Livro: Entre o Amor e o Silêncio
Autor (a): Babi A. Sette.
Páginas: 528
ISBN: 9788542802344
Editora: Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século

Sinopse: Francesca Wiggs sofreu uma grande decepção amorosa e, desde então, está decidida a não se relacionar mais. Além de se dedicar a escrever o seu livro, ela resolve preencher os dias com um trabalho voluntário – a leitura para pacientes em coma proporcionaria para ela a distância para problemas com o coração. No entanto, um grande imprevisto ocorre quando ela passa a se sentir atraída pelo paciente. Mitchell, descrito como um poderoso magnata, seria a antítese de tudo o que ela busca em um homem... se não estivesse em coma. Precisar de alguém inconsciente seria um absurdo, não seria? Amar uma pessoa que nunca responde parece loucura! Francesca já havia entendido e sentia-se quase segura diante disso. Mas, e se Mitchell acordasse? A aproximação desses personagens tão diferentes revela um romance encantador e divertido, repleto de reviravoltas. Entre a vida e a morte, a ilusão e a realidade, o amor pode ser realmente o milagre que faz tudo mudar?

Entre o Amor e o Silêncio foi publicado pelo selo “Talentos da Literatura Brasileira” através da Editora Novo Século. Escrito por Babi A. Sette, este romance foi lançado recentemente, estreando na Bienal do Livro de 2014 – que acorreu em São Paulo. Confira a resenha a seguir e saiba o que eu achei dessa leitura tocante!
     A vida de Francesca Wiggs foi repleta de decepções. Primeiramente com o seu pai, que nunca a assumiu, e mais tarde com homens que veio namorar. E mesmo depois de tanto sofrimento, continuava a escrever e se empenhar em seus romances emocionantes.
     Após a traição de Vince, Francesca se vê deprimida e decidida a não se relacionar mais. Entretanto, em uma oportunidade de se livrar de todo esse peso que carregava nas costas, nossa protagonista aceita ser voluntária em um hospital, onde teria que ler frequentemente para pacientes em estado de coma. 
     E é nessa atividade que Francesca se vê atraída por Mitchell Petrucci, um milionário que entraram no estado vegetativo depois de um acidente de carro. Mitchell não era somente um cara extremamente rico, mas demasiadamente rude e fútil. Sua vida era feita de extravagâncias e de pouquíssimo bom senso.
     Depois de tanto tempo se recuperando do acidente, Mitchell enfim toma auta do hospital e Francesca se vê obrigada a se distanciar do homem que não conhecia, mas que idealizava. Contudo, Mitchell começa a ter devaneios e sonhos com um rosto e a voz da mulher nunca chegara a conhecer de fato. O destino estava prestes a traçar um plano para fazer o majestoso e inabalável herdeiro Pretucci se esbarrar na reprimida e desesperançosa Francesca. 

     Entre o Amor e o Silêncio é um dos romances mais bem escritos que já lidei. Trata-se de uma narração em terceira pessoa, dotada de palavras bonitas, e ainda sim, compreensíveis a ponto da leitura ser extremamente acessível e prazerosa. 
     Foi logo no Prólogo que percebi o quanto as palavras de Babi A. Sette eram poéticas e se desenrolavam bem, numa harmonia nada quebrada por pontuações exageradas e frases desconexas. Contudo, tenho que admitir que as falas dos personagens eram, em algumas ocasiões, forçadas e manipuladas, não pareciam ser espontâneas. É claro que isso não fez muita diferença na experiência de leitura, e nem modificou o enredo brilhante que estava por vir.


     Foi muito interessante ter contato com os dois pontos de vista apresentados, que aprofundaram muito os protagonistas. Francesca era uma personagem muito confusa e sem rumo – isso me incomodou um pouco, mas esses defeitos foram justificados pelos seus traumas. Já Mitchell era muito irritante, grosseiro, possessivo e autoritário; demorei muito para nutrir algum tipo de simpatia por esse personagem, até porque, quando comecei a ler o livro, acabei acreditando que ele seria um príncipe encantado; e acabei me enganando. 
     Saber da vida pessoal e dos problemas paralelos de ambos protagonistas deu intimidade ao leitor, e concretizou a trama. Os personagens secundários acabaram fazendo muita diferença na história e foram tão bem forjados quanto Francesca e Mitchell.
     Achei o enredo tocante em diversos momentos, porque a autora trabalhou com vários tabus, com várias questões sociais. Isso deixou o livro mais interessante e despertou curiosidade. Foi essa curiosidade que me envolveu e me manteve nessa leitura. Eu queria desesperadamente saber o que aconteceria com o casal principal, ou o que aconteceria com os personagens coadjuvantes.
     O prólogo do livro foi inovador e a partir dele fiquei muito animada em prosseguir com a leitura. A trama em si parece ser bem clichê, levando em conta o seu gênero. Normalmente, os livros que carregam esse tipo de estilo, acabam tendo um leque bem mais curto de surpresas, e, consequentemente, precisam ter outros grandes atrativos. Entre o Amor e o Silêncio não foi diferente: apesar da história simples e um tanto previsível, acabou demonstrando seu valor em outros quesitos muito bem empregados.
     O clímax do livro foi espetacular, e o desfecho me deixou inteiramente satisfeita com a leitura completa. Foi um livro que distraiu e que me fez pensar e me colocar no lugar de muitos personagens.

“Ele se sentiu vivo como há muitos anos não se sentia. Nem se lembrava se já tinha se sentido assim, como se algo o tornasse... pleno?”

     O designe da obra é lindo! A capa foi muito bem construída, além de ser chamativa e curiosa. Já a fonte da letra e a folha amarelada foram bem escolhidos, pois auxiliaram na leitura. Acredito que – esteticamente falando – o livro tem uma dimensão física muito curta, apesar das numerosas páginas. Se o tamanho de suas medidas fossem maiores, ou seja, se a obra tivesse uma largura e uma altura maior, Entre o Amor e o Silêncio seria mais bonito e se encaixaria melhor nas mãos. 
     Tenho muito a agradecer a Babi A. Sette, por ter concedido ao blog um exemplar para que essa resenha se fizesse. Foi uma leitura muito proveitosa e extremamente recomendada. É através desses livros que percebemos o valor de nossos escritores nacionais, que acabam superando autores internacionais demasiadamente renomados. Já li romances muito famosos, de escritores intensamente bajulados que não tinham nem metade das qualidades que Entre o Amor e o Silêncio apresentou.
     Indico esta obra para todos que apreciam um romance intenso, envolvente e profundo. Este livro abrange, de fato, uma história muito marcante que os leitores precisam conhecer!

Primeiro Parágrafo:
“Compridos dedos enrugados e masculinos desvincaram com eficiência a folha de papel. A mesma grande e incerta mão fez isso com várias folhas dobradas, que estava guardadas em uma caixa de madeira escura.”
Melhor Quote:
“[...] Afinal, não seriam os milagres ciência que ainda não foi comprovada?”


 








3 Comentários

  1. Que capa linda!
    Gostei da premissa do livro e da sua empolgação na resenha e isso me deu vontade de ler!
    Bom saber que é nacional
    Dica anotada
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser um daqueles que só dá vontade de largar quando se lê ele todo!! A estória é diferente, a protagonista começa a se apaixonar por alguém que está em coma!! Como pode isto acontecer? E eu acho que o amor é isto mesmo a gente se doar para as pessoas sem pedir algo em troca!! Torço muito por um final feliz!!

    ResponderExcluir
  3. Esse livro esta minha lista,mas não tinha muito interesse de ler ele,mais com essa resenha maravilhosa que deu gostinho de que mais,já estou passando ele na frente.

    Parabens

    ResponderExcluir

.