Livro: Livro de Marcar Filmes
Autor (a): Icreasy Consultoria Literária
Editora: Verus Editora
Páginas: 200
ISBN: 978-85-7686-500-1
Sinopse: A ideia aqui é criar um registro de experiências cinematográficas e descontrair esse tema tão democrático e que desperta tantas paixões, sem a pretensão de ser um manual técnico. De Hollywood a Bollywood, passando pelas produções latinas, europeias e asiáticas, a ideia é curtir o maior número possível de longas, se desdobrar em maratonas e reconhecer a beleza de cada obra, mesmo das mais diferentes. O Livro de Marcar Filmes é um lugar para anotar os filmes a que assistiu em diversas categorias, aqueles que conquistaram o seu coração e os que ainda quer ver, enquanto descobre os premiados, que nenhum cinéfilo pode deixar passar.

SÉRIE "LIVRO DE MARCAR"
    1.  Livro de Marcar Livros
    2.  Livro de Marcar Filmes

   Icreasy Consultoria Literária é uma empresa de consultoria literária formada por profissionais experientes e dedicados à qualidade, com foco na prestação de serviços para autores e grupos editoriais. Realizam serviços de Análise Crítica, Coaching, Revisão e Agenciamento de Autores. Conheça o trabalho da empresa acessando: http://icreasy.com.br

   E chegou o livro perfeito para os amantes de filmes! O Livro de Marcar Filmes é para todos aqueles que tomaram os cinemas como segunda casa e/ou que trocaram uma vida social de festas, bebidas e farras por incontáveis horas na frente de uma TV ou computador — Netflix  acompanhando sempre todos os filmes — sejam eles lançamentos ou não. Se você é daqueles que sabe até os dias em que o filme foi gravado, editado, lançado, quem dirigiu, quem espirrou no set de gravação... sim, esse livro também é para você. É para todos, na verdade, mesmo aqueles que não são cinéfilos ávidos, mas que, a partir de agora, desejam se tornar e viverem basicamente de filmes — momento exagero. 
   Para quem não conhece, essa série de livros interativos — que já vendeu mais de 11 mil exemplares — começou a ser lançada no ano passado. Lembro-me como se fosse ontem, quando estava visitando alguns estandes do Salão do Livro que fui, no Tocantins, e dei de cara com um livro chamado Livro de Marcar Livros. Pirei! Nunca tinha ouvido falar nele — depois descobri que o motivo é que ele tinha acabado de sair do forno —, mas me interessei no momento em que coloquei os olhos na capa dura e azul. De todo modo, eu já estava com trezentos livros e com nada mais na carteira. Fiquei sem o livro, mas prometi que um dia o buscaria.
   Não busquei ele, claro, mas tive a chance de receber do Grupo Editorial Record o segundo livro dessa série interativa, que é justamente esse que vou falar agora, o Livro de Marcar Filmes, uma versão ainda interativa como o primeiro, mas dessa vez focada em cinemas e filmes no geral. Felicidade suprema — hein? — em ter recebido esse livro. E, como eu já falei muito — no intuito de deixar a resenha maior, sabe como é, né? —, vou finalmente contar pra vocês um pouquinho da minha experiência com meu primeiro livro interativo — não me levem a mal, mas é, sim, meu primeiro livro interativo. Apesar de gostar do gênero, a grana nem sempre é favorável.
   O livro vem acompanhado inicialmente por um sumário, seguido de instruções de preenchimento — o que vem a ser algo muito interessante, em virtude principalmente que pessoas como eu, atrapalhadas, podem correr o risco de preencher errado. Um ponto que merece destaque — pausa para destacar um ponto importante — é o fato de quem trabalhou na construção do livro, no caso a Icreasy, sabe realmente o que é necessário para tornar o livro interativo, de modo que ele "converse" com você e, sendo prático, lhe sirva de refúgio — principalmente em meio a tantas amizades falsas na contemporaneidade. Tipo, se você só tem amigos falsos, que não se importam, por exemplo, se Cidades de Papel é seu filme favorito, você pode contar com o Livro de Marcar Filmes para encobrir esse fato — visto que ele sempre quer saber tudo: seu diretor preferido, seu filme preferido, quais filmes que venceram o Oscar você já viu e por aí vai. Viu o tanto que é prático?

   

   Particularmente, eu amei o livrinho. Meu best friend do momento — tá, parei! Mas é verdade, é impossível não se apegar a livros interativos, por mais que ainda existam pessoas que não curtam muito o estilo literário desses livros que vem, cada vez mais, ganhando notoriedade. Continuando, após as instruções de preenchimento, o livro segue com uma listagem de coisas a serem preenchidas, relacionadas, por exemplo, ao primeiro filme que você se lembra de ter visto, filmes que marcaram a infância, o primeiro filme que comprou, filmes que marcaram a adolescência, personagem preferido de todos os tempos e por aí vai. 
   O Livro de Marcar Filmes também é legal por nos influenciar a sermos críticos, a trabalhar nosso lado de Diretor de Cinema, a medida em que julgamos filmes quanto a Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Ator e etc. É um diário completo de interatividade cinematográfica. Ah, e o livro tem também explicadinho algumas premiações importantíssimas, nos permitindo falar um pouco sobre os filmes vencedores em algumas etapas, a exemplo o Oscar, o Palma de Ouro, o Festival de Gramado e o Framboesa de Ouro — premiação que eu odeio, principalmente porque elegeram meu querido Cinquenta Tons de Cinza como Pior Filme, Pior Roteiro e ainda disse que a linda da Dakota Johnson era a Pior Atriz. Ossos do ofício!
   A edição, obviamente, está espetacular e mantém o padrão do primeiro livro. A capa dura possui dois modelos de cores, se não me engano, e é bonita, apesar de simplista. A diagramação sem dúvidas é a melhor parte, principalmente por ser recheada de interatividade, com colorações leves e agradáveis e... tudo de bom! O design interno está absurdamente caprichado e não encontrei nenhum erro de revisão (a empresa é uma Consultoria Literária, cara!).
   Por fim, vou deixar aqui uma citação do próprio livro: muito mais que uma simples lista de recordações, o Livro de Marcar Filmes traz sugestões incríveis para você! E também propostas que vão agitar os seus fins de semana. A ideia aqui é criar um registro de experiências cinematográficas e descontrair esse tema tão democrático e que desperta tantas paixões, sem a pretensão de ser um manual técnico. Saia da zona de conforto, descubra novos gêneros, estraçalhe os limites que você mesmo andou criando...


3 Comentários

  1. Nossa que proposta super maneira a do livro, me interessei muito, fiquei apaixonada.
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que ideia bacana! Deve ser super divertido!!! Amo livros interativos (às vezes acho que é uma maneira bem legal de se autoconhecer hahaha) e cinema.

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  3. Aiii adoro livros interativos ;) O primeiro que tive foi "Destrua esse diário" acho muito divertido essa coisa de o livro conversar conosco ;) por isso mesmo estou tão empolgada com essa série de livros de marcar. Mas eu ficava meio com receio porque eu não gosto muito de escrever nos livros com medo de fazer algo errado e ficar ali marcado para sempre, ainda mais minha opinião por livros ou filmes que mudam constantemente afinal, nunca lemos o mesmo livro duas vezes e sim um livro diferente a cada vez que o relemos, isso também vale para os filmes. Mas gostei muito de saber que ele nos ensina a preencher, send assim tenho menos chances de errar esses divos ;)
    E o ponto chave na sua resenha que me fez querer muito esse livro é que ele nos influencia a sermos críticos, a trabalhar nosso lado de Diretor de Cinema, aii gostei muitooo.
    Ele foi pro topo da lista ;)
    Bjoes

    ResponderExcluir

.