Livro: Ainda Sou Eu 
Título Original: Still Me
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 398
ISBN: 978-85-510-0281-0
Sinopse: Sequência dos romances Como eu era antes de você e Depois de você, que arrebataram o coração de milhares de fãs, Ainda sou eu conta, pela perspectiva delicada e bem-humorada de Lou Clark, uma história comovente sobre escolhas, lealdade e esperança. Lou Clark chega em Nova York pronta para recomeçar a vida, confiante de que pode abraçar novas aventuras e manter seu relacionamento a distância. Ela é jogada no mundo dos super-ricos Gopnik - Leonard e a esposa bem mais nova, e um sem-fim de empregados e puxa-sacos. Lou está determinada a extrair o máximo dessa experiência, por isso se lança no trabalho e, antes que perceba, está inserida na alta sociedade nova-iorquina, onde conhece Joshua Ryan, um homem que traz consigo um sopro do passado de Lou. Enquanto tenta manter os dois lados de seu mundo unidos, ela tem que guardar segredos que não são seus e que podem mudar totalmente sua vida. E, quando a situação atinge um ponto crítico, ela precisa se perguntar: Quem é Louisa Clark? E como é possível reconciliar um coração dividido?

TRILOGIA "COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ"
    2.  Depois de Você
    3.  Ainda Sou Eu

NOTA DA RESENHISTA: ANTES DE INICIAR ESSA RESENHA, QUERIA AVISAR QUE TERÃO PEQUENOS SPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES. ISSO É NECESSÁRIO PARA QUE VOCÊS POSSAM COMPREENDER ALGUMAS COISAS.

Jojo Moyes nasceu em 1968 e cresceu em Londres. Estudou jornalismo e foi correspondente do The Independent por dez anos. Publicou seu primeiro livro em 2002, e desde então dedica-se integralmente à carreira de escritora. Além de Como eu era antes de você, é escritora de A última carta de amor, A garota que você deixou para trás e Um mais um, todos publicados pela Intrínseca.

   Acompanhamos Louisa Clark em sua jornada nos livros Como Eu Era Antes de Você e Depois de Você. No inicio, tínhamos uma jovem que vivia no interior, estava muito envolvida em ajudar a família e com isso seus sonhos eram deixados de lado. Até que vai trabalhar como cuidadora de Will Traynor, um jovem que ficou preso em uma cadeira de rodas por causa de um acidente de moto. Eles vão acabar se envolvendo e Will vai ensinar muito sobre a vida para Lou. O primeiro livro é triste, mas serve para Louisa dar uma chance para coisas novas.
   Depois da morte de Will, Jojo resolveu fazer uma continuação. Necessária? Sim, como a leitora voraz que sempre espera mais dos personagens, acho que a continuação foi para ajudar a personagem a seguir em frente. Essa foi a melhor decisão que Jojo fez em relação aos livros. Depois de Você é basicamente a história de Louisa depois de Will Traynor. Jojo vai trabalhar uma personagem que está em busca do seu "viva bem". Louisa vai descobrir um novo amor, novas possibilidades e perceber que a dor da perda sempre vai ser sentida, mas cabe a nós saber lidar com ela e seguir em frente com nossas vidas.
   Assim que fiquei sabendo da notícia de um terceiro livro fiquei muito animada e também na expectativa. Louisa viveria bem como Will queria? Ainda Sou Eu é um livro sobre recomeço, sobre seguir em frente apesar de tudo. Depois que terminei de ler esse livro pude perceber uma coisa: Jojo não escreveu para falar sobre Will, Jojo escreveu livros sobre Louisa Clark, para falar sobre Louisa Clark. Em Agora Sou Eu, Lou vai aceitar morar em Nova York para ser acompanhante de uma jovem que não é aceita pela alta sociedade. A missão de Lou é estar presente em todos os momentos da vida de Agnes e ajudar como uma amiga. Nossa protagonista deixa seu namorado, sua vida e família na Inglaterra para procurar um novo remoço em NY. Lou, finalmente, vai em busca do seu “VIVA BEM”.

“Acho você ainda mais incrível. Além de todos os motivos pelos quais eu te amo, você é corajosa e forte, e acaba de me lembrar que... todos nós temos nossos obstáculos. Vou superar o meu. Mas te prometo uma coisa a você, Louisa Clark. Ninguém vai machucar você de novo.”
 
   Quando li o primeiro livro não foi amor à primeira vista, juro que a escrita da autora demorou fluir, mas quando peguei o segunda tudo mudou. Depois de Você foi incrível. Incrível em todos os sentidos. Se eu esperava ser surpreendida com Ainda Sou Eu? É CLARO! O livro não só me surpreendeu, mas fez com que essa leitora que vos escreve se tornasse uma apaixonada por Jojo Moyes (uma das melhores que tenho em minha estante).
   Somos envolvidos com a narração de Louisa e sentimos com ela seus medos e ansiedades. Gostei de ter acompanhado ela em todas as fases dos livros anteriores, e nesse último livro foi emocionante ver Louisa batendo as assas e voando, sendo ousada, corajosa e continuando a ser otimista, atenciosa e dona de uma bondade incalculável. Assim como no segundo livro, esse teve um ritmo de leitura muito bom, devorei casa página sem perceber o tempo passar. Jojo continua com sua escrita detalhista e emocionante — podem se preparar para muitas lágrimas porque foi impossível não chorar vendo a evolução dessa personagem tão querida.
   Algo que me chamou muita atenção foi que a autora nunca deixou Will de lado, ele sempre estava presente. As cartas que ele deixou foram essenciais para o crescimento de Lou. Will Traynor nunca será esquecido por nenhum de nós, ele foi essencial para Louisa se encontrar e viver bem. Fiquei muito feliz com algumas cenas dos livros anteriores que foram citadas — isso aqueceu meu coração de uma forma única.
   Me surpreendeu muito a forma com que Jojo trouxe reviravoltas para esse livro. Adicionar outros personagens para de forma indireta ajudarem Lou foi maravilhoso. Vocês vão conhecer uma senhorinha rabugenta, teimosa e toda trabalhada nas roupas de época, e ela vai roubar nossos corações e também o de Louisa. Jojo também fez questão de trabalhar todos os personagens secundários e a família de Lou vai encontrar novas coisas para se envolver, onde cada um vai surpreender o leitor de uma maneira diferente.
   Dar sequência na vida de Lou foi a melhor escolha que Jojo fez, já disso isso e repito, pois os dois livros que foram publicados como continuação mereceram ser lançados. Lou era uma personagem que tinha muito a aprender e muito a mostrar para o leitor, Jojo percebeu isso e nos presenteou com mais dois livros maravilhosos. Garanto que ficarão felizes em ver a Louisa que está perdida no primeiro livro crescendo e se tornando a Louisa que Will sempre imaginou que seria neste último livro.

“Não tem quase nenhum dia aqui em que eu não sinta que ele estaria orgulhoso de mim.”

   Um livro sem defeitos!  Tudo que Jojo colocou de inovador nesse último livro foi pra acrescentar ainda mais na história. Sam — namorado de Lou ­­—, também precisa ser citado nessa resenha porque, com seu jeito fofo, ajudou e entendeu Louisa. Foi impossível não se apaixonar por ele também. Concordo com tudo que foi acrescentado e principalmente com as escolhas de cada um dos personagens — de inicio, pareceu o errado a se fazer, mas logo depois o leitor compreende cada motivo e se sente feliz pelo aprendizado que cada um teve.
   Ver Louisa voando e descobrindo o que faria de sua vida foi sensacional. Acho tão bom quando personagens que amamos conseguem se descobrir na vida e seguir com seus sonhos. Louisa vai sofrer bastante, não vai descobrir tudo de graça. Nova York vai ser algo novo e inesperado, ela vai ser mandada embora do emprego, injustiçada, tentará ser quem não é pra agradar outros, mas cada tapa na cara que ganhará da vida vai ser para somar. Louisa Clark vai abrir as assas e encontrar seu viva bem em NY.
   Queria agradecer a Editora Intrínseca por ter me enviado essa prova antecipada. Recebi o livro semanas antes do lançamento e serei eternamente grata por isso, minha curiosidade estava me consumindo por dentro. Intrínseca vocês são incríveis, muito obrigada. Sobre a capa e diagramação, eu só tenho elogios, tudo foi feito com muito carinho. A capa segue o mesmo padrão das outras, amei! Se vocês estão com dúvidas entre ler ou não ler, minha dica é: leiam! 
   Tenho certeza que Jojo Moyes vai surpreender cada um de vocês. Hoje é o lançamento oficial e o livro está em todas as livrarias físicas e online. Podem comprar e ler sem medo. Louisa está louca para voar e mostrar o seu viva bem. Por, fim, é claro que sentirei falta da personagem, pois não foi fácil me despedir. Daqui há alguns anos tenho certeza de que vou ler tudo de novo e chorar meio oceano com Louisa Clark. Quem é realmente Louisa Clark? Ela está pronta para voar e mostrar que vai viver bem.

Primeiro Parágrafo: Foi o bigode que me lembrou de que eu não estava mais na Inglaterra: uma centopeia sólida e cinzenta escondendo bem o lábio superior do homem; um bigode à la Village People, de coubói, uma miniatura de vassoura que passava muita seriedade. Na Inglaterra não se vê esse tipo de bigode. Eu simplesmente não conseguia tirar os olhos deles.
Melhor Quote: ''Pensei em como somos moldados pelas pessoas que nos cercam e como precisamos ser cuidadosos ao escolhê-las exatamente por esse motivo. Então pensei também que, apesar de tudo, no fim talvez seja necessário perder todas elas para de fato descobrirmos quem somos."



5 Comentários

  1. Olá! Acabei de ler o livro "Ainda sou eu" e fiquei encantada. A Jojo conseguiu mostrar o amadurecimento da Lou. Nesse livro, como nos anteriores sofri e ri com ela.
    Foi linda a maneira como a Jojo fez o Will estar presente.
    Concordo com você, vale a pena ler o terceiro livro e se emocionar novamente com a Louisa Clark.

    ResponderExcluir
  2. oi. apesar de ter noção de que um quarto livro começaria fugir total da essência de como tudo começo, fiquei com ar de quero mais com o final de ainda sou eu. me apaixonei pela historia dela.

    ResponderExcluir
  3. Olá, também acabei de lero livro e fiquei com gostinho de quero mais.. Louca pra saber o que aconteceria com Louisa dali pra frente! Simplesmente AMEI !!!

    ResponderExcluir
  4. Amei, quero saber se vai ter sequência?

    ResponderExcluir
  5. Amei o livro gostaria de saber se avera continuação da história de lau e Sam
    Lindo,e realmente fascinante a história luizaclark will e sam,��

    ResponderExcluir

.