Olá, leitores! A coluna Memória Musical de hoje é voltada para o livro de ficção científica O Livro do Juízo Final, de Connie Willis (aqui você pode ir direto para a resenha!) . Confiram as músicas selecionadas que se encaixam com a história do livro:


1 - DEPOIS DE NÓS, ENGENHEIROS DO HAWAII.
Essa é uma música perfeita para combinar com viagens no tempo. Quando Kivrin, a protagonista, viaja para o futuro, faz muitas reflexões sobre o novo rumo que está criando no passado, o paradoxo. Ela está cercada de pessoas que, no século de onde veio, já estão mortas. É então que percebe a preciosidade do tempo que passa com elas. O livro, como um todo, acaba trazendo inúmeros pensamentos sobre atemporalidade: o tempo passa, mas há algumas coisas que permanecem iguais (costumes, superstições, maneiras de pensar), e a música de Engenheiros do Hawaii traz esse clima de uma viagem ao passado que é deixada para trás. Além disso, beira temas religiosos, e, como cito na resenha da obra, a religião é um dos assuntos mais presentes na narrativa.

2 - DIÁSPORA, TRIBALISTAS.
Essa música, além de tocante, descreve perfeitamente vários momentos do livro. Quando Dunworthy deixa Kivrin viajar no tempo, culpa-se a todo instante e faz um paralelo com Deus, que deixou seu único filho na Terra para sofrer nas mãos de seus habitantes. Dunworthy imaginava coisas terríveis acontecendo com Kivrin na Idade Média, e imaginava o quão desesperada estaria ao perceber que ninguém iria tirá-la de lá. Ao mesmo tempo, Kivrin passou por altos e baixos no século XIV e, ao presenciar coisas extremamente ruins, sua fé ia por água abaixo. "Onde está você, Deus, que permite que isso aconteça?", era o que ela se perguntava. E a letra de Diáspora, um dos novos lançamentos do trio Tribalistas, é falando exatamente sobre isso: "Deus, ó Deus/Onde estás que não respondes?/Em que mundo, em que estrela tu te escondes?/Embuçado nos céus/Há dois mil anos te mandei meu grito/Que embalde desde então corre o infinito/Onde estás, Senhor Deus?".

E você, já leu O Livro do Juízo Final? Acha que as músicas combinam com as histórias? Deixe sua opinião!


Deixe um comentário

.