito cuidado a infância de nossa protagonista, aprofundando-se muito mais nos personagens do que qualquer outro livro policial que li.
Acredito que o único defeito que encontrei nesse maravilhoso livro foi o excesso de diálogos. Contudo, isso não conseguiu me incomodar de modo algum; somente consegui apontar tal problema porque estava analisando rigorosamente todo livro.
De uma leitura fácil e envolvente, Morte no Litoral acaba lhe prendendo, despertando uma curiosidade imensa no leitor, impedindo-o de abandonar essa história tão peculiar. A narração em terceira pessoa nunca foi tão essencial para que o desfecho da obra fosse surpreendente, não há dúvidas que foi muito bem escolhida e utilizada pela autora.
Morte no Litoral conseguiu me enganar, e me apresentou um desfecho de paralisar. Ainda estou abismada com a história que Nádia São Paulo criou, e indico à todos que gostam de se surpreender. Quero ver quem conseguirá acertar em cheio onde essa impactante história foi parar.


10 Comentários

  1. Le, estou sem palavras.
    A história parece ser muito boa, e eu acho que iria adorar, ainda mais por ser de suspense. E quando o desfecho é surpreendente e me deixa abismada horas após ter lido, melhor ainda!
    Quanto a essa de ter muitos diálogos, tento me por na pele da autora. Deve ser tão difícil um meio termo entre descrição e diálogo, né? :s
    Enfim, é um livro que eu gostaria muito de ler e que vou procurar conhecer mais.
    Beijos, Carol - Le-Rêveur ♥

    ResponderExcluir
  2. Le, como te disse, esse livro também me enganou em cheio! Jurava que era uma pessoa, e no final: nada! Mas confesso que não achei que os assassinos fizeram isso de propósito, a história me comoveu, digamos assim, hahahhaha. Leia o Mistério na Casa da Praia da mesma autora e se surpreenda!

    Bjkas
    Espero você: http://antesdeler.blogspot.com.br/2013/01/resenha-entre-dois-mundos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente difícil de prever essa história!
      Vou ler sim! Quero só ver se vou cair na armadilha de novo!

      Beijos,
      Le Lançanova
      Equipe Palácio de Livros

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro e como gosto de um bom livro policial, fiquei curiosa ;)

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros super diferentes. Acho que vou deixar esse na minha lsita, tava procurando algo assim *--*

    Tadinha da Olivia :/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro. Adoro romances policiais, e esse parece ser diferente do que costumo ler. Como gosto de diálogos acho que não veria como um ponto negativo. Também fiquei curiosa :)

    ResponderExcluir
  6. Não fazia ideia deste livro mas o genero dele é otimo! Pessoa curiosa pra lelo.

    ResponderExcluir
  7. O livro me pareceu bem interessante!
    fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  8. Li esse de Nadia Sao Paulo como tambem O Misterio da Casa de Praia e Baile de Debutante sao MARAVILHOSOSSSSSSS leiam vcs vao amar

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, mas gostei bastante. Não sou exatamente fã de mistério mas esse parece se otimo!!!

    ResponderExcluir

.