Livro: A Princesa Escondida 
Autor(a): Laura Machado 
Editora: Novo Século 
Páginas: 416
ISBN: 978-85-428-1006-6
Sinopse: À primeira vista, Elisa Pariseau é uma garota normal. Como todos os jovens de Parforce, ela vai para uma Escola Preparatória, estilo internato, antes de ir para a universidade. Só uma coisa a separa dos outros: ela é uma princesa e a terceira na linha de sucessão do trono. Único detalhe? Ninguém pode saber! Não que ela se importe, já que, na sua cabeça, há problemas maiores. Ela já não gosta mais de sua melhor amiga, está se interessando pelo cara mais popular da escola e é um alvo fácil para um blog de fofocas. Mas talvez o mais complicado seja entender o que se passa entre ela e seu grande amigo de infância, agora seu guarda pessoal. Além disso, Elisa é inscrita, contra sua vontade, em uma competição da escola. No meio de tanta confusão, quem tem tempo para se preocupar em esconder sua identidade? É um ano tumultuado na escola e ainda mais em seu coração. Altas emoções e grandes decisões. Descubra o que mais o destino guarda para ela ao ler as páginas emocionantes de seu diário.

Laura Vieira Machado nasceu em Minas Gerais, em 1991. É formada em Moda pela Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo. Fala cinco línguas e, quando tinha vinte anos, foi morar na Europa durante dez meses, alternando entre Alemanha, França e Espanha, aproveitando para visitar vários outros países e colecionar memórias inesquecíveis. Na Inglaterra, fez questão de conhecer a casa onde morou Jane Austen, uma de suas autoras preferidas. É mais viciada em café do que do Elisa Pariseau. Assiste a muitas séries e não conseguiria viver sem música. É apaixonada por livros românticos e intensos. Escreve o que lhe dá vontade de ler. 

   Entre todas as coisas que marcaram a minha vida, tem uma frase de meu pai que parece me seguir aonde eu vou. Conheça a si mesma. Posso vê-lo sentado atrás da sua mesa no escritório, pilhas de documentos á sua frente, um monte de coisas a serem resolvidas à nossa volta, e seus olhos em mim. Conheça a si mesma, Elisa. Entenda suas fraquezas, seus desejos, e ninguém nunca poderá usá-los contra você. Talvez seja exatamente por isso que eu comecei a escrever um diário. Pensar dento da própria cabeça todo mundo faz. Todos os manipulados têm cérebro teoricamente pensantes. Eu queria ir além, queria entender o que me move, onde quero chegar, quem eu sou e o porque de minhas ações. Ainda me lembro de guardar as palavras de meu pai, que devem ter sido faladas pela primeira vez quando ainda tinha meus dez anos de idade. Eu as escrevi em tudo que tinha, as memorizava, repetia durante dias. Conheça a si mesma.  
   Elisa está vivendo como uma pessoa normal, ela estuda em uma Escola Preparatória e no final de semana vai para o castelo e participa das festas da realeza como parente do rei e da rainha. Mas tudo isso é uma farsa, Elisa é a princesa que todos querem conhecer assim que ela completar dezoito anos. Desde criança seus pais escondem sua identidade e depois que ela cresceu vive como outra pessoa para cumprir a promessa deles. Quando ela nasceu seus pais decidiram que ela teria uma vida normal e longe das responsabilidades que cabem a uma princesa. Porque tudo isso? Elisa é a terceira herdeira, então está bem longe de subir ao trono, por isso seus pais decidiram que ela teria uma vida tranquila e quando completasse a maior idade seria apresentada como princesa de Parforce. Ela vai nos contar tudo sobre sua vida numa especie de diário.


"Uma decisão tomada é uma decisão levada até o fim."

   Vocês já compraram um livro só porque gostaram da capa? Tenho que confessar que faço isso direto. Quando vi essa capa foi amor a primeira vista, juro que de início nem li a sinopse, achei a capa magnífica e por isso resolvi conhecer a história. Depois que li a sinopse e vi que se tratava de um infanto-juvenil fiquei louca pra saber mais. Eu amo esse gênero por abordar sempre uma história leve, divertida e a leitura sempre é muito envolvente. Com A Princesa Escondida não foi diferente, esse livro me deixou super apegada a personagem e só larguei a leitura quando vi que tinha acabado. 
   Elisa é nossa narradora, ela escreve o livro com um diário deixando o leitor bem próximo de seus sentimentos. Eu gostei muito da forma com que o livro foi escrito, sendo importante ressaltar  que a autora foi detalhista e fez com que o leitor entendesse toda a realidade da personagem, e isso deu mais aprofundamento para a história. De inicio, nossa narradora é tão detalhista em relação aos seus sentimento que me senti enjoada, mas no decorrer da história eu fui vendo e entendendo a personalidade dela, e a autora trabalhou isso muito bem, devo ressaltar.
   Um dos pontos que me chamaram atenção foi Parforce. A autora criou tudo na história e fez questão de deixar um mapa para que o leitor se localizasse durante a leitura. Além de tudo isso temos também a escola Belforte, que foi super detalhada ao longo da leitura, nos possibilitando perceber que foi tudo muito bem pensado e bem desenvolvido. Conversando com a autora, ela me revelou que demorou dois anos para criar os detalhes da história e tenho que ressaltar que o resultado ficou incrível. Mapas, croquis, horário escolar, roupas e árvores genealógicas foram adicionadas ao livro, transportando o leitor para a atmosfera de Parforce, produzindo como resultado uma história bem construída e que não deixa a desejar.
   Como citei anteriormente, de início achei a protagonista mimada e um pouco chatinha, mas aí me lembrei que eu também já tive a idade dela e vivi todas as incertezas que ela possuía enquanto jovem. Elisa é muito emotiva e demostra tudo isso para o leitor. Ela começa a duvidar da amizade de sua melhor amiga e sentir na pele que algumas algumas mudanças são inevitáveis. Tendo que lidar com tudo isso, ela ainda precisa esconder sua verdadeira identidade. Falta pouco tempo para ela completar dezoito anos e a mídia, e até mesmo seus colegas de aula, começam a comentar sobre a identidade da princesa misteriosa. Apesar de tudo, no meio do livro eu entendi Elisa como pessoa, uma adolescente que precisava lidar com as dificuldades de sua idade e também o peso que a revelação de sua identidade traria para sua vida. Ela me fez sentir como se fosse sua amiga, tive vontade de entrar no livro e ficar do lado dela vivendo todas as novas descobertas. 

“Estou tão acostumada a não ter muitos amigos, a não dividir a minha vida com os conhecidos e a ficar sozinha. Às vezes, é um pouco ruim, mas é tudo o que eu conheço. Uma vez que souberem quem eu sou, serei constantemente vigiada.”

   Os personagens secundários são cativante e vão ganhando espaço no decorrer da história. Amei alguns, odiei as escolhas de outros e percebi que o livro tem muito disso: vai fazer você amar e odiar alguns personagens. Quero muito saber mais sobre eles nos próximos livros. Sim! Estamos falando de uma série! Se você gosta de livros com continuação pode ir sem medo que teremos mais sobre a história da princesa escondida. Esse primeiro livro é bastante introdutório, então não vamos ver grandes reviravoltas, mas presumo que elas estejam presentes nos próximos livros. Eu me senti muito envolvida com a história e li super rápido, mas senti falta de um plot-twist pra dar mais emoção e um certo clímax no livro. Ainda assim, espero ansiosamente pela continuação.
   Preciso dizer que amei forte essa edição? A editora arrasou nos detalhes do livro e não posso deixar de elogiar a autora pelo trabalho impecável com os mapas, croquis e tudo mais que ela criou. Achei a diagramação linda, o livro foi feito com muito carinho e dedicação, tenho certeza que qualquer leitor quando folhear as páginas vai perceber o que eu estou falando. É umas das edições mais caprichadas que tenho na minha coleção.   
   A Princesa Escondida é aquele livro divertido e jovem de leitura fluida que todo leitor ama. A história é cativante e muito envolvente. Fiquei encantada com a história e muito feliz em saber que tem continuação. Esse é o tipo de livro que indico sempre que me pedem um livro leve e divertido. Se você está naquela ressaca literária garanto que vai sair rapidinho com A Princesa Escondida. Leiam!


Primeiro Parágrafo: “Na minha opinião, existem sempre dois tipos de pessoas no mundo. Tem quem prefira chá e quem não consiga viver sem café; quem ame barulho, conversa, multidão, e quem valorize o silêncio. Alguns são sarcásticos, enquanto outros levam tudo a sério. Tem os que gostam de quebrar regras e os que vivem para criá-las. A nossa escola por exemplo, prefere nos separar entre aqueles que nasceram para o sentimento e os que nasceram para o fato.”
Melhor Quote: "Conheça a si mesma, Elisa. Entenda suas fraquezas, seus desejos, e ninguém nunca poderá usá-los contra você."


Deixe um comentário

.