Livro: Sonhos Com Deuses e Monstros
Título original: Dreams of Gods and Monsters
Autor (a): Laini Taylor
Editora: Intrínseca
Páginas: 560
ISBN: 9788580576375
Sinopse: Dois mundos se equilibram na iminência de uma terrível guerra. Na Terra, os humanos recebem com êxtase os anjos e seu imperador, que pretendem angariar armas para um combate maligno. Jael nem desconfia de que, em Eretz, quimeras e Ilegítimos ensaiam unir forças na tentativa de alcançar a paz. Karou assumiu o controle da rebelião quimera e, ao menos na batalha contra o inimigo em comum, está, finalmente, ao lado de Akiva. É uma versão distorcida do tão antigo sonho dos dois, uma esperança de futuro para seus povos. E, talvez, para o amor que eles sentem renascer.
TRILOGIA "FEITA DE FUMAÇA E OSSO"
Uma guerra terrível, maior do que todas as que já atemorizaram os povos quimera e serafim, ameaça começar. Dessa vez, contudo, um dos lados possui algo inédito: a ameaça de posse da tecnologia humana, que, unida ao sobrenatural das raças, tem o potencial de causar uma destruição em massa jamais vista. Jael — agora imperador dos anjos — se aproveitou das crenças humanas e fez da Terra seu palco enquanto encena um teatro que poderá ser a ruína de todos.
Ao mesmo tempo, em Eretz, é a vez de inimigos jurados constatarem que não são fortes o suficiente para combaterem Jael sozinhos: mas que, juntos, têm a possibilidade de fazer algo significativo. Sob a liderança de Akiva, do "Lobo Branco" e de Karou, os exércitos inimigos necessitam unir-se se quiserem sobreviver. Tal aliança, contudo, é tão frágil como a mais leve das brisas, e qualquer desentendimento a ameaça.
Akiva e Karou tem a possibilidade de, finalmente, ficarem juntos, mas nem tudo é tão simples como deveria ser. A atual realidade é uma versão distorcida do tão antigo sonho dos dois amantes: um sonho de um novo começo, no qual a paz reinaria entre as raças. Serão eles capazes de consertar o universo caótico no qual vivem; e, ao mesmo tempo, remendarem a si mesmos?
O lançamento da conclusão da trilogia Fumaça e Osso foi esperado por mim por diversos meses. Minha ansiosidade pelo terceiro livro da série, assim como minhas expectativas, estavam altíssimas (e como não, após o incrível final do segundo livro?!). Posso dizer, felizmente, que todas minhas expectativas foram supridas — e, na realidade, até mesmo superadas.
Não é de hoje que eu elogio a criatividade e originalidade de Laini Taylor. Acredito que qualquer um que tenha realizado a leitura dessa série concordará comigo; e, se não, isso é por ainda não ter lido "Sonhos com Deuses e Monstros". Dessa vez, a autora leva a complexidade da história a um nível totalmente diferente, explorando de modo inédito cada resquício da história de todos os seus personagens — sim, todos os personagens recorrentes tem algo importantíssimo a contribuir! — e, mais uma vez, impressionando o leitor com sua capacidade de arquitetação.
Como os volumes anteriores, a narração é feita em terceira pessoa, com o foco principal em Karou e Akiva — o qual tem uma participação maior, assim como em Dias de Sangue e Estrelas —, mas também mostrando a história sobre o ponto de vista de diversos outros personagens. Isso, como sempre, contribui em transmitir uma visão mais ampla e concreta sobre todos os acontecimentos da história, e nos deixar a a par do que acontece em diversos lugares; tanto na Terra, quanto em Eretz.
É notável o fato de que a esse livro é sobre decisões e crenças. Dessa vez, os personagens sabem que as chances de sua vitória, e, consequentemente, de sua sobrevivência, são escassas, é que precisam se apoiar nas oportunidades que encontram para tentar lutar. Não é fácil para nenhum dos lados esquecer mágoas do passado e o ódio secular que os cerca, mas a esperança de um mundo melhor é a única coisa na qual eles podem se agarrar.
Dessa vez são introduzidos diversos novos personagens, que adicionam à história mais concisão e clareza do que jamais foi visto. São personagens que foram colocados na trama de modo estratégico, para dar o sentido que a autora desejou criar, e fiquei surpresa como isso funcionou bem, já que há inúmeros casos nos quais o autor "manipula" demais e olvida a essência de suas criações.
Trata-se, mais uma vez, de uma obra envolvente e profunda, que deixa o leitor preso à atmosfera que descreve. Não há como não nos sentirmos nervosos com o ambiente de tensão e batalha iminente que cerca a trama, assim como é inevitável sentir a possibilidade de esperança e mudança. Essa transmissão de sentimentos é apenas uma das coisas que tornam Sonhos com Deuses e Monstros um livro viciante, e uma leitura extremamente rápida, apesar da razoável quantidade de páginas.
Sobre os personagens, é clara a mudança pela qual todos passaram, assim como seu amadurecimento. Lembro-me de comentar na resenha do livro anterior sobre como Karou estava quebrada e quase irreconhecível devido aos traumas pelos quais passou; dessa vez, contudo, a personagem volta a ser ela mesma — indo, na realidade, muito além disso. Ela não é mais apenas Karou, a jovem humana que perdeu a família de monstros, mas também é Madrigal, a quimera que amou o inimigo e sonhou, ao seu lado, sobre um mundo melhor. Finalmente vemos que Karou conseguiu juntar suas duas vidas e moldá-las para ser quem ela desejava ser, e isso é libertador.
Akiva, por sua vez, continua com sua atitude conciliadora e seu desejo de salvar as incontáveis vidas que sobreviveram às antigas guerras, assim como o futuro de todo o povo de Eretz. A grande diferença, contudo, é que ele possui agora algo de que já havia se desfeito: esperança. A esperança de um mundo melhor e de um mundo no qual ele e Karou possam, finalmente, amarem-se, é algo mais sólido do que foi em qualquer momento. Ao mesmo tempo, todavia, o personagem precisa se deparar com as consequências — até então, desconhecidas — de fazer uso de uma magia cheia de poder e de origem misteriosa.
Nesse volume, segredos do passado são revelados, origens são descobertas e a história vai muito além da de Karou, Akiva, e a guerra secular existente entre as duas espécies. Muito disso é mostrado, é claro, mas é extasiante como Taylor soube levar tudo a um nível jamais visto, e, pessoalmente, jamais esperado. Os motivos ocultos e o funcionamento de coisas jamais citadas na série são descobertas, e só posso afirmar o quão abismada e impressionada estou com essa trama, que entrou, sem dúvidas, para minhas lista de favoritos.
Vou sentir falta da história de Karou e Akiva (♥), mas fiquei extremamente satisfeita com o final escolhido pela autora, tanto em relação ao desenvolvimento e encerramento dos fatos, como em relação ao romance entre os protagonistas — apesar de que, confesso, gostaria de ter visto um pouco mais sobre relacionamento dos dois!
O design do livro, pela Editora Intrínseca, é, assim como o dos volumes anteriores, incrível. A capa é linda e remete de um modo simbólico e singelo à origem de Karou, além de ser, visualmente, espetacular — e os efeitos metalizados, ao vivo, apenas deixam o leitor mais encantado. A diagramação é simples e bonita, sem deixar a desejar, e não encontrei nenhum problema de tradução ou revisão durante a leitura.
Por fim, afirmo que não poderia estar mais feliz com a série como um todo, e que a trilogia Fumaça e Osso fica, com honras, entre as minhas prediletas. Mal posso esperar por mais livros da Laini Taylor, uma autora que me deixou embascada com sua habilidade, e recomendo a série à qualquer bom fã de fantasia e romance.
Primeiro parágrafo do livro:
"Um arranhar nos nervos e o sangue a pulsar, em furor e violência e destruição e terrível e terrível e terrível..."
Melhor quote:
"Há o passado, e há o futuro. [...] O presente não é nada mais do que o único segundo que os separa.Vivemos equilibrados neste segundo enquanto ele se lança para a frente; e em direção a quê? [...] Quanto a mim, eu quero que essa alguma coisa seja... [...] vida."
oie.. adorei o livro, e que bom que vc ja resenhou ele qd ainda nao temos muitas na net... ainda não comprei ele, mas queria saber se vc sabe se tem outros livros da mesma autora publicados aqui no brasil??
ResponderExcluirobrigado
Olá!
ExcluirQue bom que você também gosta da série, que é ótima :)
Pelo o que eu sei, esses são os únicos livros da Laini Taylor publicados no Brasil (além de um livro de contos natalinos, também da Intrínseca, chamado O Presente do Meu Grande Amor, mas daí são vários contos é apenas um é da Taylor.)
De nada, e obrigada pelo comentário!
Beijos, Gabi Prates
Palácio de Livros
Na verdade tem mais um livro da Laini publicado aqui pela Novo século em 2010, o primeiro da Série Fadas de Dreamdark –
ExcluirBlackbringer, encontrei para vender na saraiva online ano passado.
Eu preciso ler essa série, as capas e as sinopses são espetaculares! Vou procurar para comprar assim que eu puder.
ResponderExcluirBeijão.
http://www.garotadolivro.com/
Amei a sinopse, e a resenha me convenceu ainda mais.
ResponderExcluirVanessa
Blog Closet de Livros
Já ouvi falar desses livros, mas ainda não os li.
ResponderExcluirPela sua resenha eles parecem ser incríveis. Envolventes e eletrizantes.
Adoro leituras assim. No momento tenho tanta coisa para ler que devo afirmar, ele entra para infindável lista de lerei um dia..rs
Café com Letras
Ei Gabi, tudo bem?
ResponderExcluirPor várias vezes fiquei tentada a comprar esse livro, mas sempre desisto quando lembro que tem demônios nele e é um tema que eu não gosto. Mas fiquei feliz em saber que a série é tão boa e com final satisfatório. Quem sabe um dia, neh?!
Bjin da B
Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
Ola Gabi sou louca para ler essa trilogia estava esperando sair o último livro, os protagonistas sempre me chamaram atenção. Li tantos elogios aos livros que me encantei. Sem contar essa eterna luta do bem contra o mal regada a um lindo romance já me conquistou. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oi Gabi!
ResponderExcluirIntrínseca possui N séries que eu amaria me aventurar. Esta não é uma delas. Conhecia a trilogia através de resenhas e fui atrás do primeiro livro. Achei a narrativa da autora um tanto arrastada. Ela descrevia demais D: Tipo, alguns detalhes que eu julguei meio dispensaveis. Desde então, perdi a vontade pelo restante, embora, existam muitas resenhas que digam o contrário do que estou dizendo. Pra mim, a trilogia não rende. Mas as capas são lindas, de fato <3
Abraços
David Andrade
http://www.olimpicoliterario.com/
Oi Gabi, tudo bem?
ResponderExcluirEu li o primeiro livro é amei, a escrita da autora é maravilhosa e concordo com você. Feita de fumaça e osso foi perfeito e triste, já comprei o segundo e vou ler em breve. Que bom que o final foi bom, já me anima. Adoro a Karou e o Akiva, a história que a autora criou é sensacional. As capas são lindas mesmo né? Em suma, quero também me senti feliz assim lendo os dois livros restantes da trilogia. Parabéns pela resenha.
Beijos
Leitora sempre
Você terminando a trilogia, e eu ainda nem comecei... rs... tenho os dois primeiros livros aqui, e sou apaixonada pelas capas deles! A desse também é linda! Só me falta tempo pra ler, mas fiquei muito feliz por saber que essa se tornou uma das suas séries preferidas, minhas expetativas aumentaram ainda mais! E adorei saber também que a gente percebe o amadurecimento das personagens, isso me ajuda bastante a gostar de uma série.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Oi, Leticia! Ainda não ouvi uma crítica a essa trilogia,todo mundo que lê gosta. Infelizmente não me encaixo no grupo para o qual vc recomenda já que não curto fantasia, mas por tudo que vc falou da pra ver que o livro é bom, bem escrito e inovador. Melhor ainda é saber que a qualidade se manteve com o decorrer dos livros, proporcionando um desfecho que agrada os fãs. E as capas são maravilhosas!!!! Todas as 3 são lindas.
ResponderExcluirBeijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Oi Gabi, sua linda, tudo bem?
ResponderExcluirUnir o que de pior os humanos tem com o que de piro o lado sobrenatural tem, para quê? Mais uma guerra? Porque as pessoas perseguem o controle? A soberania sobre os outros? É triste ver isso. Gostei da crítica que a autora faz em seu texto e adorei saber que favoritou o último volume da trilogia, a autora fechou com chave de ouro, pelo visto. Não vejo a hora de ler essa história, pois adoro livro originais, que me surpreendam.Achei todo esse universos fantástico, bem do jeito que eu gosto. Sua resenha ficou ótima.
beijinhos.
cila.
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Olá, essa trilogia parece ser muito boa e eu adoro quando podemos ver que os personagens vão amadurecendo conforme a historia se desenvolve, espero poder ler essa trilogia em breve *--*
ResponderExcluirVisite "Meu Mundo, Meu Estilo"
~~SPOILER~~
ResponderExcluirAssim como eu, você se decepcionou com o fato de não ter tido um reencontro com Brimstone? Ai meu deus eu não tenho ninguém pra falar sobre o livro!!
Oh, céus, sim! Fiquei extremamente decepcionada com relação a isso. Queria taaanto um reencontro, e minhas esperanças duraram por boa parte da série :'(
ExcluirHahahaha também me senti sozinha depois que terminei, ninguém que eu tenho contato leu a série <3
Ooi, lendo essa resenha me dá até uma dor no coração. Esse livro simplesmente foi a melhor e mais envolvente triologia que eu ja li. Ele é diferente de tudo que eu ja li. A história é fantástica, os personagens são fortes e te atraem de uma maneira tão profunda, que você se sente ligado a eles. Estou terminado de ler Sonhos com deuses e monstros, e meu coração ja está despedaçado em pensar que terei que viver sem Karou e Akiva 😢. Mas enfim, quem não leu é obrigado a ler! Maravilhosamente maravilhoso!
ResponderExcluirOoi, lendo essa resenha me dá até uma dor no coração. Esse livro simplesmente foi a melhor e mais envolvente triologia que eu ja li. Ele é diferente de tudo que eu ja li. A história é fantástica, os personagens são fortes e te atraem de uma maneira tão profunda, que você se sente ligado a eles. Estou terminado de ler Sonhos com deuses e monstros, e meu coração ja está despedaçado em pensar que terei que viver sem Karou e Akiva 😢. Mas enfim, quem não leu é obrigado a ler! Maravilhosamente maravilhoso!
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluir